Francisco Mendes e Ednaldo Rodrigues

Em 04 de janeiro, Ednaldo Rodrigues foi reconduzido à presidência da CBF por decisão monocrática do Ministro Gilmar Mendes, do STF.

A participação do magistrado no julgamento gerou controvérsia.

Meses antes, em dezesseis de agosto de 2023, a CBF firmou parceria com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), fundado, em 1998, por Gilmar Mendes.

Além do magistrado, seu filho Francisco Mendes seguem proprietários da empresa (é dele a assinatura no contrato com a CBF – que disponibilizaremos, na íntegra, ao final do texto).

Gilmar figura ainda no corpo docente.

Pelo acordo, alinhavado em dez anos, o IDP será o responsável pela gestão de toda a operação da lucrativa CBF Academy, que ministra cursos obrigatórios para habilitação profissional no futebol brasileiro.

Em contrapartida, a empresa repassará à Casa Bandida 16% do resultado BRUTO de sua arrecadação:

A multa pelo rompimento do contrato, sem justa causa, é salgada: 20% da receita do ano anterior multiplicado pelo número de meses faltantes para o fim da vigência do contrato

A CBF cedeu ao IDP o direito de utilizar as marcas ‘CBF’ e ‘CBF Academy’ em todas as plataformas da empresa.

O Ministro Gilmar Mendes, apesar destas circunstâncias, não se julgou impedido para proferir sentença envolvendo explícito parceiro comercial.

Decisão, coincidentemente, favorável ao presidente que firmou o contrato com a empresa da qual é proprietário.


Confira, no link a seguir, a íntegra do contrato firmado entre CBF e IDP:

CBF e IDP contrato

Facebook Comments