Advertisements

Chega de Omissão !

bsfc

Do “ESTADÃO”

Por PAULO ANDRÉ

Eu vou morrer e não vou ver tudo, fato. A CBF não cessará de me surpreender, outro fato. Mas confesso que no último mês foi exagerado, uma trapalhada atrás da outra e com direito a grand finale, Paysandu e Brasília, justiça comum, brilhante. Roteiro adaptado, diga-se de passagem. Se quisermos que o caos continue, basta não fazer nada diferente. Fiquemos calados às agressões ao André Santos e ao Max Biancucchi. Entremos mais vezes em campo com uma faixa dizendo que estamos com 5 meses de direito de imagem e 2 meses de salário atrasados, como fizeram os jogadores do Botafogo no último domingo. Ou melhor, entremos com uma faixa dizendo que somos a favor da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, como fizeram os jogadores do Vasco na noite de quarta-feira. E assim teremos a certeza de que nada, absolutamente nada, irá mudar!

Meus companheiros de profissão, com todo respeito, é hora de deixarmos de ser inocentes úteis. Chegamos ao cúmulo da inconsciência e da exploração. Tudo nos parece normal, rotineiro, inerente ao meio em que vivemos. Dizemos uns aos outros: Ah, deixa pra lá, sempre foi assim… E alguns cartolas, por sua vez, chegaram no limite da malandragem, da lei de Gerson – onde cada um tenta tirar o maior proveito da situação sem se importar com o resto das pessoas à sua volta ou com a sociedade em que vivem.

Por isso mandei mensagens para o Bolívar, Sheik, Douglas e André Rocha e tentei explicar o que está acontecendo. Avisei os atletas que escreveria este texto, pedi autorização para citá-los e sugeri a eles que pedissem ao Dinamite, ao Assumpção e aos demais cartolas que entrassem em campo, eles próprios, empunhando as faixas, já que a LRFE só beneficiará os dirigentes de clubes de futebol, livrando-os de possíveis ações civis e criminais – aos que cometeram infrações ou irregularidades em suas gestões, claro – e liberando verba (retida pela Receita) para que a gastança dos clubes continue sem controle. É sim o momento certo para se votar a LRFE, mas para se atingir o objetivo final do projeto, que é oferecer o parcelamento da dívida fiscal aos clubes em contrapartida à garantia da moralização do futebol brasileiro, é preciso incluir na íntegra as emendas que propõe o Bom Senso.

Para quem ainda não sabe, os clubes estão alinhados, mancomunados com a CBF e com a “Bancada da Bola” e fazendo pressão no Governo para aprovar a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte do jeito que ela se encontra. Jogadores estão sendo usados porque não sabem (ou não sabiam até então) que a lei não mudará a realidade atual dos salários atrasados. Para se ter uma ideia, ela exigirá, se aprovada, apenas a apresentação da CND, uma vez por ano, para garantir que tudo esteja dentro dos conformes. Cara, mesmo o Flamengo, na crise financeira em que se encontra, consegue (na maior parte do tempo) apresentar a CND e receber o patrocínio da Caixa. Você entende o que eu quero dizer? Tudo continuará exatamente como está.

E isso só é possível no futebol do Marco Polo Del Nero e do Marin. Aliás, Del Nero disse que a FPF (Federação Paulista de Futebol) já pune times que não pagam salários de seus atletas em dia há anos e por isso ele crê que não haverá problemas na implantação da nova regra. “Tão logo o projeto de lei seja aprovado, isso será incorporado nos regulamentos das competições”, disse o futuro presidente da CBF. Em que mundo vive este senhor? Em primeiro lugar, gostaria de saber porquê não solicitaram antes a incorporação disso ao regulamento? Outra coisa, conheço mais de 100 atletas que jogaram no interior de São Paulo nos últimos anos e têm ação na justiça reclamando o não pagamento de seus salários. O regulamento de “Fair Play Paulista a la Marco Polo” não funciona e também não funcionará na CBF. Dos 105 clubes profissionais do estado de São Paulo, pelo menos três dúzias estão com ações na justiça devido ao não pagamento de salários desde que a regra foi implantada e nenhum deles foi punido esportivamente (exceção ao Paulista de Junidiaí que foi acionado). Brilhante saída para moralizar o futebol, hein!

Quem é contra a transparência na gestão, o fortalecimento dos clubes de futebol, os salários em dia, a democracia da CBF, a melhora do espetáculo e um esporte melhor para quem está por vir? Esta não é uma luta só do Bom Senso, dos veteranos da elite que iniciaram esse movimento, mas uma luta de todos os apaixonados por futebol. Então lutemos juntos para que se acrescente as emendas à LRFE propostas pelo Bom Senso pois eu afirmo que elas garantirão fiscalização e punições esportivas aos clubes e a seus dirigentes em caso de infração da lei. Aproveitemos para fazer cumprir a palavra do senhor Marco Polo e cobremos da CBF a inclusão de toda a proposta no regulamento das competições, inclusive democratizando sua estrutura de poder, permitindo a participação de todos os segmentos e modalidades do nosso futebol na assembleia geral da entidade como garantia, e demonstração de boa fé, de que daqui a alguns anos os cartolas não alterarão o regulamento a seu bel prazer.

Agora, meus amigos, é uma questão política, não tem mais técnica ou qualidade de proposta (a diferença é gritante), é no peito e na raça. Vai ganhar quem fizer mais pressão, reunir o maior número de deputados, senadores, torcedores, atletas, ex-atletas, jogadoras, beach soccer, treinadores e educadores físicos e aparecer em Brasília na próxima semana, assim como fizeram os artistas e os músicos, lotando o plenário da Câmara e olhando nos olhos daqueles que votarão as emendas da LRFE. Tem treino? Não dá pra ir? Será o jogo mais importante do nosso futebol. Peçam liberação aos seus presidentes já que eles são tão favoráveis a pagar os salários em dia e vejam se eles apoiarão essa visita histórica ao Congresso Nacional para dizer que somos contra a LRFE que eles tanto querem que passe. Aposto que a surpresa pela não liberação de um dia de trabalho só não será maior do que a cara de susto que esses senhores farão quando perceberem que não dá mais para enrolar uma “categoria” (de apaixonados por futebol) que se cansou de tanta injustiça e incompetência.

Democracia na CBF, já!

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: