Advertisements
Anúncios

O racista de Santos

Repercutiu ontem, durante todo o dia, as manifestações racistas de Adilson Durante Filho, conselheiro do Santos e também Secretário Adjunto do Município de Santos.

O teor, repugnante, não deixa dúvidas:

“(…) brasileiros pardos e mulatos são uma raça que não tem caráter”

“Sempre que tiver um pardo… O pardo o que é? Não é aquele negão, mas também não é o branquinho. É o moreninho da cor dele. Esses caras, você tem que desconfiar de todos que você conhecer. Essa cor é uma mistura de raça que não tem caráter”

“É verdade, isso é estudo. Todo pardo, mulato, tu tem que tomar cuidado. Não mulato tipo o P.. (um membro do grupo), o P… é tipo para índio, chileno, essas por**. Tô dizendo um mulato brasileiro. Os pardos brasileiros. São todos mau-caráter. Não tem um que não seja”

Em defesa, além de pedir desculpas, o sujeito disse que vivia um “momento difícil”, que a fala se deu há três anos, em ambiente privado de whatsapp, garantindo, ainda, “não ter preconceito de cor, raça ou credo”

Santos e Prefeitura soltaram notas oficiais dizendo-se contrários às manifestações, mas não tomaram providências mais sérias.

O Blog do Paulinho conversou com conselheiros do Santos que, sob anonimato, garantiram que o comportamento preconceituoso de Adilson não se tratou de algo pontual, mas de prática habitual do ex-diretor de futebol do Peixe:

“Sempre nos sentimos incomodados”, garantiu um deles.

Adilson parece fazer parte do grupo de brasileiros que sequer tem coragem de admitir, em público, a própria ignorância (no privado, orgulham-se de fazê-lo), propagadores de mentiras, discursos de ódio e demais violências, que, vez por outra, podem resultar em manifestações mais graves de comportamento.

Cabe agora aos conselheiros do Santos refletirem se esse tipo de gente deve permanecer no convívio de um clube que tem como seu maior símbolo o homem, negro, mais conhecido do planeta (incluindo todas as raças) e também ao Prefeito decidir se é interessante para a cidade um secretariado, aparentemente, descompromissado com parte relevante da população.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: