Advertisements

Desabafos de uma torcedora triste

Por GIULIA R.D.

Paulinho, vejo seu blog como uma forma de expressar o que muita, mas  muita gente do bem sente, e é por isso que escrevo este email.

Sou São Paulina, de verdade.

Amo meu time, acompanho diariamente pelos programas e sites esportivos além de, desde o começo de 2009 possuir uma cadeira visa, e ai então acompanhar todos os jogos em casa sem exceção do tricolor, e uma só coisa me tira a alegria de gostar de  futebol nesse país, essa porcaria dessa violência gratuita vinda de pessoas ignorantes, sem amor no coração e acho que também filhos de chocadeira, por que não é possível uma pessoa dessas ter pai e mãe.

Moro entre o Parque Antártica e o Pacaembu.

Estou acostumada com muvuca de jogos, e,  graças a Deus, nunca me aconteceu nada em nenhum jogo do Palmeiras, do Corinthians ou até mesmo lá no Morumbi.

Porém, este domingo foi o dia de pensar se realmente vale a pena eu tirar 700 reais anuais para ver meu time do coração jogar.

Tive um compromisso e precisei pegar a marginal tiete, para isso esperei começar o jogo e saí de casa. 

Quando estava ao lado do Parque Antartica, muitos torcedores correram  pela pista do meu carro, assim como muitos policiais, bombas estouraram do meu lado e um carro da PM parou meu carro e de uma forma bem rude mandou eu não ultrapassar. 

Ultrapassei, se não sabe lá Deus o que iria acontecer. 

Depois de alguns minutos de angustia, e depois vendo as noticias de morte, amputação e agressões, penso eu que, ou essa palhaçada de meia dúzia de pessoas, que a policia sabe muito bem quem são, acaba, ou nossos queridos times de coração, ao invés de clubes esportivos, vão se tornar símbolos de guerra.

Fora que você gasta bons 150, 130 reais em camisetas, adereços do seu time e também não pode usar, pois te confundem com os bandidos, você trabalha, paga tudo que tem que pagar para o governo e recebe em troca do amor, agressividade.

O medo tomou conta do esporte.

Que feio.

Que triste.

Facebook Comments
Advertisements

79 comentários sobre “Desabafos de uma torcedora triste

  1. JSCN

    calma pessoal… o pior dos vexames ainda está por vir: COPA DE 2014 no Brasil…

    Aguardem!!! Isto é, se o mundo não acabar antes, em 2012.

  2. Alberto - O Original

    Paulinho não perca seu tempo, pois nada vai acontecer.
    Enquanto esse tipo de gente puder votar, nada irá mudar com relação aos marginais organizados.
    Ele elegem dirigentes, dão guaridas (ou executam favores) aos mesmos e são ‘remunerados’ por isso.
    E não só dirigintes que dão dinheiro declaradamente, como os do time que vc torce, tem alguns que dão apoio em reuniões dessas entidades, alguns até declarando “morte aos bambis” (talvez dai a motivação para boa parte das confusões do domingo).
    Até promotor encarregado de extinguí-las ou puní-las já virou político.
    O que essa torcedora viu domingo, eu vi pessoalmente acontecer na marginal depois da apuração do carnaval. E vejo acontecer com TODAS as torcidas, pelo menos desde do início dos anos 90.
    Algo mudou até hoje?

  3. Thor-Palmeirense

    Fifa reafirma que Morumbi ‘não está preparado para nada além das oitavas’
    Secretário-geral da entidade diz que São Paulo tem até início de 2013 para apresentar um estádio compatível com suas pretensões.

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1501479-17852,00-FIFA+REAFIRMA+QUE+MORUMBI+NAO+ESTA+PREPARADO+PARA+NADA+ALEM+DAS+OITAVAS.html

  4. Heloisa

    NUNCA fui a um estádio de futebol. E toda vez que tento me empolgar, acontece uma coisa dessas. Já tive de ir trabalhar de domingo e o metrô cheio de santistas fazendo baderna; já tive de fugir, na Paulista, de confronto entre palmeirenses e são-paulinos; já suei frio ao pegar ônibus cheio de corintianos e cruzar com eles indo ao jogo no Pacaembu. Sou corintiana e, como podem ver, não sobra ninguém inocente no meio da confusão… Agora a confusão foi pro carnaval. De torcidas misturadas passaremos à torcida única ou à torcida nenhuma? E a polícia tendo de gastar tempo com esse tipo de marginal (claro que existem pessoas do bem em todas as torcidas…) enquanto os outros tipos de marginais fazem a festa.

  5. Osvaldo Capobbiello

    Paulinho, e sobre a nova crítica da Fifa feita hj pela manhã descartando novamente o Privadão para a Copa?

  6. sandro

    Dizem háa anos que mudar o voto é mudar de presidente, governador entre outros, estamos sempre votando em pessoas que achamos que irão mudar nossas vidas e depois de um certo tempo vem alguém e diz que o voto é a salvação de tudo e todos, ERRADO. Mudamos sim nosso votos e nada acontece, porque QUASE TODOS os politicos desse Brasil com excessão de pouquissimos pensam em quem votou neles. Não muda nada, mudamos nosso voto e não mudou nada, se permenecessemos com os mesmos votos anteriores não mudaria nada. O POVO votou em Erundina como protesto e não mudou nada, em LULA não mudou nada, o VOTO serve pra colocarmos lá quem nós queremos mas isso não quer dizer que mudaremos alguma coisa.

  7. Paulo Henrique

    Os clubes sao coniventes com esses criminosos de torcidas organizadas, como disseram acima, dao dinheiro fazem reunioes com esse bandidos. Uma coisa que deveria acontecer, seria comecar a punir os clubes, com perda de mando de campo, perda de pontos e ate exclusao ou rebaixamento para divisoes inferiores.
    A justiça perdeu a oportunidade de dar o primeiro passo para isso, ano passado com o Coritiba, a punicao foi quase perfeita, teria ainda de ter rebaixado mais o time, mas para variar, essa tal”JUSTIçA” deu prova de que nao funciona, ao converter a suspensao do estadio em cesta basica ou algo do genero.
    Falando do meu time, o Sao Paulo, escuto dirigentes bradando que o Sao Paulo nao da nada para a torcida organizada, pois bem, isso ‘e mentira, pois a torcida usa o escudo do clube em seus uniformes de guerra, em suas bandeiras, portanto o Sao PAulo tb ‘e conivente com essas barbaries, pois cede seu simbolo para as armaduras desses bandidos. SE quisessem mesmo, fazer algo, cobrariam ou proibiriam o uso. Nao vejo diferenca entre o uso do simbolo nas armaduras de guerra das organizadas e em uma camisa pirata…

    Eu fui “trouxa torcedor”, esse deveria ser o termo usados pelo clubes para os socios torcedores, mas hoje em dia, ainda bem que os jogos passam na TV, se eu quisesse ir para guerra, iria para o Afeganistao e nao para o estadio.

  8. ZECA

    TO CANSADO DE DIZER, QUEM GASTA $ COM FUTEBOL NO BRASIL EH BANDIDO, POIS ESTA CONTRIBUINDO PARA A PROLIFERACAO DA BANDIDAGEM!!

  9. Jose T. jr.

    Prezada Giulia,

    Você esqueceu de mencionar outras violências, como:
    R$ 20-30,00 para você deixar seu carro na RUA!! Isso mesmo Rua, se não qdo. voltar, você não terá espelho retrovisor, rádio e sua pintura já era…
    Esqueceu também de mencionar que os banheiros são verdadeiros lixos, indignos de uso, para quem chega a pagar R$ 40,00 em uma arquibancada. Ahhh. já ia esquecendo o empurra, empurra para entrar no estádio, cavalos indo ao seu encontro e algumas borrachadas que você leva sem saber porquê…
    Cambistas? Deixa pra lá. Futebol precisa ser tratado de forma diferenciada… Sei que é utopia, mas pergunto: Temos brigas, sujeiras, vandalismos, roubos em cinema? Não…. E olha que hoje você gasta muito menos do que um jogo de futebol.. E olha que o acesso é mais fácil a classe mais baixa.. Esse é o ponto o local impõe respeito, o local recebe bem, o local proporciona lazer… Temos este sonho de local em algum estádio? Não… Logo, é prato cheio, para uns e outros fazerem arruaças pertubando a ordem pública. Já fui membro de organizada a 15 anos atrás e por amor a minha vida, nunca mais frequentei esses grupos…

  10. Marcos!100%tricolor 6-3-3

    Infelizmente essa história é antiga… como torcedor ja passei muitos apuros…
    Sou 100% a favor de jogos com torcida única… somente a torcida do mandante… pode não resolver 100% os episódios de violência mas será uma medida fortemente inibidora desses trsites aontecimentos …possibilitara ao torcedor ter um pouco mais de tranquilidade na hora de decidir ver seu time do coração em campo… ou assistir pela tv…

  11. JOE O CÂNDIDO

    HONEY,

    JOE, SABE COMO VOCÊ SE SENTE.

    JÁ FUI VITIMA DE EMBOSCADAS PATROCINADAS POR BANDIDOS ORGANIZADOS, MINHA SORTE É QUE PELA BONDADE DIVINA FUI TREINADO NA ARTE DA GUERRA, O QUE ME AJUDOU.

    MAS FICO IMAGINANDO VOCÊ FRÁGIL, INDEFESA DIANTE DESSES CAFAJESTES.

    TEMOS QUE NOS UNIR, PARA BANIR ESSES FARRAPOS DE GENTE, QUE NÃO RESPEITAM NADA E NINGUÉM.

    VAMOS VER SE A PROMOTORIA PÚBLICA AJA EFETIVAMENTE PARA BANI-LOS.

    ATÉ LÁ CONTE COMIGO, VOCÊ TEM O MEU E-MAIL.

    ESTOU À SUA DISPOSIÇÃO.

    SEM MAIS,

    JOE O JUSTO.
    RES, NON VERBA

  12. Hector Souza

    Mais um relato de uma torcedora de bem que foi retirada dos estádio pela força do medo e da impunidade. Até quando essa situação irá perdurar, isso é um desrespeito.

    Aos torcedores bandidos mortos e feridos na batalha, bem feito, como diria o sábio: quem planta colhe. A rivalidade no futebol é sadia, mas nada justifica agressão verbal, física e as ameaças que esses cafajestes exercem sobre pessoas de bem, o mais triste é que nossas autoridades incompetentes fecham os olhos e são coniventes com a violência!

  13. TASSIO

    não estou defendendo a bandidagem

    claro que não!

    mas se alguem te manda um e-mail criticando outros estádios, pessoas
    etc…

    vc publica….achando que essa pessoa está falando 100% !

    a verdade está na ponta do lapis de quem escreve a história

    já diria paulo coelho!

  14. CERQUEIRA BORGES

    ONTEM NO PROGRAMA GAZETA ESPORTIVA, O JORNALISTA FLÁVIO PRADO DISSE O SEGUINTE:

    “SE UNS 6, EM VEZ DE 1, TIVESSEM MORRIDO, SERIA MELHOR.”

    CONCORDO PLENAMENTE COM ELE. ESSES CIDADÃOS TÊM APENAS UM OBJETIVO NAS HORAS QUE ANTECEDEM A PARTIDA: BRIGAR.

    C.B CONCLUI ASSIM SEU ARRAZOADO.

  15. raphael

    CONCORDO!

    SE UNS 300 DESSE TIPINHO ORGANIZADO TIVESSEM MORRIDO, AO INVES DE 1, SERIA MUUUUITO MELHOR.

  16. wilson

    O grande problema é a impunidade . Estadio do Coritiba liberado, Gremio condenado a 10 jogos e depois baixando só para 3 . Agressores da diretoria do Inter soltinhos na rua . Filinhos de papai, filhos de conselheiros, etc etc etc .

  17. JOE O CÂNDIDO

    *********COMUNICADO DE RELEVÂNCIA NACIONAL******

    JOE, EM MAIS UMA DEMOSTRAÇÃO DE AMOR E BONDADE AO PROXIMO, TRAZ A LUZ A VERDADE, DO QUE ESTA OCORRENDO NO CENÁRIO GEO-POLÍTICO INTERNACIONAL.

    A INGLATERRA ANUNCIOU QUE IRA RETIRAR PETRÓLEO DAS ILHAS MALVINAS.
    EIS A VERDADE:

    AS ILHAS MALVINAS ESTÃO A 12500 KM DE DISTÂNCIA DA INGLATERRA, O QUE TORNA INVIÁVEL ESSA EMPREITADA DOS INGLESES, O BARRIL SAIRIA A UM CUSTO MUITO ALTO.

    EVIDENTE QUE OS INGLESES SABEM DISSO, PORQUE ENTÃO FAZE-LO?
    ORA, A FINALIDADE NÃO É ESSA ANUNCIADA; VEJAM, FOI REATIVADA A 4º FROTA NAVAL NORTE AMERICANA.

    O OBJETIVO FINAL, É DE SE FAZER UMA BASE NAVAL NAS ILHAS MALVINAS. COM QUE FINALIDADE?

    O PRÉ -SAL BRASILEIRO.

    É ISSO QUE OS ANGLO-AMERICANOS ESTÃO DESEJOSOS, DE OLHO NO PETRÓLEO E AGUA BRASILEIRA.

    AINDA BEM QUE TEMOS UM ESTADISTA DE NOME LULA QUE JÁ SACOU, A VERDADEIRA INTENÇÃO DOS GRINGOS.

    NÃO É POR MENOS QUE O E.U.A, TEM INTERESSE NAS PROXIMAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS E, UTILIZARÁ A DIREITA DEMOTUCANA PARA BARRAR A ELEIÇÃO DA DILMA, POIS SABEM QUE A POLÍTICA NEOLIBERAL DEMOTUCANA DARIA A PETROBRÁS, QUE ELES CHAMARAM DE ELEFANTE BRANCO, A TROCO DE NADA.

    ESSA É A VERDADE.

    SEM MAIS,
    JOE O IMACULADO.
    DE FODE

  18. raphael

    o nível dos comentários aqui é desesperador!
    não sei qual o motivo que levou giulia perder tempo escrevendo para esse bando de analfabetos funcionais.
    o que ela esperava em troca? alguma mobilização reacionária? pfff

    este blog reflete a condição atual dos esportes brasileiros.

  19. 7-3-3-13 rumo à 14a.

    Quando o Corintians construir o estádio tudo isso cairá no esquecimento, já temos Ronaldo, Roberto Carlos e Danilo. O maior patrocínio do mundo e o clube fatura muito, esse ano vamos ganhar tudo, espere e verão.
    Paulinho, cadê as denúncias contra o Jardim Leonor, tá ficando chato ficar falando só do timão aqui, quero mais notícias da Vila Sônia, hehehe…

  20. murilo ferraz

    hahahahahahahahahhahah
    essa foi boa marcos.
    fiu terra joe janson lina cerqueira borges e outros são um bando de babacas retardados

  21. walmir

    que mulher preconceituosa, as chocadeiras como ela diz são vítimas da violência e não a origem, essas pessoas que podem gastar R$700 por mes pra assistir futebol é que sempre sustentaram o poder no brasil.

  22. Gilson 6-3-3

    agora vc deu um tiro no pé malandro……

    Claro que não está preparado para mais que as oitavas….
    as reformas ainda não foram feitas….

    Interprete certinho….

    Do jeito que está já da pra pegar um jogo das oitavas…..

    mas ainda virão R$ 300 milhôes em reformas e melhorias…..

    entendeu ou vou ter que desenhar?

  23. Gilson 6-3-3

    leia bem….

    do jeito que está o Morumbi pode abrigar as oitavas…

    ainda virão as reformas…..

    vc é bem burrinho ehn….

  24. João Ricardo

    Paulinho, por favor, faça um comentário sobre isso. Há tempos venho reparando que o site TERRA costuma ‘maneirar’ nas críticas ao SP, mas o que aconteceu hoje foi o cúmulo. Enquanto os demais veículos de comunicação dão a notícia de que o Marco Aurélio Cunha teve o mandato de vereador cassado, o TERRA colocou o cara para dar entrevista se defendendo. Ou seja, o que foi objeto da condenação não foi notícia, mas a defesa dele sim. Absurdo. Veja abaixo:

    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4281344-EI6578,00-Vereador+cassado+O+risco+e+vir+um+regime+de+excessao.html

  25. Marcos Rangel

    Estatista chamado lula? ahahahahaha\hahahaahahah
    OLha o que o “estadista “sem dedo anda aprontando
    PATRULHAMENTO GERAL

    O primeiro jornalista a sofrer cerceamento do direito de bem informar, em consequência dos seus verdadeiros, contundentes e procedentes comentários contra os desmandos do atual governo, foi o Boris Casoy. De acordo com o noticiário da época, ele foi demitido a pedido do próprio Lulla. Entretanto aos olhos dos menos atentos, a coisa vem se agravando de maneira avassaladora e perigosa, senão vejamos:

    O Programa do Jô tir ou do ar (sem dar qualquer satisfação ao público) o quadro “As Meninas do Jô” que era apresentado às quartas feiras onde as jornalistas Lilian Witifibe, Ana Maria Tahan, Cristiana Lobo, Lúcia Hippólito e, por vezes, outras mais, traziam a público e debatiam todas as falcatruas perpetradas por essa corja de corruptos que se apossou do país. As entrevistas sobre temas políticos não têm sido mais levadas a efeito atualmente. Virou um programa de amenidades e sem qualquer brilhantismo.

    O jornalista Arnaldo Jabor, considerado desafeto pelo governo atual, vem sofrendo, de forma velada e sistemática, todo tipo retaliação. Já foi processado, condenado, amordaçado e por aí vai. Sua participação diária, às 07:10h na Rádio CBN tem se limitado a assuntos sem a relevância que tinha, haja vista que está impedido de falar sobre assuntos que envolvam a política nacional e o atual governo…

    A jornalista Lúcia Hippólito, que tinha uma participação diária, às 07:55h na Rádio CBN, não está mais ocupando o microfone da emissora como fazia e nenhum comunicado foi feito pelo âncora do horário, o jornalista Heródoto Barbeiro.

    Sorrateiramente, colocaram-na como âncora em outro horário, onde enfoca matérias mais amenas e sem a habitual, verdadeira e procedente contundência.

    Diogo Mainard, da revista Veja, além de processado, vem sofrendo várias ameaças de morte por parte do jornal do MR-8 (que faz parte da base aliada ao Lulla) e de integrantes dos chamados “Movimentos Sociais”.

    O “Estadão” de São Paulo está sob forte censura governamental há pelo menos 60 dias.

    Pelo que se vê, Fidel Castro está fazendo escola na América do Sul. O primeiro a colocar em prática estes ensinamentos, aniquilando o direito de imprensa foi Hugo Chávez e, pelo andar da carruagem, o nosso PresiMENTE está trilhando pelo mesmo caminho.

    Constitucionalmente:

    Onde está o estado democrático de direito?

    Onde está o livre direito de manifestação?

    Onde está a liberdade de expressão?

    Onde está a liberdade da Nação?

    Esse texto deve-se transformar na maior corrente que a internet já viu!

  26. Bernardo

    E a foto dele não é em ambiente de trabalho como legislador, e sim com o backdrop publicitário da agremiação dele.

  27. Sidney

    TENHO A LEVE IMPRESSÃO QUE VOCÊ APANHOU TAMBÉM, BATEU COM CABEÇA NO CHÃO E ESTÁ DELIRANDO.

  28. Giulia

    não cozinho feijao, tenho 20 anos de idade e foi só um descarrego mesmo, nao esperava compaixao nao, amo esporte e vou continuar amando e assitindo.

  29. CERQUEIRA BORGES

    CANALHAS, COMO OUSAM MOTEJAR JOE?
    OS SENHORES NÃO TEM MAIS O QUE FAZER NÃO? PRESTAM-SE A ÍNFIMA TAREFA DE FICAR INVECTIVANDO OS MEMBROS DA PLÊIADE.
    VÃO ARRUMAR UM OFÍCIO.

    C.B CONCLUI ASIIM SEU ARRAZOADO.

  30. JONAS

    Joe, fica queito e finge que não viu o que o Marcos escreveu que é melhor. Tomou um verdairo nó e no fim apelou.

  31. Delgado

    Como tem gente imbecil. O tema é a morte de torcedores e o que está por vir, e um imbecil está precoupado em divulgar que um Zé Mané da Fifa, mais preocupado em atender interesse de empreiteiras em meter mão no NOSSO dinheiro, desqualificou o Morumbi.
    Enquanto existirem ignorantes como esse, vai se difícil acabar com a essa gente no futebol.

  32. Alviverde/SP

    Sem dúvida, MUITO TRISTE…e bote TRISTEZA nisso mesmo…as cenas de selvageria e violencia gratuita são chocantes, como se ainda já não tivessemos visto tantas outras. Verdadeiros DESCEREBRADOS, que não dão a mínima importancia à vida humana. Tratam o próximo como um boneco de trapo, massacrando-o, linchando-o, só por torcer para o time adversário. Qualquer provocação que tivesse existido de parte à parte, NÃO JUSTIFICA de FORMA NENHUMA tamanha SELVAGERIA…

  33. Roque Silva

    PRONTO, CHEGOU O FILÓSOFO BUNDA BRANCA.
    VAI COMER TITICA DO TIETE, RAPÁ ……………………

  34. Marcelo Abdul

    Thor-palmeirense deve estar satisfeito.

    Ele é um internautas que mais fabrica o ódio e a intolerância aqui nos comentários.

    Elementos como ele querem que os torcedores se comportem como selvagens como se aqui no Brasil tivessemos conflitos étnicos. Tudo em prol de uma falsa moralidade.

    O resultado disso todos vemos. Mortes, feridos e a cara de pau do anti cidadão que continua a vomitar esterco através de seus dedos.

    Seu nick falso tem o nome do Deus do trovão dos nórdicos. Mas na verdade o fake covarde ele se comporta como o meio irmão de Thor, Loki, um Deus mentiroso, maldoso e covarde.

  35. Legiao Gay - Time Oficial da Vila Sonia

    Joe, o Candido, “MENTE DESOCUPADA EH A OFICINA DO DIABO”,

  36. Osvaldo Capobbiello

    Quanta bobagem esse Gilson “Malandrão” escreveu… acho que quem precisa de um intérprete e ele, que não entende as notícias.

    Vamos lá, vc precisa de ajuda, tentarei ser didático, aí talvez vc entenda:

    – Uma coisa é a situação atual do Privadão, outra é o projeto de puxadinho apresentado.

    – O Privadão é um estádio hj totalmente fora de qualquer padrão e exigência internacional; em outras palavras, uma porcaria.

    – O que a Fifa está vetando mais uma vez, como de costume, é o projeto do puxadinho que os cervídeos apresentam; é isso que está vetado. Óbvio que o Privadão da forma como é hj nem se cogita; é tão absurdo como tentar credenciar a tal fazendinha lá dos sem estádio, lá da marginal s/n, para a Copa.

    – Resumindo, a Fifa vetou o PROJETO do puxadinho, ou seja, aquela maquiada que os cervídeos pretendiam dar no Privadão para tentar enganar a Fifa não deu certo mais uma vez.

    – A Fifa, assim como os investidores, não é idiota; vc sabia que até agora não conseguiram investidores para o puxadinho? Investidor não coloca dinheiro em incerteza, e isso é o fato.

  37. Gad Cohen

    Nassif: Serra e o fim da era paulista na política
    21/fevereiro/2010 11:01

    Bem que o PiG(*) tentou
    Saiu no Nassif:
    21/02/2010 – 09:53

    Nassif: Serra e o fim da era paulista na política
    Por que José Serra vacila tanto em anunciar-se candidato?
    Para quem acompanha a política paulista com olhos de observador e tem contatos com aliados atuais e ex-aliados de Serra, a razão é simples.
    Seu cálculo político era o seguinte: se perde as eleições para presidente, acaba sua carreira política; se se lança candidato a governador, mas o PSDB consegue emplacar o candidato a presidente, perde o partido para o aliado. Em qualquer hipótese, iria para o aposentadoria ou para segundo plano. Para ele só interessava uma das seguintes alternativas: ele presidente ou; ele governador e alguém do PT presidente. Ou o PSDB dava certo com ele; ou que explodisse, sem ele.
    Esta foi a lógica que (des)orientou sua (in)decisão e que levou o partido a esse abraço de afogado. A ideia era enrolar até a convenção, lá analisar o que lhe fosse melhor.
    De lá para cá, muita água rolou. Agora, as alternativas são as seguintes:
    1. O xeque que recebeu de Aécio Neves (anunciando a saída da disputa para candidato a presidente) demoliu a estratégia inicial de Serra. Agora, se desiste da presidência e sai candidato a governador, leva a pecha de medroso e de sujeito que sacrificou o partido em nome de seus interesses pessoais.
    2. Se sai candidato a presidente, no dia seguinte o serrismo acaba.
    O balanço que virá
    O clima eleitoral de hoje, mais o poder remanescente de Serra, dificulta a avaliação isenta do seu governo. Esse quadro – que vou traçar agora – será de consenso no ano que vem, quando começar o balanço isento do seu governo, sem as paixões eleitorais e sem a obrigatoriedade da velha mídia de criar o seu campeão a fórceps. Aí se verá com mais clareza a falta de gestão, a ausência total do governador do dia-a-dia da administração (a não ser para inaugurações), a perda de controle sobre os esquemas de caixinha política.
    Hoje em dia, a liderança de Serra sobre seu governo é próxima a zero. Ele mantém o partido unido e a administração calada pelo medo, não pelas ideias ou pela liderança.
    Há mágoas profundas do covismo, mágoas dos aliados do DEM – pela maneira como deserdou Kassab -, afastamento daqueles que poderiam ser chamados de serristas históricos – um grupo de técnicos de alto nível que, quando sobreveio a inércia do período FHC-Malan, julgou que Serra poderia ser o receptador de ideias modernizantes.
    Outro dia almocei com um grande empresário, aliado de primeira hora de Serra. Cauteloso, leal, não avançou em críticas contra Serra. Ouviu as minhas e ponderou uma explicação que vale para todos, políticos, homens de negócio e pensadores: “As ideias têm que levar em conta a mudança das circunstâncias e do país”. Serra foi moderno quando parlamentar porque, em um período de desastre fiscal focou seu trabalho na responsabilidade fiscal.
    No governo paulista, não conseguiu levantar uma bandeira modernizadora sequer. Pior: não percebeu que os novos tempos exigiam um compromisso férreo com o bom estar do cidadão e a inclusão social. Mas continuou preso ao modelito do administrador frio e do sujeito que comprometeu o aparato regulatório do Estado com concessões descabidas a concessionárias.
    O castigo veio a cavalo. A decisão de desviar todos os recursos para o Rodoanel provocou o segundo maior desastre coletivo da moderna história do país, produzido por erros de gestão: o alagamento de São Paulo devido à interrupção das obras de desassoreamento do rio Tietê. O primeiro foi o “apagão” do governo FHC.
    O fim das ideias
    O Serra que emergiu governador decepcionou aliados históricos. Mostrou-se ausente da administração estadual, sem escrúpulos quando tornou-se o principal alimentador do macartismo virulento da velha mídia – usando a Veja e a Folha – e dos barra-pesadas do Congresso. Quando abriu mão dos quadros técnicos, perdeu o pé das ideias. Havia meia dúzia de intelectuais que o abastecia com ideias modernizantes. Sem eles, sua única manifestação intelectual foi o artigo para a Folha criticando a posição do Brasil em relação ao Irã – repetindo argumentos do seu blogueiro.
    É bobagem taxar o PSDB histórico de golpista. Na origem, o partido conseguiu aglutinar quadros técnicos de alto nível, de pensamento de centro-esquerda e legalistas por excelência. E uma classe média que também combateu a ditadura, mas avessa a radicalizações ideológicas.
    Ao encampar o estilo Maluf – virulência ideológica (através de seus comandados na mídia), insensibilidade social, (falsa) imagem de administrador frio e insensível, ênfase apenas nas obras de grande visibilidade, desinteresse em relação a temas centrais, como educação e segurança – Serra destruiu a solidariedade partidária criada duramente por lideranças como Mário Covas, Franco Montoro e Sérgio Motta.
    Quadros acadêmicos do PSDB, de alto nível, praticamente abandonaram o sonho de modernizar a política e ou voltaram para a Universidade ou para organizações civis que lhe abriram espaço.
    O personalismo exacerbado
    Principalmente, chamaram a atenção dois vícios seus, ambos frutos de um personalismo exacerbado – para o qual tantas e tantas vezes FHC tinha alertado.
    O primeiro, a tendência de chamar a si todos os méritos, não admitir críticas e tratar todos subordinados com desprezo, inclusive proibindo a qualquer secretário sequer mostrar seu trabalho. Principalmente, a de exigir a cabeça de jornalistas que o criticavam.
    O mal-estar na administração é geral. Em vez de um Estadista, passaram a ser comandados por um chefe de repartição que não admite o brilho de ninguém, nem lhes dá reconhecimento, não é eficiente e só joga para a torcida.
    O segundo, a deslealdade. Duvido que exista no governo Serra qualquer estrela com luz própria que lhe deva lealdade. A estratégia política de FHC e Lula sempre foi a de agregar, aparar resistências, afagar o ego de aliados. A de Serra foi a do conflito maximizado não por posições políticas, mas pelo ego transtornado.
    O uso do blogueiro terceirizado da Veja para ataques descabidos (pela virulência) contra Geraldo Alckmin, Chalita, Aécio, deixou marcas profundas no próprio partido.
    Alckmin não lhe deve lealdade, assim como Aloizio Nunes – que está sendo rifado por Serra. Alberto Goldmann deve? Praticamente desapareceu sob o personalismo de Serra, assim como Guilherme Afif e Lair Krähenbühl – sujeito de tão bom nível que conseguiu produzir das poucas coisas decentes do malufismo e não se sujar.
    No interior, há uma leva enorme de prefeitos esperando o último sopro de Serra para desvencilhar-se da presença incômoda do governador.
    O que segura o serrismo, hoje em dia, é apenas o temor do espírito vingativo de Serra. E um grupo de pessoas que será varrida da vida pública com sua derrota por absoluta falta de opção. Mas que chora amargamente a aposta na pessoa errada.
    Aliás, se Aécio Neves foi esperto (e é), tratará de reasgatar esses quadros para o partido.
    Saindo candidato a presidente e ficando claro que não terá chance de vitória, o PSDB paulista se bandeará na hora para o novo rei. Pelas possibilidades eleitorais, será Alckmin, político limitado, sem fôlego para inaugurar uma nova era. Por outro lado, o PT paulista também não logrou se renovar, abrir espaço para novos quadros, para novas propostas. Continua prisioneiro da polarização virulenta com o PSDB, sem ter conseguido desenvolver um discurso novo ou arregimentado novas alianças.
    O resultado final será o fim da era paulista na política nacional, um modelo que se sustentou décadas graças ao movimento das diretas e à aliança com a velha mídia.
    Acaba em um momento histórico, em que o desenvolvimento se interioriza e o monopólio da opinião começa a cair.
    A história explica grande parte desse fim de período. Mas o desmonte teria sido menos traumático se conduzido por uma liderança menos deletéria que a de Serra.
    (*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista

  38. Fabio Queiroz

    Como bem disseram antes, a polícia perde tempo dando guarida à essa turma dos infernos.
    Tem que deixar se matarem, abrir um espaço fora do estádio, e deixar lá uns 10 carros do IMLS, os primeiros presuntos já engavetam no carro e vai pro saco.

    Aí uma hora acaba essas merdas de torcidas organizadas, que só sabem cantar coisas de A VIOLÊNCIA VOLTOU, SE DER É PRA MATAR, SE DER É PRA MORRER, PODE VIM RPA CIMA…

    Morram cambada, e deixam o verdadeiro torcedor em paz!

  39. JOE O CÂNDIDO

    NÃO SUBSTIME OS VATICÍNIOS DE JOE.

    NUVENS TENEBROSAS SE FORMAM NO HORIZONTE.
    SOMENTE OS PUROS CONSEGUIRÃO DECIFRAR OS EVENTOS.

    PORTANTO, RENDA GRAÇAS A DEUS PELA MINHA EXISTÊNCIA.

    SEM MAIS,

    JOE O IMACULADO.
    DE FIDE.

  40. JOE O CÂNDIDO

    PREZADO CERQUEIRA BORGES,

    DESTARTE, NÃO PERCAMOS TEMPO COM AQUELES QUE AINDA CAMINHAM DE QUATRO.

    NOSSO TEMPO É POR DEMAIS PRECIOSO, MUITOS PRECISAM DE NOSSA AJUDA, PARA SAIREM DO LAÇO DA MENTIRA. ALGUNS ESTÃO ALÉM DO ARREPENDIMENTO.

    SEM MAIS,
    JOE O JUSTO.
    RES, NON VERBA.

  41. Cleiton Ferreira

    Só fiz esse comentario, pois o assunto era UM.
    Outros postaram no Blog, assuntos relacionados ao Projeto Morumbi 2014.
    O que o Projeto Morumbi 2014, tem haver com o texto da GIULIA R.D.

    Mas comente o que quiser.
    O Paulinho nos da a liberdade de comentar o que quiser.
    Mesmo se o comentario não tem nada haver com o texto escrito.

  42. Marcio

    Concordo com vc Marcelo. Um sujeito que só prega a violência e não é homem o bastante prá assinar o próprio nome, no mínimo deve ser integrante dessa corja de bandidos que se acham Deuses poderosos…. mas na verdade não passam de “vaquinhas de presépio”.

  43. VINAO 6-3-3

    kkkkkkkkkkk eu ainda nao vi o pseudonimo nº 1 dele.. o FIO TERRA “mão” amiga hahahahah

  44. daniel

    isso é apenas reflexo do Brasil , se a lei funcionasse em todas as situações a historia seria outra , mas como a impunidade e a corrupção é q prevalecem ficamos assim.

    N

  45. Fábio Barbano

    O São Paulo não está preocupado em sediar a abertura ou semi-finais. O interesse do São Paulo é que não construam outro estádio na cidade, o que inviabilizaria shows no Morumbi, diminuindo o faturamento. O interesse é reformar o estádio e contar com toda a infra-estrutura necessária, como metrô, estacionamento e VLT.

    A meta é reformar e receber alguns jogos da Copa. Para a cidade é importante batalhar pela abertura e pelas semi-finais. Para o clube, não fará a menor diferença.

  46. felipe

    aprendi isso na final da libertadores em 05, depois de gastar 200 reais com ingresso, ser ameacado de roubo por pessoas q dizian “torcer” para o mesmo time q eu, e quase apanhar da policia simplesmente por estar com a camisa do time andando para pegar minha conducao, desde entao nada relacionado a futebol brasileiro eh consumido em minha casa. minha ultima aquisicao foi uma camisa, no comeco do milenio, qd ainda c via cirio escrito em letras garrafais, verdes e azuis, no peito da camisa.

    o maximo q faco eh ouvir a alguns jogos do meu time pelo radio. e assistir a um futebol de verdade, o europeu.

    de futebol brasileiro poco me importa hj em dia. e se meu time cair de divisao eh mais q merecido. assim como com qq outro “grande clube” q esconde os membros principais de suas organizadas, ajudam cambistas, etc.

    eh triste ver para onde as coisas caminham, eu nao sinto mais orgulho de vestir a camisa do meu time, como sentia em meados dos anos 90, hj sinto medo, pavor de algum bandido organizado de outro time me dar um tiro na rua soh pq nao torco para o mesmo time q o dele.

    trsite porem real. e essa situacao soh acabara infelizmente qd o POVO, as familias e as pessoas q GOSTAM DE FUTEBOL, pararem de ir aos estadios e deixaram sempre os mesmo 2-3 mil “torcedores” se degladiando nas intermediacoes ou em qq lugar q seja, assim quem sabe coloca-se um fim nessa palhacada.

  47. José Roberto

    Como o mundo do futebol mudou.
    Década de 60 eu SãoPaulino roxo, morador na cidade de Santos minha casa há mais ou menos 1 km da Vila Belmiro, não perdia um jogo do Santos, Portuguesa Santista e Jabaquara.
    O Santos realmente o maior time do mundo, jovem com até 15 anos de idade entrava de graça nos estádios desde que acompanhado de uma pessoa maior de idade.
    Eu com meu dinheirinho para o ingresso, mais um guaraná caçula e um cachorro quente, ficava na porta do estádio até momentos antes do início da partida, sempre um senhor que perguntava se eu queria entrar com ele e assím na maioría das vezes não pagava ingresso, sobrava uma graninha para mais um sanduba.
    Sentava perto do gol onde hoje é o vestiário do adversário, todos sabiam que eu era tricolor mas não havía o menor perigo pois conversavamos muito sobre futebol, lógico que torcia para o peixe tomar uma piaba, era difícil com aquele esquadrão, mas o importante era ver grandes jogos como cansei de assisti.
    O legal era a amizade que existia entre todos sendo são paulinos, palmeirenses, curicanos, santistas e lusos pois não tinha essa de uma torcida para cá e outra pra lá, briga? muito raro só quando dois cabeçudos resolviam se desentender mas a turma do deixa disso logo entrava em ação.
    Seu Dondinho, pai do Pelé andava por toda arquibancada, cumprimentava todo mundo, era uma pessoa muito simples, hoje parente de qualquer cabeça de bagre quer logo um camarote.
    O futebol apresentado e os resultados sem comentário, assisti Santos X Botafogo 12 a 0 para o Santos, 8 gols do Pelé e por aí vai.
    Tem mais ia de bicicleta, deixava encostada no muro de uma casa em fente ao portão de entrada sem corrente e cadeado, e ninguém roubava.
    Bons tempos! sabem quando isso tornará a acontecer no Brasil? nunca mais, os valores foram completamente invertidos, só bandidos tem proteção do MP e governantes, vejam que o cara que arrastou o menino João Hélio por sete km está tendo por parte do governo toda atenção, querem coloca-lo no serviço de proteção à testemunha para que não corra perigo de ser morto.
    É ou não uma grande vantagem ser bandido no brasil?
    Trouxa de quem insiste em ser honesto, mas é uma questão de educação, berço e princípios, vamos fazer o que, se nossos pais nos ensinaram estes valores?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: