Timemania
Esta no Blog do Juca
http://blogdojuca.blog.uol.com.br/
Timemania: boas e más notícias
A Timemania, enfim, acaba de ser sacramentada na Câmara dos Deputados.
Com boas e más novas.
Primeiro as más, que revelam como, no Brasil, o crime compensa:
1. A Receita Federal anistiou os clubes em 50% das multas devidas;
2. O prazo para pagamento das dívidas passou de 180 para 240 meses;
3. Os clubes ganharam um teto de R$ 50 mil por mês, por cinco anos, para complementar o pagamento do que devem se o que a Timemania render não for suficiente para saldar suas dívidas;
4. O ministro das Relações Institucionais, Mares Guia, disse que “se as medidas são justas ou não, não sou eu quem vai dizer isso, porque grande parte dos brasileiros tem amor ao futebol.”
5. A Caixa Econômica informa que a Timemania só será lançada no começo do ano que vem.
Agora, as boas notícias.
1. Foi aprovada emenda que obriga os clubes a prestarem contas no Tribunal de Contas da União sobre o que receberem da Timemania e de quaisquer outras loterias;
2. Foi dado aos clubes que quiserem transformar seus departamentos de futebol em empresa o mesmo tratamento fiscal que estes têm hoje em dia por serem entidades sem fins lucrativos.
Ou seja, acabou a desculpa que mantinha os clubes em regime de gestão “amadora”.
No entanto, apenas Botafogo e Flamengo parecem dispostos a se aproveitar da isonomia para fazer a mudança de modelo.
Fábio Koff, presidente do Clube 13, manifestou-se contrariamente à medida, por considerar que abrirá possibilidade para os investidores estrangeiros virem ao Brasil, explorar os clubes por um período e ir embora, deixando terra arrasada.
Deu o exemplo da MSI.
Esqueceu-se de que apoiou a parceria MSI/Corinthians.
