Advertisements

Portuguesa está de volta à Série A: Justiça concede liminar e obriga CBF a descumprir decisão do STJD

lusa

“(…)concedo a antecipação de tutela e o faço para suspender os efeitos da decisão proferida pelo STJD em relação à Associação Portuguesa de Desportos, com o restabelecimento dos 4 (quatro) pontos que lhe foram retirados quando do debatido julgamento realizado em 27 de dezembro do ano passado e o cancelamento da multa; mantendo, por conseguinte, o resultado do campeonato brasileiro de 2013 e a Lusa na série A do Campeonato Brasileiro de 2014.”

SENTENÇA COMPLETA – 31/01/2014

Reqte:  ABC Associação Brasileira do Consumidor 
Advogado: Rodrigo Rodrigues de Castro 
Reqdo:  Confederação Brasileira de Futebol – CBF
“Anote-se a intervenção do Ministério Público. Atenda a parte autora o quanto solicitado pelo Ilustre Promotor de Justiça, trazendo aos autos cópia legível do documento de fls. 11, no prazo de 48 horas.

Aceito a competência e explico o motivo.

A meu aviso, se trata mesmo da configuração do instituto da conexão como aduzido na exordial, na medida em que, embora não sejam iguais, as causas guardam entre si verdadeiro vínculo e uma notória relação de afinidade; de sorte que, existente este liame que é notório como dito – se impõe o processamento desta demanda com fundamento no artigo 103 do Código de Processo Civil.

E, efetivamente, não se poderia negar a incidência da mencionada norma legal, até mesmo para prestigiar o princípio constitucional da igualdade ou isonomia, na medida em que as situações vivenciadas pelos clubes punidos são, pelo menos numa análise inicial, como dito alhures, afins.

Desta forma, determino o processamento conjunto das demandas, mesmo porque incide no caso em testilha o Estatuto do Torcedor, legislação especialíssima que regulamenta as relações de consumo na esfera esportiva.

Verifico, outrossim, que a pertinência subjetiva ativa é regular, na medida em que foram esgotados, como é cediço, os recursos nas instâncias da justiça desportiva; cuidando-se, a autora de associação de defesa de consumidores, representando seus associados e também torcedores da Associação Portuguesa de Desportos – artigo 82 do Código de Defesa do Consumidor e artigos 2o. e 34, ambos do Estatuto do Torcedor.

Faço uma breve anotação neste ponto.

Destarte, o interesse de agir da associação decorre da própria autorização da Carta Magna e do torcedor decorre justamente da norma mencionada acima, que especifica como direito do torcedor que os órgãos da justiça desportiva observem os princípios lá elencados, dentre eles o da publicidade (que se discute neste caso como se verá) na forma do artigo 35 do estatuto em comento. Assim sendo, caso se concretize a não observância de qualquer destes princípios, o torcedor poderá exercer esse direito, provocando o Poder Judiciário.

Aliás, não consigo vislumbrar outra forma do exercício do direito que é conferido ao torcedor pelo estatuto específico, mesmo porque não se trata de discutir eventual erro de arbitragem por exemplo, mas sim, permita-me a redundância, um direito constituído pela lei federal, cuja análise é, a meu ver, objetiva e não subjetiva.

Ademais, seria negar vigência ao mencionado artigo permitir que só o clube de futebol, no caso específico, tivesse direito de ingressar com a ação. Nem se trata, ademais, de casuísmo. A lei é para ser cumprida para todos indistintamente.

Se não ocorreu a sua observância para os demais casos similares ou idênticos, estamos, efetivamente, não respeitando a lei.

A passiva, por sua vez, decorre da responsabilidade da ré pelas decisões proferidas pela Justiça Desportiva, que integra a sua estrutura de organização (art. 1o. do RISTJD). Colocada a questão nestes termos, passo a decidir o requerimento de concessão da antecipação de tutela.

A medida, a meu aviso, deve ser concedida.

Pelo que se vê da arguição inicial, a decisão proferida pela justiça desportiva que aqui se discute – desrespeitou o disposto no artigo 35, “caput” e parágrafo 2o, do Estatuto do Torcedor, na medida em que não verificou com correção a data em que foi publicada a suspensão do atleta Héverton. Efetivamente, a data da publicidade da referida decisão se deu em momento posterior ao jogo contra o Grêmio 09/12/2013, conforme demonstrado na exordial, de forma que o referido atleta estava em condições regulares para participar da partida contra o time gaúcho 06/12/2013.

Em sendo assim, a punição imposta referente à perda de pontos e cobrança de multa é irregular e merece, portanto, ser suspensa até decisão final do processo.

De se anotar, ainda, que a regra do artigo 35 do referido estatuto não pode ser alterada, modificada ou revogada pelas normas administrativas da entidade ré e nem mesmo pelas decisões da justiça desportiva. Explico: a incidência do princípio da hierarquia das leis impõe tal conclusão, já que o Estatuto do Torcedor é lei federal e se sobrepõe às regras administrativas supramencionadas.

Além disso, a discutida regra do artigo 35 não está inserida na referida lei por acaso.

Com efeito, a publicidade dos atos é marco inicial de ciência dos interessados para que cumpram a decisão proferida e do prazo para a interposição de recursos. Desta forma, diante do desrespeito ao Estatuto do Torcedor, de rigor reconhecer a verossimilhança.

Neste sentido, aliás, tem sido o ensinamento do Ilustre Jurista IVES GANDRA MARTINS ao afirmar que: “O Estatuto do Torcedor, sendo uma lei federal e posterior ao CBJD, tem uma força que não pode ser tirada, e nesse particular, para que o torcedor seja sempre informado, foram colocados três artigos, 34, 35 e 36, e um deles traz a declaração nítida de que decisões passam a prevalecer a partir do momento em que haja publicação, conforme os tribunais federais …” (cfe. entrevista que se encontra no sítio – http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2014/01/ives-gandra-defende-lusa-e-diz-que-cbf-deve-tentar-solucao-politica).

Anote-se, ainda, por oportuno que, como bem anotou o DD. Promotor de Justiça, Doutor ROBERTO SENISE LISBOA: “...há indícios suficientes de descumprimento de lei federal aplicável ao caso (artigos 34 a 36 do Estatuto do Torcedor), podendo a demora ou o retardamento da prestação jurisdicional causar prejuízos irreversíveis ao torcedor, de maneira geral (e não apenas da Portuguesa)….

O dano irreparável, por sua vez, decorre do decretado rebaixamento da Portuguesa, que reduz drasticamente a sua cota de televisão e impede a formalização de bons contratos de patrocínios. Adiciono, por fim, que o torcedor brasileiro, na realidade, salvo quando comprovada a má-fé, fraude ou prática de crime, quer ver acolhido e respeitado o resultado obtido em campo, ou seja, não havendo a configuração de prejuízo decorrente de conduta dolosa, efetivamente, vale o mérito desportivo, vale o que está estampado no placar, vale a bola na rede.

Foi o necessário, a meu ver.

Posto isso, presentes os requisitos legais, concedo a antecipação de tutela e o faço para suspender os efeitos da decisão proferida pelo STJD em relação à Associação Portuguesa de Desportos, com o restabelecimento dos 4 (quatro) pontos que lhe foram retirados quando do debatido julgamento realizado em 27 de dezembro do ano passado e o cancelamento da multa; mantendo, por conseguinte, o resultado do campeonato brasileiro de 2013 e a Lusa na série A do Campeonato Brasileiro de 2014.

Fixo multa-diária, limitada a trinta dias, de meio milhão de reais no caso de descumprimento da presente decisão, levando em consideração o poderio econômico da ré, que deverá ser revertido para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

Oficie-se com urgência.

Cite-se pelo rito ordinário. Ciência ao Ministério Público. Expeça-se o edital (art. 94, CDC). Intime-se. NOTA DE CARTÓRIO: Ofício expedido e disponível para impressão

Advertisements

Facebook Comments

70 Responses to “Portuguesa está de volta à Série A: Justiça concede liminar e obriga CBF a descumprir decisão do STJD”

  1. Diego Da Silva Rocha Says:

    Deixem a Lusa e o Fluminense na Série A e manda o Palmeiras para a segundona novamente!

  2. Wesley Says:

    Injustamente, escalou um jogador irregular, tem que ser punida e ponto final.

  3. rizzo SEP Says:

    arereeee o conca vai jogar a série beeeee
    iê iê

  4. Felipe Furtado Says:

    Mas existe uma decisão da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, sede da CBF, que ordena o integral cumprimento das decisões do STJD. Como faz?

  5. Arthur Says:

    Fluminense tem que ser rebaixado pra 47ª divisão do futebol do Chipre. Time de mau-caráter e safado que sempre se safa no tribunal! E fim!

  6. Carlos Napolis Says:

    Só assim mesmo, porque se fosse depender daquele que a defendeu no STJD…. Muito fraquinho. Mais um BOÇAL que deveria ter continuado no jornalismo de entretenimento analfabético.

  7. Leonardo Says:

    Até por questão de justiça, a Lusa deve ficar na série A e o Palmeiras na série B. Time por time o da Lusa é bem melhor, dando peso ao campeonato e também é uma questão de costume, a Lusa está acostumada a série A e os Porquitos na B

  8. Everton Says:

    Até segunda-feira. Na segunda vem outra liminar derrubando essa.
    E sobre a Portuguesa estar envolvida nesse rolo sabendo que não deveria escalar o jogador, como fica?

  9. João Says:

    Felipe Furtado, no caso, há um conflito de competência, que deverá decidido pelo Superior Tribunal de Justiça. O negócio é que o Ministério Público é uno e indivisível. Significa que a Procuradoria de Justiça do STJ vai trabalhar para manter a decisão que conseguiram em SP. As chances da Lusa cresceram!

    Agora, se a Lusa conseguiu os quatro pontos de volta, e o Flamengo ainda não, creio que quem vai cair é o Flamengo, não o Fluminense.

    Me corrijam se estiver errado.

  10. Pedro Says:

    João você está correto quanto ao MP ser uno e indivisível, porém, sua conclusão de que o Procurador de Justiça do STJ ser obrigado a trabalhar para manter a decisão ora exposta está errada, pois a CF também prevê o princípio da independência funcional para os membro do Ministério Público, sendo assim, o procurador do STJ pode muito bem discordar da decisão de primeiro grau e dar parecer contrário a mesma.

  11. lopes Says:

    Os dois deveriam descer: Flu e Loosa

  12. NRA Says:

    Bom, no caso quem entrou com esse processo foi a ABC-Associação Brasileira do Consumidor e não o MP-SP. O MP-SP está fazendo um trabalho lento, mas consistente. Mas também não pode demorar muito sob pena de no futuro, se o campeonato começar com a Portugues na série B, o juiz alegar “perda de objeto” ou aceitação tácita do resultado. Enfim, a decisão de agora é importante por não se tratar mais de um torcedor e baseada somente no Estatuto do Torcedor e sim no Codigo do Consumidor. Neste ponto, a CBF não deverá conseguir cassar a liminar baseada na não legimitidade de quem propôs a ação. Existe o conflito de competência entre essas decisões e as do RJ, porém há fortes indícios de que as decisões do RJ tratam-se de processos simulados, o que o STJ deverá levar em conta ao solucionar o conflito de competência.

  13. Leonardo Fernandes Says:

    João, em uma das liminares da lusa, o Juiz anulou as decisões contra lusa e Flamengo. Ou seja, quem cai é o Fluminense, mas há o conflito de liminares. Agora só no STJ.

  14. Wallacemoraes2@hotmail.com Says:

    Devolveu os pontos da portuguesa, com isso quem vai pra segunda divisao é o FLAMENGO ??

  15. Adriano Says:

    Concordo 100 % com o Diego da Silva Rocha e com Leonardo .

  16. Fred - Corinthians Gaivotas Fiéis. A única torcida Gay do Brasil Says:

    Lusa e FluminenC deveriam jogar a Série D

    Um pq vendeu a sua vaga na Serie A do brasileirão e o outro pq comprou

    Timecos safados

  17. Lagartense Says:

    Paguem a série B fluminenC!!! O lagartense está salivando te esperando na terceirona!!! kkkkkkkk

  18. freisiwal Says:

    A mesma argumentação que serve para a Lusa, também serve para o FLAMENGO. O nome disso é: JURISPRUDÊNCIA. Ou seja, nenhum dos dois cai. Quem cai é o flor.

  19. Rodrigo Says:

    Brilhante decisão. Esperemos agora pelo olhar do STJ para a questão do conflito de competência, mas concordo com os comentários postados, o fato de termos em voga agora a orientação do CDC e a atuação da Associação dos Direitos do Consumidor, melhorou e muito a situação da Lusa.

  20. Lucas Araujo Says:

    Parece que neste caso, foi favorável a Lusa e ao Flamengo.

  21. Carlos Duarte Jr. Says:

    tem que demitir um juiz babaca desses.

  22. MrSocas Says:

    Não, não há conflito de liminares. Esta é a antecipação de tutela. Perderam, playboys.

  23. AIRTON ( CORUMBÁ MS ) Says:

    Bacana!!! O bacanal tá pronto e os precedentes gravíssimos foram abertos, assim como os ASSASSINOS DE ORURO não teve punição no Brasil seja pelos ataques aos carros alegoricos, brigas em estadios e abriram precedentes para liberação de baderna nos estadios

    Tambem se abriu um precedente para que SE ESCALE JOGADOR IRREGULAR……..

    Framerda corrompe, ludibria e aplica 171 e ainda sai na boa

  24. Alessandre Says:

    A parte mais linda dessa liminar foi

    “… vale o mérito desportivo, vale o que está estampado no placar, vale a bola na rede.”

    E só a CBF e o STJD não sabem disso?
    Agora se a CBF cassar a última liminar de torcedores (já que não poderá, por ora, contestar as de entidades representativas) que ainda perdura, quem vai ser rebaixado é o Flamengo…

    =]

  25. Luciel Rodrigues Says:

    Esse João doidinho pra q o Flamengo caia né? o q tem de nego sonhando com isso é a maior torcida pra q isso aconteça e só assim q se vê o quanto é grande o flamengo e q incomoda mesmo os antis!!

  26. Sou corintiano e Sou gozado. Says:

    Só falta devolver o campeonato brasileiro de 2005 pro internacional.

  27. Woops Says:

    Parabéns amigo depois de divulga o que a CBF ia fazer com a Lusa querendo compra a Serie A e a ESPN deu creditos a vc e agora divulga sobre isso da Lusa e o Juca falou que foi seu Blog que deu tbm em primeira mão e fiquei fã do seu blog estou comentando pela primeira vez aqui e vai ser a primeira de muitas #VaiCorinthians.

  28. Diego Says:

    Fluminen-C, pague as series B !

  29. Gustavo Says:

    Outra coisa que não tem nada a ver com o assunto mas que tb nunca mais ouvi falar nada. Alguém sabe que fim teve, se é que teve, o caso do dinheiro que o Wolfsburg devia ao Corinthians pela compra do Carlos Alberto, aquele carioca enganador? Eram alguns milhões que estava sendo disputados pela MSI e Corinthians. Alguém sabe de alguma coisa?

  30. CARLOS Says:

    ÓTIMA noticia, aliás retirada da peça que caiu na arena corinthians, rescisão do contrato com o ibson, lavou a alma da fiel, depois dos 5×1 e do lamentável emprestimo do rafael toloi e do carletto, famosos emoções puras, para outros otários.
    Duas ótimas e duas ruíns.
    Assim é o futebol.

  31. Cleber SEP Says:

    /

  32. Marcos Senna Says:

    Uma coisa eu gostei, pela primeira vez, multaram a CBF em R$ 500.000,00 por dia de descumprimento. Agora eu quero ver. CBF / STJD cambada de safados. Só de custas de advogados e processos a CBF vai gastar uma fortuna. Hehehe….

  33. valmir Says:

    os argumentos que podem salvar a portuguesa beneficiam o flamengo também, se este juiz deu liminar favorável a lusa dará também ao flamengo, só que o flamengo tem mais argumentos, o artigo que fala que o jogador deve cumprir suspensão na próxima partida não fala nada de julgamento e sim partida subsequente.

  34. Cleber SEP Says:

    Diego e leonardo, jah estao tremendo?
    O verdão so esta começando, e o paulinho perdendo dinheiro no bolão!!

    Tricoflores, todos iguais!!!

    Felix mandou um beijo!!

  35. Arena Carandiru:O maior presídio do Mundo Says:

    Airton de Corumbá:lembre-se que em 97 o Vasco não deveria ter escalado Edmundo para a partida contra o Palmeiras,e assim o fez de forma irregular.
    Já em 2000 o São Caetano deveria ser o campeão da Copa JH de acordo com o regulamento.Mas o Eurico manobrou nos bastidores e adiou a partida pelos tribunais.Que bonito,hein?

  36. Felipe Luís = RJ Says:

    Outra vez, mais uma vez, o AIRTON DE CORUMBÁ, se preocupando com o flamenos, cara esquece o flamenos.

  37. Renato Says:

    Manda o curintia para a B, depois do sacode na Vila é melhor esse timeco se esconder lá!

  38. Lima Says:

    Todos os outros clubes que cumpriram a risco o regulamento, as regras combinadas e escritas antes do campeonato começar deveriam recorrer então, mas regulamento é regulamento, combinado é combinado, tem que prevalecer isto. Nenhum clube escalou jogador suspenso por que não tinha no site da CBF escrito que determinado atleta foi julgado e suspenso, Teve clube que não escalou um jogador importante que com ele em campo o resultado poderia ser outro. COMO É QUE FICA ISTO ? A Portuguesa errou, foi comprovado isto, o fez de má fé, imprudência, negligencia, o advogado que acompanhou o julgamento avisou que não poderia escalar o jogador. ENTÃO TEM QUE CAIR PARA A SEGUNDA DIVISÃO E PONTO FINAL. E a FIFA deveria punir a Portuguesa por que incentivou seus torcedores a fazer esta palhada de recursos.

  39. Zé da ROÇA Says:

    Estamos morrendo de medo do time da década(duas quedas em menos de 10 anos),o palmeirense nem deveria tá nesse espaço e quando tá,fala merda….

  40. ROBERTO MANDROVANNI Says:

    Se a justiça brasileira fosse série, assim seria:

    Ruiminense na série C

    Lusa na série B

    Como não é, aguardem cenas do próximo capítulo.

  41. Jose Antonio Bressan Says:

    Neste quesito FUTEBOL se resolve rapidamente,enquanto em casos mais sérios demoram décadas…SEJAM JUSTOS SRS. JUSTICEIROS ..

  42. FabricioSEP Says:

    A fifa não passou por cima da LEI FEDERAL que é o estatuo do torcedor? O que estão cantando de galo agora?

  43. Jesus Says:

    Se a Portuguesa não for para a segunda divisão, aí sim o futebol brasileiro estará no fundo do poço.

  44. augusto narciso. Says:

    Senhores, atentem para o detalhe final da concessão da liminar “mantendo o resultado do campeonato brasileiro de 2013”, ou seja, não vai adiantar o vasco ir à justiça pleiteando tb a permanência na série A do campeonato, enquanto vigorar tal decisão.

  45. Nara Says:

    Sendo assim, nesse momento está prevalecendo o resultado do campo.
    Resta-nos aguardar o desenrolar final!

  46. NRA Says:

    Na verdade, parece que foram duas liminares, uma para a Associação Brasileira do Consumidor e outra para um torcedor, segundo o Globo Esporte:
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2014/02/justica-de-sp-concede-mais-duas-liminares-contra-cbf-e-estipula-multa.html

  47. Renato Says:

    Mais do que nunca devemos apoiar as investigações do MP-SP. O que esta por atrás desse suborno ao presidente da Portuguesa pode ser um dos maiores esquemas de corrupção e favorecimento da história do futebol brasileiro.

    Um das diretorias ou a dupla Fla-Flu pode(m) estar envolvida(s) em uma das maiores tramoias da história do futebol. As torcidas de todos os grandes clubes devem fazer abaixo-assinados, grupos de apoio, etc para que as investigações não parem ou que não seja manipulada por pessoas inescrupulosas.

    A CBF/Organizações Globo podem estar ajudando a apenas deixar dois grandes clubes no Rio de Janeiro (Flamengo e Fluminense): isso provavelmente irá passar para outros Estados.

    São Paulo pode ser o próximo onde um esquema de favorecimento pode acontecer. Provavelmente a CBF/Organizações Globo farão de tudo para ter apenas dois clubes grandes em São Paulo: eu aposto que um desses clubes será o Corinthians. E assim se dará em outros Estados da nação.

    Se as investigações do MP-SP parar ou for abafada, será o fim do futebol brasileiro de uma vez por todas.

  48. João Lúcio Says:

    Não tem que discutir nada – O Estatuto do Torcedor é Lei Federal e no artigo 35 diz que tem que ser publicada a sentença. Não foi então não pode ter punição. Se Lei Federal neste Pais não prevalecer acabou tudo – Virou bagunça – Lei é Lei

  49. ademiciop Says:

    tem torcedores que nao, conhece o que e o esporte e uma competiçao, e nao, uma guerra, e uma diverçao, nos torcedores na verdade nao, ganhamos nada e como assistir um filme ficamos emossionado, acabou espera passar outro e pronto, entenda torcedores de cualquer, time, quem ganha no futebol sao, os atletas os dirigentes dos clubes a globo a fifa etc se nos nao, trabalharmos pelo nosso sustento,mediz, quem ira te alimentar te vestir morar etc, voce, que diz ser inteligente mais fica brigando no estadio um contra o outro al pomto, de matar por causa de uma bola, e tres barra de ferro, e uma rede de naylom, quem vale mais uma vida ou o clube que voce torce, eu te digo uma vida nao, tem preço forao, nove meses pra deus forma no ventre de uma mulher sem copia um peça sem reposiçao,, jesus disse que a lei de deus e o amar al proximo, como a ti mesmo mais se voce, nao, consegue amar nem mesmo voce, como podera amar os outros vamos assistir o futebol como uma competiçao, esportiva, se o seu time ganhar ou perder, voce, tem que ficar do mesmo jeito, perder ou ganhar faz parte da competiçao, estes torcedores que morrerao, por brigas no futebol como irao, respomder, para o seu criador na eternidade no espirito porque nos fomos feito espirito revestido no corpo de carne pense bem nisto que eu te digo e leia a biblia e descubrira o que relatei aqui obriga.

  50. Osvaldo SEP Says:

    Aos que defendem o Palmeiras na B no lugar da LUSA, tudo isso é medo ??? Ou recalque ???

    JUDAS COMO SEMPRE DEFENDENDO O SUSO.

  51. Osvaldo SEP Says:

    EXPLICA AI JUDAS

    http://dinheiropublico.blogfolha.uol.com.br/2014/02/02/saldo-da-previdencia-urbana-piora-pela-1a-vez-em-oito-anos/

  52. Arena Carandiru:O maior presídio do Mundo Says:

    Renato Disse:
    fevereiro 1, 2014 às 10:31 pm

    unimed comprou a lusa durante a semana.
    fla comprou a lusa de sábado pra domingo.

    só não vê quem não quer…

    mas eu não acredito em punição aos dois.

  53. Renato Says:

    Arena Carandiru, por isso as torcidas rivais de Flamengo e Fluminense, seja no Rio, em São Paulo ou em qualquer outro Estado, devem lutar para dar apoio para as investigações do MP-SP.

    Se o Paulinho puder fazer com que esse escândalo repercuti-se na imprensa estrangeira, seria de uma grande ajuda.

  54. Anderson/Daniel e Bel Says:

    Quem vende a vaga da série A tem que ser eliminado do futebol. Fora Portuguesa !!!

    Vendeu mando de campo para o Corinthians.
    Vendeu mando de campo para o Flamengo.
    Denunciou o Guarani a Fifa por infração semelhante.

    Vendeu a vaga na séria a para o Flamengo.

    A Portuguesa tem que ser eliminada do futebol.

  55. Lucia Says:

    Portuguesa a “coitadinha” que vendeu mandos de campo no campeonato brasileiro de 2013.

    Clube sem ética. Clube que prejudica os demais participantes.

    Clube que não cumpre regulamento.

    Está no país certo. O país que não pune infratores e delinquentes.

    O país que tem síndrome do “pobrezinho” que leva todo mundo no bico.

    Clube que pediu a Fifa a exclusão de um clube co-irmão(Guarani-SP).

    Tomara que seja banida do futebol pela Fifa.

    Prejudicou todo mundo com a venda de mandos de campos.

    Vergonha.

    Inconcebível venda de mandos de campos em qualquer país do mundo.

    Só neste país tal aberração é possível e ainda recebe a solidariedade da mídia comprometida.

  56. Anderson/Daniel e Bel Says:

    O próprio MP já comprovou que a Portuguesa conhecia a suspensão do jogador.

    A “ingênua” Portuguesa já mudou a versão da sua trágica história um bom número de vezes.

    Fato ignorado pela mídia, especialmente a mídia regionalista e bairrista.

    Mas a pergunta que a mídia quer abafar é por que o jogador foi escalado ?

    E estamos falando de um jogador que segundo Manoel da Lupa não jogava nada.

    E estamos falando de um jogo que de acordo com a imprensa já estava resolvido.

    Outro comportamento da mídia chama a atenção de qualquer pessoa com razoável inteligência.

    Alguém viu a midia entrevistar o jogador ?

    Até o dia de hoje ninguém entrevistou a personagem principal de toda a contenda.

    Nenhum jornalista ou órgão de imprensa interessou-se pelo “furo” de reportagem ???

    Ora, se não temos certeza de quem foi o “corruptor”, se é que há de fato algum, teoricamente teríamos certeza de quem foi o corrupto. Ou não ?

    O corruptor ainda não conhecido, mas já escolhido pela mídia(Fluminense) é mais atacado do que o corrupto que nesse caso só poderia ser um único clube.

    Mais ou menos o que aconteceu no Mensalão. Os banqueiros pegaram penas maiores do que os mentores do esquema.

    Mistérios de uma mídia provinciana e caipira.

  57. Lucia Says:

    Os sites acabam de divulgar vídeo onde o promotor de São Paulo diz que corruptor já sabia que Portuguesa seria punida. Isto significa que ele já sabe que houve corrupção e quem a praticou.

    Se o corruptor ainda não foi revelado, o corrupto todo mundo já conhece.

    Só que quando se trata de corruptor é sempre o Fluminense como instituíção, seu patrocinador e especialmente sua torcida.

    Quando se trata do corrompido, a mídia e também o Exmo.Dr.Promotor, tratam de separar as “pessoas” da instituíção.

    E desta forma, não parece incoerente que se force a inclusão da Lusa na séria A, visto que ela também teria sido “vítima” da corrupção de terceiros.

    Os culpados sempre são os outros. Inclusive pelos atos de corrupção eventualmente praticados pela Portuguesa.

    Sem mais comentários !!! Tudo isto me causa nojo !!!

  58. elenildo Says:

    E agora, sera que vai ter outra virada de mesa a favor do fluminence

  59. Anderson/Daniel e Bel Says:

    O certo é que estão preparando uma virada de mesa a favor do corrompido.

    O próprio MP reconhece a corrupção da Lusa, mas alega que o torcedor não pode “sofrer” contrariedades.

    Como se alguém consultasse site da CBF para ver se jogador está ou não está suspenso.

    O torcedor teria tido um “prejuízo” moral incalculável com o desrespeito ao Estatuto do Torcedor.

    A Portuguesa, eventualmente corrupta, pois é preciso provar e até agora o MP não apresentou provas, é tratada como vítima.

    Mas por que ???

    Pergunta intrigante.

    Quem a mídia protege ?

  60. Anderson/Daniel e Bel Says:

    Enquanto o MP praticamente afirma que a “perseguida” Portuguesa vendeu a vaga na séria A, a mídia regionalista continua calada diante da perda dos pontos do Botafogo da Paraíba por infração idêntica.
    Por que este silêncio ?
    Onde estão os indignados e defensores da ética e da moralidade ?
    Calaram-se porque o clube em questão não é de São Paulo ?
    Pode ser. Mas não acreditamos. A mídia sabe fingir quando é necessário.
    Vide a própria comoção em torno da Portuguesa.
    Ora, a maior parte dos jornalistas não morre de amores pela Portuguesa. Quando ela é prejudicada nos campeonatos paulistas ninguém dá a menor pelota. Ninguém escreve qualquer artigo indignado com o “roubo” do time grande.
    A questão aqui é outra. É preciso fingir que a aplicação do regulamento não é via de regra, mas exceção.
    É preciso fazer parecer para a manipulada opinião pública que o STJD só aplicou esta pena a Portuguesa . Somente ela foi “vítima” desta penalidade em toda a história do futebol.
    É preciso construir um quadro de brutal injustiça. E para tal é preciso um culpado. Alguém tão importante que justificaria a “brutal” e “inédita” injustiça cometida contra o clube que todos “amam” de paixão e que nunca fez nada de errado.
    E assim, está desenhado o contexto que favorece a verdadeira virada de mesa que pressupõe o não cumprimento das regras que todos acordaram e que conheciam.
    Mas por que tudo isto ? Por causa da Lusa ?
    Por que nossa mídia é muito ética e preocupada com a moral e com a justiça ?
    O MP do Rio também entrou na questão. Teremos novidades com surpresas.

    Onde está a comoção nacional e a indignação da mídia esportiva paulistana a favor do Botafogo da Paraíba que também perdeu 04 pontos por ter escalado um jogador irregular ???

  61. Anderson/Daniel e Bel Says:

    Publique por favor Paulinho:

    Observatório da Imprensa detona a medíocre imprensa esportiva brasileira:

    http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed784_as_evidencias_do_mp_e_a_imprensa_esportiva

  62. Marnel Moraes Junqueira Says:

    Infeliz
    mente tudo vai acabar em pizza!!!!!!!!!!!!!

  63. Walterfornazari@yahoo.com.br Says:

    Eu acho que a Lusa tem que jogar a série A, escalou jogador de forma irregular como o fluminense em 2010, então se a Lusa jogar a série B o fluminense da mesma forma tem que entregar a taça de campeão de 2010 para o Cruzeiro!

  64. Rubens Daniel Says:

    Pela terceira vez ajudam o fluminen C no tapetão isso e uma VERGONHA! Tem que prevalecer o resultado de dentro do campo e ponto final! Se fosse ao contrario será que fariam a mesma COISA?

  65. sergio Says:

    isso ae lusa!! rebaixa o mengo! eles te deram calote e não pagaram o que deviam a voces!!!

  66. Paulo Roberto Says:

    Diego da Silva Rocha e tal de Leonardo, dois idiotas que postaram algo sobre o Palmeiras, acima, não possuem noção de quantos babacas o são! O que tem haver o Palmeiras com decisão de Fluminense e Portuguesa? O Palmeiras qdo foi rebaixado para a Série B não entrou em justiça alguma, desceu com dignidade, disputou a Série B e sagrou-se campeão.
    Tudo isso é demonstração de medo do VERDÃO?

  67. Passylla Aureliano de Souza Says:

    DEIXEM A PORTUGUESA E MANDA O FLAMENGO PRA 2ª, ELES MERECEM ESTÁ É NA SEGUNDONA MESMO.

  68. Jairo Portella Says:

    Pessoal, olhem o que está determinado na sentença:

    restabelecimento dos 4 (quatro) pontos que lhe foram retirados quando do debatido julgamento realizado em 27 de dezembro do ano passado e o cancelamento da multa; mantendo, por conseguinte, o resultado do campeonato brasileiro de 2013.

    E quando se fala, como está escrito na sentença a cima, em jurisprudência e isonomia, isto quer dizer que o Flamengo passa a ter os mesmos direitos que a Portuguesa. Sendo assim, quem cai é o Fluminense.

  69. Rafael Says:

    E o Ituano ein? Agora quem da boça é o Ituano, Ituano é o novo campeão … (8)

  70. Rafael Says:

    Flamengo é “incaível”, chupem, chorem se esperneiem! akuhskhahkauhkshau

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: