Diretor da ESPN Brasil explica, de maneira exemplar, detalhes que levaram emissora a demitir Flavio Gomes

palomino

No último dia 27, o Dr. Francisco Rocha, ligado à Portuguesa de Desportos, enviou carta ao Diretor de Jornalismo da ESPN Brasil, João Palomino, com diversas colocações – contrárias – à demissão do jornalista Flavio Gomes, consequência do famoso episódio da “twittada” ofensiva à torcida do Grêmio.

Demissão, vale a pena deixar claro, apoiada pelo Blog do Paulinho, que, assim como a ESPN, entende que as mídias sociais devem ser utilizadas com responsabilidade pelos jornalistas.

Espaços que são, por razões óbvias, extensões de seus trabalhos.

Palomino enviou resposta às indagações e colocações do Dr. Francisco, ontem, também por email, esclarecendo, não apenas seu posicionamento, mas também o da emissora, citando ainda, nominalmente, o apoio de seus colegas de trabalho.

Confira abaixo:

De: “Palomino, Joao L.” <Joao.L.Palomino@espn.com>

Data: 28 de novembro de 2013 16:20:52 BRST

Para: Chico Rocha <chicorocha1965@gmail.com>

Assunto: RES: Demissao do Flavio Gomes

Olá Chico

Primeiro, gostaria de agradecer o envio do email. Cordial, com discernimento e objetividade.

Como te falei, não tenho nenhuma preocupação ou restrição em falar sobre o assunto ou sobre o Flávio.

Foi um dos episódios mais tristes da minha curta passagem por esta emissora como diretor ainda, 2 anos, e longuíssima como apresentador e narrador, 18 anos.

Neste período todo, tornei-me admirador, colega, companheiro e parceiro de trabalho do Flávio Gomes.

Torcia por seus projetos e por uma participação mais efetiva no ar.

Aliás, algo que eu incentivei como narrador e apresentador antes, e como diretor depois.

Ocorre que, antes mesmo de assumir a posição, houve um fato marcante, relatado pelo José Trajano, e que envolvia o Flávio. O meio: twitter. A ocorrência: xingamentos, brigas, e muita reclamação dos fãs. Time? São Paulo. Depois, Corinthians, depois, São Paulo de novo. Palmeiras, outros clubes…

Pouco tempo depois, eu ainda não era diretor, houve mais uma série de reclamações vindas de um dos parceiros nossos, sobre o comportamento do Flávio no Twitter. Nosso presidente, German, conversou pessoalmente com ele.

Em seguida, uma série de relatos e reclamações que vinham de várias pessoas, não importando aqui a camisa.

E chego a este tema na sequência: a camisa não tem nenhuma relação com que fato. Nenhuma.

Assumi a direção e tive uma conversa franca com o Flávio. Sugeri que ele adotasse o mesmo procedimento que eu tenho no twitter: “use o twitter como se fosse um microfone. Não publique o que você não falaria num microfone.”

O Flávio mesmo admitiu sair do Twitter se fosse para ter esta ferramenta com restrições.

Disse a ele que não seriam restrições, mas um comportamento que se espera de um jornalista, formador de opinião, pessoa respeitada e que não pode ficar dissociada do nome da empresa, qualquer que seja a empresa, no caso aqui, a ESPN.

Ele nunca concordou.

O Flávio vê o twitter como uma ferramenta particular. Pode ser, desde que você não tenha seu nome atrelado ou relacionado a uma empresa.

É assim que pensamos e defendemos aqui.

Houve uma série de outros fatos, todos envolvendo casos muito parecidos com o que houve após o jogo Grêmio x Portuguesa.

Este foi apenas mais um, e chegou a um momento em que tínhamos de nos posicionar de forma definitiva, porque todas as etapas anteriores tinham sido cumpridas.

Eu tinha de me posicionar. Não poderia nunca me acovardar neste momento.

Lamentando, com dor no coração, mas tinha de ser feito. E concordaram com a decisão José Trajano, Juca Kfouri, João Carlos, Calçade, PVC, Plihal. Não que eu precisava deste aval.

Houve um erro grave cometido por mim neste caso, e é citado algumas vezes no seu email: quando cito um trecho do hino do Grêmio. Desnecessário. Concordo plenamente.

E concordo que isso pode ter passado a sensação de que houve pressão do Koff, ou que a pressão dos torcedores do Grêmio surtiu efeito. Não é verdade. Nós não capitulamos. Nunca. E nunca haverá isso.

Houve sim uma recorrência interminável que nos levou àquela resposta, infelizmente, garanto pra você, infelizmente.

Fui achincalhado, xingado, ridicularizado no twitter.

Me calei por respeito ao Flávio. Poderia elencar todos os motivos que nos levaram àquela decisão, mas entendi que isso poderia prejudicá-lo ainda mais.

Fui acusado de ter ceifado a liberdade de expressão, a  liberdade de imprensa, de ter imposto censura no canal. Balela.

O João Carlos, o Lúcio e o Trajano expuseram no ar o conflito de sentimentos que tivemos naqueles dias. Mas a decisão não foi contestada em nenhum momento porque eles sabiam, do que se tratava.

Críticas à CBF, aos clubes, aos jogadores, aos estádios, à Rede Globo, ao Grêmio, à Portuguesa, fazem parte do nosso dia a dia e me recuso, terminantemente, a dizer, a qualquer um dos nossos comentaristas, o que deve dizer e como deve dizer.

Os casos por você citados no email vem de pessoas que tem ligação clara com uma função e um clube.

O Flávio tem uma ligação clara com um clube e com uma função, mas não podem se confundir.

Ser Grêmio ou Portuguesa ou São Paulo ou Cruzeiro ou Inter ou Bahia, no caso do Flávio, pouco importava. Não foi isso, e nunca seria isso, que o tirou daqui. Mas, infelizmente, a forma como ele vê uma ferramenta poderosa, de transformação, e que tem, de ser cuidada por todos.

Não tem nenhum sentido imaginar, sequer imaginar, que ele foi demitido por conta de ser torcedor da Lusa. Ninguém defende mais as tradições, cultura e arte do futebol de clubes como a Lusa do que a ESPN.

Você deve comprovar isso na nossa programação.

Aprendi a admirar a Portuguesa muito cedo, por intermédio de um goleiro, Lula, grande, gordo, que jogou em Taquaritinga. Eu joguei com ele. Treinava com ele. E cada história ele contava.

Não peço a sua compreensão.

Mas saiba que foi mesmo um dos episódios mais tristes que passei aqui e do qual não me orgulho em nada.

Abraços

João Palomino

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Esta entrada foi publicada em Sem-categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

43 respostas para Diretor da ESPN Brasil explica, de maneira exemplar, detalhes que levaram emissora a demitir Flavio Gomes

  1. Helvio disse:

    Legal a atitude do Palomino vir a público esclarecer o fato.
    Parabéns.

  2. monstro João Palomino… é gritante o abismo entre a ESPN e qualquer outro veículo de informação esportiva

  3. Era o certo a se fazer. Palomino está certo.

  4. Ander disse:

    Sou fã do Flávio e acompanho seu blog todos os dias, mas nesse episódio ele foi muito infeliz, algo que apenas aumenta com as explicações do Palomino…

    ESPN é uma ilha na imprensa esportiva brasileira junto com Cartão Verde e Blog do Paulinho

  5. Franco disse:

    Sóbrio, claro e verdadeiro.

  6. Wilbar disse:

    PARABÉNS, PALOMINO. VOCÊ AGIU CORRETAMENTE. Se esse camarada, quer ser grosseiro, mal-educado, deselegante, desrespeitoso com os ouvintes e leitores, que abra a mão de sua profissão, de quem se espera , no mínimo, um pouco mais de respeito e educação, o que ele não tem… Bola prá frente, esqueça esse cara, que não vale o seu tempo……
    Tomara que ninguém mais acolha esse babaca.

  7. TRADUTOR disse:

    Estão gastando vela com mau defunto!!!!

    Esse petralha do Flavio Gomes já deveria

    ter sido expulso a muito tempo!!

    Só arrumou empregos por influencia do tio!

  8. Terencio Trindade disse:

    Flavio Gomes erra (?) quando não entende que ao ser funcionário de uma empresa a representa a todo momento, principalmente quando fala de um assunto similar ao no que trabalha. Se quer falar o quer que seja independente como, por exemplo, você. Com certeza o Paulinho trabalhando em uma emissora privada, não poderia falar muita coisa que fala hoje. E isto não necessariamente é censura.

  9. Peterson disse:

    jornalista coxinha a cara do grupo para quem trabalha e se fosse o trajano duvido que procederia da mesma forma

  10. JOAQUIM CERRANO disse:

    olha seu joão fale o quiser mas voce são preconceituosos sim exemplo palmeiras na serie b noticia pequenas so em jogos linha de passe o riduculo e ultrapassados juca kfouri e jose trajano chegou ao ponto num dos programas destes nos gols mais bonitos da rodada ele falar num gol do wesley vai ter gol da segunda? numa claro preconceito depois deste dia nunca mais assisti este pseudo canal, então sr joão palomino ter que defender mesmo esta porcaria da espn brasil, agora que o palmeiras subiu tão la puxando o saco? FLAVIO GOMES TA CERTO SE ELE FALAVA NO TWITTER É BEM SIMPLES ERA CENSURADO NA TV, A DITADURA MILITAR NÃO EXISTE MAIS VIU SR. JOÃO PALOMINO

  11. luis fernando disse:

    excelente explicação como se dizia antigamente não foi por falta de aviso,ofender não tem relação nenhuma com falta de educação e liberdade de imprensa.não faz falta nenhuma na programação da espn vez por outra dava piti contra os espectadores.

  12. Jesus disse:

    Tolheram a liberdade particular do Flávio. Sou mais o Flávio Gomes do que o Palomino, coxinha! E o Flávio Gomes não está nem aí.

  13. JOAQUIM CERRANO disse:

    se fosse o trajano iria acontecer algo? não o cara não tem opinião bem faz o jorge kajuru este é foda

  14. BizOuro KiSSucO disse:

    Hahahaha olha o mané que deixa como lixo o nome “JESUS”, petralha safado defendendo outro! Parabéns JPalomino! ESPN humilha, as outras se submetem.

  15. Luiz disse:

    Não é preciso ter mais do que dois neurônios ativos para saber que a demissão foi justíssima. O único vacilo do Palomino foi mesmo a desnecessária “média” com os gremistas, citando o “até a pé nos iremos”.

  16. Kelly disse:

    Paulinho, como amante do futebol e agora recém jornalista, te digo não existem jornalistas esportivos que não torçam por algum time, mas é inaceitável que estes coloquem seu fanatismo acima do profissionalismo. Estagiei por dois anos em uma rádio do ABC, fazia boletins esportivos sobre os clubes de futebol e nunca ninguém descobriu para qual time eu torcia, já que sempre prezei pelo profissionalismo. Agora um jornalista experiente como o Flávio Gomes comete tal equívoco? E pelo visto não foi por falta de aviso.
    Ingenuidade ou prepotência? Ele menosprezou as mídias sociais, seus efeitos e seus poderes… pagou o preço, pagou pra ver… infelizmente pra ele, felizmente para os torcedores cansados de suas piadas e ofensas.

  17. Antonio das Couves disse:

    Os amigos se defendem
    Que coisa linda, que coisa exemplar
    No entanto, eu penso, logo existo
    Então, essa versão mirim, de que não foi a pressão do fabio koff que demitiu o flávio gomes, não procede pelos próprios relatos do digníssimo jornalista
    Se já tinham acontecido outros fatos e ele foi chamado atenção pela empresa e não foi impedido, mais grave ainda
    Por que a empresa, ou quem chamou a atenção, em certo sentido, avalizou…
    Manteve no seu quadro de funcionários que fazia comentários no Twitter sobre outros times, mas só a demitiu quando tomou uma pressão. Em resumo, uma vergonha. Até a pé ele vai se explicar para o Mickey Mouse e aos detentores dos direitos da Copa do Brasil.

  18. Jesus disse:

    O que seria bizouro?

  19. Mengão disse:

    Paulinho, vc ainda acredita que a abertura da copa será no itravecão?

  20. Carlos Almeida disse:

    Nunca fui com a cara deste Flávio Gomes, por ser um cara muito mal educado. Lembro que ele ainda era um simples repórter de automobilismo e fez algumas considerações (ataques) a um piloto e eu não concordei. Mandei-lhe um e-mail expondo minha posição e em resposta recebi um monte de desaforos próprio de um desequilibrado. Não concordo com a tese que o twitter é para um repórter esportivo um microfone e extensão do seu trabalho em especial se ele estiver falando em seu nome próprio e não da emissora que trabalha. . Concordo com a demissão, não por isso, mas apenas por achar que ele não deveria estar onde estava. Hoje só assisto no grupo ESPN futebol quando não tenho outra alternativa, pois tirando 2 ou 3 o resto é muito lixão.

  21. Harold Lisboa disse:

    Isso foi um fato que ocorreu ha algumas luas e somente agora esse Palermino teve coragem de explicar.. O Flávio deve estar bem melhor agora, com sobras de tempo para cuidar da garagem dele.

  22. Paulo disse:

    Quem acompanha o Flávio no twitter sabe que ele é assim mesmo, independente do assunto e time. É um personagem, há quem goste, há quem não. Por outro lado, se o Palomino decidiu sozinho pela demissão, qual a necessidade de mencionar que os seus colegas apoiaram essa decisão. Me parece que ele os menciona no e-mail apenas para tentar que ela foi acertada. Além disso, dúvido que se o comentário do Flávio fosse em relação a um time menor, de menor repercussão, a atitude de desligamento seria mesma.

  23. Helcio disse:

    Parabéns Palomino pelos esclarecimentos e ter pontuado fatos por nós desconhecidos sobre o comportamento da pessoa em questão.

  24. aldo londres disse:

    Palomino sabe diferenciar muito bem jornalistas de bobos da corte. Agora só falta demitir Fernando Calazans, que o maior mala da TV fechada.

  25. Luiz Galdino disse:

    Parabéns Palomino!!!! Perfeito!!! De Taquaritinga, terra de meu grande amigo Luiz Guilherme Pozzeti. Abcs

  26. Jesus disse:

    Lendo as críticas ao Flávio Gomes, percebemos que neste blog só participam anjos, arcanjos e freiras….!!!

  27. kasparaitis disse:

    Jesus, você é tão canalha quanto o Flávio. satisfeito? vai lavar louça e para de escrever besteira na internet, nos poupe.

  28. Vini Sevalho disse:

    Então por que razão o Mauro Cesar ainda nao foi demitido? Por que torce pro Flamengo?

  29. kasparaitis disse:

    ^ será que é porque ele não tem o mesmo longo histórico de reclamações por comportamento inadequado nas mídias sociais? dãããã!

    vou te contar, tem uns caras que deixam o cérebro na gaveta na hora de comentar na internet… só isso explica.

  30. Caio Marcelo disse:

    Paulinho, a questão é simples a conta do twitter é pessoal e a dele não estava atrelada a ESPN como os colegas, ele postou o que postou no seu período de folga a demissão foi arbitrária e caso o mesmo resolver processar a empresa por isso é causa ganha na certa.

  31. Andre disse:

    A alguns anos atrás, em um comentário no falecido Orkut, fui muito mal tratado e xingado por esta besta humana chamada Flavio Gomes. Assunto : Política. Ele defendendo o PT !!! Mas isso é outra história. Só sei que de lá pra cá, deixei de acompanha-lo. Admirava muito seu trabalho mas não ouço, não vejo e não leio mais nada dele pois percebi que ele mistura ideologia pessoal com o profissional.

  32. Guilherme disse:

    Os puxa sacos do Flávio Complexado Gomes devem possuir uma tara, quase, sexual por pessoas com nanismo político-intelectual…

  33. Gustavo disse:

    A ESPN Brasil dá traço o ano todo pois ainda mantem alguns “Flavios Gomes” na sua equipe sinceramente outros também poderiam ir para o olho da rua e quem sabe assim o canal se tornará mais atraente para o público.

  34. Jesus disse:

    Putz kasparaitis, como você é inteligente, mamãe e papai devem ter o maior orgulho de você, né??

  35. Marcos Plebe Rude disse:

    Admiro Joao Palomino como outros jornalistas da ESPN ,mas discordo do que fizeram ao Flavio Gomes ,pra mim isso abre um precedente terrivel.

  36. FLA-HEXA disse:

    DEIXA SÓ ELE XINGAR O FUDEROSÃO PRA VER O QUE ACONTECE COM ELE…

  37. Sérgio disse:

    Pessoal o Flavio, disse que houve roubo, gauchos começaram a xingar ele xingou de volta, o problema eh que o Palomino eh gaucho gremista, como diretor pode fazer o que bem entende, no proprio blog Flavio avisa para nao falarem mal da lusa e do Lada
    Os gauchos gremistas e contra os ptistas daqui ´,escrevem aqui apoiando ,mas na verdade são contra a liberdade particular de cada um

  38. Parabéns João.A sua explanação mostra também a postura de uma TV diferenciada das demais.

  39. Thiago disse:

    PAULINHO VC COMO JÁ PENOU MUITO NESTA VIDA,SABE MELHOR QUE QUALQUER UM,QUE A CORDA SEMPRE ARREBENTA PRO LADO MAIS FRACO,TRAJANO JÁ FALOU TANTA BESTEIRA,ATACOU SEM PROVAS TANTA GENTE,JÁ DISCUTIU COM TANTOS COLEGAS DE ESPN AO VIVO (POIS AMIGO DELE SÓ O JUCA KFOURI) É NADA,MAIS UMA COISA É VERDADE A ESPN É O VEÍCULO MAIS NEPOTISTA É COM INDICAÇÕES DE GENTE DENTRO DA CASA QUE TEM,OU ESTOU FALANDO ALGUMA MENTIRA,ACREDITO QUE O FLAVIO SERVIU DE EXEMPLO,SOMENTE ISSO,NÃO DEIXA DE SER A MELHOR EMISSORA ESPORTIVA DO PAÍS,MAIS TE QUE ATURAR O SR TRAJANO AS 10 DA MANHÃ JÁ FALANDO BESTEIRA E DOSE,FORA QUEM FAZ DUPLA COM ELE (SEJA QUEM FOR ESCALADO) FICA DANDO AQUELAS RISADINHAS DE CANTO DE BOCA,PARA TUDO QUE ESTE SR FALA) NO LINHA DE PASSE (QUASE TODOS ATACA O PVC,POR SER UM ELO FRACO ´´NA SUA OPINIÃO“,QUANDO FOI COM AMIGÃO LEMBRAM O QUE ACONTECEU,AMIGÃO IRIA PEDIR A CONTA,JUCA SE INTROMETEU,E TODOS VOLTARAM A SER “AMIGUINHOS´´,NÃO SERIA PARA DEMISSÃO (ASSIM COMO TEMOS O RESENDE DA RECORD,DESRESPEITO TOTAL E ASSEDIO MORAL CONTRA PESSOAS PÓS GRADUADAS,PARTINDO DE UM ANALFABETO QUE VIVE DE DESGRAÇA E AFINS)DATENAS,GALVÃOS CADÊ A DEMISSÃO DO TRAJANO,SERÁ QUE VC APOIA PAULINHO,OU ACHA A CONDUTA DO TRAJANO NORMAL E ACEITÁVEL DENTRO DA ESPN BRASIL.

  40. Junior disse:

    Thiago ,vou lhe dar algumas dicas : Deixe de ser analfabeto. Use pontuações em suas frases . Use o plural quando necessário. Estude. Não cause vergonha alheia !

  41. PALOMINO, SIMPLESMENTE ENCHEU LINGUICA ” ENROLOU” FEZ RODEIOS, MAIS BASICAMENTE NAO EXPLICOU NADA, ACHEI DE CERTA FORMA ” BIPOLAR” A ATITUDE DELE “DEFENDENDO O COLEGA E AO MESMO TEMPO PUNINDO” PALOMINO QUE E UMA PESSOA QUE ADMIRO MUITO NO PROFISSIONAL, MAIS MESMO GOSTANDO DELE NAO POSSO DE FORMA NENHUMA CONCORDAR COM SEUS ARGUMETOS, TAIS ARGUMENTOS QUE NAO EXISTEM, LEIS SIMPLESMENTE SAO LEIS, NAO DEVEM SER QUESTIONADAS APENAS CUMPRIDAS, AGORA APARTIR DO MOMENTO QUE TAIS ” LEIS ” SAO INTERPRETATIVAS ELAS DEIXAM DE SEREM LEIS, PERFIL PESSOAL E SOCIAL NA INTERNET E ALGO SEU ” PRIVADO” MAIS QUE VOCE COMPARTILHA ” SE QUISER ” COM SEUS COLEGAS E SEUS SEGUIDORES,

    NENHUM JORNALISTA, SEJA ELE DE QUALQUER EMISSORA NO BRASIL, BAND, TV GLOBO ” DEVE TER SUA VIDA PARTICULAR E PRIVADA VEICULADA COM A EMPRESA AONDE TRABALHA,

    E A MESMA COISA DE POR EXEMPLO EU SER PROFESSOR DE UMA ACADEMIA DE MUSCULACAO, E FORA DO EXPEDIENTE EU SAIR COM UMA ” ALUNA ” E NO DIA SEGUINTE AS PESSOAS E FUNCIONARIOS DA ACADEMIA QUEREREM ME MANDAR EMBORA PORQUE EU DEI UM PASSEIO COM MINHA ALUNA…

    SIMPLESMENTE NAO TEM ” NEXO ” O JORNALISTA E OBRIGADO E SEGUIR ORDENS DENTRO DO SEU LOCAL DE TRABALHO, FORA DELE, EM SEU LOCAL DE LAZER ( E A INTERNET E SIM UM LOCAL DE LAZER ” ELE PODE FAZER O QUE QUISER…

    E A EMISSORA NADA TEM HAVER COM A VIDA PESSOAL DO FUNCIONARIO, HA LIMITES E ESSES LIMTES TEM QUE SER RESPEITADOS.

    VEMOS ATORES, ATRIZES, JORNALISTAS, DE VARIAS EMISSORAS DE TV, INCLUSIVA DA GLOBO, QUE FAZEM INUMERAS COISAS ” FORA DO SEU LOCAL DE TRABALHO ” E NENHUM DELES NUNCA FOI PUNIDO, PORQUE A CONSTITUICAO E A LEI E QUEM DITAS AS REGRAS NAO A EMISSORA”

    PORTANTO A ATITUDE DA ESPN FOI TOTALMENTE ARBITRARIA, SE ELE MERECE-SE ALGUM TIPO DE PUNICAO, QUE FOSSE O PAGAMENTO DE UMA MULTA, QUE FIZESSE UM PEDIDO DE DESCULPA EM PUBLICO, EXPLICANDO QUE ESTAVA DE CABECA QUENTE, QUE ESTAVA ” REVOLTADO ” COM A MAFIA E A CARTOLAGEM DO FUTEBOL BRASILEIRO, POIS MOTIVOS ELE TEM.

    QUE SO ISSO JA BASTARIA, VALE LEMBRAR TAMBEM , QUE SE QUER EM NENHUM MOMENTO ELE VINCULOU SEU COMENTARIO A EMISSORA DE TV, E QUE EM NENHUM MOMENTO DENEGRIU A IMAGEM DOS CANAIS ESPN BRASIL. PORTANTO… NAO EXISTE ARGUMENTOS FORTES O SUFICIENTES PARA PEDIR A DEMISSAO DO MESMO.

    ELE COMO UM BOM ADVOGADO, PODE SIM ENTRAR COM UMA ACAO CONTRA A ESPN, E PEDIR INCLUSIVE PROCESSO POR DANOS.

  42. cabecadejarro disse:

    Que texto heim,
    Mas queria que ele me explica-se o pq o Romulo não é o principal narrador da emissora ainda, ontem por exemplo, merecia estar em foco no jogo da NFL,

  43. Jose Pereira disse:

    Hoje dia 1-10-2017-estou assistindo barcelona e las palmas, mas sinceramente estou triste por não ouvir o barulho da torcida e yambem a narracão do jogo, pois o narrador e o comentarista infelismente em 80 por % do jogo só comentam, pergunta, na espn não tem diretor que organise este tipo de narracão. Tudo bem que nas outras tanbem acontece mas eu gosto de assistir com vocês. obrigado e tentem arrumar isto aí pois o torcedor fica nervoso.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.