Sucesso do Paulistinha na TV aberta comprova relevância do futebol para as emissoras

Criados em um tempo em que o futebol era essencialmente regional, os campeonatos estaduais são, atualmente, profundamente irrelevantes.
Apenas o Paulistinha, esportivamente um fracasso, conserva algum peso comercial e midiático.
No início da temporada, o torneio tornou-se o mais visto da televisão brasileira — apesar de não figurar na grade da Globo.
A superioridade na internet foi ainda mais clara: as transmissões do Campeonato Paulista somaram cerca de 99 milhões de visualizações, contra 32,9 milhões do Carioca e 14,1 milhões do Mineiro.
Na TV aberta, transmitido pela Record, Corinthians x Palmeiras registrou 16 pontos de audiência, chegando a superar a Globo na Grande São Paulo — feito raro na televisão brasileira.
Mesmo partidas menos relevantes alcançaram médias entre 7 e 14 pontos.
Comprova-se que o futebol, no cardápio televisivo, é extremamente importante, superando o status da emissora.
Ainda que o produto seja ruim, como é o Campeonato Paulista.
Evidentemente, não existe milagre.
Razão pela qual os demais torneios, praticamente impossíveis de assistir, equiparam-se na TV a filmes medíocres, mesas-redondas mal constituídas e outros produtos que não despertam o interesse do público.
