Do lancenet
Fluminense pode perder parte do CT de Xerém
Tricolor não cumpriu prazo e prefeitura pode exigir devolução
LANCEPRESS!
A promessa do presidente Roberto Horcades de construir o centro de treinamento do futebol profissional do Fluminense, em Xerém, pode sofrer um duro golpe. O clube perdeu o prazo para iniciar a obra (1º de setembro) e pode perder o terreno, como consta no contrato assinado em março com a prefeitura de Duque de Caxias.
O documento, assinado pelo prefeito Washington Reis e por Horcades, garante ao município a retomada do imóvel cedido ao clube. Numa delas, a prefeitura pode, a qualquer tempo, exigir a devolução do terreno de 80 mil metros quadrados sem qualquer indenização, mesmo que haja benfeitorias.
O contrato dá ao clube o direito de utilizar o terreno por 25 anos prorrogáveis por mais 25. No entanto, a cláusula terceira garante à prefeitura romper unilateralmente com o clube se entender que, futuramente, deixe de existir interesse público em relação ao CT.
Para agravar a situação, o clube foi multado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em R$ 120 mil por desmatamento sem permissão legal.
– Aguardamos a licença ambiental para iniciarmos a obra. Isso não significa que ela não começou. Basta existir apenas o projeto para caracterizá-la – disse o vice de finanças, Carlos Henrique Ferreira.
