Coluna do Fiori

fiori4 

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

SEMPRE É CARNAVAL

Os membros da CEAF-SP impõem aos árbitros treinamentos táticos contínuos quanto à colocação dentro de campo.

ADESTRAMENTO

Durante os exercícios ditam o estilo que os árbitros devam seguir, excluem a liberdade de movimento, pretendem que os árbitros sejam verdadeiros robôs que devem satisfazer a voz do comando, não obedecer, ocasionará punição.

EMUDECIDOS

“Por sua vez, os árbitros ficam calados na esperança de obterem escalas vindas dos famigerados sorteios”.

SORTEAMENTO

Participam os selecionados antecipadamente, este selecionar, provoca hesitar tornado o “sortear” desacreditado.

Sempre entendi que sorteio deva ter participação de todos que estejam na mesma categoria, ou seja: Árbitros FIFA e os relacionados para atuarem na série A1.

Nas demais séries os FIFA e CONAF devem ser excluídos, renovar com dignidade e responsabilidade é preciso, assim sendo, nada de aceitar pedido ou interferência.

FINAL

Entendo como desrespeito para com aqueles que labutaram durante o transcurso do evento e, no momento de serem reconhecidos pela habilidade na função, levam o chamado chega pra lá, seus superiores escalam árbitros FIFA nas finais, ou, na final das séries de competição abaixo da principal.

Na somatória este carnaval de determinação provoca confusão na expectativa dos árbitros quanto ao futuro.

É PROIBITO FINTAR

Conforme consta no caderno de esportes do jornal O Estado de São Paulo, datado em 06/02/10, Neymar atacante da equipe do Santos, afirmou logo após a partida diante do Santo André que o árbitro Sálvio Spinola (FIFA) pediu para que ele parasse de enfeitar as jogadas, logo depois de sofrer falta.

CONDIÇÃO

Este é o nível do árbitro FIFA por São Paulo, político e temeroso quanto ao nível disciplinar da partida pelo futebol praticado por atletas capacitados que fazem da ginga a alegria dos espectadores quer de seu time ou do antagonista.

DRIBLE

Ao que sei o drible não é debochar do oponente desde que tenha como objetivo facilitar abertura de espaço para si ou seus consortes.

POLITICA

Aos leitores que tenham acesso ao jornal O Estado de São Paulo, recomendo leitura da matéria inserida na pagina A2 datada em 13/02/10 do jornalista, advogado, escritor, administrador de empresa e pintor Mauro Chaves: “Debate Lula x FHC em rede nacional”.

Acorda Brasil

SP-15/02/10

Facebook Comments

Posts Similares

21 Comentários

  1. Mudaste de nome seu limpa botas , apresente-se ao vivo, trocas de nome como eu das vassouras que limpam a sugeira de alguns órgaõs municipais, estaduais e federais, aquém sa imundices dos bastidores futebolisticos, tenhas certeza, em matéria de dignidade, honestidade e outras situações que envolvam etica estou a mil anos luz de vc, de seu patrão e de seu superior temporário.
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  2. A partida + importante que arbitrei foi a de não ter me corrompido para chegar onde muitos chegaram e chegam locupletando-se para auferirem vantagens em detrimento da verdade, conforme fazem você e todos de sua estirpe.

    zamperetti fiori

    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  3. caramba vc é o sr honesto tambem ( so´vc e o paulinho que são? ) responde o cara , cidadão todos nós somos e desde que vc publica uma coluna em um blog , vc tem por obrigação de responder o que foi postado ou então modere a pergunta e não precisa responder ….. vc é policial civil ?? ja pensou se todas as pessoas te olhassem como sao todos ( ou quase todos ) os outros policiais da civil ?? cidadão todos somos e ser honesto nao é nada de mérito a ninguem , é apenas um dever uma obrigaçao !!!!!

  4. O SPFW tá sem patrocínio ainda, akguém viu, estão falindo, pobre SPFW, só não entendo como não cortaram a luz e a água ainda, hehehe…

  5. Senhor
    Ribamar,

    Não entro no merito de seu julgamento, enquanto cidadão gostaria que houvesse o debate em nivel normal de respeitabilidade.

    grato por participar

    zamperetti fiori
    cidadão

    ex-árbitro de futebol

  6. Meu outro comentário não foi postado, não entendi porque.
    Mas “sugeira” é com “j”.
    Por favor arrume aí no texto da resposta acima.

  7. Responderei e respondi todos os árbitros devam ter como partida principal o respeito as leis do jogo, não trabalharem escalas nos imundos bastidores, não estudarem a tabela antes das partidas.

    Quando arbitrei partidas do antigo Desáfio ao Galo, ali jogava-se o verdadeiro futebol, alguns recebiam para defenderem as equipes litigantes + o faziam com dedicação e amor,

    Tenham certeza absoluta dq fui o principal árbitro quando das disputa da antiga divisão intermediária do futebol paulista, principalmente no ano de 1.987 quando o jabaculê correu solto e este ex-árbitro desafia constantemente a todos os dirigentes e politicos, enfrentava Farah abertamenteque tanto quanto enfrentei aos dirigentes do SAFESP.
    frequentavam o prédio da FPF

    zamperetti fiori
    cidadão e ,
    ex-árbitro de futebol

  8. O Fiori não apitou nada. Ele só brigava com tudo e todos. Vai levar esta forma de ser para sempre.

    Só ele é correto, só ele é honesto.

    Observe que ele é o dono da verdade.

    Tudo está errado.

    Se faz sorteio com todos ele arrumaria uma forma de reclamar.

    Aliás seus post só aparecem quando existem problemas na arbitragem.

    Ele parece que vive das desgraças dos outros. Isto merece uma análise profunda de um profissional.

    O Coronel Marinho foi taxado por ele do homem das mil e uma utilidades.

    O Silas, amigo do Farah.

    O Arthur, lambe-botas do coronel.

    O Perassi, amigo dos politicos.

    A Silvia, amiga dos poderosos.

    O Valter, amigo dos poderosos.

    O Sérgio Correia, amigo dos comunistas.

    Ele fala bem de quem?

    Ele defende o Gustavo Caetano, o Oscar Godoy, o Spironelli, o Marcelo Rogério, pois são seus amigos.

    Ele acha que sabe tudo e na verdade não sabe é nada!

    Para todo problema apresente uma solução.

    Vou encerrar para não relembrar o que sempre dizia o Edivaldo Souza Santos, também da policia militar que o Fiori é honesto, mas os que não concordam com ele são comunistas.

    Lembra do Edivaldo?

  9. Servilho

    rsrsrsrsrsrsrssrsrsrsrsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss.
    Não sou o unico honesto + apitei no pau nynca trai aos colegas sempre os defendi inclusive os cooptados pelo Farah q. depois os traiu
    zamperetti fiori
    cidadão e
    ex-árbitro de futebol

  10. Tods que vc listou sabem bem quem sou e disse verdade a eles e pessoalmente ao tempo em que militava
    sabe Servilho
    você é farinha do mesmo saco ou seja
    lambe botas de seus superiores e consegue algumas escalas
    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  11. Servilho,

    Defenderei seu direito de contestar minhas opiniões, por favor apresente-se juntamente com o Edivaldo de quem ñ me lembro + se for do tempo antigo gostaria de voltar a bater papo com o mesmo, estou sentindo em vc verdadeiro malabarista da palavra e colocador de fatos ñ reais, made e-mail para paulinhonet@terra assim nos encontraremos e conversaremos pessoalmente, poderemos continuar a divergir dentro de da respeitabilidade, vez que em seu postado ñ disse coisa com coisa sobre meu relacionamento de amizade com ex-árbitros.

    Nunca avaliei a pessoa fisica + sim o árbitro quer no campo de jogo, quer nos bastidorese do futrebol, quanto ao Spironelli tenha certeza dq ele é conhecedor de meu discordar em alguns fatos como o são os demais.

    Da mesma forma que vc diz que os defendo o faço quando vc defende aos que listou, correto?

    Sabe vc que quando do epsódio do Farah diante de alguns árbitros, o SAFESP abandonou os árbitros quer fossem filiados ou não, em minha voluntariedade levantei-me e os defendi, cmo defendi fiosicamente alguns árbitros que eram ameaçados ou o foram por dirigentes e por outras pessoas, alguns deste árbitros não me aceitavam pelo meu franco modo de ser, dentre estres cito: Ulisses . Aragão, José Aparecido de Souza.

    Servilho,
    Tenha lindo caminhar pelos campos futebolisticos e pelos corredores do “ilibado” bastidor do futebol, amado por muitos, traido por varios que o usam para impulsionar aspirações.

    zamperetti fiori

    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  12. Não entendi, o que é Desafio ao Galo?
    Era futebol profissional ou varzea?

    E intermediaria era o mesmo que segunda divisão?

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.