Federação da Esquerda para disputar o futuro

Da FOLHA
Por VÁRIOS AUTORES (nomes ao final do texto)
- Com o avanço do bolsonarismo, não existe espaço para gastar nossas energias em disputas internas menores
- É claro que também traz dificuldades, que podem ser enfrentadas com um debate aberto sobre organização interna
Há momentos de encruzilhada na história que exigem decisão. Estamos vivendo um deles. A extrema direita avança no mundo e, mesmo com Jair Bolsonaro preso, segue com força política e social no Brasil.
Os Estados Unidos, com a reedição da Doutrina Monroe por Donald Trump, comandam um movimento aberto de recolonização na América Latina, buscando tomar nossas riquezas naturais e destruir nossa soberania.
Isso exige da esquerda brasileira grandeza política e responsabilidade para colocar diferenças em segundo plano e construir um amplo movimento de unidade. Não apenas na disputa eleitoral de 2026, mas na disputa da sociedade e de um projeto de futuro.
Esta é a compreensão compartilhada pelos dirigentes políticos do PSOL, no Parlamento e no Executivo, que assinam este artigo. Construímos nossa trajetória no movimento popular, LGBTQIA+, indígena, ambiental, nas lutas antirracistas e feministas, defendendo as pautas dos trabalhadores e do povo brasileiro em todas as trincheiras. E entendemos que o projeto liderado pelo presidente Lula expressa o compromisso com essas lutas e a capacidade de derrotar o fascismo no Brasil.
Defendemos que o PSOL componha uma federação com o PT e outros partidos de esquerda como resposta ao momento político e como um sinal potente de unidade do nosso campo para a sociedade. Com o avanço do bolsonarismo, não existe espaço para um projeto de simples demarcação ou para gastar nossas energias em disputas internas menores.
Isso não significa pensamento único. A esquerda é diversa, e essa diversidade pode perfeitamente expressar-se numa federação, como mostra o modelo em que nos inspiramos: a Frente Ampla uruguaia, que nada mais é do que uma grande federação de diferentes partidos de esquerda, que foram capazes de se unir para disputar não apenas eleições, mas a consciência social. Não por acaso, saíram vitoriosos da maioria dos processos eleitorais deste século em seu país.
É claro que uma federação também traz dificuldades, que podem ser enfrentadas com um debate aberto sobre os critérios de organização interna, podendo inclusive passar por prévias, como ocorre nos modelos de unidade da esquerda no Uruguai e no Chile.
Para o PSOL, ainda há o desafio da cláusula de barreira, que pode bloquear a presença institucional do partido se não for ultrapassada nessas eleições parlamentares. A federação é um caminho para ampliar a bancada de esquerda no Congresso num momento decisivo, já que há vários casos de lideranças que têm votos suficientes para se eleger, mas não alcançam o mandato pelas regras do quociente eleitoral.
Colocando na balança, não temos dúvida de que os ganhos são bem maiores do que as dificuldades. Apontam para o desafio do futuro: nossa capacidade de derrotar a extrema direita e apresentar um projeto unitário para o povo brasileiro após 2026.
Nosso partido, o PSOL, fará sua escolha. Esperamos que seja pelo caminho que defendemos aqui, em nome da unidade e do futuro da esquerda.
Guilherme Boulos
Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República
Sonia Guajajara
Ministra dos Povos Indígenas
Erika Hilton
Deputada Federal de São Paulo
Luciene Cavalcante
Deputada Federal de São Paulo
Carlos Giannazi
Deputado Estadual de São Paulo
Ediane Maria
Deputada Estadual de São Paulo
Renata Souza
Deputada Estadual do Rio de Janeiro
Yuri Moura
Deputado Estadual do Rio de Janeiro
Dani Monteiro
Deputada Estadual do Rio de Janeiro
Bella Gonçalves
Deputada Estadual de Minas Gerais
Marquito
Deputado Estadual de Santa Catarina
Thabatta Pimenta
Vereadora de Natal
Amanda Paschoal
Vereadora de São Paulo
Celso Giannazi
Vereador de São Paulo
Toninho Vespoli
Vereador de São Paulo
Rick Azevedo
Vereador do Rio de Janeiro
Thaís Ferreira
Vereadora do Rio de Janeiro
Jô Cavalcante
Vereadora do Recife
Henrique Parra
Vereador de Jundiaí (SP)
Edmilson Souza
Vereador de Guarulhos (SP)
Fernanda Souto
Vereadora de Campinas (SP)
Raul Marcelo
Vereador de Sorocaba (SP)
Fernanda Castellano
Vereadora de São Carlos (SP)
