Advertisements

Coluna do Fiori

fiori_g.jpg

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

ENTIDADES DOS ARBITROS DE SÃO PAULO

Após junção de algumas entidades, árbitros federados e amadores do estado de São Paulo, conseguiram a Carta Sindical datada em 09 de Abril de 1.981, nascendo o SAFESP – Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo – tendo como objetivo: aglutinar, amparar, defender e representar os árbitros de futebol.

Os princípios de sua fundação foram corroídos com o passar do tempo, esta corrosão ocorreu pelo comportamento mesquinho e aproveitador dos vários dirigentes e árbitros militantes que por lá passaram. Dentre esta mesquinhez, encontramos a volúpia para serem escalados em partidas do então disputadíssimo Campeonato Paulista da divisão principal e o prestigiado Campeonato da Divisão Intermediaria, este, oferecia importantes oportunidades para os profissionais da bola, estas oportunidades eram mais atraentes que as apresentadas pela grande parte dos principais Campeonatos Regionais deste Brasil, brasileiro.

O tempo correu, no seio da arbitragem paulista houve casos corriqueiros provenientes da nossa cultura corrosiva: dar e receber, muito se falou, alguns árbitros foram punidos, outros conseguiram se safar por interferência de seus padrinhos, o que vi e vejo é o nefasto continuar das ligações nebulosas entre dirigentes e políticos locupletando-se para obterem vantagens do produto futebol.

Acredito piamente neste continuar de interesses, tudo permanece na mesma, muitos dirigentes entraram sem nenhum e adquiriram bastante ou reforçaram seu patrimônio, outros ainda estão na berlinda continuando a faturar, com apoio de quem lhes devia cobrar.

COAFESP

Conforme sabido, a COAFESP – Cooperativa dos Árbitros de futebol do Estado de São Paulo – foi engendrada e iniciada no prédio da FPF, contendo clara e abertamente os genes de sua gestão, este gene a conduz indiretamente através dos ex-árbitros: Silas Santana e Artur Alves Junior, remunerados pela federação por serem funcionários e pela cooperativa enquanto dirigentes, assim sendo, não se podem arvorar idealistas. 

OBRIGAÇÃO

O criar da COAFESP, balançou a continuidade do SAFESP, os árbitros são obrigados a se filiarem nas entidades ao bel prazer dos dirigentes da entidade máxima do futebol paulista, senão vejamos: quando da iniciação da COAFESP, desligaram-se do SAFESP, associando-se a cooperativa, no agora, deverão e estão seguindo o contido na Resolução da Presidência da FPF, datada em 04 de julho, sob o nº 27/08, reinscrevendo-se no SAFESP, obrigados a pagarem mensalidades nas duas, com isto indago: Cadê a liberdade de manifestação inserida na constituição?

Não ouço nenhuma voz bradar contra estas imposições, os árbitros aceitam passivamente, fazendo-me pensar que são dependentes das escalas, se insinuarem reações, não os escalam e, tome prejuízo no pão nosso de cada dia.

Para mim este calar de aquiescência, vem a comprovar que por volta de 70% por cento dos árbitros federados, vivem das taxas providas de escalas da federação e das escalas decorrentes das varias partidas que arbitram pelos clubes pólo esportivo da capital, da grande São Paulo e do nosso interior.

Ao tempo que militei na arbitragem, este percentual era bem menor, mesmo com os chamados registros gelados apresentados por alguns.

RESUMO

Os árbitros de São Paulo continuam submissos aos caprichos dos dirigentes da federação e as suas necessidades, nada fazem ou dizem, nem mesmo projetam o amanha, uma vez que no hoje não se preocupam e abominam quando instados a procurarem os árbitros do passado que estejam passando por necessidades e ajudá-los, lembro-me que Sérgio Correia da Silva, quando no exercício da presidência do SAFESP disse que o sindicato não era casa de caridade, quem passa ou venha a passar dificuldade que procure o INSS.

Foi por respostas idênticas que briguei com a diretoria do sindicato ao tempo em que era sócio, entendo como sempre entendi, que toda entidade de classe tem como um de seus princípios acolher e amparar associados ou ex-associados, do contrario, não se justifica como entidade.

EM TEMPO:

Recebi informação que Romualdo Arppi Filho, ex-árbitro FIFA, em meu entender tecnicamente o melhor arbitro brasileiro, finíssimo ser humano, morador na cidade de Santos, passa por dificuldades, tentei localizá-lo, não obtive êxito, apelo para leitores que moram em Santos e saibam como encontrar Romualdo que por gentileza me passem noticia.

SAFESP E COAFESP

Senhores dirigentes e árbitros militantes declinem de vossos pedestais, lancem o orgulho ao cesto do lixo, entendo que seja obrigação o preocupar-se em saber como vivem nossos antigos colegas e amigos, nada adianta entrarem aos templos religiosos, louvarem ao superior e continuarem a dar as costas ou a desprezarem aos que possivelmente precisem.

ANAF

Confio que a atual diretoria da entidade nacional dos árbitros de futebol venha a publico e exponha o resultado da(s) auditoria(s) contratada(s) que analisam ou analisaram fatos administrativos da gestão José Assis Aragão a quem sucederam.

Igualmente, aguardo ansiosamente o publicar do plano de trabalho, esperando que o mesmo tenha em seu bojo algo que venha a dar alento aos antigos árbitros de futebol.

Acorda, Brasil.

SP-13/09/08

As opiniões constantes neste espaço são de minha inteira e total responsabilidade e publicadas pelos blogs:

blogdopaulinho.wordpress.com

pitacosdobodaum.zip.net

Facebook Comments
Advertisements

15 comentários sobre “Coluna do Fiori

  1. Sergio Roberto

    Quer dizer então que o Romualdo foi o melhor arbitro brasileiro??
    Sabe TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    rsrsrsrsrs

  2. euclydes zamperetti fiori

    Sergio Roberto se vc for árbitro nada entende e lhe afirmo sem medo de errar, Romualdo Arpp Filho técnicamente foi o melhor árbitro brasileiro e lha lanço o desafio, aponte quem o foi em sua opinião?
    Não misture estações, afirmo técnicamente, Romualdo sabia td, agora disciplinarmente não.
    Espero que sejas claro em sua explicação, que seu nome seja o verdadeiro, se fores árbitro militante, ñ siga o ouvi dizer em sala de aula da FPF ou nas esquinas circundantes do prédio da entidade máxima do futebol paulista.
    Na subjdetividade de sua colocação encontro algo jocoso, sejas explicito.
    abraços
    o rsrsrsrs deva ser implicito a seu desconhecer sobrec quem foi o árbitro Romualdo Arppi Filho.
    valeu

  3. euclydes zamperetti fiori

    agora se levares pro lado do mal, alem do Romualdo lhe afirmo tb q. temos varios dentre estes estgão alguns comentaristas de arbitragem

  4. euclydes zamperetti fiori

    Como ñ corro da raia lhe diogo: Arnaldo Cesar Coelho de cara os demais vc sabe ha tb o aragalo, certo.
    acorda, Brasil

  5. euclydes zamperetti fiori

    E + senhor Sergio Roberto , Romualdo sempre foi simples ñ tinha patota, enquanto o aragalo que vc talves tenta defender, isto em meu entender, é patoteiro e ñ adimite verdades, pergunte ao mesmo sobre as 5.000 mil paginas inseridas na sindicancia sobre a adiministração do mesmo quando na gerencia do pacaembu, abafadas pelo “impoluto” Aldo Rabelo,
    Acorda, Brasil

  6. José da Silva Sobrinho

    O Romualdo foi um dos maiores juizes do mundo, porém foi afastado pelo presidente da Federação em uma tumultuada reunião no final da decada de 90. No seu livro tem menção sobre esta reuniao. Tem muito rolo na juizada no período de 88 a 94. Tá tudo no seu livro. Dirigentes de arbitragens e os juizes da época poderiam falar mais sobre esta época que estão citadas na República do Apito. O “m” do Romualdo era trocada por outra consoante não é mesmo Fiori? Tem um juiz, de nome Edvaldo que era policial que também fala muito de um caso de um juiz de futebol, mas nao está neste livro o comentário.

  7. euclydes zamperetti fiori

    Senhor José da Silva:
    digas claramente o que queres dizer com o “m” de Romualdo trocado por outra consoante, pô vc deve ser do meio se Edvaldo q. era policial não esta no livro, cite o nome completo dop mesmo e + estive na séde da aagsp na segunda feira passada exatamente as 11. e 20 se ñ me engano, saindo da mesma as 12hs e 45 minutos.
    Caso queiras poderemos conversar pessoalmente, na época o presidente da FPF era o “ilibado” Farah, de triste memória, que entrou na presidencia duro e saiu milionario, tendo a aval de parlamentares e politicos corruptos q. dominam nossas casas legislativas e porque ñ alguns tb estão no executivo em suas varias escalas, ñ te esqueças q. o braço curto e seus filhos, juntamente com seus aceclas estão abonadissimos.
    Acorda, Brasil

  8. euclydes zamperetti fiori

    Aproveitando lhe pergunto: Qual o motivo de seu ñ comparecer na AAGSP, na segunda feira pp?
    Já que sabes tanto de puxasaquismo ao cel Marinho a quem ñ conheço pessoalmente ao final do torneio o homem das 5.000 mil pgs contidas na sindicância realizada após sua passagem pela administração do Pacaembu e a quem vc tanto louva, o “ilibado” ex-árbitro Aragão, recebeu o troféu como técnico da COAFESP, ou o regeitou?
    A COAFESP é o braço ativo da federação no seio dos arbitros, comigo a conversa é + embaixo
    identifique-se com seu verdadeiro nome e ñ falhe em compromissos q. provocas como o fez na segunda feira passada, possivelmente com este nome ñ encontrarei nenhum árbitro federado, a ñ ser que sejas dirigente .fuiiiii

  9. euclydes zamperetti fiori

    Se for dirigente mande um abraço pro Reynaldo Carneiro Bastos o homem de TAUBATÈ,
    tenhas bastante sorte e saude.

  10. euclydes zamperetti fiori

    Reunião comandada pelo Farah o mesmo q. se diz decente e aliciou árbitros, rsrsrsrssrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssr, só rindo.
    se apresente com nome verdadeiro,
    sorte pra vc e para os seus.

  11. euclydes zamperetti fiori

    sim na reunião o Farah cntratou alguns PMs q. estavam sdem farda e quando o Antonio Carlos Saraiva ex-árbitro e meu amigo, caminhou de dedo em riste apontado para o Farah dizendo q. o mesmo ñ tinha moral, alguns destes Pms e árbitros tentaram caminhar pra cima do Saraiva, então me levantei e disse em alto tom de voz: se alguem chegar nele a coisa vai complicar, comigo o papo é + embaixo,ai o “cidadão paulistano- Farah” encerrou a reunião, dai em diante iniciou-se a ação trabalhista e bola pra frente, o aragalo aproveitando-se da mesma da qual era um dos cabeças fez acordo com Farah ganhou uma nota e foi treinar o Nacional da capital presidido pelo Airton.
    Bom chega, tenhas sorte e mande abraços grande para seus amigos da arbitragem.
    Sabe cara sou independente, tenho carater e opinião, ñ faço oq muitos ou a grande maioria faz acendem vela pra DEUS, o DIABO e para O Talves , quando arbitrava os valores vindos da taxa me ajudavam e muito dizia isto para todos, porem, nunca me corrompi ou implorei escalas como muitos fizeram e acredito o fazem ainda hoje, devolvi relatórios e tds as brigas q. tive com dirigentes, torcedores ,politicos, pastores, padres,policiais, dirigentes e torcedores foram em defesa dos arbitros e por eles fui e sou taxado de louco, sabes porque:A verdade Dói.

  12. euclydes zamperetti fiori

    Quando morrer ou for morto serei cremado, digo a verdade, ñ minto , digo a verdade e me autocritico por este motivo nada temo, porem, se tentarem contra mim e ñ fizerem o trampo com perfeição vou buscar o cara ou os caras na pqp, mais vou.

  13. euclydes zamperetti fiori

    cometo e cometi erros + podes ter certeza sem premeditação, visando algo ou atendendo pedidos.

  14. euclydes zamperetti fiori

    JOSÉ DA SILVA SOBRINHO;
    Minha independencia é moral e ética, vivo de meu trabalho como concursado do funcionalismo publico estadual da SSPESP, não me aposento por perder logo de saida os chamados abonos que correpondem em moeda circulante $1.000,00, q. estão inseridos em meus gastos mensais obrigatórios, pago aluguel, condominio, plano de saude e etc/etc.
    Jamais me vergarei pelo vil metal ou outros q. possam vir a agredir minha filosofia de vida.
    Acorda, Brasil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: