Advertisements

A Copa do Mundo já tem seus perdedores

Da “FOLHA”

Por GUILHERME BOULOS

“O exemplo de Itaquera não deixa dúvidas: os preços de compra e aluguel dos imóveis dobraram, e quem paga essa conta em geral são os pobres “

A grande euforia pela escolha do Brasil como sede da Copa de 2014 não tardou muito em gerar desilusão. Logo apareceu o incômodo problema de quem iria pagar a conta.

E veio a resposta, ainda mais incômoda, de que 98,5% do gordo orçamento do evento será financiado com dinheiro público, segundo estudo do TCU. Dinheiro que faz falta no SUS, na educação e na habitação popular. Por sua vez, a Fifa impõe contratos milionários com patrocinadores privados e o presidente do todo-poderoso Comitê Local é Ricardo Teixeira. A transparência dos gastos está em xeque.

Esses temas têm sido amplamente tratados pela grande imprensa. Mas há outra dimensão do problema -não menos grave- que é pouco abordada. Trata-se das consequências excludentes dos investimentos da Copa nas 12 cidades que a abrigarão. Três anos antes de a bola rolar, esta Copa já definiu os perdedores. E serão muitos, centenas de milhares de pessoas afetadas direta ou indiretamente pelas obras.

Somente com despejos e remoções forçadas já há uma estimativa inicial de 70 mil famílias afetadas, segundo dossiê de março deste ano produzido pela relatora da ONU e urbanista Raquel Rolnik. Os números podem chegar a ser bem maiores. Talvez por isso sejam tratados pelo governo como caixa-preta.

A desinformação facilita que qualquer processo de remoção receba o carimbo da Copa e, deste modo, seja conduzido em regime de urgência, passando por cima dos direitos mais elementares.

Na maioria dos casos, não há qualquer alternativa para as famílias despejadas. Quando há, são jogadas em conjuntos habitacionais de regiões mais periféricas, com infraestrutura precária e ausência de serviços públicos.

Quem sorri de orelha a orelha é o capital imobiliário. As grandes empreiteiras e os especuladores de terra urbana se impõem como os grandes vitoriosos. Levantamento do Creci-SP mostra que em 2010 houve uma valorização de até 187% de imóveis usados em São Paulo; a rentabilidade do investimento imobiliário superou a maior parte das aplicações financeiras. Para esse segmento a Copa é um grande negócio.

O exemplo de Itaquera não deixa dúvidas: os preços de compra e aluguel dos imóveis dobraram após o anúncio da construção do estádio. A conta costuma ficar para os mais pobres. Isso quando não se paga com a liberdade ou com a vida.

Na África do Sul, durante a Copa de 2010, foi criada, por exigência da Fifa, uma legislação de exceção, com tribunais sumários para julgar e condenar qualquer transgressão. O Pan do Rio foi precedido de um massacre no Morro do Alemão, com 19 mortos pela polícia. Despejos arbitrários, manter os favelados na favela e repressão exemplar aos transgressores, eis a receita para os megaeventos. Receita essa que mistura perversamente lucros exorbitantes, gastos públicos escusos e exclusão social.

GUILHERME BOULOS é membro da coordenação nacional do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), militante da Frente de Resistência Urbana e da CSP Conlutas.

Facebook Comments
Advertisements

36 comentários sobre “A Copa do Mundo já tem seus perdedores

  1. eduardo

    não sei por que esse picareta esta preocupado com o preço dos imoveis, eles normalmente costumam tomar na força!

  2. vingador

    Achei um texto interessante ate ver quem foi o cara que escreveu.

    Comunistinha, vai trabalhar. Os japoneses chegaram aqui sem falar portugues e nao tomaram nada a forca. TRABALHO, coisa que essa gente nao conhece.

    E antes que diga que os tempos sao outros, ta cheio de chines vindo pra ca hoje em dia, vendendo quinquilharias e fazendo comercio. Nunca vi um oriental em badernas e invasoes, reclamando bolsas familia e coisa do tipo.

  3. vingador

    chei um texto interessante ate ver quem foi o cara que escreveu.

    Comunistinha, vai trabalhar. Os japoneses chegaram aqui sem falar portugues e nao tomaram nada a forca. TRABALHO, coisa que essa gente nao conhece.

    E antes que diga que os tempos sao outros, ta cheio de chines vindo pra ca hoje em dia, vendendo quinquilharias e fazendo comercio. Nunca vi um oriental em badernas e invasoes, reclamando bolsas familia e coisa do tipo.

  4. Antonio Rodrigues

    Quando voce publica um artigo do GUILHERME BOULOS, esta afirmando que e a favor de suas ideiais, depois nao venha reclamar das invasoes do MST. Tem que ser homem para manter a posicao, nao apenas interesse em querer se aparecer.

    Paulinho: Dr. Orelha. Sou a favor do texto que ele escreveu, por sinal, bem coerente. E absolutamente contra o movimento dele e seus atos. Tenho inteligência suficiente para separar as duas coisas… Um dia, quem sabe, você possa ter também…

  5. Fernando (O original) - Curintchia tudo VAGABUNDO!

    CURICANARAM O MERCADO IMOBILIÁRIO

    QUEM VAI QUERER MORAR EM ITAQUERA???

    ¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶.¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ ¶¶¶_______¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶¶______¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶________¶¶¶¶¶_______¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶______¶¶¶¶ ¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶___¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶___¶¶___¶¶¶ ¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶____¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶___¶¶___¶¶¶ ¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶_______¶¶¶¶__¶¶¶__¶__¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶________¶¶¶__¶¶¶___¶¶___¶¶¶ ¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶__¶¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶____¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶________¶¶¶ ¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶___¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶___¶¶___¶¶¶ ¶¶¶_______¶¶¶¶______¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶_______¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶___¶¶___¶¶¶ ¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ ¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ ¶________¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶_______¶¶¶¶¶¶____¶¶¶¶ ¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶___¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶___¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶______¶¶¶¶_______¶¶¶¶¶¶____¶¶¶¶ ¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ ¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ ¶__¶¶¶¶__¶¶¶¶______¶¶¶¶¶¶¶_______¶¶¶¶______¶¶¶¶¶________¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶_______¶¶¶¶¶¶____¶¶¶¶ ¶__¶¶¶¶__¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶__¶¶¶¶___¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶___¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶___¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶__¶¶¶¶__¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶____¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶__¶¶¶¶__¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶__¶¶¶____¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶__¶¶___¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶__¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶___¶¶___¶¶¶________¶¶¶¶__¶¶¶¶¶__¶¶¶________¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶____¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶¶______¶¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶__¶¶¶¶___¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶__¶¶¶___¶¶¶__¶¶¶___¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶ ¶¶¶¶__¶¶¶¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶¶¶_______¶¶¶___¶¶___¶¶¶¶________¶¶¶¶¶______¶¶¶¶__¶¶¶¶__¶¶¶_______¶¶¶¶¶¶____¶¶¶¶ ¶¶¶.¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶.¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶

  6. Luis Souza

    Achei que tem certa coerência até forçar com esse papo de 187% de valorização. Deu a entender que é influência direta da Copa. No caso de Itaquera, claro, é especulação. Mas no restante da cidade é pelo programa MCMV e/ou ampliação dos financiamentos bancários.
    Agora esse tal de Movimento dos sem tetos é o maior “incentivo” pros realmente trabalhadores, esses que moram em cidades dormitórios e periferia que levam até 3 horas pra chegarem ao trabalho enquanto outros preferem invadir no centro atrás de comodidade turbinado pela bolsa família.

  7. O Corinthiano (O Original)

    É com certeza um texto para se analisar … Pena é a forma que foi exposto no blog … pois fica explícito a intenção de denigrir a imagem do clube a um fato que está ocorrendo em todo Brasil com os preparos da Copa de 2014.

    Não precisava ser assim Paulinho.

    Se eu quiser colocar fotos de presos em flagrantes só com a camisa do Corinthians ou de qualquer outro clube pra falar de segurança no estado, é tendencioso sim senhor.

  8. Fernando (O original) - Curintchia tudo VAGABUNDO!

    SABE O QUE ITAQUERA TEM DE MELHOR???

    O QUE ESTÁ FORA DE ITAQUERA!

  9. JOE MAGNO

    *************PRESENTE DE FIM DE ANO*****************

    CHEGADO O FIM DE MAIS UM ANO! PREPARE SEU CORAÇÃO, O TÃO ESPERADO PERGUNTE AO JOE ESTÁ DE VOLTA! O QUE? NÃO ACREDITA AÍ ESTÁ, ENJOY!!!

    LUIZINHO DA PADARIA.
    PREZADO JOE, QUAL SEU SANDUBA PREFERIDO?

    LUISINHO, MEU CARO, O MEU PREFERIDO É O DE COPA, UMA DELÍCIA!
    ———————————————————

    SAMARA DA BOITE “VAI QUEM QUÉ”
    JOE, MEU LINDO, COMO VOCÊ PREFERE?

    SAMARA NÃO ENTENDI SUA PERGUNTA, ME LIGA E A FAÇA NOVAMENTE.
    ———————————————————-

    RODOLPHO CAJAMAR, JUIZ DE DIREITO.
    ILUSTRE JOE MAGNO O QUE ACHA DA ‘LEI DA FICHA LIMPA’, EM SEU PARECER É INCOSTITUCIONAL?

    IRREPROCHÁVEL, MANTENHO A DECISÃO DO SUPREMO.
    ———————————————————-

    GAUCHA COLEGIAL.
    JOE PODE DEDICAR UMA MÚSICA PARA MIM?

    CLARO QUE SIM! http://youtu.be/sZG-VvlErJY
    —————————————————————-

    JOE MAGNO
    OS FUZILEIROS NAVAIS LUTAM POR VOCÊ.

  10. Carlitus

    Isso acontece em um país que tem um governo que defende a bandeira socialista. Mas, então, pergunto: o que é mesmo esse tal de socialismo.?

  11. Mario Guallyer

    Este cidadão invasor não tem moral nenhuma para criticar o preço dos imóveis em Itaquera. Especulação imobiliaria em São Paulo acontece há anos.
    Tem Altos para tudo, Altos Tatuape, altos do Morumbi etc, é pura estratégia imobiliaria, qualquer parte de São Paulo que o estádio do Corinthians fosse construido fatalmente a valorização aconteceria, portanto senhor invasor, vai arrumar um trabalho decente , é honesto para sua opinião ser respeitada.

  12. R9

    Quem achar que os imóveis estão caros em Itaquera pode se mudar para o Morumbi… Francamente , vocês estão ficando sem argumentos… Pergunte para qualquer proprietário de imóvel em Itaquera se ele está achando ruim a construção do estádio… SP tem quase 500 anos e só agora é que vocês vem dizer que faltam hospitais e escolas.

  13. DR. FRANCISCO TERRA

    PARTE 2 – Os bastidores da Pleiade do Bem: um elenco estelar

    Todos do Blog de Paulinho passaram a visitar o espaço também para começar bem o dia com relatos da opinião dos componentes da Pleiade do Bem.
    Missivas como Recado a Juventude, by ANDRADE NETO, as trilogias de DR FRANCISCO TERRA AZAINHO, e as opiniões políticas de Eratóstenes, Dr Sempronio, mestre Severiano Castro, CERQUEIRA BORGES (um cama de varas) e referencias militares de JOE MAGNO levavam verdadeiras multidões a acessar o Blog de Paulinho, colaborando assim com sua popularidade e espaços publcitários valorizados ao extremo.
    Quando entrei na Pleiade do Bem vi que a engrenagem funcionava bem, cada qual com sua personalidade:
    ANDRADE NETO: genio e genioso. Um líder nato e que possui o dom do convencimento e da palavra, um dom divino, segundo o Evangelho.
    CERQUEIRA BORGES: intempestivo. Um homem de atitude, um realizador e que olhava com carinho para o homem do campo.
    DR SEMPRONIO: um literato, com todas as verves de um poeta.
    SEVERIANO CASTRO: mais que um mestre. Um pai, que nunca em sua vida levantou a voz contra ninguém. É como se fosse o Mestre dos Magos, mas ele nunca sumia quando mais precisávamos. Na verdade, ele muito me lembra Senhor Miaghi, mentor de Daniel San. Esteja bem aí no céu, ó meu amado mestre.
    JOE MAGNO: antes um rival da Tríplice Aliança, hoje um pleiadiano. Tem meu respeito por conhecer e manejar armamentos de todo o tipo, o que faz dele uma pessoa da mais alta consideração de DR FRANCISCO TERRA. Inclusive o presenteei com um Fuzil AA-35, inclusive para este Natal vou enviar um M24 Supermagnum, um fuzil muito legal, mas este, não é portátil… Não vai sair por aí brincando, caro amigo JOE MAGNO porque é meio desajeitado, porém muito preciso. Não é tão leve e versátil como um AK-47, mas é bem divertido em espaços amplos como o campo e a montanha.
    ERATÓSTENES: após o falecimento de seu pai, vi que DNA é coisa séria e ele é muito inteligente e com certeza traz argumentos com o qual todo o blog sem exceção concorda e admira. É um filósofo com ideias muito jovens e renovadoras, como apelos pela ditadura militar nos dias atuais. Parabéns ! Continue assim.

    Com um time desses, recebemos muitas sondagens de países em guerra, ONGs e cosulados que viram na Pleiade do Bem, uma ordem que sabia como oferecer respostas justas e rápidas.
    Tamanha requisição fez com que alguns de nós passássemos a se sentir maiores e menos humildes.
    Passamos a receber convites como os agora citados, e devido a repercussão, fomos convidados a participar de reuniões com grupos fechados: Opus Dei, Maçonaria Internacional, Clube de Roma e Clube dos Bilderbergs.
    Foi o começo do fim ….

    To be continued ….

    DR.FRANCISCO TERRA. BRAÇO FORTE. MÃO AMIGA.

  14. Marcos

    “Pergunte para qualquer proprietário de imóvel em Itaquera se ele está achando ruim a construção do estádio”

    Obrigado por reforçar o texto do Guilherme.

    O ponto é justamente esse: quem é proprietário está rindo à toa, mas os candidatos à casa própria e os inquilinos da àrea estão se ferrando.

  15. Geraldo "JASON" Lina

    Há alguns anos atrás, eu disse que os deuses do futebol, iriam se vingar do Palmeiras por causa daquele gás.
    De lá pra cá, o clube verde se transformou em um punhado de entulho.
    Muito mais grave que o gás, é o uso de dinheiro de suor popular para construção de um sonho privado(a).
    O time da marginal sofrerá graves consequências por desfrutar de algo que não tem direito, sonho feito através de sangue de inocentes.
    Ou ninguém vai morrer por falta de vagas em hospitais ?
    Melhor seria se tivessem jogado gás no vestiário do São Paulo.
    O juizo está sobre você corinthians.

  16. Everardo

    O Guilherme Boulos, pelo que escrevem, nasceu em berço esplendido, estudou na melhor escola do país, brinca de fazer socialismo com a necessidade dos outros. O texto é típico de quem pensa que sabe das coisas e, a final, não sabe nada. Apesar de tudo, sabemos que um bom corinthiano…

  17. Fatima Lima

    Este Barbante sabe o que é
    Reconceito. E desconhece a luz da lucidez. Deve invejar que conhece. Guilherme Boulos sabe das coisas!

  18. H@milton

    Esse comentador sempre fala contra o SCCP, ignorante e mal informado no mínimo, pq nao entrou com ação contra como fez o incompetente Aurélio Miguel?
    O BAMBI vereador perdeu os 4 processos, procure a sentença, infelizmente a imprensa paulistana esta infestada de anti e se mostram incompetentes em raciocínios simples apelando para moral e ética, coisas que nao sabem nem definir e nunca estudaram para chama-las em artigos medíocres como esse que um outro medíocre sem cérebro para ter opiniões próprias copia e cola como se fosse a verdade suprema, Guilherme va estudar e tenha opinião própria a internet seria melhor se vc tivesse neuronios e parasse de vomitar o que viu acreditando que esse incompetente tivesse poder de mudar alguma coisa, pelo menos o BAMBI foi a justiça e perdeu, esse pseudo jornalista deveria ter feito o mesmo, mas se escondem atras de seUs microfones e ficam posando de bons cidadãos que se fossem mesmo teriam a coragem de fazer o que o BAMBI fez, mas nao fizeram, nao fazem e nao farão, só blá, blá, blá!

  19. h@milton

    isso e ser mais incoerente ainda, e o faça o que falo e não o que faço!
    A cidade toda se valorizou e muito, estão despejando na construção civil cerca de 100 bi de reais para financiamentos, é a indústria que mais gera emprego! Sinceramente não da para estar de acordo com esses mãos grandes, conheço n pi trabalhadores que enchem diariamente suas marmitas e moram de aluguel e nunca pensaram em se juntar a esses foras da lei!
    Impossível apoiar isso!

  20. José

    Engraçado em 1500 quando começou a busca de escravos para colonização do Brasil, em 1964 quando começou a busca de pessoas Norte e Nordeste para Industrialização de São Paulo ninguém pensou em super população em desigualdade social … agora culpar esse ou aquele por problemas sociais é muito fácil … antes de criticas coloque solução … Falar por falar todos falam … Solução é mais viável,,, e quanto alguém de algum movimento escreve sempre fico de sobreaviso pois é sempre mais um idealista oportunista com dinheiro dos outros querendo socialização … isso é hipocrisia !!!

  21. José

    Atribuir algo a alguém é mais reflexo de si mesmo …. se Corintiano é vagabundo é porque vc em seu intimo e mais vagabundo ainda …. quando julgas alguém os quesitos para julgamento estão dentro de você !!! então vc é muito mais !!!!

  22. H@milton

    Quero saber se essa instituição e registrada legalmente ou se atua no mesmo modelo do mst?

  23. José

    É uma pena que não temos o e-mail desse cidadão pois fala o que quer sem base de nada … com argumentos da própria cabeça sem raciocínio logico ele mesmo disse que é complicado então nem ele entende … se não entende porque comenta… Ele comenta valores se não tem obra não tem valores pra construir nada … os valores só existem se houver obra… então como pode falar de construção de escola se não existe dinheiro …. Jornalista meia boca !!!

  24. h@milton

    Fernando, com certeza vc não é de Itaquera, logo vc se acha um dos melhores, infelizmente vc é mais um dos coitados vitimas da corrupção, não teve escola, sua mãe te deixava sozinho nas ruas, provavelmente sofreu abuso e não teve proteção de nenhum programa oficial do estado ou de ong’s! Hoje vc deve ser viver de bicos ou de catar latinhas para reciclagem, mas não se envergonhe isso é decente, mas use melhor seu tempo livre, pare de gastar dinheiro em lan house e comece a se educar, vá até alguma igreja e peça para fazer o antigo mobral, tenha força de vontade, onde vc mora não é diferente de Itaquera, pois sua personalidade mostra que vc é um dos esquecidos do sistema, vá até um diretório do pt e se cadastre no mst, ou sem teto e comece a diminuir sua revolta com o sistema que te possibilitou ser um acéfalo!
    feliz natal…

  25. Fernando (O original) - Curintchia tudo VAGABUNDO!

    O ÁPICE DA ACEFALIA É SE TORNAR UM CURICANO

    AINDA NÃO CHEGUEI A TAL PONTO, JÁ VOCE….

  26. joão paulo tricolor

    O PT abandonou o socialismo em 2001. Se tivesse se mantido socialista num era governo, num existia PSOL, ainda teria Marina Silva, etc…

  27. H@milton

    Nao e nao. E ser como vc bobo alegre, nem sem cérebro vc e menos que isso, provavelmente unicelular!

  28. H@milton

    Desculpe Fernando tem coisa pior sim, e ter nome de musica do abba!
    Tua mae trabalhava na zona quando te gerou ouvindo abba, agora entendemos pq és um bobo alegre!
    Já foi abusado? Enquanto a mamae ouvia o abba?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: