Anúncios

Lula estragou a biografia

Da FOLHA

Por HÉLIO SCHWARTSMAN

Ex-presidente se meteu em relacionamentos eticamente inaceitáveis com empreiteiras

É triste ver Luiz Inácio Lula da Silva prestes a ser preso.

Sua biografia era uma daquelas de contos de fadas. Garoto pobre do Nordeste chega a São Paulo num pau de arara. Devido às dificuldades econômicas da família, estuda pouco, mas torna-se metalúrgico, sindicalista e líder político de esquerda. É perseguido pela ditadura e demonizado pela elite. Perde sucessivos pleitos presidenciais, até que finalmente triunfa. Sob sua gestão, o país cresce como não se via havia décadas e a desigualdade cai. A consagração vem no Brasil e no exterior.

Leitores poderão apontar pequenos exageros e omissões na narrativa, mas ela é essencialmente correta. Conta ao mesmo tempo uma história de autossuperação, que exalta virtudes do indivíduo, e de mobilidade social, que consagra o sistema democrático. O problema é que, em algum momento, Lula fraquejou.

No mínimo, ele se meteu em relacionamentos eticamente inaceitáveis com empreiteiras. Mesmo aceitando a narrativa lulista, é forçoso concluir que construtoras reformaram de graça o sítio que amigos lhe emprestavam para passar os fins de semana e remodelaram, ao gosto da família do petista, um apartamento na praia para o caso de ele desejar comprá-lo.

A Justiça, que é o foro encarregado de decidir se condutas eticamente questionáveis configuram também delitos, analisou o caso do tríplex e concluiu que Lula cometeu os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, pelos quais o condenou a 12 anos. E é difícil falar em complô quando se sabe que a situação de Lula, entre julgamentos e habeas corpus, foi analisada por todas as instâncias, incluindo o STF, onde 7 dos 11 ministros foram nomeados por petistas.

A triste verdade é que o líder que um dia encantou o país e o mundo se perdeu ao longo do caminho. Foi condenado num processo regular e agora precisa cumprir a pena. A biografia sai estragada, mas o país fica um pouco mais republicano.

Anúncios

7 Respostas to “Lula estragou a biografia”

  1. Divanio (@DCLS45) Says:

    Lula foi um sonho, de quem até não votou nele, que tornou-se um pesadelo. Que pena, tinha tudo para dar certo!!!

  2. Manoel (@MarketeiroBR) Says:

    O Lulla desde 1980 é manjado por poucos. Hoje todos sabem o que é. Jamais deu certo em nada. É um fracassado. Já entrou podre. Só fez aumentar sua índole malévola. Agora colhe frutos, amparado por jornalistas escroques como Juca e Trajano.

  3. Alan Cézar (@EUABSOLUTIS) Says:

    Não sei a razão, mas lendo o texto, lembrei da Poliana!!!

    Essa de que o sujeitinho foi cooptado por empreiteiros, foi se doer, vai ser inocente assim no Tibet!!!

    Sem corrupto não existe corrupção, para os que pensam, não preciso explicar, mas se algum obtuso achar que é o contrário eu explicarei!!!!

    Fraquejou? Sei!!!!

  4. Alessandro H.R. Says:

    no prédio da Carmén Lucia estava escrito a seguinte frase pelos miliTONTOS petralhas

    “Moro juiz dos ricos”

    é de uma cretinice essa gente, será que o luLADRÃO é pobre ?
    será que o Eduardo cunha que ele tbm mandou prender é pobre ?

    esses tolinhos acham que enganam a população brasileira rsrs.. são cúmplices desses bandidos RICOS na qual eles tentam vender a imagem de “pobres e oprimidos”

  5. marcospaulo2015 Says:

    Moro é aquele juiz do caso Banestado. Todos foram inocentados e o Estado lesado. Bilhões foram desviados. Carmem Lúcia inocentou Aécio e jogou Lula na cova dos leões. O processo contra Eduardo Azeredo se arrasta por 12 anos. O de Lula foram ágeis 6 meses. E os tolos acreditam na folha. Brazil, república de bananas.

  6. Alessandro H.R. Says:

    como deve ser horrível ser um escravo de seus ideais, e ser um tapado ideológico rsrs..

    Esquecem ou se fazem de desentendidos que não cabe ao um juiz de 1ª instância julgar e investigar políticos com foro privilegiado, e no caso do banestado o doleiro Youssef que estava envolvido, o juiz Sergio Moro retomou o processo contra ele já que ele não era político, condenando-o a 4 anos e 4 meses de prisão, e só da parte do juiz Moro ao todo foram 25 condenações em 12 meses, se houve anulações dos processos após isso, não foi por parte dele, mas a cegueira ideológica dos esquerdopatas não deixam ver a verdade.

    e lembrando os tapados ideológicos que idolatram o luLADRÃO, que ele ficou do lado do Aécio rsrs… fez campanha descarada nos palanques contra o STF e o senado para não cassar seu mandato, pq assim cairia nas mãos do juiz Sergio Moro, eae tolinhos pq não pergunta para o luLADRÃO pq ficou do lado do Aécio ?

    é fácil pedir a cabeça do Aécio sendo que não tem coragem de questionar o seu ídolo que defendeu-o

    como bem diz o Alan SV, só rindo mesmo desses idiotas úteis hahahaha…

  7. Alan Cézar (@EUABSOLUTIS) Says:

    Alessandro H.R. Says:
    abril 8, 2018 às 5:21 pm

    Bem colocado!!

    Um dia eles vão cair na real!!!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: