Apesar de excessivamente midiática, ação da Polícia nas “organizadas” é correta e necessária

ronaldo gaviões

Ontem, amparada em decisões judiciais de prisões temporárias e preventivas, a Polícia de São Paulo, apesar do evidente objetivo em transformar a operação em caso midiático (para benefício da pretensões políticas do Secretário Alexandre de Moraes), agiu, na essência, com absoluta correção ao combater as facções criminosas “organizadas” que se travestem em torcedores de futebol.

Não há inocentes nesses grupos.

Quando não bandidos, os “organizados” não sentem o menor constrangimento em conviver com os marginais, tonando-se, por consequencia, coniventes, seja por ação ou omissão, dos diversos atos de violência e criminalidade proporcionados pela maldade evidente de seus atos.

Os líderes dessas facções abriram espaço no seio das “torcidas” para traficantes de drogas, membros de facções que comandam presídios, ladrões de carga, entre outros delitos, beneficiando-se, não apenas financeiramente, mas também politicamente, da “parceria”.

A juventude, que ainda enxerga certo “glamour” em se reunir nestes grupos de pessoas que supostamente existiriam para apoiar determinado clube de futebol, torna-se, em verdade, parte de uma manada emburrecida, orientada para a “guerra” nos procedimentos dos estádios, e para o crime, em aproximação com a cúpula e seus associados.

Para resolver o problema dos estádios, basta que sejam iniciadas as vendas de ingressos somete pela internet, com lugares numerados, sem que exista privilégio, ou seja, lugares pré-determinados para as “organizadas”, que, e não podendo sentar próximos ou propagandear sua existência, tenderá à sumir das praças esportivas.

Fora do mundo futebolístico, ações policiais, como as ocorridas ontem, devem ser frequentes, desestimulando a prática do ilícito, punindo, ainda, todos os envolvidos em crimes e também seus acobertadores.

Não se pode esquecer, por fim, a investigação nos dirigentes de clubes, que se beneficiam dessa gente, utilizando-os para pequenos delitos (cambismo em ingressos, etc.) e também no intuito de angariar votos, seja nas eleições de suas agremiações ou de políticos a elas ligados.

Facebook Comments

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.