Há um lobby, com aparente simpatia da CBF, formado pelos clubes que, em grande maioria, são exemplos de gestões incompetentes, quando não corruptas, para que o Campeonato Brasileiro volte a se utilizar do sistema “mata-mata”.
É a única maneira de muitas dessas agremiações, em tiros fortuitos, conseguirem alguma vantagem diante de equipes um pouco melhor administradas.
Os principais campeonatos do mundo adotam os pontos corridos como maneira mais eficaz de conceder ao melhor clube do torneio a honra de estar, ao final da disputa, no degrau mais alto do pódio.
Assim como ocorre atualmente no Brasil, os demais campeonatos, até pela questão das datas, são disputados no sistema “mata-mata”.
Copa do Brasil, Estaduais, Libertadores e demais torneios entram nessa conta, deixando o Brasileirão como unica alternativa para que o resultado dentro e fora de campo seja avaliados de maneira mais justa.
Mudar para piorar é premiar a incompetência da cartolagem, já que, diferentemente do que alegam os clubes envolvidos na tentativa de alteração, na própria Rede Globo, que banca o torneio, pelo que se tem notícia, não há unanimidade sobre a questão.