Advertisements
Anúncios

Coluna do Fiori

fiori4 

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

CENSURÁVEL

Conforme noticiado em alguns órgãos de imprensa a punição imposta ao árbitro Paulo César Oliveira pelo presidente da CEAF-SP foi determinada via fone pelo manda chuva do futebol paulista Marco Pollo Del Nero.

RAPIDEZ

O pronto acatar por parte do homem das mil e uma utilidades confirma seu apego ao cargo e seu desprezo para com a pessoa física e jurídica de seus comandados.

RECOMENDAÇÃO

Sabemos que a presidência da CEAF-SP é exercida por indicação do presidente, seu ocupante deveria mostrar que sob sua direção as decisões são tomadas com sabedoria e justiça.

ABERRAÇÃO

A imagem das TVs exibe visivelmente que Paulo César Oliveira durante e após a cobrança da penalidade encontra-se ao lado do atacante Tadeu do Barueri, seu assistente voltava do local em que estava quando da cobrança do pênalti. Conseqüentemente, lance de exclusiva responsabilidade do árbitro. 

PERÍODO DA PENA

Entendo que Paulo César Oliveira deveria ter sido punido com no máximo duas partidas, uma por não ter assinalado impedimento, outra por ter exposto seu assistente sugerindo que sua decisão dependeria do mesmo.

ASSISTENTE

Ao assistente não deveria ter sido dada qualquer tipo de punição, não teve a menor influência no lance.

CONCLUSÃO:

A pena foi exagerada, acredito que os dirigentes da FPF extrapolaram improvisando à conhecida média, ou seja, livraram-se das criticas.

Os ex-árbitros e membros da CEAF-SP se fizeram de surdos, mudos e cegos, entre estes, Artur Alves Junior que faz campanha aberta em prol sua candidatura à presidência do SAFESP contando com o apoio dos dirigentes da FPF.

CAMPEONATO PAULISTA

SÉRIE A1

Bragantino x Portuguesa

Árbitro: Claudinei Foratti da Silva

Atuação fraquíssima, não soube se colocar, foi questionado em varias situações, no lance de gol do Bragantino foi precipitado, seu assistente estava coberto pela trave não poderia definir se a bola houvera passado totalmente a linha de meta.

Palmeiras x Ituano

Árbitro: Marcelo Ribeiro de Souza

Inverteu várias faltas, na parte disciplinar deixou a desejar não aplicando o cartão em muitos casos, seu desempenho foi fraquíssimo.

Santos x Barueri

Árbitro: Rodrigo Guarizo do Amaral

O alastrar da contagem diluiu alguns erros.

Monte Azul x Palmeiras

Árbitro: Guilherme Cereta de Lima

Entendo que o pênalti não existiu, Danilo do Palmeiras e Mauro defensor do Monte Azul se agarraram, para prevenir-se de possível interferência Guilherme Cereta marcou a falta pênalti, não sofreu criticas garantindo seu amanhã.

Corinthians x Mirassol

Árbitro: Marcelo Rogério

Assistente 01: Vicente Romano Neto

Assistente 02: David Botelho Barbosa

Confesso que me agradou e muito o trabalho desenvolvido pelo trio nos lances fundamental que originaram algumas duvida.

No gol de Ronaldo observei Marcelo Rogério e seu assistente Vicente Romano Neto, ligadíssimos na posição de impedimento de dois corintianos quando do lançamento da bola ao instante que Ronaldo adentrou pelo meio e a mandou para dentro do gol.

A atenção de ambos configurou a beleza do lance.

O assistente David Barbosa teve ótima participação nos episódio de Dentinho e Ronaldo. Ressalto que o lance de impedimento de Dentinho gerou duvidas, avalizando ao primeiro instante, fico com o árbitro e seu assistente.

POLITICA

Aos leitores, sugiro que leiam:

“À Sombra do AI-5” do ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Almir Pazzianotto Pinto, bem como:

“Lula-Imagem Estilhaçada” do professor de Ética, Carlos Alberto Di Franco, inseridos na pagina A2 do jornal O Estado de São Paulo datado em 25/01/2. 010.

Acorda Brasil

SP-29/01/10

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

18 comentários em “Coluna do Fiori”

  1. Escalaram Paulo Cesar na Série A2-partida America x São Bernardo que será realizada no Domindo 31/01/10.

    Prova cabal do eles se merecem a CEAF-SP colocou Paulo Cesar na “geladeira” este, se calou.

    Provou ser subserviente, caso tivesse independência e personalidade não aceitaria a escala até que fosse justificado publicamente seu “afastamento”

    O que não se faz para ser escalado e ganhar uma nota referente a taxa de trabalho.

    Este é o real mundo da arbitragem de futebol, infelizmente, acreditei que Paulo Cesar Oliveira houvera voltado ao inicio de sua carreira, preciso Acordar.

    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  2. CLARO,VC É MAIS UM QUE AMA O CORINTHIANS CERTO?
    O PAULINHO TAMBÉM É CORINTHIANO DESDE CRIANÇA.

  3. O dono do blog falando sobre política é uma lástima. O mesmo acontece com voce, ex arbitro, de quem nunca ouvi falar. A explicação é simples, trata-se de dois PSDBESTAS, inconformados com os índices economicos e sociais obtidos pelo governo LULA, o maior da história do pais. Como só se preocupam com a leitura dos anti-lulas, acrecidos do preconceito que os caracterizam, não conseguem ver e nem querem por despeito e inveja, concluir que LULA é um sucesso não só no país, como fora dele.
    Quem tem de acordar não é o BRASIL como voce disse. Voce e o dono do blog, sim, devem acordar desse sono profundo, próprio dos invejosos, preconceituosos, estúpidos, que têm nos olhos uma “tora”, mas no entanto querem ver um “cisco” no olho alheio. Pobres coitados.

  4. Mandou muito bem Roberto,essa dupla é muito fraca,queria tanto descobrir para quem estes dois alugaram seu dedinhos.

  5. Sr. Fiori. Me desculpe contradizê-lo. Paulo Cesar erra como todo mundo erra, inclusive o senhor quando arbitrava também deve ter errado.
    Vou dar uma dica para o senhor: Procure observar as qualidades das pessoas antes. Todas tem defeitos e qualidades. Ressaltar qualidades é o mínimo que se espera de quem julga.
    Uma qualidade do Paulo Cesar, por sinal, pouca gente tem, é a educação.
    E vale muito, mas muito mais, de quem dissimula, ou mente por exemplo.

  6. Caro senhor
    José Humberto

    Semore coloquei que todos nós erramos, porém, não é admissivel fazer
    oq o educado e politico Paulo Cesar fez: Tentou passar responsabilidade
    em lance exclusivo seu.

    Sabe sempre defendi aos árbitros e os defendo, minha fama de louco é exatamente por não aceitar este tipo de comportamento.

    Paulo Cesar é educadissimo, concordo, sabemos qie pessoas assim agem foprtemente nos bastidores, não lutam pelo todo somente para si.

    Se entendeu em meu postado defendi o árbitro e o cidadão, ao escalarem Paulo Cesar em jogo para este domingo provaram a fajutice da punição isto eu não aceitaria sem q. os donos das escalas viessem a publico e justificassem a maneira com que hopuveram me tratado.

    As pessoas de qualidade devem ter antes de tudo sinceridade em suas posições , tentar passar responsabilidade nunca foi mei lema: Tô Fora.

    Neste país falar verdades, defender independência, apontar os problemas + apresentando algo para melhorar o conjunto agride ao sistema corroido que perdura por longo tempo.

    Entendi sua colocação + ao Paulo Cesar, quem agradece é o Armando Nunes da Castanheira Marques.

    Tenha ótimo domingo,
    abraços.

    zamperetti fiori

  7. roberto e corintiano,

    tenham ótimo fim e inicio de semana.

    abraços

    zamperetti fiori

  8. FIORI VC É IGUAL A ELES, POIS ELOGIAR A ARBITRAGEM DO JOGO DO CORINTHIANS NOS LEVA A PENSAR QUE VC DEVE SER MUITO AMIGO DO JUIZ E DO BANDEIRINHA OU ELES FAZEM PARTE DE ALGUM GRUPO LIGARO AO EX-DIRIGENTE GUSTAVO CAETANO ROGERIO QUE VC TANTO DEFENDE. SUAS OPINIOES SÃO DIRECIONADAS. ACORDA JUIZADA QUE ESTE CIDADÃO QUE SE DIZ EX-JUIZ E ESCRITOR DO LIVRO DOS BASTIDORES MAIS FRACO QUE JÁ LI NA MINHA VIDA PORQUE APENAS REQUENTA NOTÍCIAS PUBLICADAS NOS JORNAIS. SEM VALOR ALGUM. O ARTHUR VAI SER PRESIDENTE DA SAFESP E DA COOPERATIVA. PARA ACABAR SOU ARBITRO ASSISTENTE BRONZE E TAMBÉM NÃO GOSTO DO RANKING SER MUDADO. ENTENDO QUE A REGRA CRIADA ESTE ANO SERVIRIA PARA 2010 E NÃO MUDAR A DE 2009.

  9. Fiori,

    Qual o melhor arbítro de futebol, que já vistes apitar? E qual o jogo que marcou na tua carreira de arbitragem e por quê?

    Abraços,

    Divanio.

  10. Carlos,

    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrssrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr,
    você é lamentável

    zamperetti fiori

  11. PROBO FIORI, TODOS SABEMOS QUE, INFELIZMENTE, ESTE ESPAÇO É INFESTADO POR DESPICIENTOS MERECEDORES DE NOSSO DESPREZO.

    TOMO A LIBERDADE PARA PEDIR QUE O SENHOR IGNORE BIGORRILHAS COMO CORINTHIANO, ROBERTO E CARLOS, UM AMANTE DO TOMA-LÁ-DÁ-CÁ, COMO O PRÓPRIO ADMITE.

    OLHEMOS ADIANTE.

    SEU TRABALHO DE MORALIZAÇÃO É NOTÁVEL, FIORI, E CERTAMENTE RENDERÁ FRUTOS, QUEIRAM ESSES CAFAJESTES OU NÃO.

    ASSINA ANDRADE NETO, VERITAS VINCIT.

  12. Senhor Divanio,

    Participo que o árbitro deve se ater as leis do jogo, toda partida representa para seus litigantes a principal, ao árbitro cabe aplicar a lei do jogo.

    Agora se vossa senhoria entender como principal os denominados clássicos nos quais são envolvidos varios interesses não arbitrei nenhum, confirmo que era árbitro de nivel médio, nunca fui de frequentar bastidores, bajular dirigentes de clubes, de federação, de entidades representativas, politicos, nunca paguei jantares para jornalistas, com muitos deles briguei no papo, se tivesse oportunidade sairia na mão não faltou desáfio de minha parte, não procurei arrumar padrinhos, nunca me aliei a superentendentes da FPF ou membos da COBRAF, nunca trai colegas pelo contrario minhas brigas foram para defender a todos incusive os inimigos gratuitos vez que não suportavam minha independência, jamais trai os ensinamentos de meus pais, meus ideais, nunca trai as entranhas dos amantes do futebol, nunca abaixei minha cabeça para dirigentes de clube, federação ou CBF, como também não cometi outros procedimentos, mesmo sendo amigo jamais permiti que tentassem quebrar minha postura, nunca tive medo de assombração, de ameaças ou algo identico, em todas as minhas participações quer no futebol, ou, em outra atividade, coloquei e coloco meu verdadeiro nome, jamais me escondi, entendo que o anonimato é subterfugio dos cavardes, salvo se for para salvamento de vida.

    Melhor árbitro técnicamente : Romualdo Arpp Filho

    Melhor árbitro disciplinarmente: Dulcidio Wanderley Boschilia, vai ou racha, era peitudo, topava qualquer parada.

    Dulcidio não chegou a FIFA por não ter sido capacho com proposito de dar e levar vantagens, caso o fosse, chegaria.

    abraços, tenha ótimo domingo

    zamperetti fiori

  13. Carlos,

    Você é ironico, no local em que é colocado seu nome na sua certidão de nascimento o tabelião deva ter colocado varios nomes proprio, com certeza este deva ser um deles, esta multiplicação lhe proporciona esconde-se na tela do computador exatamente por ser um dos integrantes do:

    Toma Lá Dá Cá, agora se topar poderemos bater papo educado e pessoal que podera ser no local em que você exerce sua função pelego, ou , de puxa saco para defender seu interesse.

    zamperetti fiori

    em meu humilde e verdadeiro livro vc encontrara, agora se queizer bater papo pessoal passaremos longo tempo conversando sobre arbitragem e compoertamento

  14. Fiori,

    Agradeço-lhe as respostas e as minhas perguntas somente tiveram a curiosidade de saber, não ofender.

    Abraços,

    Divanio.

  15. Senhor
    Divanio,

    Complementando:

    Sua pergunta quanto quem fora o melhor árbitro, afirmo que Dulcidio Wanderley Boschilia recebeu o emblema da FIFA, ao ser entevistado pelo reporter Rádio Bandeirantes Roberto Monteiro que lhe perguntou:

    Dulcidio, até que enfim fizeram justiça.

    Respósta do Alemão: Os velhinhos da FIFA não sabem nada.

    Na época Alvaro Paes Leme membro da Cobraf presidida pelo Coronel Aureo Nazareno precionou contra a respósta dada por Dulcidio,

    Conclusão: lhe retiraram o distintivo FIFA, ficou por apenas uma semana, não arbitrou nenhuma partida.

    Este é o politico bastidor do futebol onde as verdades não podem ser ditas quer publica ou internamente.

    Ótimo domingo.

    euclydes zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: