FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE
Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.
http://www.navegareditora.com.br Email: caminhodasideias@superig.com.br
FINAL DO BRASILEIRO – 2.011- 38ª Rodada
Domingo 04/12/2011
Corinthians x Palmeiras
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (FIFA-SP)
PRIMEIRA ETAPA
Nos primeiros minutos, Wilson Seneme, esteve em cima das jogadas sinalizando tudo.
Este proceder indicou que sinalizaria toda e qualquer agressão às leis do jogo.
FALHOU
Entre o vigésimo e vigésimo quinto minuto, deixou de sinalizar retenção de bola (deter a pelota por mais de seis segundos) praticada por Deola, goleiro palmeirense, ocorrida nas proximidades da meia lua.
EM TEMPO
O goleiro tem a obrigação de repor a bola em jogo, mesmo que um dos oponentes esteja próximo; cabe ao árbitro, decidir, se legal ou não.
SEGUNDA ETAPA
No segundo minuto Valdivia tentou atingir seu Jorge Henrique com o solado da chuteira do pé direito; na seqüência, com a força do movimento corporal, um dos braços atingiu o rosto do corintiano; neste instante, Wilson Seneme sinalizou a infração, mostrou vermelho pro Valdivia, e gesticulou, indicando que a expulsão foi por cotovelada.
Neste tópico, observei que a solada praticada por Valdivia, foi maldosa, portanto, deveria ter sido o principal motivo de sua expulsão.
Quanto ao movimento do braço que atingiu o rosto do corintiano Jorge Henrique, no ato, entendi que foi involuntário.
NOVA EXPULSÃO
Após a expulsão do palmeirense Valdivia, entendi que Wilson Luiz Seneme perdeu o controle da situação, os ânimos se acirraram, daí em diante os atletas iniciaram o denominado chegar junto com mais força, este fato, provocou a expulsão do corintiano Wallace.
CONFUSÃO – EXPULSÕES
Bem próximo do final da contenda, Jorge Henrique plagiou Valdivia chutando o ar, não deu outra, foi atingido.
Os palmeirenses entenderam que Jorge Henrique teve intenção de tirar sarro e partiram pra cima do corintiano.
A movimentação dos palmeirenses gerou pequeno conflito que resultou nas expulsões do corintiano Leandro Castán, como também, do palmeirense João Vitor, por ter atingindo Jorge Henrique de forma proposital e violenta.
OMISSÃO
No decurso do conflito, pela TV, observei que o assistente 02 – Marcelo Carvalho Van Gasse (SP), viu a agressão explicita, salvo engano, praticada pelo palmeirense Luan.
A continuidade de Luan da contenda deve ter sido provocada por um dos motivos:
a) Marcelo Van Gasse, assistente 01, não comunicou o acontecido para Wilson Luiz Seneme, tendo como objetivo, não arrumar problemas nos “impolutos” bastidores.
b) Wilson Luiz Seneme foi comunicado, mesmo assim, se fez de migué, ou seja, evitou problemas.
PUNIÇÃO
Em meu entendimento, se houver o mínimo de seriedade e independência dos membros da – CA da CBF- um dos dois, ou ambos, merece punição.
Salvo, se receberam orientação, se sim, escancararam que: “Ta tudo dominado.”
Vasco x Flamengo
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Deixou de sinalizar penalidade máxima claríssima cometida pelo flamenguista Willians no momento que puxou a camisa do vascaíno Diego Souza.
LEMBRANÇA
Recentemente, Péricles Bassols atuou na partida Avaí x Cruzeiro, no transcurso da mesma, ocorreu lance legal, com a bola sendo cabeceada pro fundo da rede cruzeirense; na cara dura! Péricles Bassols sinalizou impedimento prejudicando a equipe do Avaí.
São Paulo x Santos
Árbitro: Rodrigo Braghetto (SP)
Jogo pra cumprir tabela, trabalho aceitável.
LIMPEZA NA ADMINISTRAÇÃO DO FUTEBOL
Para tanto se faz necessário afastar Ricardo Teixeira, João Havelange, Marco Pólo Del Nero, bem como todos os vices-presidentes da FPF, especialmente, Vicente Candido e Reynaldo Carneiros Bastos, maioria dos dirigentes dos clubes e federações, bem como, todos os deputados e senadores que compões a nojenta e corrupta bancada da bola.
DEMISSÃO
O pedido de demissão do cargo de conselheiro do COI, efetuado por João Havelange explicitou sua influência na corrupção instalada na administração dos esportes do nosso querido Brasil, brasileiro.
CORRUPÇÃO NA FIFA
Conforme esperado os corruptos internacionais Joseph Blatter, João Havelange e Ricardo Teixeira chegaram ao acordo, com isto, tanto os dirigentes do COI, quanto os FIFA, assumiram que estão correndo acoplados na roubalheira.
LEGISLAÇÃO PENAL
Concordo com a campanha promovida pela radio Jovem-Pan, referente à lei 12.403 que incentiva a criminalidade, principalmente, as ocorridas no transito, em especial, aquelas que envolvem veículos que apresentem falta de manutenção, como também, quando conduzidos por quem tenha ingerido bebidas alcoólicas ou substância química.
A podridão se instalou em todos os setores da vida da nossa nação;
Chega de Corrupção,
Acorda Brasil
SP-10/12/2011
Fiori, hoje o Paulinho escreveu um brilhante texto sobre a corrupçao policial. Sendo o Sr. um policial experiente deve ter conhecimento destas maracutaias, pois segundo o jornalista Paulinho até as árvores da praça da Sé sabem, poderia comtribuir em muito com a moralidade que o Sr. tanto defende, escrevendo um texto à respeito, acusando como o Sr. fez hoje à diversas pessoas.
E a solada que o Henrique deu no primeiro minuto, atingindo o rosto do Liedson?
o sábado só começa quando leio a sua coluna.
seu Fiori, temos de respeitar aquem de pedir um escrito sob as maracutaias na delegacia do Denarc da praça da Sé com sua opiniçao de árbitro e agente publico de nossa segurança. É importante para o Brasil.
Fiori, vistes que depois do meu ultimato aos leitores deste espaço, as ofensas acabaram não é?
Exijo respeito aos periodistas desse blog…
Fiori, uma pergunta….O que acha da corrupção no Denarc?
abs!
Luizão
Você deva ser um dos covardões que se escondem no anonimato, ou então,usam, o famigerado pré-nome.
Por seu postado, acredito que devas ser um dos vários que defendem e participam das maracutaias dos bastidores dos esportes deste Brasil, brasileiro.
Saiba você que honrosamente continuo pertencendo ao quadro da Polici Civil do estado de São Paulo; como tal, confore estatuto, sou impedido de tecer considerações em público.
No entanto, enquanto cidadão, sou convicto todas as denuncias devam ser apuradas, dsesde que o denunciante apresente provas.
Para saciar sua curiosidade e sadismo, lhe desáfio a se dirigir a CORREGEDORIA da Policia Civil,ou qualquer dos órgãos investigativos das condutas dos funcionários públicos, identifique-se, registrando seus dados, em seguida, apresente suas alegações contra mim ou outro policial.
EM TEMPO
a) Se encontrar dificuldades envie e-mail para o responsável pelo blog, marcando local de fácil acesso publico onde nos conheceremos e você tiorara suas dúvidas.
b) Paulinho deva estar presente e você devera autorizar filmagens e som sobre todos os fatos.
Cara enfrentei deputados, prefeitos e os cambaús, nada temo, é comigo mesmo.
Genésio
Vai pra puta que te Pariu, covardão
Esse vurgo é tão imbecil que deve acredita mesmo nisso.
sr fiori parabéns pela coluna esse soprador de apito péricles bassols roubou o vasco da gama duas vezes no primeiro turno aconteceu o penalti no bernardo. o “presidente” do vasco da gama sempre omisso viu a escalação desse pilantra e nada fez,e o resultado disso tudo mais um penalti não marcado o clube prejudicado e o incompetente chorando pois foi barrado na festinha da cbf.
fiori desbocado!!!!