Advertisements

O compliance do Corinthians

Faz seis meses, uma nova diretoria do Corinthians assumiu com a promessa de implementar o departamento de compliance.

Se existe, não está funcionando.

No último final de semana, de maneira escandalosa, com a presença da diretoria executiva, conselheiro do clube reinaugurou um bar dentro do Parque São Jorge, mesmo estando, estatutariamente, impedido de fazê-lo.

No futebol profissional, o principal diretor está sendo acusado, formalmente (em depoimento inserido numa ação judicial) de roubar a empresa em que trabalhava.

Empréstimos continuam a ser tomados de agentes de jogadores.

O futebol de base é comandando por um bicheiro.

No mesmo departamento, o Supervisor da equipe sub-23, que obedece, por consequência, ordens de um contraventor, é filho de desembargador, conselheiro do Corinthians.

A gerência está a cargo de um agente de jogadores com duas empresas constituídas para este fim, ambas registradas na Junta Comercial de São Paulo.

O Corinthians diz ter formalizado a venda dos ‘naming-rights’ do estádio de Itaquera, mas o contrato ASSINADO nunca circulou pelo clube e não existe comprovação, até o momento, de pagamento.

Duílio, o presidente, está com bens e contas bloqueados pela justiça, devedor que é, junto com familiares – dois deles com cargos, de quase R$ 40 milhões em impostos, além doutros milhões em ações cíveis e trabalhistas.

Não seria correto questionar-lhe, diante desta prova concreta, levando-se em consideração o fato do cargo ocupado não lhe gerar remuneração, de onde provém sua subsistência?

Para não cansar o leitor, o Blog do Paulinho ficará apenas nestes exemplos, embora fosse possível listar mais algumas centenas de linhas com aberrações semelhantes.

Parece claro que o ‘compliance’ do Corinthians, em vez de assegurar comportamento correto dos dirigentes, servirá, como parece já estar servindo, de ‘passador de pano’ para irregularidades.

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: