Advertisements

Venda do IBOPE para grupo WPP – ligado a Ronaldo “Fenômeno” – afunda de vez credibilidade da empresa

9ine

Não é de hoje que a credibilidade do IBOPE, empresa que detém o monopólio de aferição da audiência de rádios e TVs brasileiras, é colocada a prova com denúncias de manipulações, seja para favorecer determinada emissora, gerando-lhe lucro com anunciantes, ou até mesmo interferir na campanha política nacional.

O poder é tão grande que nenhuma tentativa de concorrência conseguiu se firmar.

Notícias, preocupantes, dão conta de que a situação pode ficar ainda mais nebulosa, dando conta de que o IBOPE está sendo vendido para o grupo inglês WPP, dono, entre outras, da empresa 9INE, que Ronaldo “Fenômeno”, por marketing, mentia ao se declarar proprietário.

Farsa desmascarada por este blog, que obrigou o ex-atleta a mudar o discurso, declarando-se “diretor” da empresa, que até mudou a maneira de se apresentar, como 9INE-WPP, assumindo a verdadeira gestão.

Nos últimos dois anos, por exemplo, Ronaldo morou na Inglaterra, com as contas bancadas pela empresa.

O grande problema do IBOPE passar a ser gerido pela empresa inglesa é exatamente a função principal do conglomerado, seu ganha pão.

A WPP é uma das maiores, se não a maior detentora de contas publicitárias do Planeta, com a 9INE, seu braço brasileiro, cuidando de marcas importantíssimas do mercado tupiniquim.

É portanto absolutamente legítimo pensar em provável manipulação de números que possam favorecer, de alguma maneira, não apenas a empresa, mas também seus clientes – as emissoras – que, de acordo com os resultados, definiriam os preços a serem cobrados de seus anunciantes.

Vale lembrar que a WPP, através de outra empresa de seu grupo, a Ogilvy, foi investigada em duas CPIs, por participação nos esquemas relacionados a Marcos Valério, um dos operadores de esquemas de corrupção ligados ao PT, o que, por si, requer constante observação de seus atos futuros.

EM 07/12/2011, o BLOG DO PAULINHO denunciou Ronaldo, WPP e demais associados na Câmara dos Deputados, em Brasília. Nenhuma providência foi tomada. Vale a pena relembrar:

Facebook Comments
Advertisements

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: