O grande desafio do conselheiro do Corinthians que será Ministro das Comunicações

Na próxima terça-feira, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), conselheiro vitalício do Corinthians, salvo mudança de última hora, será anunciado Ministro das Comunicações do Governo Lula.

Trata-se de imenso desafio.

Destaco como primordial, entre diversas necessidades urgentes, a refundação de rede pública de televisão.

Em todos os países civilizados, elas operam como emissoras de Estado, não de Governo, como ocorre por aqui desde que foi instituída.

RAI, BBC, RTP, entre outras, cada qual a seu estilo, são reconhecidas pela qualidade de suas programações e, principalmente, liberdade dos programas jornalísticos em criticar os erros governamentais.

Por aqui, a TV Brasil tornou-se uma espécie de puxadinho da ‘Hora do Presidente’, criada por Silvio Santos, no SBT, com o mesmo objetivo: bajular o mandatário do país e fazer campanha pela sucessão.

Nada de relevante existe na tela, o que justifica a audiência quase zerada.

Teixeira terá, se desejar modificar as coisas, campo aberto para criar uma programação de qualidade, que prestigie nossos artistas, jornalistas, espetáculos musicais e teatrais, cinema, campeonatos esportivos, etc.

A audiência tende a acompanhar bons projetos e, com eles, abrir-se-á espaço à arrecadação com publicidade que poderá minimizar o impacto financeiro da empreitada.

Com esse dinheiro, a TV pública poderia financiar, por exemplo, muitos projetos artísticos do país, principalmente os que, por falta de divulgação adequada, carecem de popularidade suficiente para atração de patrocinadores.

Os horizontes são diversos para o novo Ministro explorar.

Tomara, com este Governo, apoiado pela intelectualidade progressista brasileira, a oportunidade não seja perdida novamente.

Facebook Comments

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.