Advertisements

As falcatruas de Agnelo Queiroz

 

Do blog do Juca

http://blogdojuca.blog.uol.com.br/

Retirado da Revista VEJA

No dia 30 de março passado, o jornal “O Globo” já contava boa parte desta história.

A “Veja” traz, agora, novos detalhes, todos edificantes em relação a Agnelo Queiroz, tão bajulado por um certo tipo de jornalismo quando era ministro.

 

Brasil
A fraude documentada

ONG ligada a políticos do PCdoB e do
PSB desvia milhões de reais em Brasília


Diego Escosteguy

Ana Araújo
Lindomar Cruz/ABR
Michael Vieira e o ex-ministro Agnelo Queiroz (à dir.): testemunha diz que sacou dinheiro de empresa fantasma para entregar ao ex-ministro

As Organizações Não-Governamentais (ONGs) ficaram conhecidas nos últimos tempos como um instrumento eficaz de roubar dinheiro público. Sem observar critérios elementares de boa gestão, o governo federal despejou, nos últimos cinco anos, 12 bilhões de reais nos cofres dessas entidades. Em vez de grandes resultados sociais, as ONGs vêm encabeçando uma infinidade de escândalos. Descobriu-se que muitas delas são entidades de mentirinha, cujos dirigentes, quase sempre subordinados a partidos políticos, simulavam serviços, montavam prestações de contas e dividiam os lucros entre si. Uma CPI foi instalada no Congresso para tentar desvendar os caminhos do dinheiro desviado, mas pouco conseguiu até agora. VEJA localizou uma testemunha que ajuda a entender como muitas ONGs se transformaram em verdadeiras minas de ouro. Do que ela confessa e pode provar, emergem as engrenagens criminosas de uma entidade de Brasília que se associou a comunistas e socialistas que comandam os ministérios do Esporte e da Ciência e Tecnologia e conseguiu desviar, sozinha, 3,4 milhões de reais. Fácil, fácil.

A testemunha chama-se Michael Vieira da Silva, ex-funcionário do Instituto Novo Horizonte, uma ONG que dizia oferecer cursos de treinamento a crianças pobres. Ele conta que atuava como uma espécie de faz-tudo da entidade, mas seu grande trabalho foi abrir uma empresa de fachada, a T & Z, para fornecer notas fiscais frias à ONG, que assinou um convênio (que tem o sugestivo número 171) com o Ministério da Ciência e Tecnologia no valor de 1,8 milhão de reais. Os recursos saíram dos cofres do ministério e desapareceram sem deixar vestígios. Os documentos apresentados por Michael revelam o destino final do dinheiro: a conta pessoal do responsável pela ONG, Luiz Carlos de Medeiros (veja o quadro). O golpe é simples e de altíssima rentabilidade. A ONG simulava gastar a maior parte da verba que recebia em material didático. Investia, na verdade, apenas 5% do que declarava. A diferença, 95%, caía nos bolsos dos donos e de amigos que participavam do esquema. “Havia pagamento a secretárias e funcionários dos ministérios”, diz Michael. Ao emitir notas fiscais frias para comprovar as despesas falsas, Michael acabou sendo multado em 722 000 reais pelo Fisco estadual.

Fotos Cristiano Mariz e Ana Araújo
Luiz Carlos de Medeiros já ganhou muito dinheiro como ongueiro. Sua antiga ONG foi pilhada numa auditoria. Para continuar recebendo – e desviando – recursos públicos, ele simplesmente abriu uma nova

Luiz Carlos é um bem-sucedido ongueiro, embora quase nada apareça em seu nome. De origem humilde, mora hoje num apartamento de cobertura, dirige carros importados, promove festas requintadas, mas também é dono de uma ficha corrida na polícia. A ONG Novo Horizonte, por exemplo, está registrada em nome de Antônio Carlos de Medeiros, irmão dele. “Não tenho nada, nada a ver com a Novo Horizonte. Sou uma pessoa humilde”, diz Luiz Carlos. Luiz tem amigos influentes em sua área de atuação. Um deles é o comunista Agnelo Queiroz, ex-ministro do Esporte e atual diretor da Anvisa. O outro é Joe Valle, secretário de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia. “Luizinho é bom, sério, vai além do que o ministério exige”, explica o ex-ministro. Em junho de 2006, três meses depois de Agnelo deixar o cargo, a ONG que Luiz diz que não é dele faturou um convênio de 1,6 milhão de reais com o Ministério do Esporte. Meses depois, Luiz atuou na campanha de Agnelo ao Senado. Era tratado pelos funcionários do comitê como “assessor”. “Sou fã do Agnelo e votei nele”, diz Luiz. Segundo Michael, cerca de vinte computadores da ONG de Luiz Carlos foram cedidos ao comitê de Agnelo.

Agnelo perdeu a eleição, mas a amizade com o ongueiro continuou – e os negócios também. Em 2007, o Ministério do Esporte fez uma auditoria no convênio com a Novo Horizonte e descobriu que os serviços não foram prestados. Uma das acusações graves que a testemunha faz trata do nível de intimidade entre o ongueiro e o ex-ministro. Michael Vieira afirma que um dos saques na conta da empresa fantasma T & Z, feito no dia 1º de outubro do ano passado, no valor de 150000 reais, teve como destinatário o ex-ministro. Ele relata ter sacado o dinheiro do banco, acompanhado do irmão de Luiz Carlos e de um funcionário da ONG. “O dinheiro foi entregue para o Agnelo”, garante Michael. Agnelo diz que a informação é “absurda”. “Estão querendo me prejudicar”, afirma. Na semana passada, Michael prestou depoimento ao Ministério Público e entregou os documentos ao promotor Ricardo de Souza, que abriu procedimento para investigar o caso. Enquanto isso, Luiz Carlos, aquele que nada tem a ver com ONGs, segue a sua trajetória humilde. Além de planejar sua candidatura a deputado pelo PCdoB, ele assumiu o Instituto Universo, sua nova ONG, e já conseguiu assinar um convênio no valor de 638 000 reais com o Ministério do Esporte. A classe operária, ao que parece, encontrou nas ONGs o seu paraíso.

 

 

 
 
 




 

Facebook Comments
Advertisements

32 comentários sobre “As falcatruas de Agnelo Queiroz

  1. euclydes zamperetti fiori

    Os comunistas de ontem verdadeiros cascateiros e aproveitadores da massa desprovida de informações e explorada por canalhas,tanto da direita, quanto da esquerda e tambem do meio, ou seja, os em cima do muro conmo o pila do Aécio Neves e outros q.tais, demonstram clara e publicamente quem são,como estão fazendo os “sindicalistas” e os q.dirigem estas ONGS, verdadeiros gangster a solapar nosso dinheiro, nunca se roubou tanto nesse país como no hoje,sobre a presidência de LULA e de seus correligionarios.
    Acorda, Brasilllllllll.

  2. Paulo

    Pilantragem da boa, rentável, com dinheiro dos contribuintes que nunca acaba pq sempre pagamos, com funcionarios corruptos dando aquela força, realmente é para se locupletar e ainda deixar uma puta grana pros netinhos…………….
    e podem crer tem mais ongs nessa parada, é só investigar pq tem pra tudo e pra todos……..cana neles

  3. Luiz F.

    Sabe o que eu não gosto, Paulinho?? É que agora a “Veja” é uma boa revista.

    Quando ela criticou o Juca Kfouri no assunto Casagrande, era uma porcaria. Agora que criticou o ex-ministro (que é um pilantra), é referência.

    Você acha que isso faz sentido?

    A revista Veja atualmente critica mto o PT, Lula e a esquerda em geral. E não é sem razão. Só que qdo o PSDB era governo, ela também criticava. Qdo o Collor era, idem.

    O que as pessoas não conseguem enxergar é que qdo a Veja critica quem está do “nosso lado” do quintal, ela não presta. Quando critica o outro lado, aí pode…

    Eu acho que se deve respeitar a Veja por tudo que ela já trouxe a tona em sua existência. Mtas vezes, vc pode até não concordar com o que Veja diz. Mas não é por isso que faz de Veja uma porcaria, que só ataca A, B ou C.

    Abraço,
    Luiz

  4. neusa fala abertamente sem medo de errar.

    paulinho respeito vc.como jornalista.mais acho que vc nao conhece agnelo queiroz.ele e um dos melhores politicos que eu ja conheci.e que ja fez tanto por brasilia.e pelo brasil.pesquise as leis que ele ja fez talvez vc mudara de ideia a respeito de agnelo queiroz,pois ele nao tem culpa se os presidentes de ONGS usaram de ma fe o dinheiro que lhes foi repassado para o bem social.nao dependo de politicos pois sou servidora publica e bem remunerada p deixar claro a minha posiçao a respeito de agnelo queiroz.abraços

  5. Marco Lima

    Observei atentamente esta matéria e pelo que conheço o Agnelo, tenho a convicção de que ele não tem nada com este episódio. Fui Deputado Distrital em Brasília justamente na mesma época dele (94/98), e pelo convívio de 4 anos naquela casa, nunca vi nem ouvi nada que fosse desonroso para a sua vida política! Este assunto me causou muita estranhesa. Tëm boi nesta linha, com certeza!
    Marco Lima – Ex. Deputado Distrital de Brasília.

  6. joão camilo da cunha neto

    Quero saber se Agnelo Queiroz entrou para o P C do B ainda quando o partido vivia na clandetinidade, ou seja antes de 1985, ou já entrou par o partido quando era médico residente em Brasília e foi presidente da Associação dos Médicos Residentes de Brasília. Respoosta para o e-mail.

  7. rodrigo simões

    Lí com estranheza esse fato envolvendo Agnelo, conheço-o há mais se 13 anos e nunca, nem ninguém tem uma vírgula para falar dele, foi um excelente ministro, um dos melhores deputados da história daquela casa, isso é armação da turma do PC do B, ligado ao atual Ministro Orlando, com dores de cotovelo…O atual Ministro Orlando., esse sim é bandido e corrupto, desviando milhões com os jogos pan americanos!

  8. Henrique Melo

    Gostaria, antes de mais nada, de informar ao Júnior que HONESTO se escreve com H. A ignorância é o maior patrimônio dos canalhas do Brasil. Povo bem formado fica mais difícil de ser enrolado, portanto, não esqueçam que algumas revistas batem em todo mundo, visando obter recursos no formato “cala boca”.
    A verdade é: o que a justiça apurou sobre os fatos? Agnelo foi condenado?
    Não pódemos correr o risco de virar Papagaios de Pirata……
    Abram os olhos………………..

  9. ELISBETH

    O camarada Agnelo merece respeito sim. Porque ele é HONESTO, sim. Só pelo fto de ser um socialista se caracteiza pela retitude e a intoleracia às injustiças sociais. elisbeth

  10. Thiago Guimarães

    DESENCANA, VEJA!!!

    “Pelo jeito a classe operária encontrou nas ogns… blá, blá, blá”
    DISCURSO DE RETÓRICA! Isso é MANIPULAÇÃO.

    Cancelei minha assinatura da VEJA. Venderam a revista para a DIREITA ESTÚPIDA brasileira. Há a direita estúpida e a direita que não é estúpida. Não sou de esquerda nem sou de direita, mas não sou estúpido.

    AGNELO QUEIROZ, trabalhou muitos anos no hospital do GAMA, periferia de brasilia, inclusive já cuidou de um familiar meu. É UM HOMEM ÍNTEGRO, DIGNO, INCLUSIVE, DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Ou à presidência, ou seja lá o que for.

    Sem mais. Meu repúdio a essa matéria. Minha repugnância aos caminhos delineados pela veja nos últimos tempos, defendendo, inclusive, a direita brasileira, que muitas vezes tem ideais FASCISTAS.

    VEJA / CORREIO BRAZILIENSE / ETC…
    DÁ NOJO VER VOCÊS.

  11. Thiago Guimarães

    Agora só falta dizer que o AGNELO é da milícia armadas que “estremeceu” o Brasil, durante a ditadura militar.

    Se vierem com esse dicurso aqui, vamos ter problemas!

    Não houve milicia armada, exceto aquela imposta pelos ditadores após o golpe de Estado. O que houve foi uma enorme manipulação por parte dos militares, que baseado nessa mesma manipulação, instituíram o Ato Institucional número 5, uma das maiores violências anti-democráticas que esta nação já viu.

    NOVAMENTE, MEU REPÚDIO, VEJA.
    Não é à toa que tem a comunidade no ORKUT: “Leu na Veja? Azar o seu!”

  12. JANISIO BARBOSA

    O jornalismo com credibilidade acabou se perdendo pelo fato de falar de uma pessoa com CREDIBILIDADE e respeito por todos que o conhece.

    Mestre Agnelo: Tenho o orgulho de conhecer e aprender a cada dia que passa os seus ensinamentos.

  13. Anderson

    Quanto lobbye e tentativa de manipulação da opinião alheia!!!Essa revista Veja e todos aqueles jornalistas vendidos e encurralados em sua perspectiva de ganho e poder, me dão nojo!!Agnelo é sim um cidadão de bem!!Respeitado por todos aqueles que o conhecem, e ao contrário de muitos aqui no DF, não possui arejeição e ojeriza de boa parte dos brasilienses.

    Agnelo 2010 para o GDF!!!

  14. Fernando Siqueira

    Por acaso Agnelo é candidato da oposição à Arruda, que foi há pouco tempo exaltado pela revista depois de Arruda dar o meio milhão pra editora Abril (fato já de comprovação conhecida) e fazer uma entrevista que diz que o grande Arruda deu a volta por cima depois do excândalo do Senado. Verdade ou não dessa matéria, aqui ou se vota na mula do Roriz, no fdp do Arruda ou no Agnelo. E dos males, tragam-me o menor deles, votarei nesse Agnelo. Isso pq sou de centro-direita, mas aqui no DF as coisas estão tão malucas que até no PT eu voto.

  15. luiz

    agnelo vencera as eleiçoes coligado com roriz !!!!
    o agnelo & o roriz são pessoas integras nao tenho duvidas disso!!!!!!!!!

  16. Diana

    Agnelo Queiroz já tem rabo preso a muito tempo, mesmo antes de conivência com a CORRUPÇÃO e encontros misteriosos com Durval Barbosa. O PT deveria ter vergonha de ter um cara como ele como pré-candidato para governador do DF.

  17. Bruno

    cara, como a impresa distorce os fatos e cria um fato totalmente diferente do que realmente é. esse é um dos motivos pelo os quais o brasil não vai pra frente.. muito triste isso

  18. Wilson Barboza da Silva

    A minha resposta é a mesma de sempre. Se todos os que falam mal de um lado falasse mal de outro, eu até acreditaria. Um evangélico que, como eu, vê seu povo chamando o PT de demonio e não consegue ver quem é Roriz, pensa o quê? Vamos bater no Agnelo? Vamos. Mas se não dedicar uma linha sequer aos ladroes de sempre, eu acho que é mais um caso de proliferação da família de quatis.

  19. Silva

    Gostaria que o Senador Cristovam Buarque, e seu pupilo Reguffe, prestasse conta dos atos de seus mandatos a população e seus eleitores, atirar pedra no telhado dos outros e facil, dificil e realizar obras para a população, o apoio de cristovam ao PT de LULA e DILMAS ” alcunha ESTELA, LUIZA, PATRICIA, WANDA”, SEGUNDO SITE TRAZ A FICHA CORRIDA QUALIFICANDO A ESPECIE COMO TERRORISTA, ASSALTANTE DE BANCOS, E RELATA OS CRIMES DE ASSALTO E PARTICIPAÇÃO EM ASSASSINATOS, ESTOU ENOJADO NÃO COM OS POLITICOS MAS COM OS ELETORES QUE MANTEM ESPERANÇA NA FALTA DE COMPOSTURA, DA ETICA, MORALIDADE, DOS SENHORES QUE APOIAM ESTES TIPOS DE CANDIDATOS.

  20. Silva

    BRASILIA, NÃO MERECE,

    AGNELO SUA VIDA DE ORIGEM HUMILDE, E HOJE OSTENTA UMA MANSÃO LUXUOSA NO LAGO SUL, UM DOS ENDEREÇOS ONDE O METRO QUADRADO E UM DOS MAIS CARROS DO PAIS, DENUNCIA DE CORRUPÇÃO QUANDO MUNISTRO, TEM QUE ESCLARECER A SOCIEDADE E A RECEITA FEDERAL A ORIGEM DE SUA FORTUNA, O POVO PADECE COM A FALENCIA DA MAQUINA PUBLICA, O QUE FEZ O ALIADO DE ARRUDA, COM SEU MANDATO DE DEPUTADO DISTRITAL E 3 VEZES FEDERAL, MINISTRO, E NÃO VIU NADA NÃO PARTICIIPAOU DE NADA ORAS MEUS AMIGOS INTERNAUTAS, ME ENGANA QUE EU GOSTO, HOMEM PUPLICO DE 1991 A 2010, O QUE ESTE HOMEM FEZ PARA O POVO, PARECE QUE ESTAVA CUIDANDO DE CONSTRUIR SUA MANSÃO NÃO TINHA TEMPO PARA SE ENTERAR DA POLITICA DO DISTRITO FEDERAL, E AI AGNELO QUER ESCLARECER ESTAS DUVIDAS PARA NOS OU TAMBEM VAI FINGIR QUE NÃO VIU.

  21. elson joaquim lemos

    A fixação de AGNELO pelo ficha limpa é porque ele mesmo não a tem…Porque ele foi o candidato a governo e não Magela? Ele tem calcanhar de Aquilis preso com RORIZ…é no futuro próximo deve ser atacado sem manchar o próprio PT que é uma das melhores crias de RORIZ e dos GENERAIS…O tempo dirá que tenho razão…

  22. Mércia Lemos Dias

    Já virou lema na Capital do Brasil: governo Agnelo. Governo 100%: Sem Saúde, Sem Educação, Sem Meio Ambiente, Sem Nada, 77% de Reprovação, conforme apurou outro Blog!Só com muito dinheiro voando por aí!

  23. DENIELLY

    ME DIS AGORA OQ ESSE GOVERNADO FEZ POR BRASILIA (NADA)ELE E MUITO E UM CORRUPITO SO PROMETE PRA GANHAR DEPOIS Q GANHA NÃO FAZ NADA OQ ELE JA FEZ PELA SAUDE DE BRASILIA EM VEZ DE MELHORAR TA E PIORANDO MEU DEUS ATE GUANDO VAI DURAR ESSAS ROBALHEIRAS

  24. Vânia Lúcia Evangelista Bastos

    Agnelo é sábio, é povão, é nosso. Desde a epoca do Sindicatão
    lembrem-se? ele sempre esteve do nosso lado, sempre defendeu
    o mais fraco junto às plenárias na Câmara Legislativa .
    A corrupção no Ministério dos Esportes nada tem a ver com a
    vida ficha limpa do Agnelo. É só querer enxergar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: