O Blog do Paulinho procurou os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e enviou a todos as seguintes perguntas:

  • O clube apoia, institucionalmente, algum dos candidatos à presidência do Brasil ?
  • Repudia alguma das candidaturas ? Se sim, por que ?

Dezessete negaram-se a responder.

Dos três que falaram sobre o assunto, as respostas foram semelhantes.

Pelo Corinthians, o diretor administrativo André Negão, disse: “Não! O Corinthians não vota”

Nos anos 80,, em condições bem menos favoráveis, jogadores e dirigentes alvinegros tiveram comportamento diferente, lutando contra a ditadura no histórico movimento “Democracia Corinthiana”

Recentemente, Paulo André deu exemplo, contrariando ordens do Atlético/PR de entrar em campo trajado com camisa de apoio a Jair Bolsonaro

José Carlos Peres, presidente do Santos, respondeu que “A diretoria do Santos FC prefere não se manifestar nas questões políticas”.

O Bahia, via assessoria de imprensa, disse que “(…) não vota mas os seus torcedores sim. E votam em quem quiser. Como clube democrático que é, não apoia nem repudia nenhum candidato”.

Diante dum quadro político absolutamente claro, em que estão em lados opostos a democracia e os adeptos da ditadura, o comportamento “cauteloso” dos clubes revela o medo de seus dirigentes do que pode vir a acontecer no país.

Enquanto isso, no exterior, o Barcelona, vítima do fascismo de Franco, no passado, dá exemplo e dissocia a imagem de dois de seus maiores craques, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo, porque estes decidiram apoiar o atraso.

Facebook Comments