Por ROBERTO VIEIRA

O SER HUMANO temer um vírus chamado covid-19 é irônico. Porque um vírus não sabe o que faz. Ele existe, invade, se reproduz e mata sem nenhuma consciência de que existe. A ironia é que o ser humano existe, invade, reproduz a violência e mata conscientemente.

Hoje, um amigo policial me relatou o aumento de denúncias pela Lei Maria da Penha durante a quarentena. A violência doméstica e familiar explodindo entre quatro paredes. Filhos e filhas assistindo pais matando mães. Namorados assassinando namoradas.

Em pleno século XXI.

Ligo a televisão e vejo um policial branco norte-americano matando um norte-americano negro como na Guerra da Secessão ou nos conflitos raciais dos anos 60. Foi como se um tiro fosse dado novamente em Lincoln, Bob Kennedy ou Luther King.

Em pleno século XXI.

O covid-19 não é corrupto. O covid-19 não bate em mulheres ou molesta crianças sexualmente. O covid-19 não é racista. O covid-19 não atira bananas em campos de futebol ou concebe torturas cientificamente.

É muito difícil escrever isso, mas nenhum bacilo, bactéria, vírus, protozoário, inseto, tubarão, dinossauro ou coisa que o valha é tão competente como o ser humano para causar dor e construir campos de concentração e escravidão.

Francamente, não precisamos de covid-19.

Nós somos uma máquina muito mais sofisticada e eficiente para causar dor e destruição.

Facebook Comments