Todos sabem que a Medial Saúde foi trazida ao Corinthians por Luis Paulo Rosenberg, vice-presidente de Marketing.

A empresa é cliente da Rosenberg Partners, de propriedade do cartola corinthiano.

Que lucrou milhões de reais ao intermediar um acordo entre Medial e outra empresa do setor.

Fala-se muito que também foi comissionada na transação com o Corinthians.

Confira abaixo um brilhante levantamento realizado pelo site Futebol & Negócio que demonstra exatamente em que proporção o Corinthians foi lesado, enquanto a Medial Saúde era beneficiada.

De estarrecer.

Corinthians e Ronaldo: quem ganhou mais até agora ?

http://futebolnegocio.wordpress.com/2009/04/01/corinthians-e-ronaldo-quem-ganhou-mais-ate-agora/#comments

Eu sei que esse assunto já está caindo no esquecimento, mas fiz questão de apurar alguns dados para passar ao leitor do F&N.

A contratação do atacante Ronaldo Fenômeno, em dezembro de 2008, foi muito divulgada pelo departamento de Marketing do Corinthians como uma parceria em que todos iriam ganhar muito.

futebolenegocio1 

Mas o que podemos falar é que quem mais ganhou até agora foi a Medial Saúde, a única que não desembolsou nem um centavo para nada.

Sim, a maior beneficiada de dezembro/08 até o inicio de março/09 foi a empresa de seguro saúde, a qual teve o seu contrato findo em dezembro de 2008; mas inexplicavelmente até a assinatura do novo patrocinador teve o seu logo estampado nas camisas de treino, passeio e comissão técnica, tendo uma “ajudinha” de mídia de não se jogar fora.

A explicação dada formalmente pelo Corinthians era a de manter um bom relacionamento com os seus parceiros e ex-parceiros. E, diga-se de passagem, que diretoria caridosa e que bom relacionamento…

Curioso com o quanto pode ter sido essa “caridade”, solicitei uma pesquisa ao meu amigo e proprietário da R3A Comunicação, especializada em retorno de mídia, o jornalista Rafael Arbex, o qual tem e teve como clientes empresas como a LG, Vivo, Mantecorp e Tim Festival, entre outros, para que fizesse uma apuração de retorno de mídia dos dois dias que envolveram o jogo Palmeiras e Corinthians, sendo apresentado o seguinte relatório simplificado:

Relatório de Retorno de Mídia

Corinthians – Medial

Análise da Centimetragem

O clássico entre Palmeiras e Corinthians atraiu grande atenção da mídia. No pré-jogo, o destaque foi dado à possível estréia do atacante Ronaldo. A Medial aparece em destaque no uniforme de treino dos jogadores e da comissão técnica.

No pós-jogo, o foco foi, novamente, o atacante Ronaldo, que marcou seu primeiro gol com a camisa do Corinthians. O jogador deu várias entrevistas usando a camisa com o logo da Medial.

Esses dois dias que antecederam o jogo, além da repercussão no dia da partida, geraram um retorno de mídia espontânea de R$ 5.972.349,00.

futebolenegocio2

Mídia Impressa

Os principais jornais da capital deram grande cobertura ao clássico. Tanto no sábado (07/03) quanto no domingo (08/03). A Medial aparece, nas fotos, em todos os veículos.

Esse espaço somou 1103 Cm/Col*, num total de 36 inserções, gerando um retorno de mídia de R$ 392.089,00.

* Nota: Esse espaço equivale a 3,5 vezes uma página de jornal. 

 

 

futebolenegocio3

Mídia Televisiva

A Rede Globo e a Rede Bandeirantes foram as que mais falaram sobre o clássico, gerando imagens dos treinos antes do jogo e entrevistas pós-jogo. O destaque foi a entrevista ao vivo de Ronaldo, com a camisa contendo o logo da Medial, no programa Domingão do Faustão, como você pode conferir no vídeo abaixo: 

 

No total foram 11 minutos e 20 segundos (680 segundos) de aparição da marca na televisão, o que trouxe um retorno de mídia de R$ 5.580.260,00, considerando os dois dias de cálculo nas principais emissoras. 

 

futebolenegocio4

Se em dois dias de medição foi apurado, e de forma simplificada, esses valores, imaginemos o quanto a Medial não ganhou com aproximadamente 3 meses de bom relacionamento?

E um detalhe ainda mais impressionante: mesmo depois da assinatura com a Batavo, a Medial continua em destaque no site do Corinthians. 

 

futebolenegocio5

Na seção “Mosqueteiros”, na página inicial, só o goleiro Felipe não aparece com “Medial” na camisa. O lateral André Santos, na foto acima, é um dos “mosqueteiros” que ainda envergam a logomarca do antigo patrocinador. 

 

futebolenegocio6

E para completar, a loja oficial do Corinthians continua vendendo a camisa oficial de jogo do Ronaldo com a estampa da Medial (reprodução acima). E olha que já estamos em Abril!

Isso é o que se pode chamar de “ótimo relacionamento com um parceiro”. Resta saber o que a Batavo pensa disso…

Facebook Comments
Advertisements