Coluna do Fiori

“Reencontrar pessoas que há muito tempo não vimos não é apenas matar a saudade, e sim relembrar momentos que fizeram parte da nossa história!”

Expressão popular

——————————————-

Caros colegas! Segue banners alusivos ao 9º Encontro dos Árbitros Federados, que, nas oito edições anteriores citavam turmas dos anos 1960 a 2015; neste 2025, estará feliz com a presença dos diplomados, qualquer que tenha sido o ano.

Tendo a confiança que muitos confrades estarão presentes para rememorar o que vivemos dentro e fora dos gramados

///   ///   ///   ///   ///   ///   ///   ///   ///   ///

18ª Rodada da Série A do Brasileirão 2025 – Sábado 02/08

Mirassol 3 x 2 Vasco

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)

VAR

Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)

Item Técnico

Ataque da equipe da casa no primeiro minuto da segunda etapa, com redonda sobrando para Gabriel, mandar pro fundo da rede

De imediato

Árbitro e assistente 02: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) sinalizaram a posição de impedimento do componente da equipe mirassolense

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 01 direcionado ao técnico do Leão da Alta Araraquarense – 01 a Lucas Píton, defensor Cruzmaltino

Fluminense 1 x 0 Grêmio 

Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)

VAR

Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)

Item Técnico

1º – Por volta do 43º minuto da etapa inicial, Guga defensor do tricolor das laranjeiras, cabeceou a redonda pro consorte Everaldo legalmente posicionado, tocá-la com o pé direito pro fundo da rede

Destaco

1º – Alguns gremistas disseram ao árbitro, que Everaldo estava impedido, fator, que afasto, vez que, o gremista Wagner, camisa 03 estava à frente.

2º – No 26º do segundo tempo, Canobbio atacante da equipe carioca, dentro da área gremista, teve a canela da perna esquerda atingida pelo gremista Dodi

De frente

Para o lance, tendo domínio visual do sucedido, árbitro nada marcou, jogo comboiou

VAR

Aconselhou a revisão do episódio através monitor, ali estando, Lucas Paulo Torezin, voltou ao campo, apontando corretamente, a penalidade máxima, que foi batida por Everaldo para fora.

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 01 para defensor do Tricolor das Laranjeiras – 04 para Tricolores dos Pampas, dentre estes, o técnico Mano Menezes

Corinthians 1 x 1 Fortaleza

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)

VAR

Daniel Nobre Bins (FIFA-RS)

Item Técnico

Desempenho natural do árbitro e assistentes

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 01 para Lucas Khodor Silvestre, auxiliar técnico Alvinegro – 02 para defensores do Leão do Pici

Vitoria 2 x 2 Palmeiras

Árbitro: Davi De Oliveira Lacerda (ES)

VAR

Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)

Item Técnico

Aos 22 minutos da segunda etapa placar marcava 2 x 0 a favor do Leão da Barra, no momento em que o atacante palmeirense Ramón Sosa camisa 19 foi derrubado dentro da área por Gabriel Baralhas camisa 44, falta penal perfeitamente, sinalizada pelo árbitro

Penalidade

Batida por Piquerez, gerando o primeiro gol alviverde

Item Disciplinar

Cartão Amarelo:05 para defensores do Leão da Barra – 02 para Alviverdes

Copa do Brasil 2025 – Segundo e decisivo jogo das Oitavas de Final, definindo classificação para Quartas de Final

Quarta Feira 06/08 – Atlético-Mg 0 x 1 Flamengo no fim dos 90 minutos, vitória que decidiu a classificação por penalidade máxima; vez que: os atleticanos venceram a primeira partida pelo placar 1×0

Penalidades concluídas, decretando a classificação atleticana 4×3   

Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (FIFA-RS)

VAR

Wagner Reway (FIFA-SC)

Item Técnico

Junto a seus assistentes, Raphael Rodrigo Klein cumpriu seu dever com discrição

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 02 para defensores do Galo Mineiro e 01 defensores do Mengão

Palmeiras 0 x 2 Corinthians

Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)

VAR

Caio Max Augusto Vieira (FIFA-GO)

Item Técnico

Antes da cobrança do escanteio favorável a equipe palmeirense, no bico da linha lateral fiscalizada pelo assistente 02:  Michael Stanislau (RS), Anderson Daronco estava bem colocado e de frente para possíveis ocorrências

Escanteio

Cobrado por Gustavo Gomes, assim que a redonda girou em direção a área, o defensor corintiano José Martinez, foi agredido com maldosa e consciente cabeçada desferida pelo oponente Aníbal Moreno

No ato

Daronco nada marcou; alertado pelo VAR, caminhou até o monitor, viu e reviu os fatos, voltando pro campo, corretamente, sem tremular, tirou o cartão vermelho do bolso e, o apresentou ao defensor alviverde.

Item Disciplinar

Cartão Amarelo: 04 para Alviverdes, dentre os quais, o contínuo e hostil assistente técnico: Vitor Ilídio Castanheiras Penas – 04 para Alvinegros

Vermelho:

1º – Redondamente adequado para Aníbal Moreno, defensor Alviverde

2º – Foi apontado ao pertinaz e agressivo treinador goleiros do Alviverde:  Joao Miguel Barreto Martins

3º – Com toda razão, para Vitor Ilídio Castanheiras Penas, assistente técnico da equipe Alviverde, por ter afrontado componentes da equipe Alvinegra

4º – Para Celso De Rezende preparado físico integrante da comissão técnica do Alvinegro

5º – Martinez defensor Alviverde no momento em que, maldosamente, pisou na perna do Alvinegro Angel Romero

///   ///   ///   ///   ///   ///   ///   ///   ///   ///   ///   ///

Coluna em Vídeo

Por conflito de agenda, a versão em vídeo da Coluna não será gravada neste final de semana, retornando, normalmente, no próximo

——————————————-

Política

Folha, de rabo preso com a conspiração, por Luís Nassif

Não é possível tanta miopia, defender o desmonte das instituições olhando apenas do ângulo dos grandes negócios que têm em mente.

A irresponsabilidade dos jornais, especialmente da Folha, chegou ao nível máximo. É inacreditável a adesão à conspiração bolsonarista contra o Supremo Tribunal Federal.

Há uma conspiração óbvia em andamento, desde 8 de janeiro e, agora, engrossada pela ofensiva de Donald Trump sobre o último baluarte da democracia brasileira, o STF.

E os jornais, especialmente a Folha, atacam o Ministro Alexandre de Moraes por supostamente atentar contra a liberdade de opinião de Bolsonaro, como se fosse um político convencional, atuando de acordo com as regras democráticas, e não o comandante de uma conspiração engrossada pela adesão de Trump.

Se um juiz de 1a instância fosse ameaçado por um réu, imediatamente decretaria sua prisão. Agora tem-se um ex-presidente, formalmente acusado de comandar um golpe de Estado, que age através de um filho, que alega publicamente estar trabalhando por sanções contra o Brasil e contra Alexandre de Moraes. E a Folha não apenas passa pano, como endossa a armação.

É um caso clássico de suicídio editorial, um jornal que abre mão de qualquer veleidade de mercado para atender aos objetivos comerciais imediatos de seus controladores.

Acordem! Especialmente se acham que é possível domar o monstro bolsonarista, conseguir privatizações selvagens das últimas grandes empresas públicas, fazer o Banco Central recuar na regulação das fintechs. E depois devolver o monstro de volta à jaula.

Julgam, ingenuamente, que um segundo governo bolsonarista seria similar ao primeiro, com Paulo Guedes permitindo toda sorte de negócios, especialmente com precatórios, e Roberto Campos Neto escancarando o mercado para as fintechs.

Repito: acordem! Se o fantasma bolsonarista voltar, em cima dos escombros do STF, não haverá mais freios e contrapesos, a malta dominará o Congresso, promoverá impeachments de Ministros do STF. E não será apenas para facilitar os negócios com Petrobras e Banco do Brasil, mas para evitar qualquer resistência quando os bolsonaristas investirem contra os veículos de mídia e suas fintechs.

Não é possível tanta miopia, defender o desmonte das instituições olhando apenas do ângulo dos grandes negócios que têm em mente. A queda do STF significará a horda invadindo os palácios e as redações, e com a ajuda das milícias armadas da Polícia Militar.

A guerra está apenas começando. O arsenal de Trump tem muitas outras armas para acionar. Aplicar a Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes teve pouco efeito. Alexandre não tem bens no exterior nem pretendia visitar a Disneylândia. Mas contra outros Ministros, pode fazer estragos. Luiz Roberto Barroso tem imóveis em Miami e Gilmar Mendes tem negócios com outros países, através do IDP.

Escritórios de familiares de Ministros podem ter parceria com escritórios norte-americanos e serem retaliados. Não se pode perder de vista que não se está mais tratando com os Estados Unidos histórico, mas com a republiqueta a que ele foi reduzido por Trump. E uma republiqueta atômica e com o poder do dólar.

Apoiar os conspiradores, como está fazendo explicitamente a Folha, é jogar contra o país. São máculas que se eternizarão na história do jornal, tanto quanto o apoio explícito à ditadura militar.

Luis Nassif: editor responsável pelo “Jornal GGN” publicado dia 06/08/2025 às 06h44

——————————————————

Chega da desavergonhada corrupção praticada por presidentes, governadores, prefeitos, senadores, deputados federais, estaduais, vereadores, membros do judiciário, ministério público, funcionários públicos de todas as escalas, incluso militares, e nos bastidores do futebol brasileiro.

///   ///   ///   ///   ///   ///   ///   ///   ///   ///   ///   ///

Finalizando

“A imprensa separa o joio do trigo. E publica o joio”

Adlai Stevenson II: foi um político estadunidense

——————————————————-

Se liga São Paulo

Acorda Brasil

SP- 09/08/2025

Facebook Comments

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.