Anúncios

Wikipédia barra biografia de ex-financeiro do Corinthians por “irrelevância” e “falta de fontes confiáveis”

raul correa

Neste mundo globalizado, estar na Wikipédia, site de biografias mais famoso do mundo, significa imortalizar a própria história, além de popularizá-la, devido ao incalculável avanço da rede.

Funciona assim: o internauta se cadastra, envia ao serviço um texto contando detalhes da vida de alguém, que é analisado (e checado) para evitar (ou minimizar) distorções da verdade.

Por se tratar de um site aberto à atualizações, outros usuários, à medida que novos acontecimentos surgirem na vida do biografado, podem realizar alterações (verificadas, também, posteriormente).

Nesse contexto, o ex-diretor de finanças do Corinthians, Raul Corrêa da Silva, acaba de passar por enorme constrangimento.

O Wikipédia negou-se a manter em seus servidores a biografia do dirigente alvinegro, alegando “irrelevância” e “falta de fontes confiáveis”.

Raul enviou, ele próprio (o que não é usual) um resumo de seus “feitos”, ocultando, por razões óbvias, seus três indiciamentos por crimes fiscais, que estão no STF, fruto de desvios de conduta enquanto cuidava das contas do Corinthians.

Pior, em argumentação com o site, disse ter inspirado sua biografia na de Andres Sanches, ex-presidente alvinegro a quem atacava, nos últimos tempos, mas, recentemente, votou a se alinhar.

Outros corinthianos tiveram melhor acolhida do Wikipédia.

Estão lá: Vicente Matheus, Roque Citadini, Andres Sanches, Waldemar Pires e até Mario Gobbi.

Confira abaixo trechos de argumentação e contra-argumentação entre a Wikipédia e Raul Corrêa da Silva, a que o blog teve acesso e mantém em seu poder:

Wikipédia

“Indicação de eliminação rápida para a página Raul Corrêa da Silva”

“(…) artigos que não indiquem a notoriedade do assunto podem ser apagados a qualquer momento. Se você puder indicar por que razão ou razões o artigo é realmente notório, sinta-se livre para recriar o artigo, assegurando-se de citar fontes verificáveis e relevantes.”

“Caro Raul! Claro, terei prazer em lhe auxiliar no que estiver a meu alcance. O artigo precisa de mais fontes confiáveis. Devem ser observados também os critérios de notoriedade e as recomendações para Biografias de Pessoas Vivas. Se puder citar onde encontrar as fontes, posso inseri-las no artigo para você sem problemas.”

“Outro detalhe importante a atentar é o fato de o biografado ser você… Isso não o impede de criar e editar o artigo, mas deve ter muito cuidado ao fazer isso para não correr o risco de criar um artigo parcial.”

“Observe que o artigo é sobre você, mas não lhe pertence.”

Raul Corrêa

“Meu nome é Marco Antonio, apesar de ter criado a conta em nome de Raul Corrêa, a pedido de quem iniciei o artigo.”

“Fiz algumas indicações de referências sobre os pontos abordados, espero que agora esteja 100% alinhado às diretrizes da enciclopédia.”

“Nos inspiramos em outros artigos como os do Andrés Sanches e Roberto Justus.”

“”Qualquer dúvida, por favor me sinalize

Obrigado, Marco Antonio Badia”

Wikipédia

“Caro Marco Antonio! Não basta o artigo ficar bonito. Precisa possuir Fontes Fiáveis que atestem a notoriedade do biografado.”

“Não são consideradas fontes fiáveis, por exemplo, sites pessoais e nem material inédito publicado pelo próprio biografado.”

“Observe que as fontes têm que estar relacionadas a NOTORIEDADE do biografado. Não adianta existir uma fonte fiável que o Sr. Raul Corrêa é um excelente empresário, pois isso não o torna notório. Compreende?”

“Não há donos de artigos. Os artigos pertencem a todos e, embora todos possam editá-lo, ninguém possui controle sobre o mesmo, a não ser se seguidas as normas e diretrizes da Wikipédia.”

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: