Os EUA caem para sua pior posição já registrada em um índice global de corrupção

Da CNN BUSINESS

Por HANNAH ZLADY

Os Estados Unidos caíram para sua pior posição histórica em um índice global líder que mede a percepção de corrupção no setor público entre especialistas independentes e empresários.

A democracia mais poderosa do mundo desceu um nível, no ano passado, para o 29º lugar, de 182, no Índice de Percepção da Corrupção (CPI) da Transparência Internacional. Essa é a menor posição desde 2012, quando o índice, estabelecido em 1995, foi relançado usando uma nova metodologia.

Em sua nova posição, os Estados Unidos empataram com as Bahamas e foram derrotados pela Lituânia (28), Barbados (24) e Uruguai (17).

O ranking dos EUA tem vindo em tendência de queda na última década. Sofreu outro golpe no ano passado, quando a administração Trump reduziu a capacidade do governo federal de combater a corrupção pública ao suspender investigações sobre suborno corporativo estrangeiro e restringir a aplicação de uma lei de registro de agentes estrangeiros, entre outras medidas.

Desde que retornou à Casa Branca, o presidente dos EUA, Donald Trump, também enfraqueceu ativamente instituições e utilizou as ferramentas do governo contra seus inimigos percebidos.

O score geral do IPC dos Estados Unidos também atingiu seu nível mais baixo já registrado, prolongando sua queda na última década. Chegou em 64 em uma escala onde 100 é muito limpo e 0 é altamente corrupto.

“Estamos muito preocupados com a situação nos Estados Unidos”, disse à CNN na terça-feira, a CEO da Transparência Internacional, Maíra Martini. “Essa tendência de queda pode continuar.”

Em um comunicado, a Transparência Internacional, uma coalizão sem fins lucrativos que combate a corrupção, levantou ainda mais alarme sobre os Estados Unidos: “Embora os acontecimentos de 2025 ainda não estejam totalmente refletidos, ações que visam vozes independentes e minam a independência judicial levantam sérias preocupações.”

Acrescentou: “Além das conclusões do IPC, o congelamento temporário e o enfraquecimento da aplicação da Lei de Práticas Corrompidas no Exterior sinalizam tolerância a práticas empresariais corruptas, enquanto cortes na ajuda dos EUA para a sociedade civil internacional enfraqueceram os esforços globais anticorrupção.”


A corrupção aumenta em todas as democracias

O agravamento da corrupção nos Estados Unidos foi acompanhado por “um declínio preocupante no desempenho” em outras democracias, incluindo Canadá e Reino Unido, disse a Transparência Internacional.

O Reino Unido também alcançou sua menor pontuação de IPC já registrada, 70, após uma década de declínio. Mas sua posição em 20º lugar permaneceu inalterada.

“Não estamos enfrentando as causas profundas da corrupção em nossa política”, disse Daniel Bruce, CEO do capítulo britânico da Transparência Internacional, em um vídeo postado na X.

Ele apontou para “mega doadores” de partidos políticos do Reino Unido e “nomeações públicas questionáveis”, referindo-se à investigação criminal sobre o ex-ministro do governo, Peter Mandelson.

Mandelson, que foi brevemente embaixador nos Estados Unidos sob o governo trabalhista em exercício, está atualmente alvo de uma investigação policial por supostamente passar informações sensíveis ao mercado ao falecido financista e condenado por crimes sexuais Jeffrey Epstein. O escândalo mergulhou o governo do primeiro-ministro Keir Starmer em crise.

Bruce pediu ao governo do Reino Unido que “vá além para remover a influência corruptora do grande dinheiro em nossa política.”

A média global do índice também apontou para uma deterioração global: caiu para seu nível mais baixo (42) e sofreu sua primeira queda em mais de uma década. “A grande maioria dos países está falhando em manter a corrupção sob controle”, disse a Transparência Internacional.

A Dinamarca liderou o índice pelo oitavo ano consecutivo com uma pontuação de 89. Os setores públicos na Finlândia e em Singapura eram vistos como o segundo e terceiro mais limpos do mundo.

Como o índice foca na corrupção no setor público, pontuações altas não refletem necessariamente baixos níveis de corrupção em todos os setores.

Os setores privados de alto escalão na Suíça e em Singapura, por exemplo, “têm enfrentado escrutínio por facilitar o movimento de dinheiro sujo”, disse a Transparência Internacional.

Facebook Comments

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.