Advertisements
Blog do Paulinho

Nuzman sempre soube

A nuzmania e os hermidas

Da FOLHA

Por JUCA KFOURI

“Carlos Nuzman diz que está surpreso com o escândalo que abala o vôlei brasileiro; não deveria estar”

ADMITO QUE futebol já me ocupa o suficiente para que eu possa dedicar tempo aos esportes ditos olímpicos, tão nebulosos como.

Ainda bem que jornalistas da estirpe de José Cruz e Lúcio de Castro exercem brilhantemente o papel de mexer no lixo dos esportes sob o guarda-chuva do COB.

Mas conto o que ouvi, no começo do governo FHC, de um executivo do Banco do Brasil, ainda dos tempos do primeiro contrato do banco com a Confederação Brasileira de Vôlei, então presidida por Carlos Nuzman.

O alto funcionário me convenceu sobre os ganhos de imagem do BB com a parceria com o vôlei.

Mostrou dados sobre o rejuvenescimento dos clientes do banco, além do aumento da carteira de descontos, fruto de uma negociação que levava as empresas que anunciavam nos eventos de vôlei a virarem clientes do BB.

Parecia um negócio perfeito.

Diante da pergunta sobre se ninguém levava nada por fora, a resposta estava pronta: “E você acha que o Banco do Brasil tem caixa dois?”.

É claro que não achava. Mas, acostumado com o futebol, insisti.

Até que ouvi uma explicação que fazia sentido: “A CBV tem os direitos do circuito do vôlei de praia, por exemplo. Direitos cedidos pela Federação Internacional. Que valem, digamos, US$ 200 mil. Pois bem. A CBV revende esses direitos para a subsidiária da Sports Media em Montevidéu e esta revende para o banco, vá lá, por US$ 2 milhões. Tudo contabilizado e legal. Se alguém ganha com isso não é problema nosso”.

Registre-se que, à época, o Uruguai era paraíso fiscal.

Perguntei se poderia ver um contrato e a resposta foi a que esperava: “Não. Mostrar seria uma ilegalidade, porque os contratos têm cláusulas de confidencialidade”.

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: