Advertisements

Testemunha do Maracanazo

Por Boi Bovino

RELATOS DE UMA TRAGÉDIA RUBRO NEGRA

Maracanã – 07 de maio de 2008 – A TRAGÉDIA RUBRO NEGRAEu estava lá!

 

Cheguei as 18hs na bilheteria para trocar meu ingresso que comprei via internet.

Depois de uns 10 minutos na fila, peguei meu ingresso e fui para a lojinha intinerante do Flamengo.

Todos os artigos do time estavam disponíveis, desde toalha de banho a jaquetas de R$300,00 da NIKE.

Comprei um gorro, uma camisa e um bermudão do Fla.

Estava pronto para o grande dia.Entrei no estádio as 20hs, hora da abertura dos portões.

 

Fui um dos primeiros a pisar na arquibancada.

O estádio completamente vazio esperava a entrada da massa que se aglomerava do lado de fora.

Peguei uma Itaipava que para minha surpresa era vendida por ambulantes devidamente uniformizados com a marca da cerveja, e esperei anciosamente o início da partida.A torcida começava a entrar, os líderes das organizadas colocavam as suas faixas no estádio enquanto faziam uma “social” com as pessoas que já estavam lá, provavelmente em busca de mais associados.

 

Em poucos minutos, uma parte da arquibancada, provavelmente composta por uma das maiores torcidas organizadas, já começavam a cantar algumas músicas durante uma apresentação dos títulos do passado do Flamengo, que aparecia no telão.Marchinhas carnavalescas dos anos 40 como “Mamãe eu quero” eram cantadas como provocação a choradeira do Botafogo, gritos de Bi Campeão, hino do Flamengo, músicas das torcidas organizadas e até o samba enredo da Estácio de Sá de 95.

 

A hora mais arrepiante foi quando entraram os bandeirões com os ídolos do Flamengo do passado. Júnior, Zico, Adílio, estavam todos lá.

O meu lado da arquibancada já estava repleto quando os sinalizadores foram acesos.

Agora a festa estava completa!!!

Era emocionante aquele espetáculo de luzes, música, bandeiras e coreografias.Entra em campo o time do América.

 

Vaias, vaias e mais vaias.

Bem, era de se esperar, pois eram apenas os “saco de pancada” que o time havia escolhido para homenagear o Todo Poderoso Joel Santana.Time do Fla em campo! A torcida canta, pula, vibra!!! O Maraca estava lindo!

Jogo começa!!!

 

A torcida nem percebe o início do jogo.

Apenas após alguns minutos começamos a prestar mais atenção ao jogo.

Não vou comentar sobre o jogo em sí, mas sobre a reação da torcida.

Após o primeiro gol, todos consideravam apenas um acidente de percurso.

Nada que iria atrapalhar aquela enorme festa.

O time perdia gols, mas ninguém deixava de apoiar.

Veio o segundo gol.

Os rostos já não eram mais de alegria e euforia.

O clima era outro, apreensão total! A torcida pede raça!!! Começamos a gritar e apoiar como loucos!!!

Parecia que estavamos ganhando, a hora de apoiar era aquela, tinhamos que ajudar o time.Veio o terceiro gol….. uns perguntavam aos outros o que aconteceria. Pênaltis?

 

O fla ainda leva? O fla ta fora?

Enquanto isso alguns já começavam a deixar o estádio, mas a grande maioria ainda acreditava.

Bastava fazer um golzinho!

A derrota por 3 a 1 poderia até ser perdoada. Mas a eminente eliminação, era vergonhoso!

Os gritos que antes exaltavam Joel, começavam a ofendê-lo.

Fora Joel! Fora Souza! Fora Caio Jr!

Ninguém nem mais sabia quem culpar.Quando o juiz apitou o fim do jogo, a torcida se calou.

 

Uns olhavam para os outros como se tivessem esperando uma palavra de conforto ou uma justificativa para aquilo que acabara de acontecer.

Peguei minhas coisas, levantei e fui embora.

Não se houvia palavras de protestos, nem choros, nem nada.

Houviamos apenas o triste silêncio da vergonha.

Eu fiquei imaginando meus amigos e colegas de trabalhos que deveria estar em casa rindo e esperando minha volta para começar a gozação.

Mas a vida segue…. vários e vários SMSs chegavam no meu celular com sarros e ofensas ao meu time.Ninguém deixou de ser rubro negro.

 

O time não acabou, a vida segue.

Mas este dia 07 de maio, não será esquecido por ninguém e será sempre usado nas palestras motivacionais de Luxemburgos, Abel Bragas e tantos outros que irão dizer: “Lembram-se do Flamengo? Pois é, fez a festa antes do tempo e olha lá no que deu”Mas como diz o hino: “FLAMENGO SEMPRE EU EIS DE SER….”

 

Facebook Comments
Advertisements

9 comentários sobre “Testemunha do Maracanazo

  1. Pedro

    Tudo bem que o autor do texto estava sob o efetio de uma derrota, mas não precisava descontar na lingua portuguesa; “esperei anciosamente” e ” “FLAMENGO SEMPRE EU EIS DE SER….” é demais.

  2. Serginho Laurindo

    Só podia ser FRAmenguista – “intinerante”; “anciosamente”; “eminente” quando deveria ser “iminente”; “houvíamos” do verbo “OUVIR”!!! Meu Deus!!! Controla ae as coisas que vc posta Paulinho, valia pelo menos uns “sics” depois desses erros todos!!!

  3. Ramón

    “Anciosamente” foi triste.. Ainda mais não tendo passado nem uma semana depois do post sobre os erros de português contidos no cartaz do Instituto WL.

    Da mesma maneira que ele foi responsabilizado pelos erros no cartaz, vc é responsável pelos erros no texto que aparece no seu blog, Paulinho.

    Paulinho: Postei do jeito que me foi enviado…não posso modificar algo que eu não escrevi

  4. sergio

    o cidadao cometeu erros de portugues,mas foi autentico em seu relato, foi o relato de alguem que sofreu muito numa noite infeliz de seu time, time que proporcionou grandes momentos nessa temporada, valeu flamengo, vc alegra o futebol com seu bom futebol e sua fantastica torcida, abaixo o spfc , time sem graca, sem emocao,sem torcida, com chatos que pra vencer estragam a graca do futebol.abracos

  5. Serginho Laurindo

    Para o Sérgio (acima) – xará, o “bom futebol” do mengão levou-o a ganhar quantos títulos importantes nos últimos 15 anos mesmo??? É verdade que o SPFC apresentou um futebol bem feio no ano passado e, com ele, foi campeão brasileiro. Mas por favor não generalize. Em 2005, por exemplo, o Tricolor mostrava o futebol mais bonito do Brasil e com ele foi campeão da Libertadores e Mundial. Entre outros tínhamos Cicinho, Junior, Josué, Mineiro, Danilo, Amoroso e Luizão. Todos jogadores talentosos e ao mesmo tempo competentes. Do time do Telê melhor nem falar, né? Flw!
    Paulinho, pra não ficar feio pra vc coloque (sic) entre parênteses depois dos erros de português contidos nos textos q vc recebe e ainda assim queira publicar. Abraço!

  6. Leonardo

    Pô, Paulinho, perá lá! Certo é q vc não pode modificar o sentido do q vc não escreveu, agora um corretorzinho de ortografia não denigre ningém… Ademais, se vc não se sente à vontade para mudar sequer um ‘ouvir’ escrito como ‘houvir’, não publique o texto!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: