fiori4 

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

apito

25ª RODADA DO BRASILEIRO

SÉRIE A

Santo André x São Paulo

Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)

Acompanhando pela TV observei que faltou critério nas determinações do árbitro como por exemplo:

Ao inicio da partida em jogada dentro da área do São Paulo, Miranda entra por trás de carrinho e derruba Fernando, nada é marcado.

Por volta do trigésimo minuto da 1ª etapa , Marcelinho Carioca participa de jogada lançando-se de maneira idêntica a de Miranda, para Marcelinho foi dado o amarelo e marcada a infração.

Pautando-me pelas interpretações chego ao concluso que á jogada de Miranda em Fernando foi falta penal.

INTERPRETAÇÔES

No transcurso da contenda entre as linhas intermediárias, lances idênticos, interpretações diferenciadas, isto não pode ocorrer, principalmente em se tratando de árbitro jovem, com futuro.

COLOCAÇÃO DO ÁRBITRO

Das partidas em que vi Flávio Guerra arbitrar incluindo a acima, verifiquei a característica de pouco usar da diagonal, ou seja, estar à esquerda do ataque, próximo da linha lateral.

Sou convicto que estando nesta posição, tanto Flávio Guerra quanto Guilherme Cereta, de quem também faço a observação, ou aos que assim se portam, terão visibilidade total das jogadas e das marcações de seus assistentes.

Cruzeiro x Palmeiras

Árbitro: Evandro Rogério Roman (FIFA-PR)

Como normal de sua trajetória na arbitragem de futebol, Evandro Rogério teve seu trabalho contestado por dirigentes, torcedores e boa parte da imprensa.

Seus erros favoreceram ao Palmeiras, entendo que a falta marcada pelo árbitro no palmeirense Wagner Love foi cavada, dando origem ao 1º tento alviverde.

Evandro deixou de assinalar falta penal cometida por Jumar no cruzeirense Fabrício.

Como assisto pela TV, tenho como principio avaliar ao primeiro instante e, fiquei em duvida sobre outras duas faltas a favor do Cruzeiro ocorridas dentro da área do Palmeiras.

Aquém destas, observei outras faltas não marcadas nas linhas intermediarias, bem como o seu submeter no item disciplinar.

CONCLUSÃO

Evandro Rogério Roman como árbitro é fraquíssimo, acredito que arbitra por ter ligações com padrinhos fortes, vez que se fizerem pesquisa nas partidas que atuou, encontrarão contestações na maioria.

OBSERVAÇÃO

De acordo com o divulgado e confirmado pelo presidente do Palmeiras, antes da partida contra o Cruzeiro foi enviado e-mail para a CONAF presidida por Sérgio Correa da Silva lembrando que o Palmeiras havia vetado o nome do árbitro Evandro Rogério Roman, por problemas havidos quando da partida diante do Goiás.

Com isto firmo meu contrariar ao “sorteio” que foi imposto pelos “incorruptos parlamentares federais” no Estatuto do Torcedor.

NOS JOGOS ENTRE:

Atlético-PR x Sport, Vitória x Internacional,

Náutico x Atlético-MG, Corinthians x Goiás, Grêmio x Fluminense, Flamengo x Coritiba, tiveram arbitragens dentro da normalidade.

SÉRIE B

25ª RODADA

Ceará x Paraná

Árbitro: Charles Herbert Cavalcante Ferreira (AL), errou ao dar como legal o lançamento com a mão efetuado pelo paranaense Wellington Silva mandando a bola para a rede da equipe cearense.

Alertado por sua assistente sobre a anomalia, o árbitro Charles Cavalcante Ferreira assumiu toda a responsabilidade, confirmando o tento da equipe do Paraná.

Ressalto que assistindo o repasse do lance, observei irregularidade na primeira vista e, a boa colocação do árbitro, fato que dava ao árbitro domínio visual dos movimentos do atacante do Paraná.

Até o momento não consegui encontrar algo que pudesse me fazer chegar próximo do movedor que levou o árbitro a validar o “gol” do Paraná.

SUSPENSÃO DOS ÁRBITROS

Conforme o noticiado o árbitro alagoano Charles Hebert que atuou na partida Ceará x Paraná não atuara pela CONAF até o fim deste ano.

Caso vierem a punir a assistente que comunicou a irregularidade ou aos demais estarão confirmando que no futebol a seriedade não deve ser colocada em pratica.

Evandro Rogério Roman (FIFA-PR) foi suspenso por trinta dias, não houvesse política, estou convencido que lhe deveriam tomar o distintivo FIFA.

JOGADORES DE FUTEBOL

Idário zagueiro recentemente falecido, defendeu o S.C. Corinthians Paulista com amor, beijava o símbolo corintiano respeitosamente, como Idário, grande parte dos jogadores de ontem assim faziam, ganhavam pouco e amavam muito.

Ampla parte dos jogadores de hoje, beija toda camisa que veste, não por amor, estuda como e quando beijar faz pelo que recebem.

POLITICA

Como teremos eleições legislativas e executivas no próximo ano, estou convencido que o opulento cofre da Federação Paulista de Futebol será agitado para financiamento de algumas campanhas, mesmo havendo impedimento legal.

O sinal me foi dado pela imprensa, Ricardo Teixeira e o deputado estadual pelo PT, Vicente Candido, foram recebidos por Marco Pólo Del Nero.

O deputado concorrera a uma vaga na Câmara Federal e o cartola paulista é um de seus cabos eleitorais.

Falando de Ricardo Teixeira, lembro aos “nobres e impolutos vereadores” da capital de São Paulo, para que não façam à entrega do Titulo de Cidadão Paulistano que lhe concederam.

No exercício de minha cidadania, tenho certeza que Ricardo Teixeira não é merecedor.

LEITURA

Aos que tenham acesso ao jornal “O Estado de São Paulo”, recomendo a leitura do artigo de Arnaldo Jabor, inserido no Caderno Dois do dia 22/09/09.

Acorda Brasil

SP- 26/09/09

Facebook Comments