Advertisements

O sistema está matando o jornalismo no Brasil.

 

Tenho conversado com muita gente da imprensa.

O jornalismo está passando por uma fase difícil.

Tenho como princípio acreditar que a verdade e o sentido de justiça são obrigatórios para um profissional de comunicação.

Não é o que está acontecendo, infelizmente, com uma grande parte dessas pessoas.

Gente que só acredita no dinheiro.

Chefes de redações medrosos e subservientes a interesses que em muito estão longe da verdade e da necessidade de proporcionar benefício comum.

O jornalista trabalha com medo.

A grande maioria não publica o que pensa.

Às vezes é até obrigado a publicar opiniões totalmente contrárias as suas, visando única e exclusivamente manter o próprio emprego.

A censura velada é muito forte nas grandes redações jornalísticas.

O profissional não é avaliado por sua capacidade.

Bajular patrões, não falar o que pensa e, se possível, fugir de divididas são princípios básicos de quem consegue bons cargos e elevação de salário no jornalismo.

Recuso-me a ser assim.

Não traio meus princípios.

Não preciso de muito dinheiro para viver.

Faço jornalismo visando o bem comum.

Emito em minha opinião exatamente o que penso sobre o assunto.

Recuso-me a ser como Milton Neves e seus seguidores.

Sei que terei poucas portas para adentrar, mas tenho certeza que serei feliz em todas elas.

Meu caráter não está a venda.

Tenho profundo respeito pelo meu público, que não merece ser traído.

E não será.

Fui questionado recentemente sobre querer mudar o mundo.

Fui acusado de ser utópico.

Confesso preferir assim.

Respondi que todos têm responsabilidade de fazer desse mundo um local melhor para se viver, independente da profissão que possua.

Tenho uma arma poderosa em minhas mãos, a comunicação.

Não posso fugir de minha responsabilidade.

Quero SIM mudar o mundo.

E conto com a ajuda de vocês.

Facebook Comments
Advertisements

48 comentários sobre “O sistema está matando o jornalismo no Brasil.

  1. matilda cardoso

    paulinho, é verdade que o luiz fernando bindi parou de participar do blog do birner a seu pedido, pois você acha que todos que gostam do milton neves são um lixo como ele, pois o bindi começou a escrever no site daquele propagandista?

  2. FLÁVIO

    Essa arma “poderossa” a qual você se refere deve ser usada com seriedade, responsabilidade e coêrencia, usa-la sem provas, só por indicios, mesmo que fortes, de alguma coisa é falta de profissionalismo, de respeito para com seus adversários, mudar o mundo todos nós já quisemos principalmente quando somos jovens sonhadores, alguns percebem cedo, outros mais tarde que o mundo só muda dentro da gente, nós somos o nosso mundo, primeiro mudemos a nós mesmo, para depois pensar em mudar o mundo.

  3. Marcos Rogério Cabral

    Paulinho, agora que as eleições municipais estão chegando, estive refletindo algo que não é novo:
    – SÃO SEMPRE OS MESMOS!!
    Sejam candidatos a vereador, prefeitos, deputados, senadores. Prometem muito e na hora de cumprir…
    Concordo contigo. A censura nunca esteve tão presente em nosso país. Não se pode falar a verdade. Nunca a corrupção esteve tão escrachada como nos dias de hoje. Os grandes corrompendo a tudo e a todos. Juizes que estranhamente mandam soltar pessoas que lesam diariamente o patrimônio público, verbas que seriam para ajudar muitos acaba indo para o bolso de uma minoria que não está nem aí para os problemas do nosso cotidiano.
    Muitos acham que para começar a mudar algo é preciso um enorme esforço. Ledo engano. São estes espaços democráticos (como este seu blog) que ajudam a mudar muitas formas de pensar.
    E é mudando a forma de pensar que se corrige o que está errado. E não votando em troca de favores, é pesquisar muito bem a vida política e cotidiana dos candidatos, e abominar candidatos que sujam nossas ruas com santinhos, adesivos e bandeirolas.
    O importante é: para mudar algo é preciso querer e começar.

  4. Magda

    Se você mudar de atitude, perderá não só a credibilidade dos amigos, mas também, o respeito dos inimigos.
    Paulo neles!!!

  5. Marcos Vinicius

    Paulinho, é uma grande alegria ver a seriedade e a profundidade com que você trata os assuntos em que se mete. A grande maioria dos jornalistas que leio (os não sérios nem me detenho) não vão além de transcrever o que as fontes dizem, sem checar ou xecar (colocar em xeque).

    Há utopias que cegam e levam a delírios. Há utopias que reforçam o caráter e as nossas ações em prol de um mundo menos injusto. As primeiras são perigosas por irreais. As segundas são maravilhosas pelo realismos que serve de exemplo e frutifica. É nesta que vejo sua peleja.

    Fortes abraços.

  6. Roberto

    Paulinho, visito sempre seu blog e raras vezes faço algum comentário, prefiro apenas ler e me informar, mas sobre esse post eu me sinto na obrigação de lhe dar os parabéns. Se nesse país tivessem mais Paulinhos, tenho certeza a nossa vida seria muito melhor.
    Um abraço
    Roberto.

  7. Carlos Rocco

    É por essas declarações que minha admiração por sua pessoa e o profissionalismo aumenta dia-dia.
    Parabéns e continue assim… O jornalismo investigativo necessita de profissionais sérios como você, que não se vendem e não se curvam aos que só querem tirar proveito próprio em cima da paixão maior do brasileiro, que é o futebol.

    Abraço!!!

  8. daniel rodrigues dos santos

    você é um exemplo de respeito ao seu leitor e à notícia, a todo momento postando novas mensagens, todas muito provocativas ao senso comum. não tenha dúvida que o teu público nota a evidente diferença entre o teu trabalho e o dos demais. apoio do público eu garanto que sempre terás, no meu caso só não pode ser financeiro, sabe como é né?!, estudante universitário, desempregado, aquela coisa toda. agora tenha sempre em mente que estamos do seu lado e do lado de quem quer levar o Brasil a ser um país sério, o que infelizmente ainda está longe de acontecer.
    um abraço paulinho, força sempre!

  9. Lúcia E.F.Tonietti

    Paulinho, gosto muito de você, e todos os dias entro umas duas ou até mais vezes no seu blog pra me atualizar. Admiro sua coragem, porém…penso qeu ja esta mais do que na hora de vc parar de “colocar” o Milton Neves em seus comentários. Deixe ele pra lá, eu tb gosto do Milton e consigo pegar pra mim só o que eu acho certo. A gente pode gostar de duas pessoas ou mais bem distintas uma da outra, pense nisso.
    Beijinhos mil…

  10. Cassio

    Nota 10 pra sua colocação , não necessita ser inteligente pra conhecer os bastidores da mídia esportiva , basta acompanhar as contradições diarias que vão de acordo com os interesses pessoais e não profissionais.
    Quando vôce denunciou o escândalo da “Salamandra” o Chico Lang defendeu o Andres Sanches fazendo pouco caso do seu trabalho e do seu blog. Porque razão um torcedor fiel e leal do Timão faria isso ?

  11. Rafael

    Bom dia Paulinho. Me manda um e-mail com o seu e-mail pessoal, gostaria de trocar mais idéias com você sobre esse tema.

    Repare que em diversos momentos critico o que escreve, mas sempre com respeito. Creio que opiniões divergentes devem ser confrontadas em diálogos inteligentes, e seria um prazer fazer isso com alguém como você, que se mostra cada vez mais maduro escrevendo.

    Só mais uma coisa: não sei se fez isso em posts antigos, e se fez estarei falando besteira, mas essa de dizer “o presidente que tem medo” foi criada pelo Paulo Henrique Amorim, pra falar sobre o presidente Lula em razão do caso Daniel Dantas. Dê crédito né?

    Abraço!

  12. Hugo - Corinthians

    Só essa obstinação pela honestidade o levará à consagração, pois vendidos há aos montes.
    Conte comigo, sempre.
    Gde abç!

  13. waldomiro

    deixar de omitir parte da verdade já é um caminho.
    deixar de pegar no pé de pessoas gratuitamente só por que você não gosta delas também é outro caminho.
    lembre-se: o jornalista diz a verdade na hora que tem que ser dita e não meia verdade na hora que lhe é conveniente!!!!
    você está cercado de bons exemplos… aprenda com eles (e não na faculdade!!!)

  14. Carlos

    Paulinho, parabéns pela postura!
    Infelizmente grande parte da IMPRENSA é sim responsável por muitas das coisas que continuam acontecendo em nosso País, embora alguns jornalistas insistam em tirar o corpo fora com a famosa frase “ah, mas é tudo culpa da imprensa?”. Quem tem o poder de um microfone ou um meio de comunicação de massa tem sim muita responsabilidade quando omite e não divulga o nome de um juiz de direito que solta de forma suspeita um criminoso, por exemplo; ou quando divulga a notícia de um crime hediondo que permanecerá impune com a mesma frieza e indiferença que divulga a cotação do dólar, entre outras coisas. Infelizmente a maior parte de nossos jornalistas são omissos, não tem opinião sobre nada e se limitam a ler os scripts montados nos bastidores sob encomenda.
    Quem tem o poder da comunicação tem sim obrigação ética e moral com a verdade.
    Grande abraço!

  15. Sten

    Grande Paulinho, continue assim, seu blog esta bombando.
    O seu maior defeito é ser corintiano, mas fazer o que né, ninguém é perfeito.
    Hehehe, brincadeirinha, parabéns pelo sucesso.
    Abrç!!!

  16. Diol

    É por isso que cada vez me afasto mais da “infomação”, esse papo de se manter atualizado, informado, é para nos manter coma tv ligada, comprando jornais e revistas, para que muitos continuem a encherem os bolsos…

    Todos os dias somos manipulados por meios de comunicação que são simplesmente só mais um negocio para ganha muito dinheiro e não nos mantermos informados ou entretidos…

    Tudo isso é uma baita mentira, Folha, Estadão, Veja, Globo, Record e etc, toda esta midia faturão milhões todos os dias nos enganando tentando chamar nossas atenções com sensacionalismo barato usando as desgraças alheiras para que nos sejamos atingidos por esta enchorrada de publicidades apelativas e capitalista tipo, “tenha isto ou você não é ninguem”, cada vez tenho me afastado mais da “informação”(manipulaçao).

  17. Ju

    Paulinho, concordo com vc em muitos pontos.
    Mas acredito que você tenha que achar um meio termo em algumas questões, pois há coisas que você divulga aqui que são resultado de boatos (não me refiro às denúncias criminais, pois você sempre as fundamenta, mas aos comentários de bastidores, mesmo), e parece que você quer botar fogo na situação.
    Admiro seu caráter, mas pense nisso. Às vezes você vira garoto enxaqueca demais. Repito, não me refiro às denúncias, no que você está mais do que certo.

  18. euclydes zamperetti fiori

    Sim é verdade a imprensa é comandada por grupos poderosos que usufrue do dinheiro publico ou iludindo incautos e necessitados auferindo milhões em nome de DEUS.
    Varios profissionais para seguem a orientação da diretoria para conseguirem sobreviver neste mundo de competição e traição.
    Nos dias atuais o dinheiro sobrepoem a ideologia, poucos seguem á ética e a moral, grande maioria acende velas para DEUS, o DIABO e uma para o Talves, com proposito de garantia futura.
    Conheci alguns da imprensa esportiva que viviam paparicando dirigentes da FPF , CBF e de clubes, alguns andam com arrogância, prepotência e de nariz empinado se arvorando senhores da razão, do saber e da dignidade, com este comportar fazem a cabeça de muitos incautos e fanáticos que deixam a familia passando privações.
    Acorda, Brasil,

  19. Luciana

    Paulinho, meu querido. Eu sempre entro aqui no seu blog. É praxe. Leitura obrigatória. Não que eu concorde com tudo que escreve. Às vezes acho que vc exagera na dose. Mas tenho por princípio (olha a palavrinha mágica) ler tudo a respeito do meu QUERIDO E AMADO CORINTHIANS! Preciso saber os dois lados! É importante, além de correto. Vc não pode nem deve julgar por só enxergar um lado. Temos que ver todos os lados e aí sim tomar partido e tirar nossas conclusões.
    Pra mim, só de vc ser um sujeito que não se vende. Que não muda suas convicções por dinheiro ou vantagens, já tem meu total respeito!!!
    Admiro gente assim como vc. Eu tbm sou assim. Tenho meus princípios e por eles não mudo um milímetro. Foi assim que aprendi desde a infância. Minha mãe corinthiana (infelizmente falecida) e meu pai sãopaulino (vivinho da Silva) me ensinaram essa palavrinha mágica. Além de ética, coisa que hoje em dia é quase inexistente.
    Paulinho te respeito demais. Te admiro muito! Continue assim. Não mude não. Não vale a pena. Pelo menos quando vc se deita no seu travesseiro à noite, com certeza dorme tranquilo sabendo que não prejudicou ninguém. Pessoas nefastas não tem um pingo de consciência pesada! Puxam o tapete dos outros sem cerimônia. São lixos da sociedade! Infelizmente temos que conviver com esse tipo de gente. Mas o importante e não se misturar com eles.
    Tudo de bom pra vc Paulinho!

  20. Hilton Biller

    Paulinho…novidades !! Tenho informacoes que o esquema Edilson esta na ativa !!

    Em 2006/07 tiveram jogos comprados mas nao tenho a informacao precisa, porem chegou a mim (atraves de uma fonte muito segura) que alguns arbitros recebem de casas de apostas (Sporting Bet, etc) e tenho o nome de Alicio Pena Jr. como o Edilson da vez.

    Apitou 4 jogos do Sport na Copa do Brasil, e em todos eles ajudou o Sport. Em todos os jogos do Brasileiro que apitou, ajudou uma parte, jamais foi imparcial.
    Pode conferir paulinho…..se vc for atras disso, o furo do ano sera seu !! Passe para o Juca….nao cometa o erro de nao acreditar e depois quando descobrirem falar que nao sabia !!

  21. mauricio frança

    Paulinho,

    Concordo em partes contigo, mas a imprensa tambem é culpada.

    Há anos algumas pessoas vêm sido perseguidas pela imprensa, que invariavelmente inventa fatos paa denegrir a sua imagem.

    E o pior, existe a tal liberdade de expressão, que incrivelmente lhes dá o direito de escrever e/ou falar o que quiserem.

    Por isso MN, CL, FP, JT, JK, MCP estão no ar hoje em dia.

  22. Alexandre Amaral

    E como telespectador reitero sua frase:

    “Recuso-me a ser como Milton Neves e seus seguidores”

    Tenho nojo desse calhorda e d seus fiés lambeteiros!

    Juca tb sofreu c/ esses vigaristas e veja onde ele chegou.

  23. Denilson Martins

    Juca Kfouri, é prova viva de que é possível ter um ganho razoável, praticando o jornalismo com ética e responsabilidade.

    Tenho certeza que você trilhará o mesmo caminho do JK.

    No século XXI, precisamos entender, que as mídias tradicionais do jornalismo, enfrentam um decrécimo de clientes, dia a dia.

    Veja só. A Folha, conforme informação do Juca, naquele entrevista que postou, antes vendia 1 milhão por domingo, hoje vende 450 mil, quer dizer perdeu mais da metade de leitores.

    Na televisão, a cerca de 4 ou 5 anos, só o Nazista Neves, dava a audiência de todos os programas de “debate” fajutos sobre futebol de hoje, somados.

    Perderam uma imensidão de público, e o caminho parece não ter reversão.

    Esses dias revolvi ver novamente o Nazistão do Sul de Minas, e pasmem, o cara mudou, claro que não nas propagandas, mas no direcionamento do debate.

    Ao que parece, desistiu de ser como Goebbels, e pregar uma mentira até a exaustão ( sei lá também, pois só fiquei alguns minutos naquele lixo de programa ).

    O que parece ter acontecido, é que audiência pura e simples, já não basta mais, CREDIBILIDADE é tudo para um jornalista, até pra fazer merchan.

    Parece contraditório, mas a opção por vezes canalhesca que ele, o Chico Lang, e o boçal Fernando Vanucci faziam, para ter audiência, baseada sempre na mentira, tem os colocado em xeque.

    Por que amealharam tanto ódio pra si, e tanto descrédito, que mesmo os produtos do merchans, estão com mendo de vincular suas imagens a eles.

    Imagine, é o anti-marketing, você anunciar algo com o Nazista Neves, sabendo que os torcedores que o assistem, vão ligar o ódio que sentem dele, ao produto que ele anuncia.

    Portanto, ao que parece, o mercado está se tocando que não basta ter audiência, é preciso ter credibilidade, e isso, acabará por impor um limite aos ecessos, inclusive para os merchans.

    Milton Neves, agora procura se queimar o mínimo possível, é nitída a mudança de tom, isso também se abate sobre o Chico Lang, até no Jogo Aberto, o esquema de ofensas, e opiniões estapafúrdias, apenas pra agradar as torcidas quadrilheiras, parece em desuso.

    Volto a repetir, isso não parece ter sido uma opção, e sim uma IMPOSIÇÃO do mercado.

    Só espero que esse nazistóides filhotes de hitler, sumam da TV em breve.

    Paulinho, não tenha dúvida sobre você, nessas mídias do futuro, você largou na frente.

    A prova disso, os mais de 1.100.000 acessos ao teu blog, em poucos meses de WordPress.

    Teoricamente, você tem mais relevância, que os programas de rádio de boçais.

    A internet, veio destruir o monopólio da mentira, feitos por esses canalhas no rádio e na televisão.

    Você é legítimo representante dessa nova era das comunicações, e em breve, terá a recompensa financeira que merece, por tanta honestidade.

    Parabéns véio.

  24. wilson zamora brum

    Parabéns Paulinho.
    Continue assim . Vc não quer se mudar para Porto Alegre ?
    Poderia servir de exemplo para uns coleguinhas seus …

  25. ademar joaquim

    Paulinho,

    não é utopia colocar o pão-sincero na mesa para o teu filho!!! Em todas as profissões é assim e nçao deve ser diferente!!!

    Abraços.

    Feliz timão 2008 PS fui buscar a camisa de uma promoção de camisa histórica lá na fazendinha!!! Mesmo com as baixarias ainda a sensação lá é muito especial!!

  26. Divanio

    Paulinho,

    Parabéns por tua retidão de caráter; continue assim, doa a quem doer!

  27. Anderson

    Tudo bem Paulinho. Mas pelo amor de Deus, nunca mais faça apologia para jogadores como Fernandão Churrasqueiro, certo?

    Equivale a pedir para Corinthiano se mandar de seu blog certo?

  28. Guilherme Teixeira

    Sem comentários. Só tenho que lhe parabenizar por esse brilhante texto. Concordo plenamente.

  29. joão miguel barilcka

    realmente este jornalismo ta acabado mesmo, aproveita e posta mais ai no seu blog os videos do programa do kajuru, aquele que fez site pago com propaganda e agora tra balha pro ratinho, mas é ético ao extremo, aproveita e põe aquele que ele fala da Renata fan, simplesmente uma aula de jornalismo, ou de apresentador como ele mesmo se identifica.

  30. Filipe

    Paulinho continue com seu trabalho serio e honesto não deixe o jornalismo serio morre não podemos deixar que a censura e ditadura voltem! O medo e o dinheiro não pode valer mais que o carater e honra de uma pessoa!

  31. Anderson

    Agora, na verdade acho que a imprensa está se matando sozinha em alguns casos.(ou em muitos). O que “inventam”, “distorcem”, é uma grandeza.
    É bom que se queixem mesmo. As mesas redondas (todas) despencaram na audiência.
    Ninguem aguenta mais ver um monte de idiotas dizendo asneiras, e se comportando como omniscientes do futebol.
    Não sabem comentar uma tática de futebol, uma estratégia, nada.
    Hoje vivem, de fomentar discussões e criar polêmica.
    O Futebol??? Ora o futebol??? O que interessa é sangue e noticia de desgraça.
    A imprensa carioca dá de 10×0 na paulista no quesito “promover” o futebol e seus representantes.
    Aqui em São Paulo, formaram-se verdadeiros feudos de “torcedores” que se intitulam jornalistas, mais preocupados em blindar seus clubes e criar fatos desestabilizadores de seus desafetos.
    O que tem de cara falando bobagem, sem sentido, sem coordenação do vocabulário, e desconhecimento de regras e conceitos é muito grande.
    Crescem blogs e comentaristas numa proporção absurda.
    Todo mundo, virou de repente JORNALISTA.
    É ridiculo. E se estão reclamando, acho isso muito bom.
    São horriveis e quando contestados, sobem no pedestal da “INTOCABILIDADE”, “DA LIBERDADE”, e “SE JULGAM ACIMA DO BEM E DO MAL”.
    O bom disso tudo, é que eles pensam que todos são trouxas.
    Tem muitos, mas a cada dia diminui, e aumenta o numero daqueles que começam a pensar.
    O resultado, (espera-se) é a depuração e o expurgo da mediocridade.

  32. geraldo c araujo

    Mudar o Mundo pode ser muito difícil, mas até é poosível; quero ver é mudar o Brasil!

  33. Denilson Martins

    Nunca pensei que fosse dizer isso, mas…

    “Concordo com o Anderson”.

  34. André Nogueira

    Paulinho,

    Sou um dos que falaram sobre o assunto “imprensa” pelo blog.
    Hj, 22/07/2008, vi um texto muito bom que remete ao assunto.

    http://comfelelimao.blogspot.com/

    O título do Post é “O sofisma dos criminalistas…()”

    Leia se puder.

    Abraço!

  35. joão Gustavo

    “meu publico” você não acha que está se achando?
    O problema de pessoas como você e Juca Kfori (que éum jornalista muito melhor do que você) é que acham que estão a cima do bem e do mal.
    Espero que seja feliz no seu conto de fadas

  36. Amir Hussanne

    As pessoas que querem mudar o mundo estão trabalhando em grandes empresas, batendo de frente com posturas antiquadas e lutando para muda-las. As pessoas que querem mudar o mundo estão nos grandes jornais tentando mudar as praticas pouco éticas que muitas vezes são adotadas. As pessoas que querem mudar o mundo estão em regiões remotas prestando ajuda humanitaria. As pessoas que querem mudar o mundo estão em laboratorios tentando descobrir a cura de doenças. As pessoas que querem mudar o mundo estão lutando para ocupar cargos publicos e mudar a imagem que se tem hoje. Não é sentado na frente de um computador, publicando um monte de denuncias, verdadeiras ou não, em um blog frequentado por mil pessoas, que alguém consiguirá mudar o mundo. Alias se colocar fora do “sistema” é a maneira mais facil de se dizer que esta mudando o mundo. Dificil é furar o sistema e tentar muda-lo, matando um leão por dia…

  37. Ridalv

    O que vc aponta no jornalismo transcende a, creio eu, todos os setores da vida social. Encontrar um homem com princípios já é suficiente. Mudar o mundo… é uma bobagem.

  38. Flavio Clesio

    A imprensa não defende o povo…

    A imprensa não defende direitos…

    A imprensa defende o capital, e o seus interesses… Afinal são empresas privadas, de capital aberto e possuem CNPJ… Não são instituições filantrópicas!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: