Advertisements

Coluna do Fiori

fiori_g.jpg

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

apito

ROBOTIZAÇÃO DOS ÁRBITROS

Acompanhando pela TV, percebo que os árbitros de São Paulo se parecem programados, ou seja, movimentam-se e agem uniformemente, parecem os comandados pelo Marinho, quando na ativa.

Segundo informação, na denominada pré-temporada, árbitros e assistentes da principal série do futebol paulista, tiveram aulas pratica de como se colocar em alguns lances, além da postura que devam ter quando mostrarem cartão ao atleta.

Ora! Este determinar, castra a espontaneidade do profissional e do ser humano. Como sabemos, grande maioria dos árbitros e assistentes da Série A, vivem das taxas auferidas pelo trabalho prestado, jamais contestarão esta aberração.

A robotização em alguns casos é percebida quando das entrevistas dadas pelos árbitros que usam linguajar padronizado, tenham absoluta certeza, se fosse ao meu tempo, seria ridicularizada e posta abaixo, no hoje a submissão se faz presente, nenhum árbitro contrapõe, as “entidades de classe”, SAFESP e COAFESP, nada fazem, aquém da má vontade de seus dirigentes, encontramos o descaso dos associados, estes divagam, apesar disso, não se manifestam abertamente para não perderem a polpuda taxa que recebem quando escalados.

BASTA

È necessário que se dê um basta nesta situação, como exemplo vemos muitos lances faltosos na frente do árbitro, que estando bem colocado, olha para o assistente se o mesmo não assinalar, nada marca.

O árbitro continua sendo o principal representante das leis do jogo, pode e deve delegar, mais o decidir é de sua responsabilidade, quem não a tem ou não a quer, não se estabeleça.

SAFESP e COAFESP

Ao menos na teoria, deveriam representar aos árbitros, na pratica isto nunca ocorreu, contam com total interferência dos dirigentes da FPF, lembrando que a cooperativa foi criação dos dirigentes da federação.

Os remunerados dirigentes da COAFESP – Cooperativa dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo, Silas Santana e Artur Alves Junior, exercem funções profissionais na administração da FPF, sendo assim, não vejo independência para representarem seus associados.

Silas Santana, como ouvidor da FPF em assuntos inerentes ao comportamento dos árbitros, envia cartas aos clubes reclamantes com texto contendo criticas ao trabalho do árbitro e assistentes, pergunto:

Com que moral Silas Santana recebera os árbitros associados da COAFESP indiciados no Tribunal da FPF, que venham se socorrer do jurídico da Cooperativa, se por ele foram criticados?

ATUAÇÃO DOS ÁRBITROS

São Paulo x Corinthians

Trabalho nada convincente de José Henrique de Carvalho, complicadíssimo e mediador, aos 37 minutos expulsou o corintiano Túlio por ter dado um soco na barriga de seu oponente André Dias, a jogada foi aberta, na cara do árbitro, que “nada viu” tomou a decisão por interferência de seu assistente Edmilson Corona, deixaram passar o provocar de André Dias, entendo que lhe cabia o amarelo.

Deste momento até o segundo amarelo para Wagner Diniz do São Paulo, que lhe causou a expulsão, o árbitro foi contestado pelos atletas, se omitiu nas diversas participações de defensor corintiano Escudero, por jogadas agressivas as leis do jogo.

Quanto à expulsão de André Santos do Corinthians Paulista, entendo-a correta e tardia, em varias ocasiões contestou ao árbitro de dedo em riste.

Vai um alerta para o árbitro José Henrique de Carvalho, em tempos não muito longínquos arbitravas melhor, demonstravas personalidade e independência, nesta contenda, desenvolveste trabalho não compatível com seu ontem, observei também seu preocupar com postura e desenvolvimento em seus movimentos, perfeito robô.

PONTE PRETA X SÃO CAETANO

Arbitro: Carlos dos Santos Jr.

Fraco na parte disciplinar distribui cartões, não se faz presente, o cartão deva ser mostrado ao indisciplinado, indiretamente entendo ser o advertir aos demais litigantes no sentido de não mais ofenderem as normas do jogo.

RELEMBRANDO

Gostaria de relembrar ao árbitro Wagner Tardelli, retirado da escala quando da partida final do Brasileirão 2.008, nosso aguardar de sua manifestação junto à Justiça, levando a mesma, Marco Pollo Del Nero, presidente da FPF e Ricardo Teixeira, presidente da CBF.

Será que sua possível omissão se respalda no valor da taxa que recebeste, sem ter atuado?

ÈTICA não deva ter preço, se foi estabelecido, é prova cabal de não tê-la.

CONAF X ANAF

Sérgio Correia da Silva, presidente da CONAF, exigiu dos árbitros do quadro nacional que atuaram na primeira rodada da Copa Brasil, usassem o uniforme da marca Penalty, não obstante da ANAF – Associação Nacional dos Árbitros de Futebol, ter assinado com a marca Diadora.

Este comportar de Sérgio Correia da Silva, não me surpreendi, é, o retalhar das disputas quando da eleição para a presidência da entidade representativa dos árbitros na escala nacional.

POLITICA

Indico a leitura do inserido na pagina A2 do Jornal O Estado de São Paulo, datado em 31/01/09, com o titulo:

“Estragos de um presidente ignorante”, de responsabilidade do jornalista, advogado, escritor, administrador de empresa e pintor; Mauro Chaves.

Acorda, Brasil.

21/02/09

O acima é de minha inteira e total responsabilidade e publicado no blog:

blogdopaulinho.wordpress.com

Facebook Comments
Advertisements

32 comentários sobre “Coluna do Fiori

  1. mutuca

    “Será que sua possível omissão se respalda no valor da taxa que recebeste, sem ter atuado?”

    Eita trecho mal redigido!

    Se você quer se dirigir ao Tardelli, use o tu:

    “Será que TUA possível omissão se respalda no valor da taxa que recebeste, sem ter atuado?”

    Se quer se referir a ele, use o ele:

    “Será que sua possível omissão se respalda no valor da taxa que recebEU, sem ter atuado?”

  2. Marcelo

    O que este tal Fiori apitou para falar dos outros? Ele, por acaso, representa qual instituição? Como sabe que o juiz recebeu? O juiz já disse que vai processar a Federação pelo estrago feito, mas que a decisão de não atuar foi exclusivamente dele. Pegam pedaços das entrevistas, não prestam atenção no que é dito pela pessoa e escrevem tais bobagens. Quanto aos uniformes li que isto é comum, que os juizes da Fifa usam uniformes da Adidas que, nos tempos das vacas magras, apoiou o João Havelange (leia Jogo Duro, a biografia do grande JH) e até hoje lá está. Por que não ouvir todos os lados da história para não escrever bobagens. A juizada de São Paulo está apitando bem. Quais os grandes erros até agora? Quantos jogos foram realizados e quantos erros aconteceram?

  3. Brav0

    Expulsou o Túlio corretamente, não importa se Deus ou o Diabo avisou a ele, agressão tem que ser coibida com expulsão.

  4. euclydes zamperetti fiori

    Marcelo, se identifique veradeiramente, ñ represento instituição alguma, saiba q. combati a corrupção e a subsirviência de frente, minhas eliminações do SAFESP, foram por ñ admitir velhacarias e as disse Téte a Téte ao “ilibado” Aragão e aos árbitros em geral, bem como ao Reynaldo Carneiro Bastos , ao farah e a quem mne indagasse.
    zamperetti Fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  5. euclydes zamperetti fiori

    Senhor Mutuca Pascoalle, grato és revisor , ñ sou escriba + tenha certeza, em matéria de arbitragem de futebol, conheci e conheço um pouquinho.

  6. euclydes zamperetti fiori

    Bravo, tens razão, o importante é seguir e cumprir as leis do jogo.
    abraços e td de bom
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  7. Carlos Almeida

    Meu caro Fiori. É carnaval. Hoje sua coluna realmente está muito confusa. No caso do Tardelli eu entendi; você cobra uma atitude dele, que prometeu processar em especial o Marco Polo Del Nero, o pivô de toda encrenca que envolvei o nome dele.

  8. euclydes zamperetti fiori

    Marcelo, caso sejas árbitro, o é viável, conheces os imundos bastidores do meio, sempre me coloquei em meu lugar, muitos arbitaram e chegaram fazendo favores e acendendo velas pra Deus,o Diabo e para o Talves.
    Mantive minha linha de conduta, desde os tempos de meu querido Maria Zélia e nos varios campos de varzea ao tempo que esta se fazia digna do nome, entrei para a escola de árbitros da FPF pensando em arbitrar honestamente, assim o fiz, lhe garanto, varios usaram de influencias para galgarem escalas, comigo ñ, foi no peito, na coragem e sem padrinhos, peguei somente pedreiras, caso queiras maiores informações, posso lhe passar pessoalmente , na quinta feira após o carnaval deverei estar na séde da AAGSP, por volta das 11 hs.
    Se for árbitro deva saber q. a AAGSP, situa-se próximo do prédio da FPF.
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol
    Leia o livro A Republica do Apito , onde conto algo sobre os bastidores do futebol.

  9. euclydes zamperetti fiori

    Marcelo, tal é você que ñ se identifica , tenho nome, RG e edereços certos e sabidos.
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  10. André Azevedo

    texto confuso mesmo. Só entendi que o Coritnhians devia ter terminado o jogo com uns 7 jogadores na sua opinião. E o São Paulo, que quando tomou um gol legítimo do Botafogo, mal anulado, sequer foi citado como favorecido neste espaço, desta vez aparece como coitadinho.

    Para um juiz, a imparcialidade passa longe.

    Cada um fala o que bem entende.

  11. roque

    Imparcialidade continua nao sendo seu forte. Sugiro que voce deixe de falar sobre a arbitragem nos jogos que o São Paulo estiver envolvido já que suas analises acabam sendo manchadas por um sao paulinismo descarado.
    Acorda, Brasil!

  12. euclydes zamperetti fiori

    Roque, errou: Sou S.C.Corinthians Paulista
    tenha ótimo inicio de semana,
    volte sempre,
    abraços
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  13. silvio

    Fiori,você só diz besteira,um verdadeiro idiota.
    Consegue ser pior que o Godoi,ridiculo.
    Silvio.

  14. Toninho Avare

    Talvez é com “Z” e nao com “S”. o Juiz Madona vai processar a FPF. Ele já falou isto em entrevista. O Marcelo escreveu e eu repito aqui. No resto não concordo com o Marcelo, mas com o Euclides. PAU NELES. Quem é Silas Santana?, Arthur? Euclides.

  15. euclydes zamperetti fiori

    Caro leitor Toninho, concordo, dou a mão a palmatória, Talvez é com Z e ñ com S, + acredito q. devas concordar é triste o errar na escrita, porém o + triste é fazê-lo na pratica por interesses pessoal.
    Quanto ao Silas Santana e Artur Alves Junior lhe digo : São Farinhas do mesmo saco, bajuladores do poder, sem idealismo e coniventes com seus patrões e padrões de vida, fazem de td para estar na cadeira do mandonismo.
    abraços, volte sempre
    EM TEMPO: Sou simples colunista,ñ sou professor em Português , minhas opiniões são proferiadas atraves o que vejo pelas imagens de nossas Tvs ou ao vivo
    Tenhas absoluta certeza os acima citados são conhecedores de minhas opiniões de de meu idealismo.
    Nunca me curvei e jamais me curvarei nesta altura de minha existência. zamperetti fiori
    cidadão e ,
    ex-árbitro de futebol

  16. euclydes zamperetti fiori

    Silvio;
    Idiota é você, creio q. verdades lhe ofende, devas ser um dos varios bajuladores da turma q. esta no comando da COAFESP, SAFESP, CONAF e do setor de árbitros da FPF.
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  17. euclydes zamperetti fiori

    Silvio, caso ñ for do meio arbitragem de futebol, possa ser integrante de alguma patota frequentadora ou integrante da administração de algum clube cujo time participa dos eventos futebolisticos patrocinados pela FPF.
    Se assim for, saiba q. ñ temo nada, ñ sou covarde , você vê minha foto , frequento varios locais, se em vosso meio tiver alguém da casa, este é conhecedor dq ñ fujo, ñ me amedronto por + feia q seja a cara de meu detrator, caminho proximo a linha da honestidade, tenho RG e endereço certo e sabido.
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  18. Marcelo

    Euclides tenho acompanhado sempre suas colunas e nunca observei o prezado fazer algum elogio. Na imprensa, na política e no futebol todos são bajuladores, integrantes de patotas e que não tem medo ao ponto de sempre convidar internautas para reuniões na tal AAGSP.

    Pergunto ao honesto Euclides:

    Diga-nos quem são os honestos da arbitragem. Fale de suas virtudes e por que acha isto deles.

    Não pergunto o contráro, porque lá leio isto na coluna.

    Tem que dar várions nomes, porque nao acredito que so tenhamos poucos. devem ser muitos.

  19. Marcelo

    Esqueci de perguntar do motivo de nunca ter sido presidente da Cooperativa, do Sindicato, da Associação?

    Você seria eleito? ou sua personalidade não admitiria isto?

    Teria votos? Qtos?

    Falar, falar, falar, são palavras que o vento leva…

  20. Servilio Pereira

    Confuncio diz que aos alunos:

    O que você ouve – esquece
    O que você lê – guarda
    O que você faz – aprende

    Portanto, apenas guardamos o que lemos, mas aprendemos quando fazemos e assim conseguimos avaliar se faríamos melhor.

  21. euclydes zamperetti fiori

    Marcelo, em primeiro gostaria que se apresenta-se com nome verdadeiro,
    em segundo estive na reunião da AAGSP e vc tb deva ter estado por Lá, se assim foi, poderias se apresentar e conversarimos sobre arbitragem.
    Leia meu livro A Republçica do Apito, saiba q. por meu comportamento em ñ concordar com canalhices, fui eliminado do SAFESP por duas vezes e ambas na gestão do Aragão a quem vc deva ter beijado a mão ou a beija de um outro para auferir escalas.
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol
    Não teria voto nenhum, ñao admitiria interferencia de nenhum diretor da FPF , de clube, ou de qualquer politico.
    Caso o árbitro, ficasse bajulando seria suspenso e vc seria um deles, me pareces preocupado em ser escalado.
    Desáfio-lhe ou a apresentar alguma incoerencia em minha forma de ser.
    Para encurtar, amanha dia 26/02/09 as 11hs e30 estarei na séde da AAGSP, não te conheço e você me conhece ao menos pela foto aq postada, portanto, ñ sei qual sua intenção + td bem, lá estarei, pronto para trocarmos papo sobre arbitragem e entidades representativas.
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol
    EM TEMPO: Agora são 16hs e 38 do dia 25/02/09, espero q. ñ faltes, caso contrario ficarei decepcionado.

  22. euclydes zamperetti fiori

    Marcelo, tenhas certeza, nunca disse q. sou honesto disse e afirmo, caminho o + proximo da linha da honestidade, todos quem me conhecem, árbitros de futebol, dirigentes e jornalistas, sabem de meu proceder, tomava decisões repentinas e em defesa de todos os árbitros quer seja entfrentando dirigentes, politicos e até juizes de direito, um deles q. vivia em Bauru, ja falecido.
    Todos que tomam conhecimento de sacanagens, sem combater aos que praticam-na, em meu entender, são coniventes e rastejantes, merecem castigos maiores.
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol
    OBSERVAÇÃO: Amanha dia 26/02/09 estarei na séde da AAGSP entre 11hs e 30 as 12hs, na ultima hora, meu superior hierarquico marcou reunião para as 11hs do dia acima , como vivo de meu trabalho, estarei na reunião, posteriormente, irei para a séde da AAGSP.
    A reunião em meu trabalho foi marcada as 17 e 30 hs.

  23. euclydes zamperetti fiori

    Silvio Pereira se vc quizer estou ai, com ou sem Confuncio.
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol
    Omelhor a fazer é ñ enganar e se possivel ñ ser enganado.
    Mesmo assim, entendo que muitos se deixam enganar por serem coniventes, ou melhor, levam suas vantagens.

  24. euclydes zamperetti fiori

    Marcelo, tenho comigo q. vc é árbitro regularmente inscrito na FPF, + ñ se identifica verdadeiramente, devas comer na mão destes dirigentes dea COAFESP ou do SAFESP, assim fazendo seras sempre escalado.
    zampereti fiori

  25. Marcio Lopes

    Não ligue para o Marcelo. Ele quer (parece que conseguiu) te irritar.

    Agora vc poderia responder a pergunta dele sobre quem é honesto na arbitragem.

    Serviria para que os jovens juizes saberem com quem estão lidando. Conheço alguns dirigentes, como o Arthur Alves, o Silas Santana, a Silvia Regina, os Professores Peraci e Válter Reis que nunca agiram de forma errada comigo e até onde sei, sempre foram corretos. Como então tantas criticas?

    Lembro muito do Prof. Gustavo que era da comissão presidida pelo Reinaldo Carneiro e o Prof. sempre agiu bem também. Li seu livro e vc ataca a ambos também. Eles dirigiram a arbitragem por muitos anos na época do presidente Farah.

    Numa das passagens do seu livro, o senhor comenta sobre juizes como Saraiva que peitou o presidente Farah e nunca mais apitou futebol e os dois estavam chegando na arbitragem paulista. O que poderia dizer deste período.

    Quem se salva no seu livro é o Professor Astolfi e o senhor que ajudou o Morgado e tantos outros que ficaram doentes no futebol.

    O atual presidente da comissão, o coronel Marinho também é um exemplo senão não chegaria a este posto, pois a Polícia Militar é respeitável tanto quanto as demais autoridades. Eles são fiscalizados a vida inteira e por isto acredito que algo está errado no excesso de criticas que o senhor coloca nesta coluna.

    O coronel Silas também é uma figura respeitável, por isto não posso acreditar em tantas criticas assim.

    Vou fechar meu comentário elogiando outro que o senhor critica, é o José Assis de Aragão. Ele sempre ajudou muitos juizes como o Biro-Biro e tantos outros. Parece que somente o senhor o critica.

    Senhor Euclides ouvimos muitas estórias, até mesmo do senhor falavam bobagens que não acredito porque sempre ouvi falar da sua coragem.

    É um desabafo e não vou encontrá-lo em lugar nenhum, apenas quero registrar que não é possivel tantas criticas e nenhum elogio. Procure as coisas boas e terá como retorno as coisas boas, mesmo sendo honesto como parece que é.

  26. euclydes zamperetti fiori

    Marcelo, todos nós somos obrigados a seguirmos a linha proxima da honestidade, porém,temos o dever de apontar as ruins, caso contrario, ultrapassaremos o fudo do poço e euñao seri omisso, acertar é obrigação.
    Pô vc so fala q. estes são pessoas respitaveis, disse e afirmo,o Silas, arbitoru por ser responsavel pela segurança do tristemente condecorado com o Titulo de Cidadão Paulistano Eduardo José Farah, q. entendo ñ ser merecedordesxta horraria.
    E + qual o motivo do Silas Santana ter-se deslocado para JAcarei quando do epsódio do árbitro que se confessou corrupto?
    Será q. foi para tapar as diabrurasdo Reynaldo Carneiro Bastos?
    Que tal nos encontrarmos para conversarmos sobre os bastidores de nosso futebol e outras +.
    Aq o espaço é pequeno,ao vivo o senhor percebera se digo ou se falo.
    abraços e td de bom, incluso aos que tanto defende, nada tenho contra pessoas, + tenho contra metodos de trabalho.
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol
    Em Tempo: Não compareci ao local por motivos acima explicados, a reunião prolongou-se, + td bem, havera nova oportunidade.

  27. euclydes zamperetti fiori

    Aqueles que falam de meu comportar se forem honestos estão convidados a dizerem e provarem, em minha frente, coloco-o caso queira, como portador de meu convite ao mesmos e + topo um téte a téte em salão amplo e aberto com os mesmos.
    zamperetti fiori
    ex-árbitro de futebol

  28. euclydes zamperetti fiori

    A resposta acima é para Márcio Lopes, agora vc se confessou ser realmente da patota dos beija mão, elogiar Aragão, ex- gerente do Pacaembu, q. foi mandadpo embora e este fato gerou sindicancia de 5 mil paginas e nós os pagadores do imposto não temos o direito de saber de seu conteudo, sabe senhor Marcelo Lopes, desáfio-lhe e aos porcos q. nada provam a desmentir o conteudo de meu livrfo , sei terão a seu lado pessoas comno vc q. lhes pede bençaõ para auferirem escalas.
    Sazbe Marcelo Lopes conseguir cargho de juiz classista as custas do SAFESP para o senhoe deva ser correto, pra mim ñ.
    zamperetti fiori
    ex-árbitro de futebol
    Coloco-me a sua disposição para nos conecermos pessoalmernte em qualquer local do terreitório nacional.

  29. euclydes zamperetti fiori

    Com a postagem acima, encerro meu papo atraves internet com o possivelmente “árbitro de futebol” senhor Marcelo Lopes.
    zamperetti fiori
    ex-árbitro de futebol

  30. Marcio Lopes

    Sou árbitro sim e não lhe devo nada, nem mesmo o conheço. Pelas suas colunas acredito que deveria procurar um psicólogo. Se quiser indico alguns amigos que poderiam verificar esta mágoa que passa na sua coluna. QUEM PRESTA PARA O SENHOR?

  31. Jorge

    No jornal Globo, do dia 3 o jornalista Renato Mauricio Prado comenta um sorteio esquisito feito pela comissão de arbitragem do Rio de Janeiro.

    Fui conferir no dia:

    http://www.fferj.com.br/Sitenovo/2008/galeriadefotos/sorteioarbtgfinal2009/sorteioarbtgfinal2009.html

    Realmente houve um “engano” muito simples. O rapaz que estava rodando o globo é um dirigente do Botafogo, o que não deveria por ser interessado, mas deixa isso para lá. Ele perguntou: o Luiz é PAR e a resposta foi clara: NÃO. Então ele era IMPAR.

    Girou o globo com várias bolas. O dirigente tirou a bolinha IMPAR. O rapaz da federação nem deixou ele falar e falou o nome de outro juiz.

    No globo do dia seguinte, eles “explicaram” que se atrapalharam.

    Depois de muitos anos de sorteio, errar assim é sinal de muita competência.

    Uma sugestão simples: entregar a escala com os nomes e dizer quem é par ou impar e o que vai acontecer antes.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: