Advertisements
Blog do Paulinho

O fim dos pontos corridos

Soube que o Campeonato Brasileiro vai mudar o sistema de disputa em 2009.

O mata-mata deve voltar.

Será um enorme retrocesso.

Resta saber como isso será feito.

Há quem queira o sistema com oitavas de final, quartas e final.

Outros preferem pontos corridos e a final disputada pelos dois melhores colocados.

Os dirigentes do país realmente não aprendem.

Existem muitos torneios disputados nesse sistema.

Copa do Brasil, estaduais, Libertadores, Mundial de clubes, entre outros.

Os principais campeonatos nacionais do mundo são disputados em pontos corridos.

Não há lógica em mudar.

Há o interesse econômico de gente que prefere estragar com o esporte por um punhado a mais de moedas.

Tudo com a conivência e bajulação de cartolas que envergonham o esporte nacional.

Um verdadeiro absurdo.

Facebook Comments
Advertisements

58 comentários sobre “O fim dos pontos corridos

  1. Conrado

    No Painel FC da Folha de hoje: Contra a maré. O discurso de Ricardo Teixeira no seminário de abertura do Brasileiro será uma ducha de água fria nos planos do Corinthians de reviver os mata-matas. O cartola da CBF falará do sucesso dos pontos corridos.

  2. Osnes Feitosa

    Nao acho q seja um retrocesso.
    E so pq os “principais” campeonatos nacionais sao assim, nao quer dizer q sejam “corretos”.
    Os principais campeonatos do mundo tem um calendario tosco, onde o campeonato para na metade no final do ano e termina no meio do ano.
    Os Principais nacionais sao pontos corridos, mas os MAIORES sao com fase classificatoria + mata mata. Copa do mundo, Eurocopa, Libertadores, Liga dos Campeoes.
    Esse punhado a mais de moedas, ajuda os clubes….é mais grana em caixa (ok, o que os dirigentes fazem com esse dinheiro ja é outra historia).
    Sem contar que o campeonato fica bem mais emocionante, levando mais publico pro estadio.
    Tambem nao concordo com a ideia de que o campeonato de pontos corridos seja mais “justo”. É justo um time chegar na frente na primeira fase e amarelar na hora do “vamo ve” ser campeao? pra mim nao.
    Pra mim, o campeao deve ser aquele que consegue fazer uma boa campanha na fase classificatoria e no mata mata ter personalidade pra se garantir.
    Diga, nao foi justa a geracao Diego/Robinho ser campea? eles entraram em ultimos na classificacao. Mas os moleques tiveram personalidade no mata mata e chegaram la.

  3. Fabiano Pinto

    Tomar ser verdade esse “retrocesso”, além dos outros campeonatos já serem nesse formato de mata mata, é muito mais emocionante e nunca foi falado que o campeão não mereceu ganhar.
    Esse negocio de mais justo é muito relativo, o Santos foi campeão brasileiro injustamente em cima do Corinthias? Claro que não, memso tendo classificado em 8º seria uma injustiça aquele time não ser campeão, mesmo o Corinthians tendo feito uma campanha melhor.
    Eu sou totalmente contra a esse tipo de campeonato, acho que é muito mais facil de ser manipulado, já no mata-mata a coisa muda de figura, é muita visibilidade para que se possa prejudicar algum time, tá todo mundo em cima.
    Como já disseram, o Brasil tem que copiar muita coisa da Europa, mas o Futebol?! NÃ ná ni ná NÃO. Viva os mata matas.

  4. Reinaldo Machado

    Ufa !! Até que enfim uma boa notícia, a emoção estará de volta.

  5. Rhay

    Cartilagem amadora, parece que são subordinados a mídia.Enquanto isso o exemplo de gestão vai para lixo.

  6. geraldo

    O sistma de mata-mata é o melhor.

    Se não fosse a COPA DO MUNDO seria por pontos corridos tb.

  7. Marquinhos

    Estão certo, como tudo no Brasil….. Porque o mais organizado e merecedor tem que ser campeão sempre???? O campeonato brasileiro de 2002 foi o mais honesto e justo de todos, aonde o Santos classificou em 8º e na ultima rodada sagrou-se campeão…… Infelizmente mata mata é a cara do nosso país…. que não vença o melhor!!!!

  8. Paulo

    É um retrocesso sim!! é impressionante alguem dizer que o campeonato de pontos corrido não é o mais correto!! incrivel. Todos, digo, todos os campeonatos do mundo são em pontos corridos, italiano, alemão, frances, inglês, espanhol e etc… É o mais correto, premia a MELHOR equipe, faz com que os dirigentes de uma maneiro ou outra façam um PLANEJAMENTO, o que não é feito por nenhum dos dirigentes dos principais clubes. Premia a regularidade, já temos como por exemplo Libertadores, Copa do Brasil, Sul-Americana, Paulistão, Carioca, resumindo os estatuais, não tem porque mudar o brasileirão. Vejam a média de publico dos pontos corridos, é um retocesso voltar aos antigos mata-mata. O brasileiro é burro, é otário, depois gostam de criticar pulitico, lula, FHC e bla,bla,bla.bla, mas todos são complacentes com a corrupção, com a ganancia, dos os interesses próprios e não coletivos. LAMENTÁVEL!!

  9. Alexandre

    Duvido que isto aconteça.

    Ou você acha que o São Paulo por exemplo, aceitaria?!

    Os clubes só aceitariam em troca de sedes por exemplo da copa de 2014…

  10. Fábio Barbano

    Fazer um campeonato com 38 rodadas, para depois ter uma fase final com mata-mata é loucura. Vai ter time se classificando com 10, 15 rodadas de antecedência.

    Mata-mata só funciona quando a primeira fase é de tiro curto, ou seja, para campeonatos de poucas rodadas. Na Libertadores funciona porque a primeira fase é constituída de apenas 6 jogos por time. Na Copa do Brasil nem tem fase classificatória. Na Copa do Mundo são só 3 rodadas de fase classificatória. E por aí vai…

    Num Brasileiro de 8 meses, só pontos corridos podem dar certo. O resto é delírio de dirigentes e TV…

  11. Mario

    P/Osnes
    Formula tosca??? Acredito que voce nao entenda muito bem como funciona os países do hemisfério norte. As férias sao no verao (julho/agosto) entao a maioria dos campeonatos começam no segundo semestre e terminam apenas no outro ano. E quem aguenta jogar no inverno russo ou alemao,com -20 graus… nem a grama aguenta!!! Por isso o intervalo.

    Já está provado que os pontos-corridos aumentaram o público nos estádios, além de começar a separar os incopetentes dos organizados.
    Enquanto estamos discutindo um tremendo retrocesso os europeus estao dando risadas… com a grana que faturam ano após ano vao começar a comprar até os nossos mirins.

    E mata-mata ou copas sao apenas funcionais para campeonatos curtos, onde nao há condicoes de todos jogarem contra todos, como Copas do Mundo e Copa América (3 semanas).

    Nisso eu concordo com o Paulinho e o JK, mata-mata seria um tremendo retrocesso!!! Além de um tiro no pé dos que pretendem vender o campeonato brasileiro pelo mundo!!!

    Abraço

  12. João Luís

    Concordo com o que o Osnes Feitosa disse… sempre achei de um simplismo exagerado dizer que os pontos corridos são mais justos… A regularidade de uma equipe de futebol é uma das características para definir o melhor time… Seu poder de decisão seria outra…

    Em um esporte como o futebol, onde o time que joga melhor pode não ganhar, e vice versa, nem mesmo os pontos corridos garantem essa “justiça” que alegam garantir, pois pode, ao final do campeonato, simplesmente expressar um acúmulo dessas “injustiças” que ocorrem a cada jogo de futebol…

    E tampouco o fato dos pontos corridos serem disputados nos principais campeonatos nacionais do mundo é motivo para que adotemos esse sistema sem questionarmos (aliás, já vi propostas absurdas para, até mesmo, adequarmos nosso calendário com o sistema europeu)… A cultura do brasileiro prioriza a emoção, graças a deus, foi-se o tempo onde simplesmente imitávamos tudo que viesse de fora…

    E outro fato curioso sobre essa questão, é ver a maioria dos defensores dos pontos corridos pular de felicidade e bradar como o esse sistema é maravilhos, a cada campeonato decidido por um ou dois pontos na última rodada… Ué, se a idéia do sistema é corrigir injustiças, porque não torcer para que o campeão ganhe com larga vantagem? Assim poderíamos dormir tranquilos de que nada foi decidido nos detalhes, ou em algum lance de sorte, ou em alguma jogada individual de habilidade, etc…

  13. sergio lima

    As tres mais poderosas ligas do planeta utilizam o sistema de playoffs. Vai ver que eles sao muito burros, mesmo. O Brasil e’ unico e tem que parar de imitar tudo que se faz naquele continente onde cada pais tem o tamanho de um estado do Brasil. Os clubes estao mais quebrados hj do que estavam cinco anos atras, nao culpo os dirigentes por tentarem algo novo, melhor que ficar sentado em cima das maos fazendo nada. E sobre as opinioes dos jornalistas e torcedores, elas faz tempo deixaram de pagar contas, chorem a vontade.

  14. Guilherme

    A tv aperta pra isso.
    As torcidas organizadas nao tem dinheiro para ir em 19, 20 jogos, tadinhos.
    Os times não tem como fazer planejamento para um ano, somente para um semestre, tadinhos.

  15. Marcos R. Cabral

    Nosso principal problema é querer copiar tudo o que vem do velho continente. Pq não a volta do mata-mata? Sempre foi assim. Vc Paulinho pode até ser contrário, dizer “ser um retrocesso (?)”. Nunca vi vantagem alguma nos pontos corridos. Não há confronto direto nas fases decisivas. Não há uma final. Simplesmente é entregue ao clube vencedor um “trofel” simbólico. O definitivo é entregue num local fechado, apenas para a imprensa e jogadores. Os torcedores, que antes participavam da festa, ficam de fora. Acredito que há outros fatos mais importantes, como vender apenas ingressos numerados, estádios limpos, estacionamento seguro.

  16. geraldo c araujo

    Ainda outro dia, li declarações enfáticas do Ricardo Teixeira onde ele afirma que a fórmula de pontos corridos é um sucesso, e que mudanças no regulamento do Brasileiro não estão sendo cogitadas. Por muito contraditórias e não confiáveis que sejam as atitudes do presidente da CBF, deve existir algum patamar mínimo abaixo do qual suas declarações passem a ser consideradas sem o mínimo crédito. Ou não é ele quem, afinal, dá a última palavra na política da entidade que dirige?

  17. gonz

    seria um absurdo… vamos torcer pra que esse tipo de mentalidade atrasada não consiga realizar esse tipo de idiotice…

  18. Maria Clelia

    Simples, se acontecer isso, EU vou entrar na justica contra a CBF, me apoiando no estatuto do torcedor, se outras pessoas fizerem o mesmo, restam 2 opcoes;

    Ou a CBF repensa, ou ela vai ate o fim e vai ficando mais pobre, e eu com a $$ da indenizacao, vou poder ir para bem longe daqui e nao serei obrigada a ver o BRASILEIRO REGREDINDO e ainda por cima, gostando disso.

    O Brasileiro nao merece o pais maravilhoso que tem…..nossa indole em geral realmente eh muito ignorante….

  19. Maria Clelia

    E tem gente que ainda entra aqui tentando justificar a ignorancia com; “Eu acho bom, ou Eu gosto”

  20. Heitor

    Feitosa…vc reflete um pouco o que a moca ai disse neh…vc bem disse, Eurocopa, Copa do Mundo, Copa America, Copa dos Campeos, Copa Libertadores…..sao Copas e todas possuem mata=mata, assim como a COPA do Brasil….

    ME APONTE 1 CAMPEONATO EUROPEU OU SUL-AMERICANO QUE TENHA MATA-MATA !!!

    Tao dificil assim de entender ????!!!!!

  21. Carlos

    O retorno do mata-mata é BURRICE!

    Já que os seus defensores falam tanto em emoção, deve ser muito emocionante ver o seu time parado por 2 meses, tendo o planejamento de um ano inteiro jogado fora em 90 minutos.

    Pode ser que a audiência da TV tenha diminuído com os Pontos Corridos, mas os estádios estão cada vez mais cheios.

    Falam também que os Pontos Corridos são mais fáceis de manipular, ou já esqueceram que no mata-mata isso também ocorre?

    Nos Pontos Corridos a equipe, mesmo sendo campeã ou sendo rebaixada com ‘n’ rodadas de antecedência, continua jogando até o final do torneio, e isso não afugenta o público dos estádios.

    Defender o fim dos pontos-corridos é defender a desorganização, a bagunça, a baderna.

    O Campeonato Brasileiro não é campeonato de 2 ou 3 equipes, ao contrário do Italiano e do Espanhol, por exemplo, poderia ser mais emocionante se os principais times tivessem mais qualidade.

    A “emoção” do mata-mata nada mais é do que dar mais chance ao melhor time não vencer o campeonato.

  22. Ricardo VS13Mk

    Sou a favor dos 2 campeonatos pontos corridos e mata mata , mais deveriam começar a copa do brasil e o campeonato brasileiro na mesma epoca pra correrem juntos até o final do ano , assim teriamos os pontos corridos e um campeonato de mata mata , alias o calendario aki deveria se adequar ao europeu , com libertadores e sul americana ocorrendo juntas tbm,assim como é na europa com a copa da uefa e a copa dos campeões da europa, ou como ocorre como por ex; a copa da italia ou copa da inglaterra q ocorre junto com o campeonato italiano e ingles.

  23. Sten

    O campeonato espanhol é por pontos corridos, o campeonato ingles é por pontos corridos, o campeonato italiano é por pontos corridos…….
    Poderia ficar aqui citando outros, mas apenas cito os mais importantes campeonatos nacionais do mundo.
    Se vc tirar uma média de publico dos campeonatos brasileiros com mata-mata e com pontos corridos, para surpresa de alguns aqui a média de publico em pontos corridos é maior. Não foi o caso do ano passado, mas o campeonato por pontos corridos pode proporcionar duas ou tres finais ao mesmo tempo, onde dois ou tres times com chances de serem campeões na ultima rodada.
    A volta ao mata-mata realmente seria um retrocesso, o que acontece é que os dirigentes(burros, ignorantes, corruptos, etc) não conseguem fazer um planejamento para o time a longo prazo e portanto querem a volta das velhas formulas, o que realmete não impedira que a incompetencia deles transpareça.

  24. Mario

    No momento em que se começa a se distinguir os mais próximos do que chamamos profissionais dos ditos amadores começa a choradeira, por que será?
    Já temos Paulista, Copa do Brasil e Libertadores com mata-mata?
    Nao é o suficiente?

    Precisamos de um campeonato por pontos corridos para incentivar o profissionalismo no futebol.

    Vamos separar as crianças dos adultos e vamos em frente.

    Chega de primiar a desorganizacao e os amadores!!!

  25. Paulo Ceraso

    Vejo que o campeonato de pontos corrido não é uma formula ideal para o futebol brasileiro para definir o campeão . Na europa os ingressos são vendidos antecipadamente e os times se organizam , aqui se um time dispara na frente não tem mais graça o campeonato fica sem público e sem emoção, podendo ainda existir manipulação em resultados.
    Eu acho que o campeonato deveria ser da seguinte maneira:

    1ª Fase: Pontos corrido, com os times jogando uma vez só contra cada adversário. ( regras do campeonato pta )

    2ª Fase : Do 1º ao 8º colocado disputariam a melhor de três( jogos aos domingos)

    Do 13º ao 20º colocado disputariam o não rebaixamento( jogos aos sabados)

    Do 9º ao 12º disputariam uma vaga na libertadores……

  26. silvio pellacani jr

    Lamentável…..
    depois os clubes não sabem o pq de tanta criança torcendo para o Manchester, Real Madrid, Barcelona etc…..alem de gdes times, estes clubes fazem parte de campeonatos organizados…onde o planejamento diz quem é o melhor e naõ a sorte momentanea…..
    Mas n me admira muito..um pais onde o merito nunca conta..pq o melhor time deveria ser campeao..eles adoram dar uma chancezinha para o pobre coitado ( n a toda temos o presidente q nos Desgoverna ) que se classifiou em 8, por exemplo….
    Sorte da ESPN Brasil ( de longe a melhor emissora que transmite futebol no pais ) , que continuará a transmiter o FUTEBOL DE GENTE GRANDE e não estas palhaçadas que se transforaram os campeonatos nacionais e estaduais….

  27. shadyahns

    gostaria de ver o esquema de mata-mata,e jogar corinthians e CRB, e o corinthians perder, dai sim seria intrigante ver eles brigando na justiça por alterações, não adianta discutir, pra mim o Brasil ta uma bosta, tanto como governo, futebol, e tudo

  28. Roger

    Se acontecer de fato deixo de acompanhar meu time por toda a fase classificatória e se for classificado dai, talvez, acompanhe o campeonato na fase decisiva. Absurdo, abraços

  29. Fabiano Pinto

    Vamos fazer pressão então e mudar a champions league para pontos corridos, pois do jeito que está é um fracasso, não tem audiencia, é um campeonato curto cerca de 6 meses…
    Eu quero mata-mata, o que o pessoal fal em retrocesso na verdade é por causa que antes tinha muita virada de mesa, agora mantemdo-se esse respeito de rebaixar a quem fizer pior campanha tende a ser um sucesso, 8 brigando para se classificar e 8 brigando para não cair, ia ser um espetáculo, aos 8 melhores tem que ter o direito de jogar mais mesmo e os 8 que ficarem parados, que se planejem melhor na proxima temporada para nao ficarem no prejuizo, alem de poder das as devidas ferias para jogadores sem prejudicar os times e as tvs.

  30. Fabiano Pinto

    Tem tb uma liga não muito conhecida e que tem poucos recursos financeiros, pra mim é um fracasso, e se chama NBA lá jogam basquete, e sabe como funciona, play-offs é um tipo de mata mata sabe, foi esperimentado aqui em 98 e 99, foi um sucesso, grandes jogos, grandes publicos e o time que liderou todo o campeonato tb ficou campeão.

    O melhor é aquele que vence o campeonato!!!

    Elemetar meu caro watson!!!

  31. Paulo Ceraso

    Lamentavél ……..

    Um time precisar de outro para se classificar…isso é certo?….

    O time que é bom, ele vai ser sempre bom,e independente de regras, as regras são feitas iguais para todos.

    O Santos se classificou em 8º e por fim foi campeão, competência;estratégia, planejamento. são onze contra onze.

    O que importa é a emoção , pontos corridos é só para chegar na frente e ficar com a vantagem.

  32. José

    NBA é liga de futebol agora?
    Nao confunda os esportes meu camarada.
    No basquete 99% das vezes o melhor ganha, sendo quem em melhor de 7 as chances de o pior ganhar e passar de fase tornam-se nulas.
    Ao contrário de 2 jogos onde o pior mara um ferrolho, ganha de 1 a 0 com um contra-ataque ou 1 erro do juiz e se fecha no segundo jogo.
    Teremos mais Once Caldas da vida.

    Mata-mata com melhor de 7? Rsrsrs

  33. Mário

    A Champions league dura 6 meses mas voce sabe quantos jogos sao necessários para se tornar-se campeao?
    Te respondo 13. Por isso que é mata-mata, nao há tempo para um campeonato de pontos corridos. E outros fatores como rivalidades entre os times de países diferentes e o fino do futebol fazem tamanho sucesso.
    Como a nossa Libertadores!!! Vários times, prazo curto ou poucos jogos sitema mata-mata, muito times e tempo sistema pontos corridos.

    O voce acha que a Premier League Inglesa ou o Calcio Italiano sejam fracassos? E quanto a Liga Espanhola?

  34. Alberto

    Bom isso ja era esperado.
    Como os times do Rio e de outros estados e até aqui de SP, os times que não tem qualquer infra estrutura administrativa poderiam levbantar uma taç?…Logico que isso vai ser feito, pra bloquear São Paulo, Internacional, Cruzeiro, e outros poucos de serem eternos campeões.
    O Rio principalmente é o maior interessado.
    E logico a televisão.
    Enfim. É sempre a mesma coisa.
    Somos um bando de Bozos

  35. Thiago

    Os incompententes soltam fogos… E viva a falta de planejamento… Se querem jogar mata-mata que cheguem à Libertadores…

  36. Ribeiro Neto

    Vamos transformar o Brasileiro em Big Brother. Por o Bial para comentar a parada e deixar o público decidir que o time mais popular deve ganhar. Aposto que os Corintianos e Flamenguistas iam adorar.

    O campeonato por pontos corridos valoriza as equipes, valoriza a torcida, valoriza os jogadores.

    Peguem a segunda divisão como exemplo. Campeonato organizado. Perguntem para os Corintianos se eles preferem que a segunda divisão seja decidida em mata-mata ou pontos corridos e saberão qual o modelo mais justo.

    Concordo que era emocionante ver os playoffs com mineirão abarrotado de gente. Mas sabem de uma coisa? Hoje em dia os estadios não comportam mais 100.000 pessoas. As finais não vão render como rendiam no passado. A média de público é muito maior no campeonato por pontos corridos.

    Alguém soltou o argumento de que nas finais a presença da imprensa impediria que houvesse parcialidade e roubalheira. Será que ninguém viu a Copa do Brasil no ano passado? Será que ninguém lembra de como eram os playoffs do brasileiro? Eram emocionantes, mas se emoção for tudo vamos fazer a prova do líder pro Ipatinga ter chance, dar um colar de anjo pro São Paulo e deixar o Flamengo eliminar todo mundo no paredão.

    O campeonato por pontos corridos também mede presença de espírito e poder de decisão. Cada jogo é uma final. Todos os times têm chances iguais. O melhor time ganhou no ano passado e no anterior também, e eu não sou sãopaulino.

    O campeonato por pontos corridos é essencial não somente para decidir justamente o campeão, mas para decidir justamente os rebaixados. O campeonato por pontos corridos valoriza os 20 times da primeira e os 20 times da segunda divisão. O Corintians caiu e não pode chorar, porque foram 2 turnos de incompetência. Eu quero ter essa certeza sempre que um time for rebaixado.

    É claro que o modelo atual não é imune a manipulações, mas é a partir dele que conseguimos as formas mais aprimoradas de combatê-las.

    Não sei quanto a retrocesso, mas com certeza um campeonato brasileiro com playoffs vai ser ótimo pra quem gosta de Big Brother.

    Particularmente, eu já odeio ter o nelinho e o casagrande de comentaristas, se o Bial der pitaco no meu brasileirão eu mudo para a Argentina. Antes a comunistada de lá do que o Bial.

  37. Alan

    paulinho sempre acompanho seu blog e concordo com a grande maioria das coisas que você publica. aproveito para parabenizar seu trabalho, muito esclarecedor para todos os apreciadores do futebol e da honestidade. mas quando o assunto é o modelo do campeonato brasileiro sou obrigado a discordar de você. para mim o campeão deve ser o melhor time do campeonato. e quanto a isso discordo totalmente de toda a imprensa que considera q por pontos corridos conhcemos o melhor time realmente. para mim o melhor precisa ser melhor em momentos de pressão, como uma final, e não só em jogos comuns contra um time muito fraco, jogando em casa.

  38. carlos

    ahh cala a bocaa

    um retrocesso…é a coisa mais sem graça esse campeonato…

    olha como foi o paulistao de 2005 quando colocaram por pontos corridos, um tremendo fracasso, com medias de publico mto inferiores

  39. rio de janeiro

    Os pontos corridos monopolizou o campeonato para os clubes de sao paulo, devido a força do capital per capito desse estado, o brasil nao vive sem as financas de sp, mas sp vive sem as finanças do brasil. no Brasil há varios grandes times que nao podem ser esquecidos, a volta dos mata matas trara de volta a verdadeira razão do melhor campeonato nacional do mundo, com pelo menos de 6 a 8 concorrentes ao títilo e nao pontos corridios que monopoliza o título em sao paulo devido ao poderiu financeiro para montar grandes elencos, pontos corridos será em brave o fim do futebol brasileiro que cairá em mesmice, lembrando que cinco clubes brasileiros foram campeoes do mundo: Santos, Flamengo, Grêmio, São paulo e Inter. Volta mata – mata, pelo amor de DEUS.

  40. rio de janeiro

    respondendo ao Carlos, Meu caro, o campeonato italiano e um marasmo, chato, so tem Inter, milan e Juve. O espanhol mais Ainda, Só Real madri e Barcelona, O Ingles nem se fala, so Chelsea, Liverpool e Manchester, os nacionais europeus sao frios sem emoçao, e restrito e dois ou no máximo tres times, esses campeonatos já estão desgastados, o publico vêem sumindo a cada ano dos estádios e migrando para liga dos campeões. No brasil pelo menos no mata mata oito times brigam pelo título, e 16 já foram campeões, nos pontos corridos, o título fica restrito ao estado de são paulo. volta campeonato brasileiro.

  41. rio de janeiro

    se o campeonato fosse mata-mata, os campeoes seriam: 2004 – Atlético pr, 2005 – Inter, 2006 São paulo e 2007 Flamengo. muito mais equilibrio e mais emoção. o brasileiro acabou em 2002, pontos corridos é puliticagem com a tv globo que manda no futebol. se os mata-matas não voltar o campeonato brasileiro vai diminuir de interesse a cada ano.

  42. rio de janeiro

    Em resalva a Libertadores, a sulamericana deveria fazer uma reformulação nesta competição. A Libertadores caiu de nivel tecnico assustadoramente nos últimos 10 anos, seu nivel técnico é um dos mais baixos já apresentados, times horríveis disputam essa competição. deveriam ser dois do Brasil, Argentina, Uruguai e o campeão dos outros países. se não o interesse também por esta competiçao tao tradicional se desmachará. salve à América.

  43. Marcelo Ducatti

    O mata mata é muito melhor!
    Vejam a NBA por exemplo!
    Vejam outros esportes nos EUA! Nao há pontos corridos.
    Da muito mais retorno, é muito mais emocionante ter finais….

    A NBA tem melhor de 7 partidas nas finais….muito mais justo! E muito mais emocionante.
    Por que nao fazer um turno unico de ptos corridos, e as quartas, semifinais com melhor de 3 partidas (2 jogos na casa do que tiver mehlor campanha) e a final em melhor de 5?

  44. Diogo

    hahahah ridiculo dizer q eh um retrocesso usando argumentos de q na europa e os principais campeonatos sao jogados assim

    NAO AO FUTEBOL MODERNO!

    VIVA AO ESTILO DO FUTEBOL BRASILEIRO!

  45. Antonio

    Osnes Feitosa disse tudo que eu sempre pensei.

    Não adianta o time ser bom em pontos corridos e não ter personalidade pra ganhar uma final.

    Finais são a emoção que o futebol perdeu com o tempo.

    Por isso que os campeonatos nacionais da europa são pacatos e totalmente monopolizados.

    Só ganha os times com mais dinheiro, com mais estrutra.

    Aqui no brasil foi bom por muito tempo. Eu torço muito pra que volte a ser como era antes.
    Um turno, oito primeiros se classificam, mata-mata.

    Sempre foi assim, e torci, chorei, festejei muito assim.
    Ultimamente a emoção de verdade está sendo perdida.

  46. raphael

    kratus Disse:

    Dezembro 6, 2008 às 12:10 pm
    Mais um boato ridiculo, ainda tem gente acessando essa merda de site…

    Olhem a frase desse cara, e por coincidência ele acessou o site, pelo jeito vc naum tem um minimo de cultura para participar de uma “discussão” saudavel e o futebol é lindo e magnifico por conta disso, de ter essas “discussões” saudaveis, e por fim mata-mata deve voltar sim,
    pois desde a era dos pontos sofridos, o discurso de titulo saiu da boca dos jogadores e treinadores e todos dizem “vamos brigar por vaga na Libertadores” quer dizer que como nas eliminatórias da Copa do Mundo não importa se você é 1º u 4º todos vão ao mesmo lugar, então temos desde 2003 as eliminatórias da Libertadores e não mais o extraordinário campeonato Brasileiro, temos ainda que mudar muito coisa no nosso futebol e a 1ª é a volta do mata-mata

  47. Ricardo

    Os maiores prejudicados são sempre os times gaúchos, pois são os mais copeiros. Em 2005 assaltaram o Inter, agora prejudicam o Grêmio…

    Podem apostar, que a egeminia dos clubes paulistas nunca vai acabar, pois é em SP que está o dinheiro.

    Por isso que rezo para o dia que meu amado Rio Grande do Sul volte a ser livre e assim ter as coisas da nossa maneira.

    “Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”

  48. X

    Mata-mata é o que há, e o que a maioria dos brasileiros querem, e francamente o sistema é bem mais emocionante. Se dependesse de certas pessoas (provavelmente são-paulinos revoltados) aqui, até a Copa do Mundo seria de pontos corridos. O Brasil tem o melhor futebol do mundo, quem tem que copiar nossos modelos são os europeus, e não o inverso! Espero que um dia essa merda de pontos-corridos acabe, e a CBF devolva aos torcedores brasileiros o direito de assistir a finalíssima. Se a CBF promovesse um tipo de referendo para definir que sistema o brasileiro prefere, com certeza, a verdade viria a tona, o que é contra os interesses de alguns cartolas…

  49. Gustavo Rodrigues de Oliveira

    eu sou sou favorável ao sistema de pontos corridos no campeonato brasileiro, é incrível que haja gente idiota que defendam esse sistema, sujo, nefasto, trapaçeiro, desleal e desonesto do sistema de mata-mata aposto que são times do Rio esses times falidos, mal administrados, cheio de jogadores vagabundos, trastes e inúteis que só pensam em vagabundear, só pensam em praia, cerveja, futvôlei e traçar gostosas oportunistas pra depois tacar um DNA e uma ação de reconhecimento de paternidade pra ficar com uma parte do gordo salário de algum clube europeu, acho que esses times como Flamengo não aprendem querem ser campeões mesmo não tendo direito, e prejudicar times que planejam como São Paulo, o sistema de pontos corridos é o melhor e ponto final quem quiser mata mata, que vá para o Iraque, Afeganistão, Somália, República Democrática do Congo, no Congo e Haiti, vá pras Fileiras da Al Qaeda, Hamas, Hezbollah e as FARC lá tem mata-mata todo dia, aqui no campeonato brasileiro não, vai ser pontos corridos, e não se discute mais o assunto, mudar o sistema pra beneficiar times vagabundos do Rio como o Flamengo, o mais falidos, falido não, o mais morto do Brasil esse time inútil ai

  50. Carlo Eduardo

    Pelo amor de Deus voltem com o mata -a mata estão acabando com o nosso futebol.

  51. Marco

    Não vejo nada de errado com os pontos corrido o melhor é o que vence mais..e pronto. Evita-se assim que o impacto de roubo de arbitragem influenciem no titulo. Cadê que o Flamerda ? nunca mais vai ser campeão em ponto corrido. Pq ninguem vai conseguir roubar tanto pra coloca-lo como campeão. só vão ganhar carioquinha e copinha…hahahah. Viva o São Paulo time mais organizado e profissional deste pais que com competência mereceu se torna o time mais vencedor desse pais. Viva os clubes organizados…abaixo a robalheira dos mata-matas.

  52. Paulão

    Meu amigo, o maior sentido de um campeonato e deixar evidente o melhor naquele esporte, e com o futebol não é diferente. O campeonato de pontos corridos preza a regularidade, e desde quando ser regular é o melhor?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: