Texto de um são-paulino

Por Denilson Martins


DIRETORIA INCOMPETENTE


 Venho a muito tempo, observando que muitos jornalistas, costumam idolatrar a diretoria do Tricolor. Será que ela merece mesmo toda esta bajulação? Será que não comete erros pontuais que geram problemas no todo?


Vejamos alguns fatos do passado recente:


 Na final da Libertadores de 2006, a diretoria foi informada da prorrogação da disputa em uma semana, após a primeira partida com o Estudiantes, ora, havia então tempo hábil para  que se negociasse com o Bétis, a prorrogação do contrato de Ricardo Oliveira, ocorre que só na última semana é que a diretoria se deu conta disso, aí, o assunto se alarmou, e o Inter tratou de se proteger, condicionando a venda de Rafael Sóbis pro clube espanhol, a não prorrogação do contrato de Ricardo Oliveira.


A diretoria tricolor vacilou, e este vacilo pode ter custado uma libertadores e um possível título mundial.


Em 2002, a diretoria tricolor, tudo fez para tirar o meia Ricardinho do Corinthians, ora, o SPFC, tinha um time equilibrado, jovem e de qualidade, bastaria a contratação de um ou dois zagueiros de qualidade, já que de todos os setores do time, esse era o mais franco.


Infelizmente pra quem é são paulino, procuraram contratar um jogador pra onde já tínhamos Kaká, e pior, pagando um salário que daria pra contratar dois “Gamarras” pra zaga. Resultado, time dividido, uma fogueira de vaidades, com um ataque forte, mas uma defesa frágil. Lembro-me que na época, o único reforço pra defesa foi o “excelente” zagueiro Régis ( quem??? ), que veio do Fluminense.


Agora vejamos alguns fatos do presente ano:


Este ano, a ilibada diretoria tricolor fez, ao meu ver, besteiras homéricas, contratou mais atacantes que devia, de todos, me parece que apenas Dagoberto tem mesmo qualidade. Não por acaso, este setor foi o calcanhar de aquiles da equipe, com  um desempenho pífio  ao longo do ano. O único destaque das contratações pro meio campo, foi Jorge Wágner, que Muricy tanto relutou em escalar, e que, agora que se acertou, fica sem contrato. Aliás, pensaram a equipe com Dagoberto desde o início do ano, mas o atacante só chegou depois do primeiro trimestre, como resultado, gerou-se uma instabilidade que custou a eliminação no campeonato paulista e na Libertadores.


 A diretoria não sabia o que fazer em relação a Copa Sulamericana, ora ordenava que jogadores fossem poupados, ora ordenava que se usasse força máxima ( contra o Boca ).


Parece que eles queriam apenas ganhar do Boca, eu como torcedor apaixonado do Tricolor, quero é título, ou eles acham que só por terem ganho do Ríver nas semi-finais  em 2005, o torcedor não iria querer ser tricampeão da Libertadores?


 Pra piorar tudo, justamente quando mais se precisava de peças de reposição ( final da temporada ), a diretoria libera Marcel, e negocia Edcarlos e Josué, causando um enxugamento do elenco em setores nevrálgicos. O resultado são as seguidas contusões musculares de jogadores cansados pelos jogos seguidos. Acrescente se a isso, a relutância de Muricy em utilizar os bons valores das categorias de base, como o meia Sérgio Mota, que foi sumariamente ignorado ao longo do ano, pra que gente de “talento”, como Hugo, cuspisse na cara de um adversário que estava sendo goleado por 6 X 0.


Acho praticamente impossível que o Tricolor perca o Brasileiro  deste ano, mas se o título se confirmar, é preciso que o torcedor não feche os olhos pras besteiras em série cometidas pela diretoria ao longo do ano.


Fico meio surpreso com a bajulação de certos setores da mídia, que tanto afagam os diretores tricolores. Me parece que falta capacidade de análise pra esta gente, afinal, eles falam tanto em estrutura e planejamento, quando na verdade, a verdadeira competência dos diretores Tricolores está na capacidade de fornecer a infra-estrutura ( estádio, centros de treinamentos, centros de fisioterapia e fisiologia, acomodações, viagens fretadas, etc. ) e não a estrutura propriamente dita ( craques e elenco equilibrado ).  Contratando, montando sua estrutura, a diretoria Tricolor é igual a qualquer uma, erra e acerta nas mesmas proporções.


 Pra quem não gostou do que mencionei, faça o seguinte raciocínio: o que seria do Tricolor, se Richarlyson tivesse se machucado seriamente no seu acidente no início do ano, se Hernanes após a excursão a Índia tivesse sido novamente emprestado ao Náutico e se Breno, não tivesse sido escalado naquele jogo do time reserva contra o Palmeiras pelo Paulista deste ano?


Isso mesmo, a incompetência da diretoria tricolor teria ficado visível a todos míopes da mídia esportiva.


Sorte também faz parte do jogo.

Facebook Comments

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.