Advertisements

Coluna do Fiori

fiori4 

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

apito

25ª RODADA DO BRASILEIRO

SÉRIE A

Santo André x São Paulo

Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)

Acompanhando pela TV observei que faltou critério nas determinações do árbitro como por exemplo:

Ao inicio da partida em jogada dentro da área do São Paulo, Miranda entra por trás de carrinho e derruba Fernando, nada é marcado.

Por volta do trigésimo minuto da 1ª etapa , Marcelinho Carioca participa de jogada lançando-se de maneira idêntica a de Miranda, para Marcelinho foi dado o amarelo e marcada a infração.

Pautando-me pelas interpretações chego ao concluso que á jogada de Miranda em Fernando foi falta penal.

INTERPRETAÇÔES

No transcurso da contenda entre as linhas intermediárias, lances idênticos, interpretações diferenciadas, isto não pode ocorrer, principalmente em se tratando de árbitro jovem, com futuro.

COLOCAÇÃO DO ÁRBITRO

Das partidas em que vi Flávio Guerra arbitrar incluindo a acima, verifiquei a característica de pouco usar da diagonal, ou seja, estar à esquerda do ataque, próximo da linha lateral.

Sou convicto que estando nesta posição, tanto Flávio Guerra quanto Guilherme Cereta, de quem também faço a observação, ou aos que assim se portam, terão visibilidade total das jogadas e das marcações de seus assistentes.

Cruzeiro x Palmeiras

Árbitro: Evandro Rogério Roman (FIFA-PR)

Como normal de sua trajetória na arbitragem de futebol, Evandro Rogério teve seu trabalho contestado por dirigentes, torcedores e boa parte da imprensa.

Seus erros favoreceram ao Palmeiras, entendo que a falta marcada pelo árbitro no palmeirense Wagner Love foi cavada, dando origem ao 1º tento alviverde.

Evandro deixou de assinalar falta penal cometida por Jumar no cruzeirense Fabrício.

Como assisto pela TV, tenho como principio avaliar ao primeiro instante e, fiquei em duvida sobre outras duas faltas a favor do Cruzeiro ocorridas dentro da área do Palmeiras.

Aquém destas, observei outras faltas não marcadas nas linhas intermediarias, bem como o seu submeter no item disciplinar.

CONCLUSÃO

Evandro Rogério Roman como árbitro é fraquíssimo, acredito que arbitra por ter ligações com padrinhos fortes, vez que se fizerem pesquisa nas partidas que atuou, encontrarão contestações na maioria.

OBSERVAÇÃO

De acordo com o divulgado e confirmado pelo presidente do Palmeiras, antes da partida contra o Cruzeiro foi enviado e-mail para a CONAF presidida por Sérgio Correa da Silva lembrando que o Palmeiras havia vetado o nome do árbitro Evandro Rogério Roman, por problemas havidos quando da partida diante do Goiás.

Com isto firmo meu contrariar ao “sorteio” que foi imposto pelos “incorruptos parlamentares federais” no Estatuto do Torcedor.

NOS JOGOS ENTRE:

Atlético-PR x Sport, Vitória x Internacional,

Náutico x Atlético-MG, Corinthians x Goiás, Grêmio x Fluminense, Flamengo x Coritiba, tiveram arbitragens dentro da normalidade.

SÉRIE B

25ª RODADA

Ceará x Paraná

Árbitro: Charles Herbert Cavalcante Ferreira (AL), errou ao dar como legal o lançamento com a mão efetuado pelo paranaense Wellington Silva mandando a bola para a rede da equipe cearense.

Alertado por sua assistente sobre a anomalia, o árbitro Charles Cavalcante Ferreira assumiu toda a responsabilidade, confirmando o tento da equipe do Paraná.

Ressalto que assistindo o repasse do lance, observei irregularidade na primeira vista e, a boa colocação do árbitro, fato que dava ao árbitro domínio visual dos movimentos do atacante do Paraná.

Até o momento não consegui encontrar algo que pudesse me fazer chegar próximo do movedor que levou o árbitro a validar o “gol” do Paraná.

SUSPENSÃO DOS ÁRBITROS

Conforme o noticiado o árbitro alagoano Charles Hebert que atuou na partida Ceará x Paraná não atuara pela CONAF até o fim deste ano.

Caso vierem a punir a assistente que comunicou a irregularidade ou aos demais estarão confirmando que no futebol a seriedade não deve ser colocada em pratica.

Evandro Rogério Roman (FIFA-PR) foi suspenso por trinta dias, não houvesse política, estou convencido que lhe deveriam tomar o distintivo FIFA.

JOGADORES DE FUTEBOL

Idário zagueiro recentemente falecido, defendeu o S.C. Corinthians Paulista com amor, beijava o símbolo corintiano respeitosamente, como Idário, grande parte dos jogadores de ontem assim faziam, ganhavam pouco e amavam muito.

Ampla parte dos jogadores de hoje, beija toda camisa que veste, não por amor, estuda como e quando beijar faz pelo que recebem.

POLITICA

Como teremos eleições legislativas e executivas no próximo ano, estou convencido que o opulento cofre da Federação Paulista de Futebol será agitado para financiamento de algumas campanhas, mesmo havendo impedimento legal.

O sinal me foi dado pela imprensa, Ricardo Teixeira e o deputado estadual pelo PT, Vicente Candido, foram recebidos por Marco Pólo Del Nero.

O deputado concorrera a uma vaga na Câmara Federal e o cartola paulista é um de seus cabos eleitorais.

Falando de Ricardo Teixeira, lembro aos “nobres e impolutos vereadores” da capital de São Paulo, para que não façam à entrega do Titulo de Cidadão Paulistano que lhe concederam.

No exercício de minha cidadania, tenho certeza que Ricardo Teixeira não é merecedor.

LEITURA

Aos que tenham acesso ao jornal “O Estado de São Paulo”, recomendo a leitura do artigo de Arnaldo Jabor, inserido no Caderno Dois do dia 22/09/09.

Acorda Brasil

SP- 26/09/09

Advertisements

Facebook Comments

10 comentários em “Coluna do Fiori”

  1. Meu caro Fiori, não é minha intenção de forma alguma discordar ou mesmo desacretita-lo nos comentários sobre o árbitro de Palmeiras e Cruzeiro. O que posso falar com tranquilidade é que se o Corinthians fosse o envolvido no lugar do Palmeiras você como toda a imprensa de sampa e do Brasil estariam fazendo comentários bem mais fortes sobre o caso, mas como esses fatos (erros de arbitragem) envolvendo Palmeiras e são paulo vem sendo freguentes e vergonhosos a imprensa se limita a minimizar os fatos para que os mesmos caiam no esquecimento o mais rápido possível. Para se ter uma ideia se computarem os erros que beneficiaram esses dois clubes teríamos uma nova ordem na classificação do campeonato.

  2. Caro Ribamar,

    Jamais me contrariei com comentarios discordantes, oq ñ aceito são ofensas colocadas subjetivamente por “pessoas” q. se escondem no anonimato ou usam pré-nome, em todas as minhas participações quer sejam aq por e-mail tratando de futebol, politica ou oq for, me identifico verdadeiramente.

    Quanto a atuação de Evandro Rogério Roman (FIFA-PR) posso lhe afiançar que em meu entender o penal + claro foi oq comentei, a falta em Love ñ ocorreu, com isto o árbitro influenciou no resulatdo favorecendo o Palmeiras.

    Se é assiduo neste espaço deve saber minha opinião sobre oq julgo ser um dos apadrinhados pelos comandantes da arbitragem, ñ se faz merecedor de arbitrar partidas importantes ou médias, nem do distintivo FIFA.

    Escalado normalmente ocupa espaço e impede renovação.

    Abraços

    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  3. Sr. Euclydes, boa tarde.
    Quando o sr arbitrava, o fazia no tape do jogo do sofa de sua casa?
    Creio que não certo? Porque do sofa da minha sala, eu tambem consigo fazer uma arbitragem impecavel.
    Para fazer seus comentarios o Sr precisaria estar presente nas partidas de angulo que o permitisse ter visão similar a da arbitragem.
    Evando é péssimo arbitro contra palmeiras, sao paulo, cruzeiro e qualquer time. Isso esta em sua pessima formação, problema compartilhado pela maioria dos componentes do quadro de arbitragem.
    Não tem a ver com “padrinhos” e muito menos com o sorteio, tem a ver com a pessima qualificação dos profissionais de arbitragem do Brasil, tem a ver com a conivencia dos clubes a essa ma formação, tem a ver com a resitencia de todos, incluindo a midia esportiva, contra a implantação de sistemas eletronicos de monitoramento, que por si só trariam uma melhor formação profissional, tem a ver com a corja de ignorantes que cre que o erro é parte do esporte, é o que torna o mesmo mais “interessante”.
    Precisamos nos ater ao que realmente pode ser comprovado, punido e modificado. Politicagem só existe onde falta inteligencia e tecnologia

  4. ah, perdoe-me, esqueci de acrescentar, como assinante do “estadão”, posso dizer com propriedade, o sr Arnaldo Jabor, é mais um fanfarrão, mais um adepto da teoria do caos, do quanto pior melhor.

    Prefiro ler pessoas que critiquem sim, ao apontar soluções. Problema, qualquer um sabe achar sozinho, dificil é chegar a solução.

    Tenho certeza de que há outros articulistas mais qualificados por suas boas obras que podem lhe servir de exemplo.

  5. EU não falei?

    MAIS UM ROUBO

    Já virou rotina nos jogos do são paulo jf e do parmera jh.

    Sempre tem a interferência dos árbitros no resultado da partida.

    É só essas duas equipes precisarem, que ele está lá a disposição.

    Cada dia fica mais difícil acreditar que são apenas erros.

    Erros existem e fazem parte do jogo.

    Só que quando os erros acontecem favorecendo apenas duas equipes fica a indagação.

    Será que a máfia do apito que já deu ao são paulo jf dois Brasileiros ainda continua agindo?

    Com a palavra os dirigentes do futebol Brasileiro.

    Aliás, dirigentes cada dia mais desacreditados com tanta pouca vergonha no futebol desse País, viu.

    Esclarecendo, o árbitro não deu gol legitimo para o Corinthians, marcou impedimento inexistente em jogada do Defederico, que colocou o Ronaldo na cara do gol, o árbitro marcou o impedimento que não existiu e prejudicou o Corinthians, mais uma vez, só que daqui a dois dias ninguém vai falar mais nada e depois deu gol em completo impedimento a favor do são paulo jf.

  6. HOJE A ATUAÇÃO DO JUIZ DE SÃO PAULO E CORINTHIANS FOI FRAQUÍSSIMA. NITIDAMENTE ELE BENEFICIOU O TRICOLOR DO MORUMBI. FALTA INEXISTENTE EM RONALDO, RESULTANTE EM GOL LEGÍTIMO ANULADO E GOL IMPEDIDO DE WASHINGTON FAZEM DO JUIZ UM LADRÃO. UMA VERGONHA.

    ANDRADE NETO, VERITAS VINCIT.

  7. Claudia Venus,
    vc faz parte da arbitragem, vamos nos encontrar e conversaremos pessoalmente, me parece q. seu negócio é me atacar + td bem, ñ + responderei a seus comentarios, farei ao vivo se vc se dispor.

    Quando arbitrava sabia como me colocar e assumia a tds os lances q. os assistentes apontavam chamando-os para mim, nunca me acovardei ou deixei assistentes falando sozinho e tb ñ os joguei as feras, estava presente em tds os lances, errei e muito, nunca me ajoelhei para ser escalado e tb ñ fazia reverencia aos aragões da vida ou a qualquer dirigente, em varios qcomentarios participei algumas opiniões qsobre possiveis solução.

    Você deva ser adpta do PT, eu os abomino + votei em Suplicy, mesmo sabendo-o swer protetor de infratores, principalmente quando foi dormir na casa de detençaõ, votei tb no Mercadante o arrogante, ambos me decepcionaram quando protegeram os mansalões, mensaleiros, Sarney, Calheiros e varios outros infratores como os integrantes do MST.

    Bem tenha linda semana e ótimo faturamento em sua profissão q. para mim é linda e respeitosa, ou seja, esteticista.

    Espero tb que seja escalada com normalidade pelos dirigentes da arbitragem paulista.

    Dq pra frente mesmo q. venha a comentar jocosa e ofensivamente ñ + responderei, farei somente ao vivo.

    abraços.

    zamperetti fiori
    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

  8. Claudia Veunus,

    A prova cabal de sua ofensiva contra minhas opiniões é a indicação q. fiz
    para quem assim quizesse a ler a coluna de Arnaldo Jabor a quem tenho restições + entendo q. no artigo citado estou convicto q. encontram-se verdades.

    Émelhor conversarmos ao vivo a conhecerei e vc me conhecera, poderemos continuar a divergir + respeitosamente e ñ como vc o faz na subjetividade, sou direto ´n costumo e ñ coloco ofensas subjetivas para depois dizer q. é interpretação dquem venha a ler.

    zamperetti fiori

    cidadão e,
    ex-árbitro de futebol

    zamperetti fiori

  9. Precisamos lembrar ao senhor Paulinho, dono do blog, que nós torcedores e trabalhadores que pagam impostos e suas contas em dia; nós que participamos de eleições e tentamos nos fazer representar da melhor maneira possivel, estamos INDIGNADOS com a demora referente ao processo de apuração e punição dos responsáveis pelo caso do gás na semi-final do campeonato paulista de 2008.
    Mesmo após o JORNAL LANCE ter divulgado que durante as escutas telefônicas no caso da máfia dos ingressos, foram encontradas/criadas provas ( gracações de conversas ) do envolvimento de torcedores e dirigentes da Sociedade Esportiva Palmeiras, estranhamente notamos “morosidade” no processo.
    Gentilmente solicitamos ao caro jornalista, que nos informe, cobre, investigue.
    Nós não queremos de forma alguma ter gente desta espécie vestidos de representantes mascarados de pessoas de bem em nosso meio.

    QUE SE INVESTIGUE, QUE JULGUEM E PRINCIPALMENTE QUE PUNAM OS RESPONSÁVEIS.

    NÃO A IMPUNIDADE !!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: