O Blog do Paulinho teve acesso ao despacho de Romeu Tuma Junior, presidente do Conselho Deliberativo, que recusou-se a convocar, apesar de obrigado a fazê-lo, Reunião Extraordinária para discussão das denúncias de pagamentos indevidos de comissões do patrocínio da ‘Vai de Bet’.

Em vez disso, oficiou uma Comissão Jurídica, criada pelo próprio, para debater as cláusulas do contrato, que, obviamente, são protocolares.

A intenção é obter aprovação do grupo para enfraquecer discussão posterior.

No documento, enviado aos conselheiros, o ex-delegado defende Augusto Melo e ameaça com expulsão o conselheiro que ousar discutir na mídia as comprovadas falcatruas que cercam o negócio.

Destacamos os seguintes trechos:

“EM QUE PESE O FATO DE O PRESIDENTE JÁ TER VINDO A PÚBLICO E APRESENTADO SEUS ESCLARECIMENTOS DE FORMA COMPLETA, encaminhei requerimento similar para que ele tivesse oportunidade de apresentar sua manifestação formal aos Conselheiros e, assim devo aguardar a resposta em homenagem a soberania do Conselho Deliberativo que merece todo o respeito e consideração por parte da Diretoria”

“Registro, por oportuno, que essa discussão pública e midiática só prejudica a imagem da instituição Corinthians, gerando mídia negativa que afasta novos investidores abrindo espaço inclusive para “patrocinadores” concorrentes descontentes, que procuram propagandear suas marcas sem investir um real sequer, num verdadeiro absurdo. NESSE SENTIDO ALERTO QUE TUDO TANGENCIA O DISPOSTO NO ARTIGO 28 DO ESTATUTO SOCIAL QUE SERÁ EVOCADO CASO NECESSÁRIO”

Diz o Art. 28:

É passível de pena de desligamento o associado que:

  • D: cometer ato grave contra a moral social desportiva ou contra dirigente em função de seu cargo;
  • E: denegrir a imagem do clube

De interpretação subjetiva, este item do estatuto é, costumeiramente, utilizado para punir adversários políticos, principalmente – como é o caso – quando membros da comissão de ética são aliados do Presidente.

Ditadura disfarçada de Democracia, comportamento que o ex-delegado conhece bem.

Semana passada, exercendo seu direito à liberdade de expressão, o conselheiro Roque Citadini, no podcast Alambrado Alvinegro, esmiuçou as espertezas e ligações perigosas da diretoria alvinegra, criticando, também, a obscuridade do acordo com a Vai de Bet.

O ‘valente’ Presidente do Conselho, que sempre soube a quem colocar no ‘pau-de-arara’, fingiu não ter assistido.

Se realmente interessado em proteger o Corinthians, Tuma poderia associar o mesmo art. 28 a cartolas que contribuíram para que R$ 25 milhões dos caixas do Corinthians ‘escorregassem’ para contas notoriamente criadas por bandidos.

Ontem, em vez de convocar o órgão, o ex-delegado, novamente, enviou à Comissão de Justiça as recentes denuncias do Blog do Juca, que comprovam a utilização de ‘laranja’ por intermediários ligados a Augusto Melo.

O objetivo é perguntar aos cartolas se cometeram ou não falcatruas.

É rir para não chorar.

O Corinthians está infectado de incompetência, ‘esperteza’, politicagem e ausência de transparência, em todos os poderes, razão pela qual caminha, a passos largos, para o precipício.


 

Facebook Comments