10 horas – A movimentação nas cercanias da Vila Belmiro é muito grande. Correligionários de Marcelo Teixeira e Luis Álvaro, pelo menos por enquanto, convivem em harmonia.

10h10m – Dentro da Vila o clima é um pouco mais tenso. Luis Álvaro está na porta do local de votação e parece confiante, cumprimentando a todos que lá estão.

10h14m – Estão abertos os trabalhos. Após a 100ª assinatura, o presidente da mesa inicia o processo eleitoral.

10h18m – As urnas ainda não chegaram. Desorganização evidente. Cheiro estranho também.

10h25m – Nada das urnas. Conversei com um comissário que utilizava a camisa de Marcelo Teixeira. Ele me informou que “talvez” cheguem em 10 minutos. Mas não soube precisar o motivo do atraso. As filas já são grandes e os eleitores estão impacientes.

10h30m – Enfim chegam as urnas. Com forte fiscalização da oposição, como tem que ser.

10h31m – Marcelo Teixeira está na fila de votação

10h34m – Luis Álvaro entra na sala de votação.

10h34m – A chapa “O Santos Pode Mais” de Luis Álvaro consegue introduzir na mesa de votação fiscais “oficioso”, segundo palavras do próprio presidente da mesa.Eles fiscalizarão a lista de votantes. Sem dúvida, uma grande vitória.

10h35m – O delegado Nico, amigo de Luxemburgo, está no local trajando a camiseta de Marcelo Teixeira

10h38m – Começa, de fato, a votação, com os eleitores depositando seus votos nas precárias cabines de votação da Vila

10h40m – Que beleza ! V(W)anderlei(y) Luxemburgo colocou uma faixa de apoio a Marcelo Teixeira na entrada da Vila Belmiro… o que o desespero pelo emprego não faz…

10h47m – O “dono” da Torcida Jovem, aquela figura que tem o símbolo do Santos tatuado na testa, trafega pelo local, com mais liberdade do que muitos conselheiros do clube.

10h48m – Marcelo Teixeira deixa seu voto na urna e é cercado por sua gente.

10h53m – “A não divulgação da lista de associados beneficiou nossa campanha. A oposição não teve tempo de trabalhar os indecisos, por este motivo acredito em uma vitória tranquila”, disse Marcelo Teixeira, praticamente confessando que o atraso das listas foi intencional… Pobre Santos…

11h00m – Flagramos uma FRAUDE na eleição do Santos. Um rapaz votou com o documento do  pai. Foi preso na mesa de votação, mas depois correligionários de Marcelo Teixeira,com truculência, conseguiram retirá-lo do local. Sai correndo atrás dele e consegui filmar e falar com o autor da fraude. Recebi ameaças, mas continuo por aqui.  O clima é pesado.

11h01m- Questionei Marcelo Teixeira sobre o caso.  Ele tentou dizer que era mentira. Disse a ele que testemunhei o fato. Nervoso, ele disse que quero arrumar “fraude” na eleição. Respondi que a fraude já foi constatada, e filmada por nossa equipe.

11h07m – Correligionários de Luis Álvaro discutem com o pessoal de Marcelo Teixeira por causa da fraude. O clima esquentou

11h10m – Rubens Quinquas, ex-presidente do Santos: “Isto é uma vergonha, quando fui presidente este tipo de coisa não acontecia. Este cara tem que ser punido”, disse sobre o rapaz que votou em nome do pai.

11h14m – Luis Álvaro indignado diz: “Nestas eleições, diferentes das passadas, colocamos gente mais qualificada para monitorar estas situações.Temos um delegado em nossa equipe e ele já está tomando as providências legais sobre o lamentável fato que, infelizmente, já era esperado”

11h26m – Nenhum sinal do meliante que votou em nome do pai. Conselheiros do Santos dizem que não há o que fazer no momento. Nem como ter a certeza de quem ele votou. Mas a “preocupação” dos correligionários de Marcelo Teixeira em “ajudá-lo” respondem bem essa questão. Uma vergonha

11h27m – A eleição prossegue, aparentemente, mais calma

11h28m – Luis Álvaro acaba de depositar seu voto na urna.

11h32m – A desculpa de alguns fiscais de mesa, por “coincidência”, correligionári0s de Marcelo Teixeira,  é de que o rapaz não teria conseguido votar, que teria sido flagrado antes de colocar o voto na urna. Não é verdade, mas se fosse, a fraude também estaria configurada no ato da assinatura de seu nome na mesa. Não há como desmentir o papel.

11h35m – O ex-campeão mundial Zito está na Vila Belmiro

11h40m – Luis Álvaro concede entrevista e ironiza Teixeira quando lhe pergunto sobre a declaração do presidente de que a não divulgação da lista de associados foi benéfica para sua campanha” O Marcelo Teixeira tem sido muito “honesto” em suas últimas declarações. Disse também que o Santos, caso fosse rebaixado, não teria estrutura suficiente para subir de divisão… com relação ao episódio da fraude, absolutamente lamentável. Tomarei as providências necessárias…”

11h55m – A disputa, no visual,  parece bem equilibrada. Nenhum lado arrisca palpite até o momento

12h02m – No momento as coisas estão mais calmas na Vila Belmiro. O horário de almoço esvaziou um pouco a ssla, mas a votação prossegue com boa movimentação

12h05m – Foi só falar…do lado de fora da Vila Belmiro, membros da facção Torcida Jovem começam a brigar entre si, rachados sobre quem apoiar na eleição.

12h07m – Marcelo Teixeira é hostilizado por torcedores no portão de entrada da Vila Belmiro e não consegue deixar o local. Está “preso” na portaria, com aparência assustada.

12h13m – Enquanto muitos policiais trabalham na Vila Belmiro, o delegado Nico, amigo de Luxemburgo, faz boca de urna para Marcelo Teixeira.

12h24m – Quase não há filas para votação. Movimentação é quase nula neste instante

12h25m – Fiscalização da oposição é de impressionar. “Hoje vai ser difícil… eles estão olhando tudo…” disse um conselheiro com a camisa de Marcelo Teixeira

12h30m – Correligionário de Marcelo Teixeira pressiona o repórter Douglas Porto, da rádio Jovem Pan, dizendo que Flávio Prado falou m… e que Teixeira quer entrar ao vivo na rádio. O rapaz ofende Flávio Prado e o chama de “Bicha”. Porto liga para a rádio e conta o episódio.

12h35m – Quem falou com Douglas Porto foi Aldo Neto, assessor de Marcelo Teixeira.

12h35m- Há uma lista com 35 homônimos aptos a votarem. A suspeita de fraude é grande. Flávio Prado disse que as eleições tem que ser canceladas. Este comentário irritou o ditador da Vila Belmiro.

12h42m – Marcelo Teixeira me ofende quando chego ao lado para escutar sua entrevista a rádio Jovem Pan. Diz que sou folgado e pede para seus seguranças impedir a minha proximidade de sua entrevista. Uma vergonha.

12h49m – Aldo Neto, assessor de Marcelo Teixeira, tenta tirar a câmera de minhas mãos com truculência. Me ofende e puxa com força o meu braço. Reajo, evito sua ação e continuo filmando. Ele se posta na frente de Teixeira, durante a a entrevista a Jovem Pan, como um cão de guarda. O assessor de imprensa do Santos passa por trás e também me ofende, Aldo volta a tentar tirar a câmera de minha mão. “Não adianta, rapaz, Não tenho medo de truculência”, digo a ele. Marcelo Teixeira assiste a tudo.

12h53m – Marcelo Teixeira volta a me ofender. Digo a ele que não tenho medo dele, nem de sua turma. Ele diz, ameaçando: “Você vai ver…”

13h00m – Marcelo Teixeira passa vergonha ao dizer para Flavio Prado que não “ouviu” o comentário que ele reclamou para Douglas Porto, mas que foi avisado por seu truculento assessor. Flávio Prado detona com o assessor no ar.

13h07m – Marcelo Teixeira me aponta novamente para os seguranças e aparentemente dá algumas ordens. Neste momento o assessor de imprensa do Santos está ao meu lado, conferindo minhas postagens.

13h09m – O assessor de Imprensa do Santos diz que vou arrumar confusão e vai embora.Respondo a ele que apenas estou fazendo meu trabalho

13h12m – A podridão impera no reino de Marcelo Teixeira. Funcionários do Santos recebem ordens de me seguir, acreditem, até no banheiro.

13h16m – MENTIROSO NATO acaba de entrar na sala de votação

13h19m – Mentiroso Nato é hostilizado no local.

13h19m – Início de bate boca entre defensores de Mentiroso Nato e gente que o hostiliza. A polícia age com perfeição e impede o pior.

13h26m – O movimento de votantes diminui, mas o clima fora da Vila é de festa.Gritos de guerra são ouvidos de dentro do local de votação

13h41m – Se depender das camisetas dentro do local de votação, Luis Álvaro vence a eleição.  Só se vê “O Santos pode mais…”

13h51m – MENTIROSO NATO quase foi agredido em sua saida da Vila Belmiro. Uma multidão tentou furar o bloqueio de seguranças que o cercavam. Até bombas (morteiros) jogaram em sua direção.

13h59m – O delegado Nico, amigo de Luxemburgo, vem até a mesa em que estou trabalhando, me cumprimenta e diz que apesar das críticas que lhe faço me considera corajoso e gsota de meu trabalho. Respondo que minha função é falar a verdade.

14h00m – Nico comentou também sobre o trabalho do Juca Kfouri e das críticas que recebeu dele no episódio “Desabato”: “Recebi ordens do Secretário de Segurança, não poderia deixar de obedecer, mesmo assim, gosto do Juca, dos comentários dele, e acompanho seu trabalho”

14h06m – Torcida Jovem faz uma grande barulho na porta da Vila Belmiro. Cantam, neste momento, o hino do Peixe.

14h17m – O mundo é pequeno… Um segurança do Corinthians ficou branco quando o avistei com uma camisa do Santos votando nas eleições…

14h29m – Pouca gente votando. O blog aproveitará para almoçar.Volto em instantes.

14h57m – Na volta do almoço duas situaçõesme chamaram a atenção: Primeiro uma faixa  aberta com dizeres:”Pra que renovação? Pense nisso antes de votar”,  da chapa de Marcelo Teixeira. Mais esclarecedora impossível. Depois um grupo de pessoas gritando “bateria vendida” para a “turma do carnaval”, bem amigos de Luxemburgo.

14h58m – Passo por Luis Álvaro, na entrada da sala de votação, que diz “Vou ganhar”, confiante. Respondi “Também acho…”

15h09m – Chega a informação de que Pelé não irá votar por estar viajando

15h19m – Faz uma hora que o ritmo de votantes diminuiu muito. Há urnas que ficam vários minutos sem receber votação. Ao que tudo indica, o quadro já está definido e deve sofrer poucas aletrações até o final.

15h23m – O esforço da oposição para desbancar Marcelo Teixeira é de impressionar.Cerca de 40 carros vieram de São Paulo,além de 10 votantes, que fizeram questão de pegar um avião, de Brasília, para apoiar Luis Álvaro

15h45m – A boca de urna foi itensificada neste momento. Quem entra na Vila tem que passar por um inusitado corredor polônes formado pelas duas chapas. Primeiro por correligionários de Marcelo Teixeira, depois pelos de Luis Álvaro. Não tem como escapar.

16h06m – Novas tentativas de FRAUDE nas eleições do Santos.Três pessoas tentaram votar em nome de associados já falecidos. Um deles conseguiu fugir. Dois foram presos e levados para a delegacia. Por “coincidência” estavam com a camisa de Marcelo Teixeira.

16h12m – Garotas da chapa de Marcelo Teixeira faziam boca de urna dentro do ambiente de votação,enquanto o pessoal da chapa de Luis Álvaro era impedido de entrar.

16h17m – O movimento dentro da sala de votação cresce. Grupos se formam e conversam sobre o pleito

16h22m – Até o momento 2.350 pessoas depositaram seus votos nas urnas. A previsão é que o número chegue próximo de 3 mil.

16h27m – Votantes de chapas diferentes discutem em frente as urnas e um princípio de tumulto é formado. A segurança atua rapidamente e evita maiores problemas.

16h30m – Dirigentes do Santos tentam impedir imprensa de registrar as imagens, mas não conseguem

16h34m – Confusão em frente a Vila Belmiro. Integrantes das duas chapas entram em conflito e a policia é obrigada a intervir. Até gás de pimenta foi lançado.

16h44m – Integrante do grupo de Luis Álvaro diz: “Se votarem 3 mil pessoas nossa vitória é certa”. Falta pouco, então…

16h50m – Até o momento 2718 pessoas já votaram.

16h53m – Camisetas com a caricatura de V(W)anderlei(y) Luxemburgo segurando a bandeira de Marcelo Teixeira são vistas no local. Não há limites para o ridículo…

17h15m – Muita especulação, mas ninguém tem ideia do resultado final

17h19m – Uma cena interessante: Zito conversa com um grupo de associados em frente o camarote que leva uma placa em sua homenagem. Dá para ver uma foto dele novinho, contrastando com sua idade atual

17h26m – Segurança de Marcelo Teixeira agride senhor de aproximadamente 60 anos. Na queda, suspeita de fratura no braço. Nossa equipe filmou o incidente.

17h28m – O clima fica pesado e poderemos ter problemas ao final da apuração.

17h32m – Sósia de Pelé conversa com “fãs” na frente dos camarotes da Vila

17h37m – Em uma demonstração lamentável de falta de profissionalismo, o assessor de imprensa do Santos faz campanha descarada para Marcelo Teixeira. Além disso, ironiza nossa equipe e nos aponta para correligionários do ditador, em clara tentativa de intimidação

17h43m – Seguranças de Marcelo Teixeira barram entrada de eleitores de Luis Álvaro na Vila. A confusão se estabelece, o chefe do setor é chamado e resolve o problema.

17h47m – O reservado em frente ao palco, local da apuração, começa a ficar lotado. Eleitores das duas chapas dividem o local, e cantam vitória.

17h53m – A movimentação é enorme neste momento. Muitos eleitores voltaram para acompanhar a apuração

18h00m – A sorte esta lançada ! A votação foi encerrada oficialmente.A apuração começa em instantes

18h01m – É de arrepiar a empolgação dos correligionários de Luis Álvaro. Todos gritam “O Santos pode mais !” comemorando a vitória, que acreditam terem conseguido.

18h07m – A desorganização é grande. Profissionais da imprensa estao espremidos em grades que os separam da torcida. Neste momento digito estas palavras, sentado no chão, aos pés de alguns repórteres.

18h11m – Neste instante as urnas são colocadas,lado a lado, no palco da apuração. Eleitores cantam alucinados seus gritos de apoio aos respectivos candidatos

18h18m – O presidente da mesa solicita que a bagunça seja desfeita. A imprensa é realocada próxima ao palco  os torcedores passam para o setor do fundo. Diz ainda que mandará evacuar o recinto no primeiro sinal de agressão física.

18h24m – Seguranças tem dificuldade para retirar membros da chapa de Marcelo Teixeira que estão próximos ao palco.

18h26m – O canto do palco virou minha mesa. Pelo menos é melhor que o chão…

18h27m – O assessor de Marcelo Teixeira permanece no meio do local reservado à imprensa. Ninguém tem coragem de tirá-lo de lá. Uma vergonha

18h31m – A votação total teve 3024 eleitores. Uma das urnas será reavaliada por problemas na informação das atas. Conversei rapidamente com o presidente da mesa que me adiantou não haver problemas com relação a este fato,basta a apuração estar correta

18h41m – Começa, de fato,a apuração

18h48m – Resultado da 1ª urna : Luis Álvaro 207, Marcelo Teixeira 117, com três votos nulos

18h57m – Resultado da 2ª urna : Luis Álvaro 200, Marcelo Teixeira 111, com um voto nulo.

19h03m – Luis Álvaro está visivelmente emocionado com o resultado das urnas

19h14m – O desespero é latente no semblante de Marcelo Teixeira

19h18m – Resultado da terceira urna: Luis Álvaro 140, Marcelo Teixeira 90, nulos 1

19h20m – Luis Álvaro acaba de receber o telefonema de Robinho, que o parabenizou pelo resultado

19h28m – Resultado da 4ª urna: Luis Álvaro 228,Marcelo Teixeira, 120

19h34m – Emocionado, Luis Álvaro diz: “Vou refundar o Santos”, e é aplaudido por toda a Vila Belmiro

19h37m – Resultado da 5ª urna: Luis Álvaro 143, Marcelo Teixeira 94, com um voto nulo

19h41m – Membros da chapa de Marcelo Teixeira provocam tumulto na tentiva prejudicar a assembléia

19h47m – Imprensa, e eleitores de Luis Álvaro são agredidos.  Começa o corre, corre, Gás de pimenta é jogado dentro do local de apuração. Jornalistas correm e Luis Álvaro é salvo de agressão por seguranças

19h54m – Não paro de tossir e meus olhos ardem demais…está um caos generalizado…não sei se conseguiremos sair daqui…

19h57m – a confusão continua e os trabalhos estão suspensos por hora. Escrevo, neste momento, escondido, ao lado da mesa da apuração

19h58m – Membros da Torcida Jovem continuam quebrando tudo e atacando cadeiras em eleitores de Luis Álvaro, e na imprensa

20h01m – O clima é de terror no local. A imprensa está presa no palco, sob o efeito do gás de pimenta, e ninguém toma atitude. A polícia sumiu e a torcida está fazendo a festa

20h07m – O presidente do Conselho Deliberativo do Santos faz umm discurso recheado de imbecilidade na tentativa de “acalmar” os torcedores organizados “Aqui não tem torcida do Corinthians para bater…é só torcedor do Santos…”, absolutamente lamentável…

20h10m – Ninguém consegue retirar os bandidos do local. Não há seguranças nem policiais. Uma vergonha

20h13m – Por segurança os votos e as urnas que estavam na mesa foram retirados e escondidos. Estão sob a guarda dos apuradores e de seguranças que estão na porta de uma sala

20h27m – O presidente da mesa sai da sala para solicitar o policiamento que Marcelo teixeira dispensou.

20h28m – Cai a internet na Vila, por sorte estou com um modem 3G.

20h29m – Dirigentes do Peixe fazem, no microfone, declarações de amor para as organizadas.

20h30m – Resultado da urna de nº 6: Luis Álvaro 206, Marcelo Teixeira 118, e três nulos

20h32m – Luis Álvaro retorna a seu lugar,escoltado por vários seguranças

20h35m – A dor de cabeça é muito forte, e os olhos continuam ardendo, mas a tosse está melhorando

20h36m – Luis Álvaro é cercado pelos jornalistas

20h40m – Resultado da 7ª urna: Luis Álvaro 211, Marcelo Teixeira 135, Brancos 1, Nulos 1

20h42m – Luis Álvaro já é o novo presdente do Santos. Não pode mais ser alcançado. Finalmente caiu a ditadura

20h44m – Luis Álvaro sobe ao palco para ser anunciado oficialmente.A torcida delira e grita “Santos ! Santos !”

20h48m – Urna nº 8. Luis Álvaro 161,Marcelo Teixeira 127

20h56m – Perguntei para Luis Álvaro: “V(W)anderlei(y) Luxemburgo está demitido ?”, Luis Álvaro respondeu: “Ele se demitiu… o contrato termina no final do ano…”, para bom entendedor…

20h59m – Resultado da urna de número 9: Luis Álvaro 194, Marcelo Teixeira 97

21h08m – Dorival Junior está próximo de acertar com o Santos, segundo o coordenador de campanha de Luis Álvaro

21h12m – Urna nº 10: Luis Álvaro 192, Marcelo Teixeira 120

21h15m – Neste momento o presidente da mesa  proclama o resultado final: Luis Álavro 1882,Marcelo Teixeira 1129

21h15m – Luis Álvaro é empossado no cargo, com lágrimas nos olhos

21h17m – A festa é impressionante.No palco todos se abraçam.No público, cantos são entoados

21h18m – Encerro neste instante a cobertura,torcendo para que Luis Álvaro consiga cumprir todas as suas promessas e colocar o Santos no lugar que merece. Obrigado a todos que nos acompanharam até agora. Grande Abraço.

*Agradeço aos jornalistas Cesar Borges e Mônica Formigoni, do Mídia sem Média, que foram fundamentais neste trabalho

Facebook Comments