“Quem mente também rouba…”
(Jorge Kajuru)
Mentiras de Mano Menezes incomodam a imprensa
Por MAURÍCIO STYCER
http://colunistas.ig.com.br/mauriciostycer/2009/05/18/mentiras-de-mano-menezes-incomodam-a-imprensa/
Minutos antes de Corinthians e Internacional, logo após ser anunciada a escalação da equipe paulista, vi um repórter se levantar na tribuna da imprensa revoltado. Dois dias antes da partida, o jornalista havia perguntado a Mano Menezes se o Corinthians ia jogar com três zagueiros, como a equipe reserva treinou naquela sexta-feira, e o técnico negou. Ao ouvir a escalação do time, no domingo, constatou que Mano mentira para ele.
Ao longo da semana passada, Mano Menezes mais de uma vez disse aos jornalistas que o Corinthians enfrentaria o Botafogo com os jogadores reservas. Não era verdade, como se viu minutos antes do início da partida, no Engenhão. O Corinthians entrou com o time titular, completo.
A “Folha de S.Paulo” desta segunda-feira registra o seu incômodo com as mentiras de Mano Menezes: “Ontem, no Engenhão, Mano Menezes usou de uma estratégia cada vez mais comum para ele: a ação diferente do discurso. Enquanto passou a semana dizendo que mesclaria titulares com reservas, a fim de preservar seus principais atletas para o duelo com o Fluminense, pela Copa do Brasil, o técnico corintiano colocou quase todos em campo diante do Botafogo. Até Ronaldo, que o treinador colocava como um dos que deveria descansar por ter passado por uma gripe, começou o jogo.”
O uso da mentira como tática para confundir o adversário é comum em casos de guerra entre países. Como se diz, com resignação, “na guerra, a primeira vítima é a verdade”. Mas no futebol? Nas primeiras duas rodadas do campeonato?
Vejo outros problemas nesta tática. Quantas pessoas deixaram de ir ao estádio, domingo, depois de “informadas” que o Corinthians atuaria com o time reserva? Não podemos falar, também, de propaganda enganosa? Desrespeito ao consumidor?
E a questão ética? Se aceitamos a mentira como um instrumento natural nas “batalhas” futebolísticas, não vamos acabar aceitando-a em qualquer situação?
Não exagera Paulinho.
Isso é uma mentira para o bem do próprio time. Não tem porque ele falar com qual time ele joga, não tem obrigação alguma. Ele responde o que quer e tem direito de mudar o time na hora que bem entender
Paulinho, isso é fake, ou a casa caiu ?
Mas putz, digita kiminda felina no google e ve o link meo.
Recebi um email tipo spam hoje. Que coisa mais loka (tava nem sabendo).
Caiu na net, já era …
Esse negócio vai se proliferar um monte…
Nao coloquei o link direto, por nao saber direito se isso é fazer divulgação de material (mas como nao sou proprietario do site nao vi nenhum problema).
Claro, e a FSP é exemplo!
Acho você coerente e verdadeiro, mas nesse texto (e somente nesse), vcoê viajou…
Meu Deus, que impressionante isso Paulinho! Me poupe né…
Ao ver o título do post, achei que era alguma coisa séria, que você fosse revelar alguma história importante sobre o Mano e não essa piada em forma de artigo escrita pelo Stycer.
Quando o Felipão tirava algum jogador importante na partida anterior a um jogo decisivo dizendo que ele sentiu uma lesão e o cara não treinava a semana toda e jogava no jogo seguinte, ele era um gênio. Ele cansou de usar esse expediente no Grêmio e no Palmeiras, admitia depois e a imprensa só sabia elogiar.
Agora porque é o Mano Menezes (ao qual eu também tenho minhas reservas, principalmente por essa história de indicar jogadores do empresário dele etc.) ele é um canalha, mentiroso e pouco profissional.
Nesse caso, pouco profissional ele tem sido por não seguir as regras do campeonato e não divulgar a escalação no prazo (30 minutos, se não me engano) determinado antes das partidas ou com as famosas “dúvidas”.
Mas como a multa cobrada é de mil reais, sem nenhuma outra punição, o Corinthians paga, os profissionais que trabalham nos jogos ficam com cara de idiota esperando e fica por isso mesmo.
Enfim, tá na hora de ver as prioridades, críticas vazias e à esmo por pura “marcação” acabam perdendo a força e tiram seu trabalho do contexto.
Um abraço!
acho bem engraçada essa revolta de jornalistas qdo técnico só divulga escalação em cima da hora.. ou ainda qdo muda a escalação antes do jogo…
eu não me estresso pq o técnico escolhe jogador a ou b..e não vou a estádio para ver jogador a ou b.. quem vai a estádio contando com isso é bobo.
só vejo estresse nesse assunto entre os jornalistas…heheheh
corporativismo é isso aí… rs
e acho q o maurício stycer se revoltou pq achou q o time dele ia jogar contra o time b do timão…hehehe
brincadeira… qdo não comenta bbb e fala de futebol até q ele é legal..:-)
Ninguém aguenta mais é a imprensa de São Paulo.
Felipão contundia seus jogadores, colocava gesso e levava jogadores camuflados pra concentração.
Conversou no programa do meio dia com a Jovem Pan dizendo que estava feliz no Japão e a possibilidade de voltar ao Brasil era zero.
As 18 h estava assinando com o Palmeiras.
Para a imprensa e torcida era retranqueiro e perdeu para o Vasco de Edmundo. A casa caiu.
Partiu para cima de um repórter e comprou briga com a imprensa. Deu um murro no reporter Gilvan Ribeiro. A torcida e o grupo foram para o lado dele.
Mandou quebra a perna do Edilson e depois negou o fato, quando descobriu que haviam gravado a sua conversa ficou duas semanas sem falar com a imprensa.
Felipão a partir daí ganhou tudo e esses mesmos críticos se calaram. Etc, etc, etc.
Hoje ele é sinônimo de sinceridade e simpatia.
A mídia quer é puxa sacos que atendam telefonemas de madrugada e personagens que dêem exclusivas e se auto declarem sem vaidade.
Ninguém enche o saco de jornalistas que garantem uma informação e ela não se concretiza.
Estratégia é estratégia e ponto.
Eles que noticiem o fato ou vão especular a escalação, é burrice não perceberem que ele fez e continuará fazendo o que acredita, não vai mudar pra agradar os birrentinhos.
Acho que está faltando assunto para você. Jornalista tem que parar de achar que técnico tem que dar todas as informações para eles. Veja se no mundo privado que é muito profissional os dirigentes de empresa ficam divulgando qem vão comprar ou lançamento de produto. Negam até a mort e depois…o negócio é fechado.
Eu lí esta matéria ontem e sinceramete achei um absurdo, acho que hoje no futebol os técnicos tem que aproveitar de todas as maneiras possíveis para se tentar confundir o adversário, ainda mais no futebol de hoje onde a cada dia mais temos sido supreendidos por escalações de últimas horas.. treinamentos falsos…. ou seja, é realmente uma guerra, mas onde não há mortos….
Sinceramente meu amigo acredito que pela sua idade, você não tenha esse discurso moralista e revolucionario que se enquadra perfeitamente em rodas de conversas “cheguevarianas” de adolescente. A questão principal é que estamos falando de um jogo, simplesmemente um jogo. Um jogo meu amigo. Mentira e falta de carater é essa palhaçada que o seu querido prefeito está vendendo, como por exemplo o sistema de transporte publico “maravilhoso” e a participação do Puxadinho da Vila Sônia (Morumbi) na Copa do Mundo. Isso sim é palhaçada.
Quando o Felipão dizia suas mentiras todos achavam que ele era estrategista e tal. Mano Menezes é mentiroso.
Tapa na cara e rasteira de outros jogadores é “conduta antidesportiva”. Braço pra se proteger no lance, por ser de jogador do Corinthians, é “agressão”.
Tudo, absolutamente tudo que envolve o Corinthians é distorcido…
Você só pode estar de brincadeira…
Ué…
Aceita-se imprensa vendida.
Aceita-se jogador que simula faltas como malandro, ao invés de desonesto.
Aceita-se provocações.
Aceita-se que alguns jogadores não cumpram seus contratos.
Aceita-se que as arbitragens sejam péssimas.
Pq não aceitar uma mentira ?
O futebol brasileiro é uma mentira, a passar por jogadores, técnicos, cartolas e quem fala/escreve sobre ele.
Que isso Paulinho???? Fazer esse tipo de coisa faz parte do papel que o Mano desempenha, se os outros acham absurdo é porque o papel está sendo bem feito, tudo mundo fica sem saber o que fazer e querem acabar com o “método” de qualquer maneira.
Lamentável o seu post. Perseguição apelativa.
Nossa você viajou neste topico….o treinador não tem obrigação nenhuma d passar a escalação para a imprensa….o compromisso edele é com o clube que paga o seu salario.
Ridículo esse texto. Não passar informações estratégicas ao adversário e tentar surpreendê-lo agora virou falta de ética? Ou o motivo da revolta é o fato dessas ações dificultarem a vida da imprensa? É bem a cara da FSP mesmo, tentar queimar aqueles que não agem de acordo com seus interesses. Devem estar com muitas saudades da época da “Ditamole”, onde com 2 telefonemas obrigariam o técnico a passar qualquer informação.
Paulinho, sabemos que você não gosta do Mano, mas postar essas bobagens pra tentar queimá-lo é ridículo.
Fala sério Paulinho… tem coisa mais importante prá comentar, pelo amor de Deus…
kkkkkkkkkkkkkkk
ah Paulinho.. essa foi demais.. kkkkkkkkk
Comparar futebol com guerra?? Vc só pode estar de brincadeira comigo!
Corinthiano de verdade vai ao estádio com time titular ou não!!!
Ao contrário da maioria, eu sou a favor da transparência. Essa “tática” da mentira está longe de ser a melhor. Quando eu compro um jornal ou um diário esportivo, espero estar lendo a informação verdadeira. Excluo, obviamente, os colunistas. A mentira não é boa para o torcedor consumidor de futebol e não é boa para o espetáculo. O torcedor é um consumidor como outro qualquer e deve ser municiado de toda informação possível antes de comprar o seu ingresso. Eu quero saber quem vai jogar, quem está contundido, por quanto tempo, etc e tal.
Paulinho – Sejamos sinceros….lamentável esse post. Não há nenhum fundamento. Isso é opinião sua, que ele mente….tá ficando chato e cansativo…comente a atuação do MN ontem no CQC.
Poxa vida Paulinho, parece que por unanimidade vc foi taxado de “viajante” nesse texto sobre o Mano Menezes.
E seus leitores têm total razão!! Que textozinho infeliz esse…nossa senhora!!
Quanta bobagem. Como se o Mano fosse o único a fazer isso.
A partir de agora ele deve revelar toda a tática, escalação e como os jogadores vão jogar para garantir público no estádio ? Vai se catar.
Paulinho acho seu trabalho de investigação no Corinthians de extremo valor, mas esse text convenhamos, EXAGERADO.
Categorizar mentira, com roubo, com mudar a esclação dos jogadores diante da informação passada para a imprensa é exagero.
Gosto do seu trabalho mas não precisa escrever um texto deste tamanho para categorizar a indole do Mano.
Até porque o fato da dispensa do Herrera e a contratação do Souza já diz muito bem como ele age.
Abraço,
André
reprovacao recorde!
Francamente…
E eu que achava que já tinha lido todo tipo de crítica infundada ao Corinthians!
“Quem mente rouba”
Paulinho vc nunca mentiu?
Alguém nessa vida nunca mentiu?
Pelo amor de Deus é só um jogo de futebol!
Menos…….Calma…..
Exagerado, Paulinho.
A mentira é pro bem do time.
No caso do Felipão é inteligência, pro Mano, é desvio de caráter?
E outra, claro que sabendo que o Ronaldo joga, a torcida deve comparecer mais, mas ela sabe que se há suspense, é para o bem do time.
Como este repórter é inocente. Ele nasceu ontem. Esta mais para foca do que para jornalista. Achar que algum técnico vai dar a escalação para ele e se sentir obrigado a não mudar o time só porque antecipou a escalação beira o ridiculo. Ele pode dar a escalação que quiser e mudar o quanto quiser. Pode dar todas as escalações que achar necessária. O técnico não tem nenhum compromisso com o trabalho do repórter. Você já perguntou para algum médico se o doente vai morrer? Ele mentiu? Ridiculo. O máximo que o repórter pode dizer nesta situação é que o técnico mudou a sua opinião dada anteriormente. Não vamos chamar de mentiroso alguém que só mudou de opinião. Esta na hora do repórter mudar de profissão. Acho bom o repórter ouvir o filosofo Lula. Já imaginou o médico dizer: “Sifu!!!”. A ética do técnico em nenhum momento será afetada porque neste momento ele age com direito à ética funcional. Já pensou o Ministro da Economia vir a público e dizer que o dólar vai subir em 2 dias?
paulinho era melhor comentar sobre a novela….só falta comentar isso agora no seu blog abçs
Pô Paulinho, você concorda com esse texto?
Acho um absurdo, o técnico tem, todo o direito de esconder a escalação, deixar o outro técnico pensando etc.
Chamar isso de mentira é um absurdo. O problema é que os jornalistas não deixam eles em paz.
Abraço
estou contigo Tadeu, o Paulinho nessa pisou feio na bola…
se fosse o muricy ele iria falar é o jeitão dele…
TADEU!!!
Falou tudo…sou palmeirense e acho que o Mano está apenas fazendo seu trabalho!!!
Se é pelo bem de seu time, o torcedor de verdade apóia!!!
Cara, como diriam os saudosistas, uma de pelé e dez de mané… incrivel como quer colocar problema onde não existe. Não julgue para não seres julgado…
“…Aos inimigos, o rigor do teclado”.
a reprovação só não é unânime porque a unanimidade é burra!!! mas que tá nuns 99% isso tá!! e com razão, pois o Mano é um bom técnico e faz o que é melhor pro Timão escondendo a escalação antes do jogo. pra mim treino é jogo e jogo é guerra, vale tudo mesmo e o Mano usa bem essa arma de enganar o adversário. o resto é conversa de jornalista que não tem mais o que fazer.
paulinho, estás sendo um pouco maniqueista.. nem toda mentira é ruim, aética… no caso do mano sobre mentir a escalação é até ridiculo discutir né??
O Mano nao e’ flor que se cheira mas dai a querer dar importancia a entrevistas e’ uma piada. Jornalista nao faz parte do esporte, colega, quando trocam o reporter ninguem da a minima, meu filho. Se esses caras se acharam traidos que deixem a profissao, escrevam sobre flores, comida ou o raio que os parta. Nos ja temos que aguentar as frescuras de quem sabe jogar bola, agora, aguentar chilique de jornalista ja’ e’ um pouco demais. E essa do Kajuru de quem mente rouba, desculpe, mas todo mundo ja mentiu na vida e nao e’ por isso que sao todos ladroes. Certos cliches sao burros e este e’ um deles. So vc mesmo pra ir no embalo.
Paulinho, não entendo como você publica uma merda dessa no seu blog.
O fulano que escreveu esta imbecilidade é jornalista?
Paulinho estou escrevendo novamente para me desculpar pois relendo o post percebi que o texto não é seu e sim de MAURÍCIO STYCER. Mas mesmo assim vale o comentário anterior que havia feito pelo fato de você publicar, ou seja concordar com o que está escrito.
Abraço,
André
O fato de Mano Menezes utilizar um expediente destes não o faz um técnico sem caráter, lubridiar o adversário com falsas declarações fazem parte do jogo, assim como esconder a escalação. Se isto não fosse verdade, todos os treinadores divulgariam com antecedência as escalações dos times (o que não é verdade, todos tentam ao máximo esconde-las). Mas, do outro lado, os técnicos e a própria imprensa tem seus antídotos para estas estratégias…
A Imprensa Esportiva tá magoando fácil.
AHHH, VIAJOU DE NOVO… AVEÃO… SÓ NÃO VOU XINGAR PQ SENÃO MEU COMENTÁRIO SERÁ REPROVADO…
SE QUISEREM VENCER O TIMÃO, QUE FAÇAM O MELHOR! O CORINTHIANS NÃO DEVE SATISFAÇÃO PRA NINGUÉM SOBRE QUEM VAI A CAMPO!!! OU AGORA ISTO VIROU LEI?!
AFF…
É PRA ACABÁ… O PAULINHO É SÃO PAULINO… E A IMPRENSA, NA MINHA OPNIÃO, É UMA M…
Fui enganado pela propaganda da Band! Anunciaram o jogo Palmeiras x Inter ao vivo chamando para assistir ao duele entre o ” formidável Nilmar” que só entrou nos minutos finais da partida, e a “fera” Diego Souza”…que que é isso??? Quero meu tempo perdido de volta!
Essa cara ai é tão idiota como vc,pois ser mais imbecil que vc é impossivel.
Ridiculo. Só uma palavra para falar sobre isto.
Só me faltava agora o cara dar o time de mão beijada para os adversários. Além de enfrentarmos o Fluminense, o Tribunal, o Simon o cara ainda quer que o Mano entregue o time de mão beijada.
Vai para PQP…
VAI CORINTHIANS, VAI NÃO PARA DE LUTAR!!!
cada uma que você posta…
Nossa, essa consegue ser uma das maiores babaquices que ja li na minha vida…
…é mesmo, o Mano me sacaneou no “Cartola FC” pela segunda semana seguida hehehehe
voce sae supera em paulinho
não sabia que esconder escalação é crime.
como não tem nada melhor que noticiar coloca um besteria destas.
eseramos mais de voce, ou não cmeço a esperar mais nada
Como tem jornalista chato, chato… nossa.
Fico imaginando como seria insuportável o futebol “politicamente correto” (?) desse pessoal azedo, que implica com absolutamente TUDO.
Isso de pegar no pé do técnico porque esconde escalação começou com o Luxemburgo. Um radialista se mostrou indignado, revoltado por ter levado uma “rasteira” do treinador, que só soltou a escalação já em campo. Disse que isso era um desrespeito ao torcedor!
Pois eu respondo pra ele: como torcedor, quero que meu time ganhe, estou me lixando se jornalista vai tomar “barrigada” ou ficar melindrado. Se o técnico concluiu que isso contribuiria para a vitória, tem meu total apoio.
hahaha que patético… o mano ta certo de mentir para a imprensa anti corinthiana… o que vale é resultado dentro de campo, afinal de contas o mano não é obrigado a dar entrevistas e declarações sobre esclações para ninguem… e tb falar uma coisa e fazer outra não significa que ele mentiu, pois ele pode muito bem na hora do jogo mudar de idéia… tenho certeza que todo corinthiano apoia as atitudes do mano até aqui, ja as suas como pseudo jornalistas são bastante incoerentes com a ética profissional…
Paulinho, pelo amor de deus…..pare com isto.
Que mundo vc vive? Pesquise com um bom jornalista, a maneira como o mundo inteiro lida com esta situação de escalaçoes e planeamentos….
Pare de pensar pequeno
Acho que está faltando assunto para você. Jornalista tem que parar de achar que técnico tem que dar todas as informações para eles. Veja se no mundo privado que é muito profissional os dirigentes de empresa ficam divulgando qem vão comprar ou lançamento de produto. Negam até a mort e depois…o negócio é fechado.
como se a imprensa nunca mentisse…..
ô Paulinho
VAI Á GRANDIOSSIMA M E R D A A A A A A A A A A A A A A !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Exagerou… Querer induzir que Mano Menezes é desonesto pelo exemplo citado é demais. Se sua convicção é que ele é desonesto, procure provas, fatos…Pelo amor de Deus. Mentir escalação não é o mesmo que roubar!