Por Jota Junior

http://jotajunior.blog.terra.com.br/

Duas torcidas organizadas de São Paulo foram proibidas de freqüentar os estádios. É uma medida necessária, porém paliativa, pois nada impedirá os seus membros de assistir às partidas, comparecendo sem as camisas e as faixas.

Infelizmente alguns membros dessas torcidas têm pisado na bola. As imagens são irrefutáveis. A constatação é clara, indiscutível. Por mais que argumentos de defesa venham de parte dos diretores das organizadas, o que vemos ao redor dos estádios é algo medonho.

Sabemos das ações sociais e comunitárias das agremiações, sabemos que tem gente boa no meio, mas a imagem das entidades está muito manchada e precisaria de um profundo saneamento.

Cabem aos diretores das organizadas a ação de eliminar os maus elementos, visto que não é difícil identificá-los. Um dirigente de empresa expurga rapidamente dos quadros da firma aquele que não condiz com a filosofia matriz da associação. Assim deve proceder o comando administrativo das uniformizadas.

Daqui a pouco uma medida judicial deverá liberar a entrada das torcidas nos estádios – pois não há lei específica para a proibição – e o terror estará novamente presente nas praças esportivas.

É uma pena, pois o futebol existe para o congraçamento, alegria, descontração, união das pessoas em torno do esporte.

O que parece é faltar vontade política aos mandatários das torcidas para mudar completamente o rumo das coisas. Dizer que é incontrolável não nos parece convincente.

Enquanto isso só nos resta pedir aos torcedores em geral para que evitem ir aos estádios, preservando a vida. Não vale a pena colocar em risco o que temos de mais precioso.

E a quem entenda essa recomendação como ato de covardia e de rendição aos violentos, sinto muito. Quem tem família para cuidar e responsabilidades, e sem tendência para o heroísmo, TEM SIM que evitar os estádios quando os clubes grandes jogam.

Particularmente só compareço por imposição do meu trabalho. Como torcedor eu jamais iria a jogos envolvendo grandes agremiações e suas torcidas organizadas.  Jamais.

Facebook Comments