Advertisements

A nova mídia

Os jornalistas malandros e comprometidos com o sistema estão com seus dias contados.

O surgimento de novas mídias, como os blogs, twitters e assemelhados, estão levando ao público, cansados da mesmice e da covardia de alguns meios tradicionais, alternativas que mudaram a maneira até então sonolenta de se obter informações.

Grandes mídias são pautadas por um verdadeiro Exército Brancaleone de blogueiros que realizam seu trabalho sem os vícios e ingerências da profissão.

Com o tempo, o joio será separado do trigo e o leitor seguirá acompanhando aqueles que julgam dignos de serem lidos.

Temos os casos de blogs que são muitos lidos na internet e que são escritos por gente que tem pouco ou quase nenhum espaço “oficial na grande mídia.

Embora, na verdade, sejam leituras obrigatórias nas principais redações do país.

Paulinho, Rica Perrone, Larissa Beppler, Roberto Vieira, Fabian Chacur, entre outros, tornaram-se conhecidos por realizarem um trabalho independente e desprovido de amarras.

Pode-se até não concordar com eles – muitos são amados e odiados na mesma proporção – mas há de se respeitar o que escrevem.

Eu mesmo não compactuo com muitas de sua idéias, com alguns deles as divergências são enormes, mas os acompanho, pelo simples fato de saber que falam o que pensam.

Há os casos também de dirigentes esportivos que, com a coragem rara daqueles que podem se expor, sem se comprometerem, criaram seus espaços de comentários e tornaram-se exemplos de combate às mazelas do esporte, além de alternativas para o que se lê atualmente na imprensa oficial.

Roque Citadini e Alberto Murray são os melhores exemplos.

Enquanto isso jornalistas tradicionais começam a se aventurar pelos campos vastos da internet.

Diferente do que se vê na televisão, por aqui, somente os melhores se estabelecem.

Caso de Juca Kfouri, Vitor Birner, Barbara Gancia, José Roberto Torero, Dan Stulbach e os amigos do Fim de Expediente, Alberto Helena Junior, PVC, Benja, Lauro Jardim, Luis Nassif, Ricardo Noblat, apenas para citar alguns.

Os medíocres são ridicularizados pelo público e tornaram-se verdadeiras piadas cibernéticas.

Milton Neves, Edgard Soares, Edir Macedo, V(W)anderlei(y) Luxemburgo, Fernando Vanucci, Portuga, entre outros, demonstram, a cada dia, a incompetência de seus trabalhos.

Mas não incomodarão o público por muito tempo.

A “faxina” do público, aos poucos, dará conta dessa gente.

Facebook Comments
Advertisements

44 comentários sobre “A nova mídia

  1. Luiz

    Poxa Paulinho
    para quem se diz etico e presa tanto pela honestidade, colocar Luis Nassif como exemplo de blogueiro e o fim da picada. Um pilantra que recebe do governo para defender todas as picaretagens do PT, partido que criou o governo mais corrupto da historia do brasil. Vc se diz um jornalista investigativo, entao numa pequena procura na internete vc podera verificar que o Nassif alem de dever uma fortuna para o BNDS e por circunstacias obscuras ter sido perdoado da divida, foi despedido da Folha de Sao Paulo por vender sua coluna para loby de empresarios.
    Paulinho nao existe meia etica, vc esta caindo na patrulha petista oque e triste. Como a carta capital nao de para viver com 80% de anuncio oficial, dar 50% de desconto na assinatura para filiados do PT e ser uma revista isenta… nao e uma Carta e sim uma Cartilha do officialismo.

  2. C Gomez

    Felizmente existem os blogs que contam a verdade, doa a quem doer. Se depender da grande mídia, vamos ficar sem saber de nada.

  3. Bruno de Souza

    Lauro Jardim?
    Leia o Blog do Nassif e “Veja” quem é Lauro Jardim e sua turma…
    Isso sim é a chamada “new media”. A que preza pelo sensasionalismo.
    Por acabar com reputações sem provas.
    Servir, declaradamente, a interesses de classe.
    Paulinho, você (e a maioria dos que você citou) não fazem parte dessa turma.
    Você representa um grupo de pessoas que estão fazendo e buscando outras formas de comunicação, que estão rejeitando os padrões dos manuais de redação.
    Quanto à tal faxina, não acredite. Um lixo como a Veja possui uma tiragem de 1 milhão de exemplares.
    É difícil os blogs competirem com ela, por exemplo.
    Até por quê, estamos no sistema capitalista (e ninguém mais faz a verdadeira e mais importante crítica, Paulinho, que é a do mundo da mercadoria. Isso sim, poucos fazem. você deveria também fazê-lo. Comece com “O vestígio e a aura”, de Jurandir Freire da Costa, um bom resumo) e, logo logo, alguns blogueiros recebem propostas dos jornalões e “se enquadram”.
    Ou recebem calabocas da justiça – esta, sempre expressão de classe e dos grandes grupos econõmicos.
    Abraço.
    Bruno

  4. Luís Carlos

    A internet é o melhor meio de consumo de notícias. Você lê apenas as notícias que lhe interessam e nos lugares que lhe interessam. E não tem que ser obrigado a ouvir aquele mala das Casas Bahia, nem ficar rodando páginas e páginas de lançamentos imobiliários.

    p.s.,

    Estás pegando a Barbara Gancia?

  5. Régis

    Só uma observação, alguns que vc citou são impossíveis de serem lidos. Um deles, por exemplo é tal de Ricardo Perrone. O camarada parece não tem identididade. Em alguns momentos parece querer ser polêmico como o Flavio Prado, em outros, tenta criar polêmicas no estilo do Mentiroso Nato, o que pode ser um perigo, em se tratando de jornalismo. E pior, detesta ser contestado no que escreve.
    Isso sem considerar que o site dele é considerado como um perigo de navegação pelos melhores browsers de mercado.
    De qualquer forma, concordo com você que os blogs estão acabando com a vida de muita gente que estava sentada em berço esplêndido,.

  6. Fabio DS

    Barbara Gancia me perdeu quando defendeu o reitor da Univ.de Brasilia e suas latas de lixo de mil reais

  7. kasparaitis

    “A “faxina” do público, aos poucos, dará conta dessa gente.”

    infelizmente discordo. acho q ainda teremos de aguentar “jornalistas” falando besteiras e fazendo circo na tv por ainda muuuuuito tempo. eu num vejo o MN ou o chico lang por exemplo saindo da tv aberta nos proximos anos, salvo motivo de saude. e nem vejo vc, PVC ou juca assumindo postos na mesma. (e nem recomendaria)

  8. marcos

    Paulinho, com todo respeito você advoga em causa própria.

    Não creio que a imprensa se paute por blogs. Blog é o diário de uma pessoa que, compartilha com outros suas idéias, é certo que hoje se tornou mais profissional do que pessoal, a ponto de pessoas viverem disso, da profissão de ser blogueiro. Além do que se tornou refugio para alguns jornalistas, políticos e outros que perderam espaço na mídia.

    Para aqueles que lêem, blog é passa tempo, ninguém toma decisões por ter lido algo em determinado blog. Não imagine que formadores de opinião, lêem blogs para se manterem atualizados. A internet, com seus inúmeros blogs, talvez possa se tornar uma pequena extensão, das mídias maiores

  9. Rafael Costa

    Bom para você deve ser o socialismo Cubano, né?
    Nassif??? O cara se vendeu para o Lulo-petismo, é o blogueiro oficial do governo federal e vc vem aqui citá-lo como referência?
    Ok, gosto é gosto respeito a sua opinião, mas não VENHA aqui criticar os que não acham o comunismo uma coisa tão bonitinha assim, e nem curte os blogueiros de aluguel do PT.

  10. Sérgio

    Paulinho, um pouco mais de modéstia não faz mal a ninguém.

    Eu não coloco minha mão no fogo por blogueiro ou jornalista nenhum. Nunca vi algum que fosse 100% imparcial e justo. Todos possuem suas “amarras”, mesmo que sejam apenas ingênuos pactos de lealdade ou troca de favores…

    Você mesmo, Paulinho, é incapaz de opinar sobre seus desafetos com imparcialidade, tecendo elogios quando eventualmente algum deles merece. Assim, seu espaço agrada quem também não possui simpatia por essas mesmas figuras.

    E o que você nos diz sobre o site do Kajuru, lotado de merchandising, “marcas que eu recomendo”? Agora ele perdeu a credibilidade? Comenta aí pra nós, não vi você comentando essa mudança.

  11. silvio p junior

    Paulinho
    sobre este seu desnecessário post, deixo apenas o pedaço de uma cançao de Caetano Veloso ” …e que Narciso, acha feio o que não é espelho….”…pra que um post se auto-elogiando meu caro ?

    Concordo tb com o Luiz…Luiz Nassif como exemplo ??

  12. Creisson

    Com todo respeito à sua opinião, mas tem blog’s muito melhores e de muito mais credibiliddade, que estes que vc citou, tirante o seu é claro, o melhor deles.

  13. Fernando Miller

    Só é interessante lembrar que o primeiro site de um jornalista esportivo brasileiro (antes de existirem os blogs,se lembrarmos bem) é exatamente o do Milton Neves,que faz um belíssimo trabalho no resgate da memória futebolística desse país e até por isso tem um grande sucesso de renda e público.Independência é sempre algo relativo.Estar plenamente alinhado com quem se acha estar do lado correto é um sacrossanto direito de todos,mas não significa necessariamente independência.Isso me lembra a (bonita) história da Democracia Corinthiana, a “única democracia do mundo onde só três mandavam”, na definição de um atleta corinthiano da época…

  14. Luís Carlos

    Você deve saber que a Rede Globo sempre apoiou a Arena e suas filiais. Quando o Lula disputou o segundo turno das eleições presidenciais, lascou o pau nele e alçou o Collor ao Olimpo.

    Eis que quando o Lula ganhou a eleição para presidente, a Rede Globo, de forma curiosa e incompreensível, começou a apoiá-lo.´

    Depois de um certo tempo, voltou a lascar o pau no Lula como de costume.

    A razão da mudança de atitude foi um empréstimo de 5 bilhões de reais que a Rede Globo conseguira do BNDES, pois esteve à beira da falência.

    O governo Lula tem sim as suas falhas, mas também tem suas virtudes.

    A equipe econômica é a mais bem sucedida desde a implantação da República e seus resultados positivos estão sendo divididos com a parcela mais pobre da população. Não são só os ricos que estão colhendo os frutos como antes.

    O governo FHC passou por três crises cambiais (nenhuma crise econômica mundial) e só fez cagada. Um dólar chegou a valer mais de quatro reais e mesmo assim as exportações estavam estancadas. Havia compradores, mas não havia crédito externo. Os banqueiros estrangeiros preferiam emprestar dinheiro para a Argentina, que promovera um calote parcial em sua dívida externa, a emprestar ao Brasil.

    Para cobrir rombos das cagadas da equipe econômica, pediu penico ao FMI. Mas em vez de contornar a situação, o dinheiro do FMI serviu apenas para abastecer as contas correntes dos bacanas nos paraísos fiscais da vida.

    Vendeu inúmeras estatais, mas a dívida interna do país em vez de diminuir, aumentou. Como isso foi acontecer se as estatais eram conhecidos cabides eleitorais e só davam prejuízo?

    Lançou o Proer para socorrer os pobres banqueiros, que em vez de emprestarem dinheiro para o incremento da atividade econômica, usavam-no no cassino financeiro. Para quem não está lembrado, o Proer era um programa em que o Governo pedia dinheiro emprestado aos bancos a juros altíssimos; repassava ao BNDES; e este emprestava aos próprios bancos, só que a juros camaradas.

    Na questão corrupção é que a coisa complica para o Lula. E só complica porque o Lula não tem maioria no Congresso como tinha o FHC. Na época do FHC toda suspeita que recaía sobre o Governo era devidamente arquivada. E a Polícia Federal e o Ministério Público estavam de mãos atadas por ordens superiores.

    O Lula não evitou nem a prisão do seu próprio irmão.

    Então, há de se ver que jornalistas que fazem elogios ao governo Lula, o fazem porque há coisas a serem elogiadas. Nem sempre são vendidos.

    Vendidos são os que não criticam o Governo Lula quando a situação merece crítica e vendidos são também os que só criticam. Aqueles que não veem nada de positivo no atual governo, mas que se beneficiam de suas ações positivas.

  15. Raphael

    Ah, os leitores do Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi e enfim, da Veja, estão nervosinhos…

    É facil indentificar vocês, é só criticarem o Luis Nassif…

    A Veja criou uma guerra contra o Governo, e com qualquer um que ficasse no seu caminho. Vocês, acabaram entrando na onda. Algo que não deveria ter lados, somente o lado da população.

    O jogo sujo realizado pela Veja, se tornou um mal necessario, tendo em vista “um dos piores governos da historia do Brasil”.

    Quanta bobagem…

  16. Luis Oliveira

    Acho bacana essa nova onda de blogs e formas alternativas de comunicação via internet, porém, não esqueçamos que isso tudo representa uma minoria.

    Uma minoria de jornalistas e uma minoria de leitores visto que o acesso a Internet está longe de competir (pelo menos ainda) com o fenômeno televisivo, esse sim, de grande alcance de renda e variados públicos.

    Vejo as novas tecnologias como uma forma de resistência e também de apontamento para a necessidade de um jornalismo esportivo mais ético, corajoso e que prese a verdade factual, como bem aponta o querido Mino Carta.

    Não nos enganemos. A luta ainda será longa e árdua…..mas válida!!!

    Muito e muito válida.

  17. Régis

    Acho que esse é o segredo do Blogs: agilidade e independência a um custo baixo.
    Mas cuidado, assim como não devemos acreditar em tudo que vemos e que nos é falado pelos demais jornalistas, devemos criar um filtro para os blogs. É sempre bom ficar com um pé atrás na informação.
    Mas com o decorrer do tempo, já deu para perceber quem é que fala mais a verdade.

  18. Altamir

    Po, eu curto seu blog, mas essa falta de modestia não fica nada bem, na boa…

  19. Carlos Henrique

    É por essas e por outras que virei um blogmaníaco.

    Quem dera se os citados tivessem espaço na grande mídia

  20. Mauro

    Traduzindo o que o Régis escreveu, no dialeto tucano-sãopaulinês, para o nosso bom português:

    Não leiam o Ricardo Perrone porque ele critica, com profundo conhecimento de causa e de modo geralmente irrefutável, o São Paulo Futebol Clube do Jardim Leonor.

  21. Mauro

    Separar o joio do trigo, ótimo.

    Mas com o cuidado de não dividir o mundo entre os puros e os impuros, ao se adotar uma ótica maniqueísta e xiita.

  22. Bernardo

    É importante registrar que o Cosme Rímoli bloqueia qualquer comentário contrário ao seu ponto de vista. Já fiz comentário baba-ovo com outro nome (“boa entrevista, parabéns!”) que foi aprovado em menos de 2 minutos, enquando outro comentário real feito 1 minuto depois e contrariando a opinião do Rímoli nunca foi aprovado, mesmo sem conter ofensas ou palavrões. Isso já aconteceu comigo em quatro ocasiões.

  23. Raphael

    Boa Luis Carlos!

    Virou moda criticar o Governo Lula. Os leitores podem até entrar na onda, jornalistas não. Hoje só vejo criticas na midia, parece até que voltamos à 30 anos atras!

    Geralmente quem critica, é aquele que subiu de vida nesses anos, mas para ter uma cabeça mais “formada”, lê a Veja e acha que o PT é o causador de todos os males do Brasil…

    É até ingenuidade achar que o pior Partido do Brasil é o PT. Esses que estão todos os anos lá, com uma bancada avantajada, eles controlam a politica brasileira. Fazem o meio de campo entre situação e oposição. Só que nunca nada cai no colo deles, estranho né…

    Muitas coisas devem ser revistas nessa nossa democracia. Ela está desgastada e precisa de uns ajustes. Isso que você critica, se indigna hoje, provavelmente irá repetir no proximo mandato.

  24. kasparaitis

    aquele cosme é horrivel. além dele num conseguir se expressar direito, num ter intimidade NENHUMA com a camera, no seu blog ele posta cada factóide, cada opinião vazia, cada mentira… simplesmente não dá pra levar o cara a serio.

    felizmente o uol tem na sua seção de blogs de esportes o juca, pra fazer um contraponto.

  25. Luiz

    Discordo quando o assunto é o jornalista Luis Nassif ele é dá chamada mídia petista.Até dinheiro do BNDES ele pegou emprestado(segundo a Revista Veja).

    Antigamente eu até tinha respeito por ele mas bastou o PT chegar ao poder e ele começou a ser totalmente parcial(assim como as revistas Carta Capital e Caros Amigos).

  26. blogdugui

    É isso ai Paulinho!!!!

    Mas devemos escrever o que sabemos e conhecemos. Como você…
    Eu até dava meus pitacos no que eu entendia do Timão…
    Como comecei a praticar caminhada, comecei postar meus resultados para incentivar as pessoas que como eu sempre começam e para.
    E tá dando certo. Blogueiro também é informação!!!

    abraços

    http://blogdugui.wordpress.com/

  27. Larissa Beppler

    Primeiro, obrigada pela menção. Estou meio afastada nos últimos dias e hoje que acabei abrindo e postando algo no blog foi que vieram me avisar sobre este teu post. Obrigada! 🙂

    Concordo com algumas coisas que escreveram aqui, discordo de outras, mas compreendo e boa parte dos que de certa forma “criticaram” os blogs precisam levar em consideração que este é ainda um novo, muito novo modelo de mídia alternativa. Existe há um tempinho, mas não tanto quanto jornais, mesas redondas e revistas, também há pouco tempo jornalistas resolveram seguir por estes caminhos também e isto muito significou para esta dissipação dos blogs.

    Acho ótimo e mantenho um exatamente por esta questão de ser alternativo, quando não se tem vínculo com ninguém você pode escrever sobre o que realmente vê, pensa e acredita. Não precisa se submeter a certas coisas e num país com uma mídia nada confiável vejo aí uma verdadeira opção.

    Quanto à se pautar por blogs, como alguém comentou acima, não é e nem deve ser assim mesmo, como também não deveria ser pela mídia televisiva ou impressa. São canais que levam notícias, comentam e que abrem (ou deveriam abrir) as portas da reflexão, mas o que virá depois da reflexão é de cada um.

    Abraços alvinegros!

  28. Alexandre -Avante Rogério- Amaral

    Paulinho,
    julgava meu comment extremamente pertinente. Bom, por mais q eu seja seu fã (e sou!) ñ m furtarei d continuar c/ a msma opinião e vc sab d quem eu estava falando.

    reitro: Acho um absurdo colocar nessa lista quem apóia o marginalzinho.
    É só pensar como as coisas seriam s tivesse acontecido o contrário.

    flw

  29. CARLOS

    Seria bom que todos os lares inclusive debaixo das pontes, onde sempre tem várias casas, ter um COMPUTADOR com Internet.

  30. André

    Valer lembrar que boa parte desses blogueiros citados, os bons e os mals, não sabem absolutamente nada de futebol. Paulinho, Larissa, Birner, Vanucci, o bispo, Portuga e por aí vai,.

  31. Régis

    Mauro, não é por isso.
    É que antes falar mal do São Paulo, ele fala muita bobagem, e eu sei o porquê, e como bom garoto mimado que ele é, não aceita contra-argumento, não publicando quando ele quer, comentários respostas dos leitores (porque claro, as bobagens dele, ficariam sem sentido), ao contrário, do Paulinho, que aceita comentário de qualquer idiota, assim como você.

  32. geraldo lina

    PAULINHO, SOH PRA VC SABER, O TAL DE RICA ( QUE EU ACHO UM ZEH MANEH TOTAL ), EH AMIGAO DO MENTIROSO NATO, TENDO ATEH EM SEUS LINKS O SEU BLOG. ASSIM, COMO DIZ O DITADO, DIGA-ME COM QUEM ANDAS E EU DIREI QUEM ES.

    ***(*) ******(*)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: