fiori 

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

 

apito

PRIMEIRA FINAL

SANTOS x CORINTHIANS

Arbitrando a primeira partida, Wilson Seneme, se destacou no item disciplina, aplicou os cartões no momento certo, controlando os mais arrojados. Ao término, conclui como normal sua atuação, se fez presente na maioria dos lances, transmitindo confiabilidade quando de suas decisões.

ASSISTENTES

No transcurso da partida o adjunto 02 cometeu quatro erros, quanto ao 01, errou por duas ocasiões.

COPA DO INTERIOR

Luiz Flávio Oliveira arbitrou, o todo de sua atuação foi normal, os cartões amarelos foram mostrados nos momentos certos, nas expulsões uma de cada lado, os atletas foram merecedores.

ÁRBITRO PARA PARTIDA FINAL

Repetindo o ritual imposto no estatuto do torcedor a CEAF-SP realizou “sorteio” para escolha do julgador da partida Corinthians x Santos, qual conto de fadas, Sálvio Spinola foi afortunado.

No domingo 26/04/09, Spinola retornou a seu estado natal e arbitrou Bahia x Vitória, tomei ciência que seu trabalho não foi tão maravilhoso quanto apregoa.

CONTRADIÇÃO

No caderno de esportes do Estadão datado em 30/04/09, entrevistado pelo jornalista Eduardo Maluf, Spinola afirmou que o melhor árbitro em atuação no campeonato paulista foi Wilson Seneme, por isso o mesmo deveria arbitrar o confronto entre Corinthians x Santos, concordo plenamente.

Spinola mostrou-se contrario ao “sorteio”, tachando-o de maléfico. Também concordo, por ser minha posição desde o advento desta aberração, entendo-a agressiva a todos os integrantes da arbitragem do futebol brasileiro.

Por ultimo participa que os árbitros devem estar bem preparados, que se encontra concentrado desde segunda feira, porque sabia que poderia ser “sorteado”.

Ao que percebi, nesta resposta houve contradição, entendendo que o “sorteio” é maléfico, por qual motivo participou do mesmo?

Sou de opinião que Spinola é defensor do conhecido e antigo habito da grande maioria dos árbitros; objetivam os valores das taxas e promoção de seus nomes nas manchetes dos periódicos.

Conclui que Spinola deveria ter efetuado pedido de licença, como não o fez, transmito votos para que trabalhe com normalidade, suas respostas á entrevista não fizeram minha cabeça, relembro que seu atuar no campo de jogo, não me inspira confiança, por entendê-lo essencialmente político.

COPA DO INTERIOR

Rodrigo Braghetto foi escolhido, para atuar na partida entre Barueri x Ponte Preta. Por algumas vezes o vi atuar, apresenta bom potencial, no entanto, é chegado a badalações de bastidores, deve diminuir estes contatos, ou excluí-los, assim fazendo, tenho convicção que seu trabalho terá melhor desenvolvimento e credibilidade.

REPRESENTAÇÃO

Na coluna Painel FC do jornalista Eduardo Arruda, inclusa no caderno de esporte do jornal Folha de São Paulo, datado em 25/04/09, em um dos tópicos destaca-se:

Dárcio Pereira presidente do SAFESP-Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo, entrou com representação no Ministério Público do Consumidor contra João Paulo de Jesus Lopes, diretor do São Paulo, por critica ao árbitro Cléber Wellington Abade.

O requerimento foi baseado no artigo 30 do Estatuto do torcedor, que condena pressões aos árbitros. Diz o presidente do SAFESP, que essa será atitude padrão a partir de agora.

Como não sou conhecedor das criticas não entrarei no mérito, quero acreditar que não tenha sido por interferência da FPF, esta, sempre interferiu nas administrações do SAFESP.

Como sabemos, politicamente a diretoria do São Paulo diverge com a diretoria da federação, comandada por Marco Pollo Del Nero.

Lembro a Dárcio Pereira que sua diretoria poderia dar um basta na correria de alguns árbitros junto aos dirigentes da FPF, de clubes, a políticos, empresários e membros de vários setores deste estado, como também, não mais aceitar interferência no SAFESP, lutando para que seja retirada do estatuto do torcedor a imposição “sorteio” para escolha do árbitro em partidas oficial, este dispositivo, coloca em duvida a decência de todos os componentes da arbitragem do futebol.

Estou convicto que decência inexiste no procedimento da grande maioria dos “representantes” da população nas diversas casas legislativas deste Brasil, brasileiro.

POLITICA

Ultrapassou em muito a hora do CONTRAM regulamentar à inspeção e retirada dos veículos desprovidos de segurança das ruas, é inadmissível que arma mortífera seja conduzida por irresponsáveis siga trafegando sem o mínimo de condições, o papo dos que os defendem que o veiculo é o sustento famílias, não pode suplantar os perigos que causam.

Chega de afagos é urgente agir com razão, sem visão populista para agregar simpatizantes e auferir vantagens. Inspeção veicular conforme diz o titulo deveria ter abrangência total, realizada com rigor, sem o tradicional jeitinho brasileiro.

Acorda, Brasil.

SP-01/04/09

Facebook Comments