Advertisements

Coluna do Fiori

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.brEmail:caminhodasideias@superig.com.br

apito limpo

“Na ânsia de ser o que não são, as pessoas mudam de rosto todo dia, mas a essência continua. Rosto bonito não esconde caráter distorcido”

Adágio de: Edna Frigato

———————————————————-

Ufa! Possível reabertura da sede do SAFESP

Conforme informação o aclarado jurista e presidente da entidade dos árbitros do estado de São Paulo, se tocou e reabrirá as portas da sede na segunda feira 28/07/2021.

Sugiro

Que paralela e detalhadamente exponha o porquê da não convocação das assembleias que deveriam avaliar as contas das gestões 2019 e 2020, da não contratação de firma auditora para avaliar as gestões do antecessor Arthur Alves Juniors,

Seguido

Do explicar da atual situação financeira e débitos da entidade para com órgãos públicos (dentre estes o IPTU) e empresas privada.

Advertência

Covardes que papagueiam que estou contrariando o que sempre preguei por ter sugerido que José Assis Aragão e Renato Canadinho cabeças das chapas derrotadas no pleito eleitoral ano 2019 estabeleçam conversações na tentativa de englobar os árbitros associados SAFESP com direito ao voto, que tenham o mínimo de idealismo e respeito para com si mesmo, extensivo aos colegas;

Que

O fiz e continuarei a fazer objetivando a independência da entidade da qual fui um dos fundadores e batalhador para que fosse e sejam exterminadas as nojentas e contumazes intrigas, o insuportável beijar das mãos imundas da maioria dos dirigentes da CBF, FPF, idem: quanto à cata de padrinhos dos diversos setores público/privado e parte dos membros da imprensa esportiva.

Rematando

Tentei e tento untar meu comportar com vaselina procurando entender quem os que assim procedem, chegando ao concluso que não tenho habilidade para blefar.

————————————————————

12ª Rodada da Série A1 do Brasileirão 2021

Sábado 17/07

Corinthians 1 x 2 Atlético-MG

Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)

VAR

Rodrigo Nunes de Sa (RJ)

Item Técnico

Arbitragem de Jean Pierre Gonçalves Lima de poucos erros e sem interferência no resultado final.

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 02 para atleticanos

Domingo 18

Atlético-GO 0 x 3 Palmeiras

Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)

VAR

Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)

Item Técnico

Sem necessidade o principal componente do VAR demorou por volta de 4 minutos para confirmar a legalidade do segundo gol palmeirense,

Brotado

No momento que Deyverson regularmente posicionado, recebeu a redonda para passa-la a consorte que cruzou pro Gustavo Scarpa validamente mandar profundo da rede

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 02 para rubro-negros goianos e 03 para alviverdes

No todo

Os representantes das leis do jogo tiveram comportamento aceitável, não influindo no resultado

Red Bull Bragantino 2 x 2 Santos

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (FIFA-SP)

VAR

Vinicius Furlan (SP)

Item Técnico

Jogo bem disputado. Trabalho coerente do árbitro e assistentes

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 04 para defensores do Massa Bruta, dentre estes o técnico Mauricio Nogueira Barbieri e 07 para defensores do Peixe, incluso o treinador Fernando Diniz Silva

Copa Libertadores 2021- Partida da volta das Oitavas de Final

Terça Feira 20/07

Atlético-MG 0 x 0 Boca Juniors – no período normal (90minutos)

Decisão por penalidades máxima: Atlético-MG 3 x 1 Boca Juniors

Árbitro: Esteban Ostojich (FIFA-URU)

VAR

Julio Bascuñan (FIFA-CHI)

Item Técnico

O principal momento da contenda aconteceu no segundo tempo, depois da cobrança da falta favorável aos argentinos, rebatida pelo goleiro atleticano;

Explico

Everton saiu do gol com seu corpo alongado horizontalmente na direção da bola, com proposito de agarra-la, antes de alcança-la,

Um

Dos oponentes movimentando-se com o mesmo proposito atingiu seu pé, fator que pode ter influído na soltura da redonda que sobrou para um oponente mandar profundo da rede.

Todavia

Alertado pelo VAR da posição de impedimento do jogador argentino disputante da bola com o goleiro

Árbitro

Foi ao monitor viu, reviu, voltou e cumprindo a lei do jogo apontou o impedimento do argentino no instante do movimentar na direção da bola.

Observação

Meu alegrar para o VAR por ter cumprido sua missão traçando a linha confirmante da posição de impedimento, e, que sirva de exemplo para que os nossos evitem o ridículo: Adota que o lance é seu.

Ultimando

Sou convicto que no ato, eu como 99% dos expectadores não notamos irregularidade.

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: para os atleticanos Nathan Silva, Hulk e Nacho, idem para Sández, Rojo e Weigandt, defensores da equipe do Azul e Oro.


Confira abaixo o programa “COLUNA DO FIORI”, desta semana.

Nele, o ex-árbitro comenta assuntos, por vezes, distintos do que são colocados nesta versão escrita:

*A coluna é também publicada na pagina http://esporteformigoni.blogspot.com

*Não serão liberados comentários na Coluna do Fiori devido a ataques gratuitos e pessoais de gente que se sente incomodada com as verdades colocadas pelo colunista, e sequer possuem coragem de se identificar, embora saibamos bem a quais grupos representam.


Política

No Altar da politicagem

A genuflexão de Jair Bolsonaro ante a Igreja Universal do Reino de Deus mostra que ele não hesita em sacrificar o Estado brasileiro no altar da politicagem No Altar da politicagem

O vice-presidente Hamilton Mourão foi a Angola para participar da reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, mas, “por orientação do presidente” Jair Bolsonaro, aproveitou a viagem para tentar intervir num escândalo envolvendo a Igreja Universal do Reino de Deus. Ou seja, usou recursos públicos e sua posição institucional de Estado para cuidar de assuntos exclusivamente privados. Tudo isso a mando do chefe do Executivo.

E não foram assuntos quaisquer. A Universal passa por uma crise em Angola desde 2019, quando integrantes angolanos da igreja se rebelaram contra a direção brasileira da seita naquele país. Eles divulgaram um manifesto em que acusam o comando da Universal de lavagem de dinheiro, sonegação de impostos, associação criminosa e racismo. Em seguida, os angolanos tomaram parte dos templos e assumiram o controle da Universal no país.

Além disso, a TV Record, emissora ligada à Universal, foi forçada a sair do ar em Angola porque, segundo o governo, violou normas que proíbem estrangeiros no comando de TVs locais.

Como consequência do escândalo, o governo angolano começou a deportar missionários brasileiros da Universal, e corre processo na Justiça local contra os antigos comandantes da igreja em Angola.

Os problemas da Universal em Angola só dizem respeito à igreja. O máximo que o governo brasileiro deveria fazer no caso é se assegurar de que os compatriotas sejam bem tratados e que tenham toda a assistência jurídica de que necessitam – o que qualquer diplomata pode fazer.

Mas a Igreja Universal recebe do presidente Bolsonaro um tratamento vip. A iniciativa de enviar o vice-presidente Mourão para conversar com o governo angolano sobre o assunto foi apenas o mais recente de uma série de gestos de Bolsonaro para interceder em favor da Universal.

No final de 2019, o então chanceler, Ernesto Araújo, em visita a Angola, declarou que a Igreja Universal é uma “entidade extremamente importante para o Brasil”. Em julho de 2020, Bolsonaro enviou uma carta ao presidente de Angola, João Lourenço, na qual pediu “proteção” aos integrantes brasileiros da Universal no país. Em maio passado, o chanceler Carlos França convocou o embaixador de Angola, Florêncio Almeida, para pedir-lhe explicações sobre as deportações.

No mesmo mês, em encontro com a bancada evangélica no Itamaraty, o chanceler informou que intercederia junto ao governo angolano para que recebesse uma comitiva de parlamentares e de líderes da Universal.

Em junho, Bolsonaro indicou Marcelo Crivella, bispo licenciado da Universal e sobrinho do dono da igreja, Edir Macedo, para a Embaixada do Brasil na África do Sul, num movimento visto entre diplomatas como destinado a ajudar a igreja. Crivella ainda não pôde assumir o posto porque, como acusado de corrupção durante sua gestão como prefeito do Rio, teve seu passaporte retido.

Todo esse esforço do governo para socorrer a Universal chegou ao ápice agora com a visita do vice-presidente Mourão. Em Angola, ele declarou à agência Lusa que “essa questão da Universal aqui afeta o governo e a sociedade brasileiros, pela penetração que essa igreja tem e pela participação política que ela possui”.

Quando o governo brasileiro dá à Universal uma importância que a seita não tem, diz menos sobre as agruras da igreja do que sobre as aflições de Bolsonaro. Com a popularidade em baixa e acossado por denúncias de corrupção e de inépcia na condução do combate à pandemia, Bolsonaro tenta manter a todo custo o apoio que tem entre evangélicos.

Ou seja, nada sobre esse imbróglio tem a ver com o interesse público. Além dos negócios da Universal, estão em jogo os interesses particulares de Bolsonaro, explorados pelos “aliados” que hoje o mantêm como refém no Congresso – isto é, os partidos do Centrão, entre os quais está o Republicanos, “que representa o pessoal da Igreja Universal”, como bem disse o vice Mourão. Essa genuflexão de Bolsonaro ante a Universal mostra que o presidente não hesita em sacrificar o Estado brasileiro no altar da politicagem em troca de uma vaga promessa de salvação pessoal.

Opinião do Estadão publicada no dia 21/07/2021

————————————————————

Finalizando

“O fanático não quer, o idiota não pode e o covarde não ousa pensar”

Sir Francis Bacon: foi um politico, filosofo ensaísta inglês, barão de Verulam e visconde de Saint Alban

————————————————————-

Chega de Corruptos e Corruptores

Se liga São Paulo

Acorda Brasil

SP-23/07/2021

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: