Estudo inédito da consultoria SportsValue, com resultado publicado na coluna de Lauro jardim, em O Globo, é absolutamente esclarecedor sobre a enorme incompetência dos cartolas de clubes brasileiros.

O time mais valioso do futebol americano – que, por razões óbvias, tem menor apelo do que o Futebol (Soccer), principal esporte do planeta – é o Dallas Cowboys, avaliado em US$ 5,7 bilhões.

Ou seja, R$ 28,6 bilhões.

Somados, os 30 clubes principais do Brasil atingem apenas US$ 5 bilhões (R$ 25,1 bilhões).

As marcas mais valiosas, dentre estes, são: Flamengo (R$ 2,87 bilhões), Corinthians (2,27 bilhões), Palmeiras (R$ 2,19 bilhões), São Paulo (1,77 bilhão) e Internacional (1,74 bilhão).

O grande fracasso é a gestão de marca do Corinthians.

Apesar de localizado em São Paulo, principal centro empresarial e comercial do Brasil, o Timão não ocupa a liderança nacional no estudo, nem se distancia dos demais adversários, com apelo e torcida menores.

Surpreende o Internacional, inserido no seleto grupo que, em tese, deveria ser formado, por questões mercadológicas, pelo nicho Rio-São Paulo.

Facebook Comments