Advertisements

O Flamengo joga outro futebol

(trecho da coluna de TOSTÃO, na FOLHA)

O Flamengo continua dando aula sobre jogo coletivo, facilitado pela qualidade individual. Pena que a maioria dos treinadores não quer aprender. Acha que sabe tudo. A soberba é companheira da ignorância.

Repito, o Flamengo é diferente porque não joga a bola da intermediária para a área para contar com a sorte, não tem zagueiros colados à grande área, não tem dois volantes marcadores em linha, não tem um meia de ligação preso entre os zagueiros e os volantes adversários, não tem atacantes encostados, durante todo o jogo, à lateral nem tem um centroavante estático, à espera de uma bola. O Flamengo joga outro futebol.

Isso não significa que, para vencer, é necessário jogar como o Flamengo. Mas é mais prazeroso. Parafraseando o poeta Vinícius de Moraes, o jogo bem jogado é fundamental. O estilo vistoso e eficiente estimula os outros técnicos a fazerem o mesmo e os torcedores a gostarem mais de futebol e a irem mais aos estádios.

Advertisements

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: