Coluna do Fiori

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE
Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.
http://www.navegareditora.com.brEmail:caminhodasideias@superig.com.br

“Uma das características do desonesto é fazer propaganda de honestidade”
Swami Raddhi Jyotirmay: é um guru hindu americano, construtor de comunidades, ativista e autor.
—————————————–
Aviso

Aos puxadores de saco coniventes com a permanecia do ‘Aradrão’ na presidência do SAFESP, sabedores que foi julgado e condenado por desvio do dinheiro e perda dos direitos políticos nos meses que administrou o Estádio do Pacaembu, propriedade dos munícipes e trabalhadores recolhedores dos tributos direcionados a cidade de São Paulo.
Dando
A cara pra bater, sempre combati e tendo saúde e perfeita condição cerebral, continuarei batalhando em prol do respeito de um a outro, da autocritica, do não ser apadrinhado por políticos, desembargadores, juízes, do ministério público e, por aí vai.
Completo
Reerguer o SAFESP não é nem pose ser sinônimo de fazer-se de cego e mudo das falcatruas do vosso ídolo.
Observação
O ex-árbitro, diretor e colaborador que arrota idealismo, sabendo da fragilidade financeira da entidade, mas, implora ajuda de custo, tem que tomar simancol e dar o fora.
—————————————–
4ª Rodada da Série A do Brasileirão 2024 – Sábado 27/04
Bahia 1 x 0 Grêmio
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC)
VAR
Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (FIFA-RN)
Item Técnico
Desempenho normal dos representantes das leis do jogo
Item Disciplinar
Cartão Amarelo: 03 para defensores do Tricolor de Aço e 05 para Tricolores dos Pampas
Vermelho: 02 para Tricolores dos Pampas
Censurável
E merecedora de punição a nada esportiva conduta do técnico gremista Renato Portaluppi no instante que determinou aos atletas postados no banco de reservas que fossem para o vestiário.
Domingo 28/04 – Flamengo 0 x 2 Botafogo-RJ
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
VAR
Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)
Item Técnico
1º – Sem hesitar, corroborou com o acerto do assistente 02: Evandro de Melo Lima (SP) ao sinalizar posição de impedimento do flamenguista Bruno Henrique no minuto que mandou a bola pro fundo da rede.
2º – Correto por ter dado sequência no lance legal disputado entre defensor flamenguista Fabricio Bruno com o oponente Diego Hernand que originou o segundo gol da equipe Estrela Solitária.
Concluo
Trabalho sereno do árbitro e assistentes.
Item Disciplinar
Cartão Amarelo: 01 para defensores do Mengão e 04 para defensores do Fogão.
Corinthians 3 x 0 Fluminense
Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA-SC)
VAR
Igor Junio Benevenuto de Oliveira (FIFA-MG)
Item Técnico
Desempenho normal do principal aplicador das leis do jogo e assistentes.
Item Disciplinar
Cartão Amarelo: 04 para alvinegros e 05 para tricolores cariocas
Fortaleza 1 x 1 Red Bull Bragantino
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
VAR
Rodrigo Nunes de Sa (FIFA-RJ)
Item Técnico
Arbitro esteve próximo dos lances, não influenciou do resultado; contudo: no transcurso da disputa, deixou de marcar faltas claríssimas, invertendo outras.
Item Disciplinar
Cartão Amarelo: 01 para defensores do Leão do Pici e 01 para defensor do Massa Bruta
Segunda Feira 29/04 – São Paulo 0 x 0 Palmeiras
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
VAR
Wagner Reway (FIFA-ES)
Item Técnico
Árbitro e assistentes não foram exigidos. Joguinho meia boca.
Item Disciplinar
Cartão Amarelo: 05 para são-paulinos, incluso: preparador de goleiro Carlos Armando Gruezo Quiñones por exceder excesso de reclamação e 05 para alviverdes, dentre estes: os contumazes indisciplinados: Abel Ferreira e Joao Miguel Barreto Martins, principais componentes da comissão técnica.
/// /// /// /// /// /// /// ///

Coluna em Vídeo
Por razões de agenda, a versão em Vídeo da Coluna não será publicada nesta data, retornando, normalmente, na próxima semana.
——————————————
Política
Tarcísio de Freitas ataca a Cultura e recusa diálogo

Nos últimos meses, o setor cultural de São Paulo tem sido impactado por decisões do governo Tarcísio que prejudicam a cultura em todo o estado, como a recusa do PAC do governo federal, que poderia beneficiar 94 municípios paulistas com a construção dos chamados CEUs da Cultura, e a extinção do programa Oficinas Culturais, incluindo a demissão de cerca de 40 funcionários, o impacto negativo na renda de centenas de prestadores de serviço e o fechamento definitivo do espaço que abrigava a Oficina Cultural Alfredo Volpi em Itaquera, bairro localizado na periferia da capital.
Também a Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, deixou de existir, perdendo o seu caráter de espaço cultural livre para experimentações e com diversas possibilidades de uso do espaço e passando a ter uma programação transitória realizada por diferentes Organizações Sociais que têm contratos com a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, de forma improvisada e pouco transparente, sem equipe e verba próprias.
As decisões, tomadas sem apresentar estudos e sem qualquer diálogo com o setor cultural, municípios e a população, geraram imensa preocupação. Trabalhadores e gestores culturais buscaram formas de dialogar com a Secretaria, porém não foram atendidos.
O Movimento Fica Oficinas Culturais, cuja carta em defesa do programa conta com o apoio de lideranças de 7 partidos políticos, além de mais de 800 artistas, organizações, coletivos e personalidades da sociedade civil, informa que a secretária Marília Marton se recusou a enviar representante em audiência pública, realizada em 01/04 na Alesp, que discutiu o fechamento das Oficinas, bem como rejeitou o convite para participar de um seminário sobre o programa que ocorre hoje, 03/05, às 19h na Câmara Municipal.
A secretária também desmarcou, de última hora e sem dar maiores explicações, reunião que estava agendada para hoje com a deputada federal Juliana Cardoso e membros do movimento, incluindo pessoas que vieram de municípios do interior do estado para discutir a manutenção do programa, a necessidade de realização de pesquisa diagnóstica e consulta pública para definir o seu futuro.
A recusa ao diálogo, a falta de dados e o descompromisso com as boas práticas democráticas de gestão para a tomada de grandes decisões como essas geram preocupações no setor, que sofreu com ataques diversos durante o governo Bolsonaro e agora vê o governo de seu antigo ministro repetir uma postura autoritária
Buscando construir uma imagem pública de moderação, as ações de Tarcísio parecem apontar para um alinhamento ideológico mais amplo com o bolsonarismo, tendo no asfixiamento do setor cultural um novo componente, ao lado, por exemplo, da disparada do número de mortes causadas por PMs, com aumento de 138% no primeiro trimestre, e do anúncio da substituição de professores pelo ChatGPT na produção de aulas digitais que serão distribuídas às escolas estaduais de São Paulo.
Juca Kfouri: Colunista do UOL publicado dia 03/05/2024
Opino
O riso do forasteiro ocupante da cadeira de governador é tão falso quanto o endereço de sua moradia na cidade de São José dos Campos avaliado vergonhosamente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
/// /// /// /// /// /// /// ///
Chega da desavergonhada corrupção praticada por presidentes, governadores, prefeitos, senadores, deputados federais, estaduais, vereadores, membros do judiciário, ministério público; idem: funcionários públicos de todas as escalas, incluso militares, e nos bastidores do futebol brasileiro.
/// /// /// /// /// /// /// ///
Finalizando
Oh! Que formosa aparência tem a falsidade!
William Shakespeare: foi um poeta, dramaturgo e ator inglês
———————————–
Se liga São Paulo
Acorda Brasil
SP-04/05/2024
