Advertisements

Ainda acho que foi pênalti

 

Muitos e-mails chegaram durante o dia me cobrando uma posição sobre as imagens exibidas pela ESPN Brasil que supostamente inocentariam Carlos Eugênio Simon de seu erro na não marcação do pênalti em Diego Tardelli, no ultimo domingo.

Alguns, mais exaltados, cobravam-me uma retratação.

Assisti ao vídeo da ESPN e aos demais que passaram em outros lugares.

Em minha opinião, foi pênalti.

A falta foi concretizada em cima, com o braço no peito de Tardelli.

Por trás do gol parece não ter havido o toque, mas em outro ângulo nota-se claramente que o atacante flamenguista é empurrado por cima.

Vocês vão dizer: Está maluco ? Não enxerga ? O vídeo da ESPN comprova que não aconteceu !

Devolvo o argumento: Os outros vídeos, todos, atestam a falta.

A visão do árbitro no lance é praticamente a mesma das imagens que demonstram a penalidade.

Simon não estava atrás do gol.

Portanto, teria realmente que ter marcado a falta, em minha opinião, é claro.

Evidente que respeito as opiniões discordantes, que se levarem em consideração apenas o ângulo inverso ao do árbitro, tem motivo realmente para achar que nada houve.

Futebol realmente não é fácil.

Facebook Comments
Advertisements

48 comentários sobre “Ainda acho que foi pênalti

  1. Carlos Romeu de Oliveira Neto

    Concordo com você , mesmo tendo visto o lance tambem pela ESPN ainda acho que foi penalti . Não estou entendendo a necessidade de livrar o arbitro desta forma . Todos estão condenando o Flamengo por reclamar , mais acredito que se a comissão de arbitragem não toma uma posição alguem deve tomar neste caso o clube que se sentiu prejudicado

  2. Sandra

    Como condenar então o árbitro, se existe uma discussão tão calorosa em torno de um lance em que as opiniões se dividem.
    É muito fácil execrar alguém tendo o recurso da televisão e seus diversos ângulos, mas decidir em questões de centésimos de segundo é algo totalmente diferente e o grau dessa dificuldade é bem maior.
    Além do mais erros existem e sempre existirão, e como se vê mesmo que o lance seja decidido por um banca de ministros do stf, ainda assim existirão controvérsias.

  3. Sergio

    Paulinho, só pela discussão, o Simon deve ser absolvido, após 5 dias, vídeos de toda sorte e ainda dúvidas. Observe que o árbitro tem uma fração de segundo prá decidir. Observe que ele estava correndo muito e evidentemente sua visão comprometida por isso. SDS

  4. Ricardo

    Mas o Simon estava no mesmo ângulo da câmera de trás, só que vindo de frente pra ela. E não de lado para o lance, como qualquer outra câmera. Nas imagens por outros ângulos têm-se a impressão que o rapaz usou o braço. Pela câmera de trás, vê-se que não e o Simon viu por esse mesmo ângulo…
    Claro que não é intenção te fazer mudar de opinião, mas só uma constatação. E que o Simon não é o bom árbitro que todos pintam, isso concordo contigo. Nem tão ruim como tantos por aí….

  5. Carlos Almeida

    O curioso é que no domingo logo após o jogo (melhores momentos) os dois que trabalharam no Sportv, equipe mineira, passaram muitas vezes este mesmo ângulo que, agora a ESPN Br passou, e os dois foram taxativos afirmando, que não houve o penalti, pois o Diego Tardelli pisa na bola e porisso cai. Também fiquei com esta impressão. Curiosamente, tanto no Ta na Área, pós jogo, com a fina flor da imprensa carioca e nos dias subsequentes esta imagem sumiu e a emissora passou a dar eco aos reclamos do Flamengo. Porque será hein!!! .

  6. Flávio

    Valeu Paulinho,
    para mim é pênalti claro. Um pênalti cavado, como o sofrido pelo Nilmar no jogo contra o Estudiantes, mas ainda assim pênalti. É inegável que houve o “atropelamento”, O Diego Terdelli foi competente em provocar tal atropelamento. Sou fã do Trajano e respeito muito a opinião dele. O que muito me estranha é tanta gente da ESPN-Brasil que já tinha visto a tal imagem e dizia que foi pênalti, de repente começar a mudar de idéia depois que o Trajano mudou. Parece coisa de funcionário não querendo contrariar o chefe.

  7. Joel

    AS VEZES VC ME DECEPCIONA…
    É HONRAVEL ACEITAR O ERRO!!
    IMPOSSIVEL VC TER A CORAGEM DE AINDA AFIRMAR QUE FOI PENALTI, PELO AMOR DE DEUS PAULINHO, LOGO VOCE.
    ATÉ EU TINHA ACHADO, MAS DEPOIS DAS IMAGENS NÃO TEM COMO!!!!

    NAO TEM COMO!!! LOGO VC….

    O MUNDO DE PERNAS PRO AR

    FUI

  8. carlos lopes

    Também acho que foi penalti.
    Realmente o jogador do Cruzeiro não toca no tardeli no primeiro momento mas quando ele fez o corte não conseguiu prossegir na jogada pq foi atropelado.
    Agora tambem acho que foi penalti no Tiago jogador do Cruzeiro.

  9. fernando rocha

    No lance, o unico evento importante, e que o Tardelli ao tentar driblar o adversário, pisa na bola,com o pé de apoio, e Cai, antes de chegar o zagueiro..Essa é a essência do lance.

  10. André Oliveira

    Você está brigando contra a imagem. Essa que é a imagem mais clara do lance, pois é o melhor angulo de observação. Você coloca como argumento o pior angulo. Nada haver!!! NÃO FOI PENALTI. Brigar contra uma evidência tão clara deixa de ser simples opinião e passa a ser teimosia.

  11. Antonio

    Tudo bem, você pode até brigar com a imagem e ignorar a cena do jogador pisando na bola e consequentemente caindo, antes de ser tocado pelo jogador do cruzeiro. É um direito seu não assumir um erro. Agora, você devia sim, se retratar. Pois se até com imagens o lance gera discussão, é totalmente compreensivel que um arbitro erre, tendo que apiutar o lance em frações de segundo. Isso sem caracterizar despreparo ou falta de honestidade, como você insinuou nos outros comentários….

  12. Guilherme Teixeira

    Paulinho, não houve o penalti! As imagens da ESPN pela câmera de trás comprova o fato. No inicio eu achei que o Simon errou, mesmo eu sendo cruzeirense, achava que tinha sido penalti. E outra coisa: Independente do que ocorreu, a Raposa foi muito superior ao Flamengo pois teve um volume de jogo muito maior, atacou mais, apesar do jogo ter sido muito disputado. Então é isso: NÃO FOI PENALIDADE!

  13. felipe

    empurrado paulinho ??? assiste de novo a imagem da espn brasil e ve aonde esta o braco do zagueiro, ontem eles passaram o lance 12089127398172398172983 de vezes com pause, slow motion, etc… o braco do zagueiro encosta no DT quando esse jah se encontra em pleno ar na tentativa de cavar o penalti.

    c ele nao c joga sofreria o penalti mais prefiriu se jogar antes…

  14. Alexandre

    Paulinho

    A visão do árbitro, para ser comentada, precisaria ter uma câmera instalada em sua testa. Daí poderíamos falar qual a verdadeira visão do árbitro.

    Quero acreditar que o Simon teve a mesma imagem da cãmera da Espn. Tanto que aparece na imagem da câmara, o ténico, nitidamente.

  15. Sandra

    Acabei de ver as novas imagens e é claro como vodca stolishnaya que o cara do cruzeiro não encosta no tardelli.
    Nessa não tem como discutir.

  16. Cartola

    Paulinho, não quero questionar se houve ou não penalty, nem sua opinião porque o lance é interpretativo mas, voc6e não pode afirmar que o ângulo da c6amera é a mesma do Simon. A C6amera pega de cima para baixo e da lateral da área, o Simon está na mesma altura dos jogadores, está mais próximo e está de olho para a linha de fundo, portanto o ângulo é difernete, voc6e não pode afirmar que é o mesmo 6angulo, nem a câmera que mostra da laterarl está no mesmo ângulo do Simon. A sua opniõa pode ser de que foi penalty mas não é amesma visão do Simon.

  17. Andre

    Paulinho, assista ao video novamente (link abaixo):

    http://br.youtube.com/watch?v=FC3nomUzmZI

    Congele a imagem aos 1:45 e veja a posicao do Tardelli (ainda com o pe em cima da bola). Agora veja onde esta o braco do jogador do Cruzeiro.

    Eh verdade que outras imagens podem dar a IMPRESSAO que o jogador do Flamengo levou um empurrao, mas o angulo do video acima MOSTRA que nao houve empurrao algum.

    O Simon esta certo.

  18. Cartola

    Paulinho, não quero questionar se houve ou não penalty, nem sua opinião porque o lance é interpretativo mas, você não pode afirmar que o ângulo da câmera é a mesma do Simon. A Câmera pega de cima para baixo e da lateral da área, o Simon está na mesma altura dos jogadores, está mais próximo e está de olho para a linha de fundo, portanto o ângulo é difernete, você não pode afirmar que é o mesmo ângulo, nem a câmera que mostra da lateral está no mesmo ângulo do Simon. A sua opnião pode ser de que foi penalty mas não é a mesma visão do Simon.

  19. Rodollfo Bernini

    Cara…

    Admita que errou e ponto. É mais bonito…

    Quem joga futebol mesmo sabe que aquilo ali é farsa de jogador… Aquele braço que supostamente encostou no tardelli não o derrubaria nunca…

    Se você já jogou bola na sua vida sabe do que estou falando…

    Se não…

    Abraços

  20. blog do celso ricardo

    ola paulinho

    meu amigo… eu e meu pai ficamos aqui conversando sobre esse lance, ele dizia a todo momento que foi penalti e eu mesmo sem ver o lance por tras ja dizia que não tinha sido.

    conclusão, depois que meu pai viu o lance pelo outro angulo, ele tb mudou de opinião… e entre nós, paulinho, o lance é clarissimo até visto de frente.

    aquele paquiderme do Diego Tardelli pisou escancaradamente na bola, coisa de jogador de várzea… o cara é ridiculo, e ainda tem a petulância de ir discutir com o Simon um lance desses… esse Tardelli deveria vir a publico e pedir desculpas ao arbitro e assumir sua culpa, dizer o que todos viram, que ELE pisou na bola e caiu.

    será que ninguém sabe que quando se pisa na bola o normal é cair ??? e foi isso que esse xarope fez, pisou na bola, se desequilibrou e caiu…ponto.

    não houve falta por cima como vc diz, pelo simples motivo que o repulsivo Tardelli tb usou o braço no lance, logo, por cima foi disputa normal… é incrivel que com o lance clarissimo ainda tenha gente que queira discordar de imagens… nunca ouviram falar que uma imagem vale mais do que mil palavras???

    abraços paulinho… e volto a dizer, tem lances que são dificeis, mas esse foi moleza.

  21. Ramón

    “Carlos Eugênio Simon, há tempos, vem decidindo campeonatos no Brasil.”

    “É um árbitro decadente e pouco confiável.”

    “Seus erros, em vez de punições, costumam ser premiados.”

    Todas as frases acima foram escritas por você, Paulinho. Porém, só pelo fato do lance ter gerado tanta controvérsia – independente de ter ocorrido pênalti no lance ou não – o árbitro já está absolvido do lance.

    Um pouco de humildade pra reconhecer os próprios erros faz bem pra todo mundo…

  22. Rogerio J

    Paulo, na minha opinião, mesmo com a possibilidade de dar um baita rolo se aparecer depois uma imagem diferente da oficial, como foi esta da ESPN Brasil, não tenho dúvida que a arbitragem eletrônica é necessária, se não para eliminar todos os erros, ao menos serve para reduzi-los.
    Por favor, não é possível que as pessoas achem normal um único árbitro correr 90 minutos e ter o mesmo preparo físico e mental para decidir um lance que ocorre nos acréscimos de uma partida de futebol. É lógico que a chance de errar é imensa.
    Ao que tudo indica, Simon não errou, mas, mesmo que tenha errado, o equívoco tem justificativa.
    Injustificável é dizer que a tecnologia não ajudará a “diminuir” os erros de arbitragem no futebol.
    Acabar com todos os equívocos, nem a NFL conseguiu. Pergunte a quem é conhecedor da história do esporte estadunidense (Paulo Antunes e Everaldo Marques) se, mesmo com a tecnologia, já não ocorreram erros no futebol deles. Claro que sim, mas em menor proporção.
    A tecnologia no futebol é um bem necessário. E tem mais: aquele argumento de que não pode ser usado em todo lugar é papo furado. Oras bolas, vai dizer que tem comunicação eletrônica entre ops juízes na várzea, na Série E? Não, e nem por isso deixa-se de usar nos principais campeonatos.
    O que acha disso, meu amigo?
    Abraço!

  23. PABLO FORLAN

    Boa tarde Paulinho… dá uma olhada no vídeo no blog do Trajano.

    Já não tinha achado que o lance foi penalti, mas a partir do vídeo fica mais claro ainda.

    Um grande abraço e parabéns pelo blog.

  24. Renato Jacob

    PORRA MEU!

    VC NÃO PEDE DESCULPA NEM RECONHECE O ERRO DE JEITO NENHUM!

    QTO ORGULHO!

    DESARME-SE PAULINHO….

  25. Filipe

    Querido Flamenguista!!! Pra começar esse timeco (que já foi o maior do Brasil) sempre contou com o afago dos arbitros em todas as suas conquista!!! Reclamam do chororo do Botafogo ( que também não é nada de mais hoje) e ficam na mesma!!! Não foi penalti, já que o Senhor Tardelli já está caindo antes mesmo do TOQUE NA ALTURA DO PEITO como disse o dignissimo dono do Blog!!! Pra complementar a infirmação, detalhe nas pernas do Tardelli (de preferência a direita) antes de sequer dominar a bola ele já enrola a perna direita no jogador do Cruzeiro (que por sinal é um grande zagueiro)!!!

    Sem mais fico com um Abraço Celeste diante ao Chororo dos adversários

  26. Mauro Alvim

    O “cinematográfico” desta história é que a mesma cena filmada de lugares diferentes contam coisas distintas. Não tenho dúvidas que a imagem da espn “engana”. Nela o contato, e ele existiu, não tem intensidade. Não é culpa dela ou do cinegrafista é somente o angulo. Hoje entendi o que Nelson Rodrigues dizia com ” O video Tape é burro”. È isso minha gente: a imagem da ESPN é burra. Ela nos nega a intensidade do choque. Outra imagem conta mostra a mesma imagem de forma mais “verdadeira”, com intensidade.
    Ela está no blog do Mauro Cezar Pereira., No comentário 148 no décimo oitavo segundo. Acho só que o Mauro não quer ver.

  27. Mauro Alvim

    A ESPN está cometendo um grande erro. O Simon Disse para o PVC:” Há o choque, mas sendo ou não o jogador do cruseiro ele cairia de qualquer maneira.” Em outra entrevista, inflado pelo “Burro video tape” ele Diz:’não houve o CHOQUE. Como, ele não havia dito o contrário? Para minha surpresa ninguem, nenhuma alma, nem mesmo o vigia da ESPN PERCEBEU A DUALIDADE.

  28. Sérgio

    Desculpe, Paulinho, mas foi pênalti sim. Reconheça o erro e fique tranquilo, pois você não foi o único: as outras imagens enganavam mesmo.

    Fica engraçado você falar que por outros ângulos parece que foi pênalti. Se for assim, vou escolher outra imagem e falar que o Maradona NÃO usou a mão de deus naquela bendita ocasião… não tem lógica isso que você está falando. Tem que ser considerado o ângulo que propicia uma conclusão definitiva e só ele.

    O Flamengo passou um “carão” nessa história. Mais uma vez graças ao já folclórico, no mau sentido, Márcio Braga.

  29. Max Trimundial

    Não se discute o passado do Simon(o brasiliense que o diga!), mas nesse caso a imagem da ESPN evidencia que não foi pênalti.

  30. fabio

    O Diego Tardelli pisa na bola claramente, tropeçando. Não houve penalti nenhum.
    Esse caso me lembra aquele do jogo na Copa de 98 Brasil e Noruega, onde vários meios de comunicação “afirmavam” que Júnior Baiano não tinha sequer tocado em Tore Andre Flo, por que a imagem que era vinculada a todas as TVs do mundo pegou atrasado o lance.
    O jornal lance! no dia seguinte publicou na manhcete de capa JUIZ LADRÃO, quando dois dias depois (não lembro) saiu uma foto de um jornal sueco mostrando Júnior Baiano puxando a camisa do centroavante norueguês.

  31. Mauro Alvim

    Seu argumento é perfeito. A imgem da ESPN não invalida as outras . Ela não é igual aquela da Copa do mundo. LEmbram o Junior baiano agarrando o gringo? Esta sim mostrou algo, que anulou todas as outras. Ser da ESPN não basta. A imagem não nega o contato,mas nega a intensidade, que em todas as outras está presente. portanto ela deve ser excluida.

  32. Fernando

    Paulinho

    fala sério vai.. tão difícil assim assumir o erro?

    assumir q errou não é feio não.. mto pelo contrário..

    olha bem o lance q o cara mostrou aí do youtube.. presta atenção.. o cara cai qdo pisa na bola e o toque do jogador do cruzeiro não daria uma queda daquela nem aqui e nem na china..

    a imprensa flamenguista carioca falar isso até aceito, já que eles vivem de fazer isso mesmo. quem mora no rio sabe disso. agora vc, é brincadeira..

    de qq forma, independente de ter sido penalti ou não a campanha feita pela corja q dirige o flamengo contra o árbitro é uma das maiores calhordices que vi nos últimos tempos… associados a mídia e tentando enganar a torcida pelo péssimo trabalho a frente do flamengo.. qq flamenguista consciente está sentindo vergonha disso.

    isso sem falar que o flamengo foi ajudado contra a lusa.. ou seja, todos os times sao ajudado os prejudicados… ficar criando teoria da conspiração é coisa de gente q não tem o que fazer… ou q quer desviar a atenção de alguma coisa..

    presta atenção

  33. joaohpsouza

    “Carlos Eugênio Simon, há tempos, vem decidindo campeonatos no Brasil.”

    “É um árbitro decadente e pouco confiável.”

    “Seus erros, em vez de punições, costumam ser premiados.”

    Todas as frases acima foram escritas por você, Paulinho. Porém, só pelo fato do lance ter gerado tanta controvérsia – independente de ter ocorrido pênalti no lance ou não – o árbitro já está absolvido do lance.

    Um pouco de humildade pra reconhecer os próprios erros faz bem pra todo mundo…

    ((23245))

  34. Guilherme

    Se não me engano, eu disse aqui em outro post que a única coisa que tinha me deixado em dúvida se teria havido ou não penalti no Tardelli seria a mão do jogador do Cruzeiro, que é exatamente o que você coloca para comprovação do seu pensamento. Agora, como diz joaohpsouza, vc não foi humilde na questão de comentar sobre o Simon. Então, não espere que as pessoas sejam mais tranquilas para comentar sua decisão. Todos os árbritos erram, do Chile ao Japão. Sei que você pensa sobre a comissão de futebol brasileira, que tem muito podre, e realmente concordo com isso, mas não vejo que este caso em si seja para demonstrar esse pensamento, já que no msm jogo, reclamam de um penalti não marcado sobre o sertanejo Thiago Ribeiro.
    Peço para que entenda o que você escreveu, para que entenda o que os outros estão escrevendo sobre vc. Lógico que alguns são somente cegos apaixonados e outros, “gente da oposicao” (nao achei termo melhor), mas tem alguns que realmente te mostrarao o caminho.
    Abracos

  35. joao

    Seu argumento é perfeito…

    O Diego realmente foi empurrado! Quanto as criticas, deve ser de tricolores e botafoguenses sem ter o que fazer nesse brasileirão… Coitados!

    Ou pior ainda de vascaínos desesperados, que para não ver jogos de seus times, preferem secar o mengão!!!!!

    Valeu Paulinho!!!!

    http://binario10.wordpress.com

  36. Fernando Caruso

    Mao no peito do Tardelli? voce ta pecisando de oculos Paulinho. Nao ha mao no peito do Tardelli.. A unica coisa que houve foi uma clara demonstracao de massacre para cima do Simon, que agora sofre ate qdo acerta. Mas certamente ele deveria entrar na justica por ter que apitar o jogo america e corinthians.. punir com tortura naoi da

  37. Divanio

    Incompreensível
    No polêmico lance do pênalti, na partida entre Cruzeiro e Flamengo, o incompreensível foi a maior parte da imprensa tratar um lance duvidoso como um escandaloso erro do Simon.
    Mesmo se tivesse sido pênalti, o que não acho desde o instante do lance, falhas muito mais evidentes na marcação de pênaltis ocorrem em toda rodada.

    Autor: Tostão, em sua coluna dominical na Folha de São Paulo.

    Como se vê as opiniões são divergentes, até entre craques!

  38. renato

    Lances são discutíveis, caráter não !!
    Basta ver a proporcionalidade do “entusiasmo” na sua acusação ao Simon e desta contida reconsideração…
    Tratar de caráter é muito simples e definitivo: quando se trata do caráter do outro. Nessa hora, somos todos “IMPARCIAIS” !!

  39. Vinicius campos

    TE PERGUNTAR PAULINHO… VOCE ACHA QUE O VAN DAMME APANHA DE VERDADE NA GRAVAÇÃO DOS FILMES???

  40. Vinicius campos

    TE PERGUNTAR PAULINHO… VOCE ACHA QUE O VAN DAMME APANHA DE VERDADE NA GRAVAÇÃO DOS FILMES???
    E SE VC ACHA QUE SIM, VOCE ACHA QUE NENHUM ANGULO PODERIA TE FAZER PENSAR O CONTRARIO??

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: