Meus leitores bolsonaristas

Da FOLHA

Por RUY CASTRO

  • Nunca escrevi a favor de qualquer governante, de direita ou de esquerda
  • Com Bolsonaro aprendi que a corrupção é fichinha diante da ameaça à democracia

Sempre que faço alguma restrição à esquerda nesta coluna, meus fieis leitores bolsonaristas (todos os cinco) me honram com comentários entusiasmados, em que me cumprimentam pelo que não escrevi ou me atribuem uma súbita conversão à direita. Um dia saberão que, em quase 60 anos de profissão, em jornais, revistas e livros, nunca escrevi uma palavra a favor de qualquer governante, seja presidente, seja governador, seja prefeito, de direita ou de esquerda. Prefiro escrever contra.

Nos últimos anos, desde 2018, dediquei-me a escrever contra Bolsonaro porque, já tendo sobrevivido a 20 presidentes, de Dutra a Lula, incluindo os ditadores, nunca vi maior ameaça ao país que a dele. Com Bolsonaro aprendi que o que me revoltava nos outros governos, a corrupção, era fichinha diante do que um presidente legitimamente eleito podia fazer contra a democracia.

Um governante pode não ser corrupto, mas há corrupção em todos os governos. E, por corrupção, não se entenda só o desvio de dinheiro. Bolsonaro dispor de um procurador-geral cego às suas iniquidades na pandemia era a corrupção da decência e da humanidade. Seus elos imorais com comandantes militares golpistas eram a corrupção do equilíbrio entre Poderes. Mas, se quiserem a corrupção clássica, basta contabilizar as rachadinhas e outras tramoias com que ele e seus filhos teriam construído seu patrimônio.

A diferença é que, na democracia, a corrupção pode ser exposta, investigada, levada a júri e à condenação e prisão dos responsáveis. Na ditadura também há corrupção e, por ser uma ditadura, em escala muito maior e fadada à impunidade —a do regime militar, desde os primeiros dias de 1964, nunca foi levantada por inteiro. Bolsonaro levou seu primeiro mandato a preparar o segundo —a que chegaria pela via eleitoral ou pelo golpe— para a ditadura.

Meus diletos leitores bolsonaristas podem sossegar. Assim que Bolsonaro estiver atrás das grades, não haverá mais motivo para poluir este espaço com seu nome.

Facebook Comments

Posts Similares

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.