Advertisements

Coluna do Fiori

fiori 

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

 

apito

PRIMEIRA FINAL

SANTOS x CORINTHIANS

Arbitrando a primeira partida, Wilson Seneme, se destacou no item disciplina, aplicou os cartões no momento certo, controlando os mais arrojados. Ao término, conclui como normal sua atuação, se fez presente na maioria dos lances, transmitindo confiabilidade quando de suas decisões.

ASSISTENTES

No transcurso da partida o adjunto 02 cometeu quatro erros, quanto ao 01, errou por duas ocasiões.

COPA DO INTERIOR

Luiz Flávio Oliveira arbitrou, o todo de sua atuação foi normal, os cartões amarelos foram mostrados nos momentos certos, nas expulsões uma de cada lado, os atletas foram merecedores.

ÁRBITRO PARA PARTIDA FINAL

Repetindo o ritual imposto no estatuto do torcedor a CEAF-SP realizou “sorteio” para escolha do julgador da partida Corinthians x Santos, qual conto de fadas, Sálvio Spinola foi afortunado.

No domingo 26/04/09, Spinola retornou a seu estado natal e arbitrou Bahia x Vitória, tomei ciência que seu trabalho não foi tão maravilhoso quanto apregoa.

CONTRADIÇÃO

No caderno de esportes do Estadão datado em 30/04/09, entrevistado pelo jornalista Eduardo Maluf, Spinola afirmou que o melhor árbitro em atuação no campeonato paulista foi Wilson Seneme, por isso o mesmo deveria arbitrar o confronto entre Corinthians x Santos, concordo plenamente.

Spinola mostrou-se contrario ao “sorteio”, tachando-o de maléfico. Também concordo, por ser minha posição desde o advento desta aberração, entendo-a agressiva a todos os integrantes da arbitragem do futebol brasileiro.

Por ultimo participa que os árbitros devem estar bem preparados, que se encontra concentrado desde segunda feira, porque sabia que poderia ser “sorteado”.

Ao que percebi, nesta resposta houve contradição, entendendo que o “sorteio” é maléfico, por qual motivo participou do mesmo?

Sou de opinião que Spinola é defensor do conhecido e antigo habito da grande maioria dos árbitros; objetivam os valores das taxas e promoção de seus nomes nas manchetes dos periódicos.

Conclui que Spinola deveria ter efetuado pedido de licença, como não o fez, transmito votos para que trabalhe com normalidade, suas respostas á entrevista não fizeram minha cabeça, relembro que seu atuar no campo de jogo, não me inspira confiança, por entendê-lo essencialmente político.

COPA DO INTERIOR

Rodrigo Braghetto foi escolhido, para atuar na partida entre Barueri x Ponte Preta. Por algumas vezes o vi atuar, apresenta bom potencial, no entanto, é chegado a badalações de bastidores, deve diminuir estes contatos, ou excluí-los, assim fazendo, tenho convicção que seu trabalho terá melhor desenvolvimento e credibilidade.

REPRESENTAÇÃO

Na coluna Painel FC do jornalista Eduardo Arruda, inclusa no caderno de esporte do jornal Folha de São Paulo, datado em 25/04/09, em um dos tópicos destaca-se:

Dárcio Pereira presidente do SAFESP-Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo, entrou com representação no Ministério Público do Consumidor contra João Paulo de Jesus Lopes, diretor do São Paulo, por critica ao árbitro Cléber Wellington Abade.

O requerimento foi baseado no artigo 30 do Estatuto do torcedor, que condena pressões aos árbitros. Diz o presidente do SAFESP, que essa será atitude padrão a partir de agora.

Como não sou conhecedor das criticas não entrarei no mérito, quero acreditar que não tenha sido por interferência da FPF, esta, sempre interferiu nas administrações do SAFESP.

Como sabemos, politicamente a diretoria do São Paulo diverge com a diretoria da federação, comandada por Marco Pollo Del Nero.

Lembro a Dárcio Pereira que sua diretoria poderia dar um basta na correria de alguns árbitros junto aos dirigentes da FPF, de clubes, a políticos, empresários e membros de vários setores deste estado, como também, não mais aceitar interferência no SAFESP, lutando para que seja retirada do estatuto do torcedor a imposição “sorteio” para escolha do árbitro em partidas oficial, este dispositivo, coloca em duvida a decência de todos os componentes da arbitragem do futebol.

Estou convicto que decência inexiste no procedimento da grande maioria dos “representantes” da população nas diversas casas legislativas deste Brasil, brasileiro.

POLITICA

Ultrapassou em muito a hora do CONTRAM regulamentar à inspeção e retirada dos veículos desprovidos de segurança das ruas, é inadmissível que arma mortífera seja conduzida por irresponsáveis siga trafegando sem o mínimo de condições, o papo dos que os defendem que o veiculo é o sustento famílias, não pode suplantar os perigos que causam.

Chega de afagos é urgente agir com razão, sem visão populista para agregar simpatizantes e auferir vantagens. Inspeção veicular conforme diz o titulo deveria ter abrangência total, realizada com rigor, sem o tradicional jeitinho brasileiro.

Acorda, Brasil.

SP-01/04/09

Facebook Comments
Advertisements

16 comentários sobre “Coluna do Fiori

  1. Luiz/Ctba

    Sr. Fiori: No único assunto que posso opinar, sobre o CONTRAN, apóio integralmente. Notei um bom texto corrigido, bem mais claros que seus
    “posts” habituais. Um abraço.

  2. Luiz/Ctba

    Prezado Sr. Fiori: Embora o assunto que estou escrevendo não está no seu post, gostaria de uma posição sua. Na minha opinião, quase diariamente os árbitros são achincalhados pela imprensa, torcedores, dirigentes, técnicos, jogadores, etc.. É muito comum após os jogos, sempre em casos de derrotas, acusar o árbitro de ladrão, que tem esquemas sórdidos armados, resultados arranjados e por aí vai.
    Nunca consegui entender como seria possível uma situação dessa, a qual não acredito, quem suborna ou determina que o árbitro aja de forma deliberada para prejudicar alguém ou algum clube? Nunca ouvi um árbitro dizer que foi pressionado ou determinado por alguém a fazer isso. Existem milhares de ex- árbitros, dirigentes e jogadores, independentes, com voz na imprensa e nenhum deles, que poderiam livremente relatar fatos desta ordem, se ocorridos, não falam. Qual o motivo? Na minha opinião, são porque eles, os fatos reclamados, pelos envolvidos já citados, são balelas irresponsáveis de maus perdedores e dado destaque por uma imprensa muitas vezes irresponsável, servindo de munição para incautos torcedores. Eu assisto futebol porque gosto, sem maiores torcidas, isento de paixões. Vejo as arbitragens muito parecidas, com erros comuns, que a própria ciencia provou que é impossivel um auxiliar acompanhar milimétricamente uma posição de impedimento e o árbitro ter uma visão absolutamente correta do que está acontecendo em todo o campo de jogo. Acho uma covardia criticar um árbitro, pelos eventuais erros, com 32 cameras de TV, e após 10 replays, numa mesa redonda, “comentaristas” ainda divergindo entre si, fazem uma votação entre si e determinam: O juiz errou ou acertou. É comico! Evidentemente deve já ter existido casos de corrupção e manipulação, mas não da forma que é colocado semanalmente, parece que existe uma quadrilha instalada em qualquer federação, em todos os rincões do Brasil, em todos os jogos, em todas as divisões. Um abraço.

  3. Químico

    Não concordo em um ponto :

    O Chicão não merecu cartão amarelo naquele lance , ele sequer encostou no jogador do Santos que simulou a falta .

    ficou claro nas imagens da TV .

    Agora , se fosse ao contrário , com um jogador do Santos levando amarelo , aí viraria escândalo , o juiz tava comprado , e toda aquela conhecida balela …

  4. Paulo - Rio de Janeiro

    24/04/2009
    COMISSÃO DE ÁRBITROS DA CBF EM CONSONÂNCIA COM A FIFA/CONMEBOL.

    A CA-CBF, em consonância com a FIFA/CONMEBOL deverá ativar em breve o
    PROGRAMA “ÁRBITROS E ÁRBITROS ASSISTENTES PROMISSORES NO BRASIL”.

    A titulo de exemplo, a CA-CBF, com base na atual relação nacional
    (2008) divulga um quadro que preliminarmente atenderiam algumas das
    exigências mencionadas. Portanto, SE INDICADOS para compor a RENAF
    2009 e o programa for ativado poderão ser acompanhados nas competições
    coordenadas pela CBF, não só pelos Observadores, mas por Instrutores
    indicados de CBF.

    São Indispensáveis os seguintes atributos:,Integridade moral e ética;
    conduta social irrepreensível; escolaridade mínima do 3º grau;
    nascidos até 1978; higidez física e mental; condicionamento físico
    compatíveis com a função; personalidade marcante; capacidade de
    concentração e de trabalhar sob pressão; reflexo apurado e precisão
    nas decisões tomadas, ao lado de outros próprios e indispensáveis a
    função.

    http://www.coafrj.com.br/CIRCULAR023CBF.pdf

  5. Rodrigo

    Li um comentário na sua coluna da semana passada de que o Sálvio já estava escalado para a final (segundo jogo) e ai é tudo armação?

  6. Químico

    Logo se vê que você não entende nada do assunto química …

    Grotesco é você … antes de escrever asneiras procure aprender um pouco sobre o assunto …

    TOMAR E DISSOLVER …. NÃO SERIA O CONTRÁRIO , SUA ANTA !!!!

  7. euclydes zamperetti fiori

    Luuiz/Ctba,
    Os comentaristas de arbitragem da Plim, Plim, sabem muito dos imundos bastidores da arbitragem paulista e brasileira, quero crer q. o senhor ñ seja árbitro, dirigente ou funcionário da emissora q. postou varias reportagens sobre o ‘ilibado” Ricardo Teixeira e agora com o mesmo divide emoções.
    Por favor, ñ entendo nada sobre esta maq. de fazer doidos (computador), deveriamos conversar pessoalmente sobre futebol e politica, este espaço é pequeno.
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  8. euclydes zamperetti fiori

    Paulo, quanto ao exigir Integridade Moral e Ética, poderiamos começar pela diretoria da propria CBF.
    Escolaridade e vida economica estável, não impede que a pessoa seja participe de safadezas, os principais canalhas deste Brasil, brasileiro, são portadores destes quesitosos.
    Sabe Paulo, o papel aceita td o problema é quem coloca estas baboseiras nele, será q. o autor(res) passariam pelo téste?
    Acorda, Brasil
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  9. euclydes zamperetti fiori

    Rodrigo, grato pela leitura + deves ter se enganado, não coloquei q. Spinola já estava escalado para a segunda partida, sua leitura possa ter sido efetuada em outro local.
    Quanto ao “sorteio” lhe garanto q. o mesmo é no minimo duvidoso, na segunda partida da semifinal, os árbitros foram invertidos, Spinola apitou Palmeiras x Santos e Seneme arbitrou São Paulo x Corinthians.
    Tenho absoluta certeza, se colocarmos os nomes de seis árbitros no primeiro sorteio e no segundo quatro nomes repetindo-se os dois q. foram premiados no primeiro, com certeza este papo de inversão não acontece em 90% dos mesmos, portanto, o “sorteio” pela CEAF-SP ñ me transmitiu e ñ me transmite confiança.
    Faça um téste e sua casa junto a seus amigos, coloque seis nomes para a primeira ocasião e na segunda repita os dois premiados, ponha outros dois e faça sorteio.
    Com certeza o milagre da inversão ñ ocorrera.´
    Se possivel volte e me transmita o concluso.
    abraços
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  10. Luiz/Ctba

    Sr. Fiori: Sou executivo da área comercial, do ramo moveleiro, nada sei de Tv ou imprensa ou assemelhados, apenas tenho uma opinião sobre o assunto e no meu comentário discorri como uma pergunta ao Sr, como ex-árbitro, defendendo os árbitros de acusações infundadas e baseado na ciencia, conforme li, que os mesmos (auxiliares) não conseguem ter uma visão perfeita no caso do lançamento da bola e a posição do recebedor do mesmo (impedimento) além de outros estudos que comprovam que uma pessoa correndo, no caso o árbitro, tem sua visão de profundidade comprometida, daí tantos erros de arbitragem, as vezes vistos por quem está assistindo uma partida ou com 32 cameras de televisão. Não entendi absolutamente seu comentário sobre reportagens a favor do Sr. Ricardo Teixeira, pois não absolutamente nada a favor e muito menos contra, eu apenas sempre defenderei quem quer que seja de acusações que eu sinta que não exista fundamento comprovado. Recomendo que leia a nossa Constituição,no Capitulo dos Direitos Individuais, que NINGUÉM será considerado CULPADO, até o julgamento ser traslado em JULGADO. Ou seja, na ÚLTIMA INSTANCIA.
    Eu pediria ao Sr., me parece que é Policial, que denuncie ao Ministério Público sobre os “imundos bastidores” que o Sr. se refere, até sobre o risco de PREVARICAÇÃO, saber de um fato criminoso e não denunciar. O Sr. fazendo isso em muito contribuirá com a honestidade e correção de nosso esporte. Um abraço cordial.

  11. euclydes zamperetti fiori

    LUiz /Ctba, sou totalmente analfabeto,ñ sei ler, ñ ouço e ñ vejo, portanto se possivel leia o livro que publiquei, ñ corro e nunca corri como nunca correrei de minhas responsabilidades, quanto a CONSTITUIÇÃO, deixa pra lá, sobre a honestidade em nosso esporte e no futebol, tenha certeza que o fiz e faço, arbitrei e bati de frente com varios picaretas, os enfrentei e o muro nunca foi e ñ será minha morada.
    Por ser neófito ñ sou capaz de entender suas colocações, assim sendo prefiro continuar analfabeto + caminhar proximo a linha da honestidade a me submeter aos caprichos de leis postadas por homens indignos que se dizem defensores do povo, com isto lhe afirmo, apezar de minha ignorancia, tenho como principal julgador de meus procedimentos, o Tribunal de minha Conciência, este é INCORRUPTIVEL, não aceita ingerência.
    Nosso papo foi agradavel nos respeitamos, este deve ser o sentido q. justifique a definição q. os humanos se dão: Racional, portanto, sou sabedor q. colocara outro postado, no entanto dq pra frente, gostaria q. nossa conversa fosse pessoal, na mesma ocupariamos um tempo maior.
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    esx-árbitro de futebol

  12. Luiz/Ctba

    Sr.Fiori, Não entendi sua indignação, em nenhum momento coloquei em dúvida seu comportamento ou honestidade, muito pelo contrário, vejo no Sr. firmeza e determinação em seus principios. A nossa divergencia é apenas de opiniões, normais em qualquer sociedade democrática. Pode ter certeza que o Sr. é merecedor do meu respeito, posso não compartilhar o mesmo pensamento em diversos assuntos,mas com certeza ambos defendemos os mesmos principios morais. Vou procurar ler o seu livro. Um grande abraço. Felicidades.

  13. euclydes zamperetti fiori

    Luiz/Ctba, torno a dizer, já estive no ministério publico, a Plim, Plim, em anos passados nos mostrou irregularidades de Ricardo Teixeira, de Eurico Miranda e alguns outros, como levou o previlégio das transmissões as esqueceu e tudo ficou normal, entendeu.
    grande abraço.
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  14. Alessandro

    Conselho Fiscal informa equívoco na interpretação do saldo no exercício de 2007

    Caro Presidente;

    O Conselho Fiscal da Cooperativa dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo informa que na última Assembléia Geral Ordinária realizada dia 31 de março passado, houve um equívoco quanto a interpretação do saldo de caixa encerrado no exercício de 2007.

    O saldo final no montante de R$ 9.482,57 (nove mil quatrocentos e oitenta e dois reais e cinqüenta e sete centavos), corresponde ao saldo inicial do exercício seguinte, que está devidamente registrado nos livros contábeis.

    Este recurso foi utilizado para suprir as despesas da Cooperativa ocorridas no início do exercício fiscal de 2008, antes da abertura da conta bancária e devidamente suportado por documentos anexados a contabilidade.

    Este Conselho Fiscal está fazendo a verificação dos documentos e movimentação financeira do último exercício para dar o parecer conclusivo.

    Ressalta ainda que a movimentação financeira inicial foi feita em espécie, devido as dificuldades iniciais para registrar a Cooperativa nos órgãos governamentais, atrasando a solicitação do CNPJ, documento obrigatório para abertura de conta corrente, o que ocorreu somente na segunda quinzena de janeiro de 2008.

    Os membros do Conselho Fiscal estão finalizando a auditoria e o Parecer será apresentado brevemente.

    São Paulo, 29 de abril de 2009.

  15. euclydes zamperetti fiori

    Senhor Alessandro, creio q. seja árbitro militante, tenha certeza, o esopaço em minha colona esta aberto para todos os árbitros e dirigentes que abrigam-se nas duas entidade SAFESP e COAFESP, o único exigir é a honestidade da informação, para evitar publicar algo q. ñ tenha subsidio.
    Sempre entendi e entendo que entidades representativas realmente autonomas ñ devem aceitar interferencias e estarem em defesa dos associados mesmo quando acusados de cometerem sacanagens, isto até o momento da configuração, após, deve elimina-lo fazendo-o entender q. dali para frente a despesa e contratação de defensores será por conta do mesmo.
    abraços, volte sempre
    zamperetti fiori
    ex-árbitro de futebol

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: