Advertisements

Ronaldo, o brahmeiro

Da FOLHA DE SÃO PAULO

Por JOSÉ ROBERTO TORERO

——————————————————————————–

Comparar as heroicas voltas de Ronaldo ao futebol com o suor da cerveja é chamar o espectador de estúpido

——————————————————————————–

BEBERRAZ leitor, alcoofilista leitora, vocês viram o comercial do Ronaldo? O comercial da Brahma? Para quem não viu, faço um resumo: ele aparece driblando vários obstáculos, faz um trocadilho entre o suor dele e o suor da cerveja e acaba dizendo, com um copo na mão, que é um “brahmeiro”.

Como assim? Um atleta importante fazendo comercial de cerveja? Ou pior, um atleta ainda gordo, em recuperação, fazendo comercial de cerveja? Não entendi. E não entendi porque me parece uma propaganda ruim para os dois.

Para a cerveja, porque eu, vendo o comercial, penso: “Poxa, cerveja engorda pra caramba!”. Para o jogador, porque mostra que ele não é um atleta sério. É um cara que bebe mesmo ainda estando longe da sua melhor forma.

A Brahma e Ronaldo já estiveram juntos em outros comerciais. É uma parceria antiga, desde que ele tinha 17 anos. Mas ela já foi mais sutil e inteligente. Lembro que houve uma propaganda chamada “Guerreiro” em que apenas aparecia o rosto do jogador e havia um bom texto ao fundo. Outra trazia Ronaldo como um toureiro, driblando um touro várias vezes até que o vencia e abria a garrafa nos chifres do animal.

Mas este novo comercial está bem abaixo dos anteriores. Agora há uma ligação direta entre futebol e álcool. E obviamente os dois não combinam. A campanha ainda teve o azar de vir logo depois do anúncio de aposentadoria (talvez compulsória) de Adriano, que tem seu nome associado a problemas com bebidas. Estou longe de ser uma virgem vestal, defensor da pureza absoluta ou abstêmio radical. Até sou a favor da liberação de drogas leves (o que existe em parte, já que as bebidas alcoólicas são drogas leves), mas jogador fazer propaganda explícita de cerveja não dá. Passa da conta.

A legislação permite que as propagandas de bebidas abaixo de 13 graus GL (Gay-Lussac) sejam exibidas em qualquer horário. Por isso é que vemos comerciais de cervejas e dessas vodkas ice a toda hora. Porém, em maio de 2007, Lula assinou um decreto que classificou como alcoólica toda bebida com mais de 0,5 grau GL. Só que, inexplicavelmente, esse decreto não restringiu a propaganda de cerveja.

Voltando ao comercial, que foi criado pela agência África, no texto o atacante afirma que tem orgulho de “cair e se levantar”. O redator não devia estar sóbrio quando o escreveu. É uma frase muito infeliz. Uma piada pronta. Tanto que, na mesma hora, o amigo com quem eu via o jogo comentou: “Cair e se levantar não é grande coisa. Qualquer bêbado consegue isso”. E comparar o esforço heroico de Ronaldo para voltar três vezes ao futebol com o suor da cerveja é chamar o espectador de estúpido. É fazer troça da fantástica recuperação do jogador, que deveria falar “Eu sou artilheiro” e não “Eu sou brahmeiro”.

A publicidade brasileira, que já foi das melhores do mundo, vem piorando nos últimos anos. Mas, agora, se superou. Acho que, pelo menos, para desencargo de consciência, esta nova propaganda deveria vir com um daqueles avisos no final, algo do tipo: “O Ministério da Saúde adverte: Cerveja dá barriga e faz você confundir mulher com similares”.

Facebook Comments
Advertisements

53 comentários sobre “Ronaldo, o brahmeiro

  1. Carlos

    É um absurdo, o cara não tem vergonha na cara mesmo, gostaria de ser um zaqueiro do São Paulo domingo, iria quebra-lo no meio, safado, sem vergonha.

  2. RobervalSud

    Também achei de péssimo gosto. Acredito que será o chamado tiro no pé, pois o comercial choca, porém, negativamente.

  3. Ricardo

    Muito bem colocado! Lamentável a propagada; por sinal é marca registrada dessa cereja fazer propagandas idiotas…..

  4. Rafael Pacheco

    Gosto do Torero, acho ele um cara extremamente literário para falar de fatos, o que é diferente. No entanto, com temas “polêmicos” ele erra feio.

    O que que tem o cara fazer um comercial de cerveja? 80% dos jogadores tomam cerveja. É a coisa mais normal do mundo. É uma delícia, e é o que o Brasileiro gosta. Faz parte da identidade do país. É preciso acabar com essa hipocrisia social idiota.

    Uma coisa que pouca gente sabe, que ouvi da boca do próprio Luís Felipe Scolari em uma palestra: na copa de 2002, quando o Brasil mudou de cidade, os jogadores pediram ao Felipão uma caixa de cerveja (um engradado de garrafa). Ele perguntou ao preparador físico se teria problemas, e o mesmo lhe disse que não, pois no dia seguinte botaria os atletas para correr e eles eliminariam o líquido no suor. Malandro, o Felipão mandou comprar cinco caixas, para os jogadores ficarem cansados, moles. Fez isso porque sabia que ao chegar no hotel teria um monte de fãs lindas esperando pelos jogadores, e que era perigoso que um deles (ou alguns deles) se trancassem com algumas delas e arranjassem problemas para a delegação.

    Dito e feito: quando o ônibus chegou no hotel, após duas, três horas de viagem, estavam todos moles, loucos por um banheiro, e entraram apressados no hotel sem dar bola para quem estava na porta.

  5. carlos

    Pelo menos o juiz do comercial teve coragem de dar cartao vermelho para o ronaldo.

  6. Luís Carlos

    Já bebi muito nesta vida (e ainda bebo esporadicamente), mas sempre defendi a coerência. Se é proibida a veiculação de anúncio de cigarros que seja proibida também a das bebidas. Se é proibida a comercialização de maconha e outros psicotrópicos, quem seja proibida também a comercialização de cigarros e bebidas.

    Qualquer alimento deve por lei conter todas as informações nutricionais, mas alguém sabe quantas calorias estão contidas numa lata de cerveja? Porque uma caixa de gelatina tem que ter essas informações e a cerveja não? Porque os fabricantes de cerveja dão mais lucro?

    Não defendo a liberação da maconha, por exemplo. Defendo a proibição dos outros entorpecentes “legais”.

    Mas a plantação da maconha poderia muito bem ser permitida para fins de fornecimento de matéria-prima às tecelagens. A planta da maconha fornece uma fibra muito mais resistente que a do algodão e pode ser vendida a um preço muito maior no mercado. O agreste nordestino seria um local propício para o plantio e gerar boa fonte de renda para as pessoas que ainda insistem em lá viver. Por que não liberar o plantio então? Pra não correr o risco de fazerem também cigarro com isso e concorrer com a indústria tabagista?

    Troquemos a demagogia e os interesses privados por pragmatismo e chegaremos a um bom termo acerca desse tema.

  7. Luis Fontes

    Hahaha novamente patético as matérias que vc publica e claro que vc aprova ao reproduzir no seu blog…

    So um louco para imaginar que o Ronaldo não deveria fazer o comercial… se fosse vc no lugar dele não pensaria duas vezes… alias publica ai uma critica a Ivete Sangalo que tb fez comercial de cerveja… so pq ela não é atleta vc não a critica… ou sera que vc acha que a maioria dos jogadores de futebol não tomam sua cervejinha nos dias de folga???

    O Ronaldo ta certissimo e fazer o comercial, e o que é melhor, ele não precisa desmerecer ninguem para ganhar o seu dinheiro ao contrario de vc e seus amigos pseudos jornalistas que vivem da desgraça dos outros para se manterem financeiramente…

  8. Clauro

    O problema é exagerar.

    Se beber moderadamente, é bom.

    Eu não sou hipócrita. E nem Brahmeiro.

    Eu sou Skolseiro

    Abraço
    Paulinho

  9. Cesar

    cara, pq vc nao fala coisa boa? pq sempre tem a capacidade de observar o lado negativo das coisas? desculpa pela sinceridade, mas quem é vc pra julgar Ronaldo? o cara ganhou tudo, voltou por cima 3 vezes e vc, quem é vc? um blogueiro que so escreve coisas negativas….vc tambem julgar a capacidade de marketing da Brahma? impressionante…invista seu tempo em outras coisas……fale de coisas melhores…tente ser melhor….

  10. LULA

    Brahma só na ausência de Original, Stella Artois, Therezópolis Gold, Serramalte e dinheiro.

  11. Donizete

    Ridiculos. Não têm noção daquilo que representam. Domingo no programa do Faustão, o Zeca Pagodinho, passeava de um lado pro outro, com um copo de cerveja na mão. Será que isso faz parte do contrato dele, com a Brahma ? Acho que o Congresso deveria proibir, através de lei, que pessoas famosas fizessem propaganda de cerveja, cigarros e afins.

  12. THEO

    Paulinho,

    O Ronaldo errou feio ao aceitar fazer esse comercial. Não fica bem para qualquer figura pública, incentivar a utilização de droga, mesmo leve como é a desse caso, que é o consumo de bebida alcoólica. As figuras públicas, que detém algum poder de formação de opinião junto ao público, deveriam ter mais cuidado com esse tipo de exposição negativa na mídia.

    Um grande abraço,

    THEO

  13. Larissa Beppler

    Pronto. Alguém querendo tumultuar e aparecer às custas do Ronaldo. Que papelzinho ridículo o desse povo. TV Fama no Ar. Certeza que conseguiu colocar o nome em evidência falando do no R9 e a intenção é sempre essa mesmo.

    Deixa o cara, pode falar o que quiser, o cara é fenômeno e todo mundo paga um pau. Morre para ter a audiência dele, nem o CQC não foi capaz de tirar um sarro do gordão… Ele pode, gente. Aceitem! 😉

  14. sergio murilo

    Falta agora, dentro da linha ética,estabelecida pelo ilustre Torero comentar o vexame que seu Presidente deu no Pacaembú,e os péssimos exemplos do Robinho também mereceram comentários do excelente escritor?

  15. Ze'

    Alcool e’ droga leve? Nem na China. E’ das drogas mais pesadas. Experimente tomar uma garrafa de pinga, depois conversamos sobre drogas leves e drogas pesadas. Certamente, o sr. Torero nao deve conhecer ninguem que teve problemas com alcool, porque a coisa e’ feia demais, tche.

  16. Marcio

    É impressionante como alguns jornalistas escrevem suas críticas. Não concordo com o Ronaldo fazendo comercial de cerveja, mais do jeito que o tema foi abordado, dá a impressão do cara estar com raiva do jogador, e não apenas com uma opinião contrária a dele, e por fim, insinua que no episódio dos travestis o cara encontrava-se bêbado, e ainda que o Adriano, que nem mais jogando futebol está, tem problemas com o álcool. Essa vida de jornalista é muito fácil, falam o que querem, do jeito que lhes convém e não existe consequência. Agora imagina um jogador fazendo uma crítica mesmo que mais leve que a escrita a um jornalista, “os guardiões da moralidade” (jornalistas) se erguerão e sufocarão o cara de críticas, regadas a pitadas de moral e ensinamentos. Pro inferno com a hipocrisia, acho que Ronaldo está errado, mais pior que isso é a forma como se crítica a atitude dele.

  17. LUIZ KAFFA

    Caros comentaristas, acho que o nobre jornalista Torero não está com raiva do jogador Ronaldo e muito menos torcendo contra a sua volta com sucesso. A crítica está sendo feita à peça publicitária. ao modo como ela foi feita e até mesmo ao momento em que ela foi publicada. Dentro desses parâmetros, ele tem razão em suas colocações.abs

  18. Julio

    Lobão dizia em uma de suas músicas que vivemos uma “ETERNA FALTA DO QUE FALAR”. Pois bem,nossa estimada imprensa esportiva, tão correta,límpida como o rio Tietê, vem com esses textos idiotas….
    Começamos semana passada discutindo o “Caso Adriano”,agora o comercial do Ronaldo….Torero que texto patético….

  19. Cauê

    cara vc é chato msm…meu o ronaldo é um ídolo nacional se é a maneira de ele ganhar dinehiro e é um modo honesto que faça do seu modo…sem o palpite inrometido e invejoso dos outros…se considera a propaganda ruim….saiba que o ronaldo é um grande garoto propaganda e onde encosta vai virar dinheiro…saiba respeitar pq ele batalhou msm e está ajudando muito o corinthians…isso é querer reclamar de tdu…é simplismente o cara CHATO…

  20. Edivaldo

    XIIIII, NEM SE PREOCUPEM COM ISSO, É SÓ O RONALDO FAZER UM OU DOIS GOLS NA SEMI FINAL OU NA FINAL DO PAULISTINHA QUE NINGUEM NEM MESMO O DONO DO TEXTO VAI SE QUEIXAR DO COMERCIAL, PÔ MEU, DEIXA O CARA, O SOCRATES NUNCA BEBEU CERVEJA??? NÃO ERA O CARA QUE TODO MUNDO SABIA QUE BEBIA, FUMAVA E NÃO TREINAVA??? TA CERTO QUE FUMAR É COMPLICADO, MAS SE O CARA TOMA UMA CERVEJINHA QUE MAL ISSO FAZ??? O COMERCIAL EM SI NÃO MOSTRA O RONALDO BEBENDO A CERVEJA, E OUTROS COMERCIAIS COMO O DA ANTARTICA QUE MOSTRAM 3 ATORES GLOBAIS, O CARA INCENTIVA A NÃO BEBER SE FOR DIRIGIR (POR SINAL UM COMERCIAL ENGRAÇADO) NÃO VI NINGUEM FALAR NADA, E ELES ESTÃO NA MIDIA, E NÃO VENHAM DIZER QUE O RONALDO TEM QUE SER EXEMPLO, OS ATORES TAMBEM NÃO TERIAM QUE SER??? DEIXEM O CARA, O ADRIANO PELO CONTRARIO EU NUNCA VI UM COMERCIAL DE CERVEJA DELE E ELE TEM PROBLEMA COM O ALCOOL (ELE NEGA) SE UM COMERCIAL FIZESSE ISSO, A IVETE SANGALO SERIA A MAIOR PINGUÇA DO BRASIL.

  21. Marcelo Pereira da Silva

    Engraçado como tem gente que acha que o Ronaldo é intocável porque foi eleito três vezes melhor do mundo. Muito pelo contrário. Justamente por ser uma pessoa famosa e reconhecida, serve de modelo pra muita gente e por isso deve ter as atitudes questionadas – especialmente quando se dirige aos fãs.

    Vamos ver se esse currículo vai ser suficiente pra acalmar a fúria corintiana se por ventura o Timão perder o Paulista e o Ronaldo mudar de clube.

    E muito pertinente a observação do Torero sobre a publicidade brasileira.

  22. Alviverde/SP

    Larissa, minha querida, carissima…você já foi mais SENSATA em suas opiniões. Tudo bem, maravilha…ele “pode”… mas NESSE comercial, realmente não pegou bem, não…

  23. Paulo

    Xará concordo com voçê,mas acho que falta coerência da sua parte porque essa tv do kajuru aí que voçê faz propaganda mostra o kajuru e o Sócrates bebendo e fumando,o Sócrates inclusive parece já meio chumbado.Claro que também não sou puritano, mas beber e fumar tem a hora certa e não acho a hora certa quando se está em frente as câmeras falando sobre esporte porquê crianças e adolecentes tem acesso a internet,da mesma forma a crítica sobre a falta de profissionalismo do jogador Adriano,lembre-se que o kajuru pediu demissão de uma emissora no meio de um programa no ar,um dos grandes problemas do Brasil como voçê mesmo já citou é o corporativismo por isso estou te dando esse toc(no bom sentido é claro rsrsrs).Acho o Juca e voçê dois caras sérios,mas sinseramente não tenho a mesma opinião sobre esse kajuru.Um abraço,sucesso e conte com o meu apoio.

  24. Carlos

    Larissa Beppler, hoje você defende porque o time está ganhando, vamos aguardar na derrota, que está muito próxima.

  25. Joao Psiricon

    Lamentavel…………
    Sera que o Torero nunca tomou cerveja? Vc Paulinho ja tomou cerveja?
    Todo brasileiro toma…. quanta hipocrisia…….
    Por que vc nao critica o benja que no Estadio 97 tambem faz propaganda de cerveja ( alias ele é IGUAL o Milton Neves, faz propaganda de tudo), mas os amigos vc nao critica..

    É a tropa do politicamente correto… quanta hipocrisia….

  26. Marcos

    “Carlos Disse:
    Abril 14, 2009 às 7:38 am

    É um absurdo, o cara não tem vergonha na cara mesmo, gostaria de ser um zaqueiro do São Paulo domingo, iria quebra-lo no meio, safado, sem vergonha.”

    Cara… você está mal… muito mal.

    Você iria quebrá-lo no meio… Será? E porque tanto ódio?

    Que o Paulinho e outros torçam contra eu até entendo. Eles estão no business, faz parte do jogo. Mas você?? Só porque talvez seja são-paulino? Que é isso cara… Você precisa de tratamento.

  27. Marcos

    Alviverde/SP meu caro. Ronaldo tá incomodando ein? Você sabe amigo que o cara é fera. Te entendo… sim… Você está na sua, secando e gorando porque se o Ronaldo ficar em forma daqui a um mês…. hhhuummm sei não… vai ser perigoso. Até agora foi só pro povo relembrar quem é Ronaldo.

  28. Valdir Pugin

    Quanta vestal na mídia, quando o assunto é o Corínthians! Esses metidos a sabichões não sabem que na Europa a cerveja é oficialmente considerada como alimento e não como bebida? Deveriam se informar.

  29. Marcos

    “Cesar Disse:
    Abril 14, 2009 às 11:55 am

    cara, pq vc nao fala coisa boa? pq sempre tem a capacidade de observar o lado negativo das coisas? desculpa pela sinceridade, mas quem é vc pra julgar Ronaldo?…”

    Concordo com tudo o que você disse Cesar. E inclusive com a sua indignação.

    Mas você está sendo muito ingênuo. Maquiavel nunca foi tão atual: “os fins justificam os meios” E a imprensa sempre foi maquiavélica, no bom e no mau sentido da ética do Principe. Pense um pouco.

    Talvez até o Paulinho concorde com você Cesar…

  30. geraldo lina

    ISSO, SOH ACABA POR SELAR A MINHA CERTEZA DE QUE NA GRANJA QUALQUER CACHACEIRO E OUTRAS COSITAS JOGAM FACINHO:

    CASAGRANDE, SOCRATES, VAMPETA E RONALDO.
    ( ENTRE OUTROS )

    UMA VERDADEIRA ESCOLA DE CACHACA E FUTEBOL

    8)

    ***(*) ******(*)

  31. Marco

    Fala sério. Um cara para jogar no Corinthians tem que encher a cara de cachaça mesmo!!! Sóbrio sem chances.

  32. Donizete

    Larissa, ele não pode não. E também não precisa. Se ele jogasse em outro clube, vc seria a primeira a criticar. Como joga no seu time, pode tudo ? Menos minha querida. Bom Senso e Canja de galinha, não faz mal a ninguem.

  33. albertomurray

    Esse texto do Torero, concordem, ou não, com ele, está excelente. Abraços. Alberto Murray Neto

  34. Larissa Beppler

    Vocês viajam, cara…

    Ele pode não é referente ao comercial e sim ao status que ele carrega consigo que tem como ônus essa parte de todo e qualquer passo que der ser julgado, como se coubesse a alguém julgar a vida pessoal do profissional.

    Em nenhum momento me referi ao comercial, mas a tentativa de conquistar audiência em cima do Fenômeno, seja para elogiar, seja para criticar. E os rivais que me desculpem, mas é óbvio que vocês concordariam com todas as sandices escritas, afinal, não deve ser fácil ver o melhor jogador do mundo no melhor time do mundo! Há!

  35. samuel

    tambem concordo que esse comercial foi infeliz.
    o pessoal da brahma pelo visto estão desisperados atrás de ganhar algum trocadilho a mais, porque não deram tempo ao atleta de recuperar 100% fisicamente e muito menos deram tempo a eles proprios pra elaborar um comercial decente.
    usaram cliches dessastrosos, o que so aumentou a ignorancia por parte dos elaboradores.
    acho que esse comercial serviu mais pra tirar o “peso” da consciencia e dar mais animo aos alcoolatras, que ao ver ronaldo, apesar de sua condição fisica, continua tomando sua brahma e vencendo qualquer obstaculo que o mesmo encontre. não sou contra as pessoas alcoolatras
    mas creio que ainda existe pessoas de mente fraca que se deixam levar mais pela celebridade do que o conteudo que se encontra sem perceber as consequencias que os mesmo pode trazer. devia ser proibido famosos em comerciais não so de cerveja como tambem qualquer um prejudicial a saude
    ronaldo tem um poder incrivel de marketing sobre as pessoas, acho que ele deveria fazer comerciais mais admissiveis

    e agora partindo pra larissa…

    ronaldo melhor jogador do mundo?
    1)quantos anos faz que ronaldo ganhou o seu ultimo premio de melhor do mundo?
    2) você conhece messi né?! então elabora uma ficha tecnica entre ronaldo e ele, comparando as circunstancias atuais, tambem levando em conta que ronaldo joga na america, e messi na europa onde o futebol e bem mais avançãdo tecnicamente

    corinthians melhor time do mundo?
    1)coloca o corinthians no camp nou contra o barça pra ver o que acontece, seria maravilho ver a zaga do corinthians enfrentando henry, etoo e messi. e por favor não compare a vitoria do internacional sobre o barça dizendo que do mesmo geito que o inter conseguiu o corinthians tambem consegue. sua trouxa mulambenta

    so uma ignorante(ou uma corinthiana duente) pra dizer que um time do brasil, e ainda mais o corinthians, e o melhor do mundo.
    se ela so assisti paulistão e alguns jogos da africa, eu posso entender essa moça(pobre alma).

    isso so reforça minha tese que ainda tem gente que se deixam levar pela famosidade de tais pessoas sem antes pensar nos verdadeiros fatos.

  36. Alviverde/SP

    Para os TORCEDORES, bebida e cigarro pode ter TUDO A VER…para ATLETAS PROFISSIONAIS divulgarem, NÃO.

  37. Alviverde/SP

    Mas cada um sabe(ou deveria saber)o que faz…é o LIVRE ARBÍTRIO, enfim.

  38. Felipe

    Putz nem li todos os comentários, e EU SOU um cervejeiro nato, porém, há sim um baita de um problema associar um jogador a uma cerveja. Primeiro pq todos sabemos que alcool e esporte não combina, segundo o Fenomeno é um ídolo e muitas crianças podem começar a achar bonito ser brahmeiro….
    é igual o gerson nos anos 70 ou 80 fazendo prpaganda de cigarro…

  39. samuel

    Felipe…
    “Primeiro pq todos sabemos que alcool e esporte não combina, segundo o Fenomeno é um ídolo e muitas crianças podem começar a achar bonito ser brahmeiro….”

    disse e resumiu tudo em apenas 3 linhas
    sou seu fã…

  40. marco

    SÃO PAULINOS UM RECADO PRA VCS QUE ESCREVERAM ISSO E CONCORDARAM COM ISSO:

    CHUPPAAAAAAA NÃO BEBAM

  41. Ramón

    O jornalista nem entendeu a propaganda e saiu falando besteira. Ninguem falou que cerveja sua, mas que ela foi conseguida com suor, com dedicação, vencendo os obstáculos. A agência trata de associar a imagem da cerveja a um “merecido prêmio depois de ter vencido as dificuldades da vida”, e faz isso com muita competência.

    E na boa, cerveja e futebol têm tudo a ver. Não tem coisa melhor do que assistir a um jogo bebendo uma gelada, é hipocrisia negar que 90% dos torcedores fazem isso. Não é à toa que a Heiniken patrocina a Copa dos Campeões da Uefa há tanto tempo….

    Eu vivo dizendo que jornalista devia enfiar o nariz só nos assuntos que conhece pelo menos um pouco, pra não falar besteira.

  42. Ramón

    Ah, e pro Samuel……

    Bota Dentinho, André Santos e Ronaldo partindo pra cima de Puyol e Victor Valdes no Pacaembu lotado…… Respeite a opinião dos outros, trouxa mulambento.

    Vc inventa palavras como “geito” e “famosidade”, mas a ignorante é a Larissa, então? Faça-me o favor…

  43. Larissa Beppler

    Ramón,

    Eu concordo em gênero, número e grau com todos os teus comentários aqui…

    Ah! Obrigada por responder por mim hehe

    Abraços alvinegros.

  44. Felipe

    o mais engraçado
    é ele falando. “e dribla os medicos e aqueles que não acreditaram nele.”

    po, se não fosse os médicos que o operaram o que seria dele??

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: