Advertisements
Anúncios

Fernando Capez perde “direito” de censurar Juca Kfouri, na Justiça

capez

Em decisão absolutamente despropositada de primeira instância, anos atrás, o jornalista Juca Kfouri foi impedido, pela Justiça, de “ofender” o Deputado Fernando Capez (PSDB).

Ou seja, segundo o “gênio” que julgou a ação, se o tucano se sentisse “ofendido”, mesmo com informações verdadeiras, poderia requerer R$ 50 mil por cada matéria, ou citação.

Coisa de maluco.

Kfouri, por razões óbvias, apelou ao STJ.

E venceu.

Agora, desde que continue falando a verdade – aliás, como sempre o fez – Juca poderá “ofender” o nobre deputado, que se mostrou incapez de receber críticas sem ficar com “biquinho”.

Confira abaixo trechos do brilhante despacho da desembargadora Nancy Andrighi:

“Dessa forma, qualquer medida tendente ao cerceamento da liberdade na divulgação de informações de cunho jornalístico deve ser prontamente reprimida”, disse a ministra no voto. “O dano que essa tutela inibitória causaria à classe do recorrido, aos meios de comunicação e à sociedade em geral é substancialmente maior do que aquele a que está potencialmente sujeito o recorrente”.

“A honra subjetiva, juízo de valor que cada indivíduo faz de si mesmo, tem mecanismo próprio e individual de aferição, variando de pessoa para pessoa”.

“O que ofende a honra subjetiva de um indivíduo pode não ofender a de outro, havendo incontáveis fatores envolvidos nessa avaliação, como raça, cultura, credos, educação, escolaridade, condição social, entre muitos outros”

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: