Itália, Islândia e Gales emocionam na Eurocopa

islândia

A Eurocopa chega a sua fase de quartas de final com equipes improváveis, renascimentos, queda de favoritos e muitos momentos de emoção.

As “certezas” Espanha e Inglaterra ficaram pelo caminho.

França, Bélgica e Alemanha persistem.

Cristiano Ronaldo carrega Portugal nas costas, enquanto a Polônia chegou mais longe do que deveria.

Encantar, mesmo, somente três Seleções conseguiram até o momento: Itália, Islândia e Pais de Gales.

A imprensa não aprende, e, desde o início, retirou da strepitosa Squadra Azzurra (como vem sendo tratada pela RAI) o favoritismo que nunca deixará de estar a seu lado, mesmo em má-fase (como estava antes do torneio), histórica por superações que sempre foi.

1982 que o diga.

Os italianos defendem com a alma, atacam com o coração, superando, à moda antiga, adversários teoricamente mais fortes, mas incapazes de vencer tão intensa dedicação.

Pais de Gales está fazendo história por entender suas limitações e, inteligentemente, deixar à vontade dentro de campo, sem as amarras tradicionais, um Bale que parece menor no Real Madrid, mas atua de maneira espetacular com a camisa de sua Seleção.

Solto, sem posição definida, um capitão de esquadra guiando um grupo de lutadores incansáveis, que superaram, em futebol, vontade e classificação os súditos mais famosos da Rainha.

Por fim, fez-se história ontem no mundo do esporte com a vitória da pequena Islândia contra a gigante Inglaterra, por dois a um, de virada, com direito troca de passes perfeitas de uma equipe que joga com absoluta harmonia coletiva, mesmo em meio a alguns lances de evidente inocência.

Um charme.

Ninguém se esquecerá desses jogadores, ao final da partida, perfilados em frente aos torcedores de seu país, regendo-os, humildes e felizes, numa imagem emocionante, que define bem o que deveria ser o espírito esportivo.

Difícil apostar diante de quadro tão surreal quem erguerá a taça ao final do torneio, mas é fato que se a Euro terminasse hoje, sua missão de emocionar os amantes do futebol já estaria plenamente executada.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Esta entrada foi publicada em Sem-categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.